2 de dezembro de 2010

Eu sei que já tinham saudades do boletim meteorológico


Pois que está muito agradável, sim senhor. Bem sei que não tão frio quanto em Portugal, que é o sítio onde as pessoas passam mais frio à face da terra, quiçá do universo, e mais sofrem porque por ordem divina "as casas não estão preparadas" - deve ser dito em tom solene e pesaroso - e não podem fazer nada para as preparar, estando condenadas a ter casas frias por toda a eternidade, mas ainda assim arrisco-me a dizer que está frescote. Felizmente, a partir de amanhã as temperaturas começarão a subir, e para a semana até teremos máximas positivas, lá para 3 ou 4 graus, uma loucura. Entretanto neva, o que é muito lindo nos primeiros dias, mas que depois começa a parte da lama por todo o lado, do gelo nos passeios, da dificuldade em andar sem escorregar, de ter de ir de autocarro para o trabalho - confesso que o feels like -14 me dissuadiu de levar a bina estes últimos dois dias -, e o "ai tudo branquinho, tão lindo" transforma-se num "caraças mais à lama e ao gelo, já estou farta disto, pronto, já chega, sim?". Entretanto atravesso uma fase de conflito interior, debatendo-me com uma das mais difíceis decisões da minha vida:  manter-me fiel ao meu sentido estético e a tudo em que sempre acreditei, ou  ceder à tentação de ter pés quentes e comprar umas UGG, passando a parecer um presuntinho. Dilemas, dilemas.

30 comentários:

  1. UGG. Mas compra umas verdadeiras (se bem q o preço é um absurdo) ou tem cuidado com a sola das fake-UGG que escolheres: muitas escorregam. Sei do que falo porque já caí no metro em Lisboa. E aqui, apesar de ser o sítio mais frio do mundo (ahah), nem neva.

    ResponderEliminar
  2. Uggs nunca. São feias para caraças (ou se isto fosse um blog de gajas, são um mata-tesão garantido).

    ResponderEliminar
  3. A minha casa não está preparada...

    ResponderEliminar
  4. A sério headache? Olha que eu nunca tinha reparado, ou falado nisso... :)
    Procuro alternativas giras e suficientemente quentes. Há?

    ResponderEliminar
  5. P.S. Agora a sério, preciso mesmo de umas botas decentes para quando estão temperaturas tão baixas. E de preferência impermeáveis e anti-derrapantes. Agradeço conselhos.

    ResponderEliminar
  6. A UGG n são impermeáveis, mas são quentes. E pelo que custam, são absolutamente inúteis. Eu comprei umas botas de pele made in Alentejo, daqueles à cavaleiro mas pelo tornozelo, sabes? Não escorregam, são giras, cómodas e basta colocar umas meias grossas por dentro porque como são pele verdadeira, cortam o frio e as meias ajudam a aquecer. Ah vivo em Madrid, aqui também faz muitoooooo frio (não tanto quanto aí).
    Ou então espreita as da Aline
    http://linewonderland.blogspot.com/search/label/moda

    ResponderEliminar
  7. Eu comprei umas UGGS o ano passado: escorregam um bocado quando se passa da fase "ai tudo branquinho" para "caraças para o gelo e a neve", são feias que doi MAS são tão quentinhas, tão quentinhas que quero lá saber da estética!

    ResponderEliminar
  8. Meias grossas. As Ugg têm ar de ensopar, e aí é que gelas os pés.

    Cá não está frio, está fresquinho. E só para veres o nível da palermolândia, ontem, o jornal da uma abriu com as notícias da neve no norte, e estiveram 18 minutos a esgotar o assunto. Entrevistas com populares, meninos a fazerr bonecos de neve, coiso e tal, e até um comerciante que sugeria que devia ser obrigatório o uso de pneus de neve ou correntes, como na Suiça. Como na Suiça. Porque cá, é muitíssimo frequente nevar em finais de Novembro. Ui.

    ResponderEliminar
  9. Ou levas um parzinho de sapatos simpáticos e leves na mala para trocar quando chegas ao lab... ou leva-me umas botas boas! Se o "bus" e o "tram" funcionarem tão bem aí como aqui quando neva, é melhor estar bem quentinha enquanto se esperam 30 min para que alguma coisa chegue ou quando se desiste e se vai a pé para o trabalho porque na realidade enquanto se anda 40min está-se mais quente do que parada à espera!

    ResponderEliminar
  10. A parte das botas boas é que estou a tentar resolver. As que tenho dão para frio moderado, não para -10.

    ResponderEliminar
  11. Luna,
    Aqui a neve é um verdadeiro happening. Fecha tudo, ninguém vai trabalhar porque as estradas não estão transitáveis, não é normal. Imagine se aí fechassem as escolas sempre que nevasse!!

    ResponderEliminar
  12. Aconselho umas EMU, sao irmas-gémeas das UGG e custam um terco. Claro que entre o produto original ou uma cópia, o peso na nossa consciencia de individualidade ainda é maior, but who cares com sentidos -14? Por experiencia própria em terras germanicas, posso garantir-te que as EMU sao muito quentinhas, até ver impermeáveis e nao escorregam em demasia (aqui o risco é sempre presente, até mesmo com botas anti-derrapantes), para além de serem muito mais confortáveis do que botas de pele de cano alto porque mais flexíveis. Eu nao quero outras...

    http://www.emuaustralia.com/index.asp

    ResponderEliminar
  13. Luna, para temperaturas negativas, tipo de -20 para baixo (frio a sério, vá :p) há estes botins, feios nas horas, mas funcionam!
    http://www.skoterdelen.com/stovel-power-original-p-16653-c-1185.aspx (agora não estou a conseguir fazer o link)

    ResponderEliminar
  14. Aqui ficam os meus 2 cents para a discussão: botas Timberland. Uma maravilha, não escorregam e aguentam qualquer nevão (been there). Não são muito quentes, diria, mas com um bom par de meias a coisa resolve-se. Ah, e duram uma vida, tenho as minhas há anos!

    ResponderEliminar
  15. Compra umas Ugg. Quem é que disse que usando Ugg se abdica do glamour? Pois se até a Giselle Bundchen as usa, pá.

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho umas Ara com pêlo por dentro que são uma maravilha para a chuva, o frio e a neve - por aqui também está tudo branco há 3 dias (lindo, claro!) mas em alguns sítios já passámos à fase do gelo no passeio e das escorregadelas. E até podem ser usadas mesmo em Lisboa, a cidade mais fria da Europa, se não do Mundo! :D

    ResponderEliminar
  17. "e até um comerciante que sugeria que devia ser obrigatório o uso de pneus de neve ou correntes, como na Suiça."

    Por acaso até devia. Em sítio onde está sistematicamente abaixo dos 8ºC (positivos, entenda-se) devia-se andar sempre com correntes na mala e colocar-las por volta dos 5ºC, porque se a temperatura do ar é 5ºC quer dizer que há muitas zonas da estrada onde já há gelo e basta ter o azar de travar nem que seja num centímetro de gelo e lá vais desta para melhor.
    Até porque as correntes são eficientes é para o gelo, para a neve o que é eficiente são pneus de neve (nos países do centro e Norte da Europa toda a gente tem dois conjuntos de pneus, um para o Inverno em jantes de aço e o outro para o resto do ano, que já pode ser em jantes de liga leve), as correntes de pouco servem (claro que como há zonas onde há neve e gelo, se pode andar com pneus de neve com correntes).

    Disclaimer: não tenho correntes no meu carro em Portugal e nem pretendo ter. Mas que devia ter, lá isso devia.

    ResponderEliminar
  18. Olá se queres giras tens de comprar umas mesmo em pele e forradas, mas se até não é coisa a que ligues sempre podes comprar umas de montanha(Timberland/Decathlon) antiderrapantes e quentes quentes.
    Também podes comprar umas mesmo da neve há alguma engraçadinhas...

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho umas Timberland e são óptimas para a neve e temperaturas moderadamente frias. Até -10 com meias de lã, se não ficarmos parados na rua ao frio, aguentam bem.

    ResponderEliminar
  20. Oh valha-me Deus! UGG são o pior para a neve/gelo porque ensopam e escorregam muito. Eu não tenho umas e mesmo que quisesse as quedas que eu já vi pela cidade dissuadiram-me.
    Compra umas wellies (como é que se diz em português?) ou tipo sapatos de montanha, mas cuidado na escolha. Timberland são uma porcaria, escorregas que é uma coisa linda. E esta eu sei por experiência própria.

    ResponderEliminar
  21. Estou a passar o meu primeiro Inverno na Alemanha. Quando começou a nevar há uns dias, delirei completamente... mas foi só até sair do autocarro e perceber que não sabia andar em cima do gelo. Agora já não acho piada nenhuma, e também não faço ideia de qual é o melhor calçado para estas condições...

    ResponderEliminar
  22. Tens uma coragem do caraças para aguentar tanto Inverno sem umas botas de pêlo (ou bem quentes)! Eu rendi-me logo às "patas de mamute" no meu 2º e último Inverno holandês, apesar de concordar que são das coisas mais feinhas e mal jeitosas que se pode meter nos pés. As minhas são Sketchers, custaram 45€ e tinham a vantagem de não escorregarem nem por mais uma! O inconveniente é que são de malha e para as "impermeabilizar" (uso aspas porque não ficam verdadeiramente à prova d'água) usei um spray. Boa sorte, que se ainda é Outono e já está a cair, vai ser um Inverno e pêras. E não venhas a Lisboa, que tens razão e está um frio de rachar. :)

    ResponderEliminar
  23. Por experiência aconselho pra neve (eu tenho sp que passear a Petzi, no ano passado tive que "apelar") umas Timberland com aquelas meias de angorá mta grossas e quentinhas. Não escorregam na neve, protegem da água e não tem glamour tão pouco, mas na neve esquece lá isso. E uso as UGS qdo não chove, as minhas são o meu melhor combate ao frio e não acho que me fiquem assim tão mal....mas sem ser isso, há umas cá em Braga(posso-te mandar pelo correio se quiseres mesmo) que são uma espécie de Timberland mais bonitinhas, cheias de pêlinho como as UGSs por dentro e custam 70 euros. You know where to find me :)

    ResponderEliminar
  24. Uso umas blackawk desert ops até no Inverno, mas não aconselho para quem tem problemas de pés frios.


    Então e as folhas na calçada molhada?

    ResponderEliminar
  25. Cara Luna:
    Após os -14º que enfrentei ontem á noite em Berlim acho que sei o que sentes por aí.
    Eu cederia à tentação! Após experimentar esta tragédia de clima eu já cedo a tudo!

    ResponderEliminar
  26. Ah! Sobre as botas em comprei umas para neve no ano passado na Decathlon, marca deles (Qechua). Não foram caras, acho que custaram cerca de 45€ são super quentes e não escorregam nada.
    Óbvio que não sou bonitas mas os mesu pés preferem o calor à beleza!

    ResponderEliminar
  27. Eu ia falar mal da UGG, mas todo mundo já falou o que eu queria falar. Compra galochas! É o melhor que voce pode fazer. Sou muito feliz com as minhas aqui no Canadá :)

    ResponderEliminar
  28. Tenho galochas, mas são frias e extremamente desconfortáveis.

    ResponderEliminar
  29. Eu nao consigo pensar em andar com pantufas da Serra da Estrela (com cano alto) na rua. Por isso comprei na HEMA uns quantos pares de meias para ski. Como tenho os pes pequenos encontrei-as na parte infantil, mas acho que tambem podes encontrar na parte dos adultos.

    ResponderEliminar
  30. Venho um bocado tarde...de qualquer forma ainda esta frio eheh...meias de ski...obriga claro a que o calçado seja um numero acima! Existem também aquelas palmilhas com pelo que sao quentinhas...ou ainda para emergencias e casos pontuais, um "aquece pés" compro isso na Suiça, são umas embalagens pequenas com uma especie de meia palmilha que parece ter no seu interior areia, quando desembalada, começa logo a aquecer e dura 4 horas + ou - mas não é reutilizavel!

    ResponderEliminar