12 de janeiro de 2011

Recuperação da emissão (ou não)

Há muitos muitos anos, ainda era eu uma ilustre desconhecida e principiante nestas lides blogosféricas, e também eu participei num blog colectivo que se dedicava à crítica "blogo-literária". Chamava-se "Os pelintras", e procurava gozar/brincar com outros blogs - os de poesia delico-doce eram um alvo preferencial - mas com humor, sem entrar na ofensa ou insulto aos seus criadores. Claro que durou pouco tempo, tal como vaticinei que aconteceria a outros mais recentes na mesma linha. Isto porque mesmo numa onda mais soft, o tipo de comentário que atrai raramente é inteligente, e em vez da noite da má-língua com o Miguel Esteves Cardoso que se tinha antecipado, acaba-se numa versão rasca da tertúlia cor-de-rosa a sentirmo-nos o Cláudio Ramos. E ninguém merece - excepto, talvez, o próprio Cláudio Ramos. A discussão inteligente e picardia saudável que se deseja inicialmente nunca chega a acontecer, só o mesmo vómito acéfalo, ofensas básicas e repetitivas, entremeadas com comentários de groupies excitadinhas, sempre mais do mesmo, longo bocejo, até uma pessoa quase morrer de tédio. E uma coisa que deveria ter piada, torna-se apenas chata. Daí que sempre que aparece um novo, comece por pensar: "será desta que alguém faz uma coisa com graça?" para depois ler dois ou três posts e pensar "Nah, ainda não é desta...". Been there, done that. De modo que, anonimozinhos de mi corazón, que tanto se preocupam com a minha vidinha e se sou ou não criticada, centro da vossa existência, devo dizer-vos que não, não sou co-autora de um certo blog da especialidade, o que à partida deveria ser óbvio, primeiro porque não escrevo com erros, e depois porque o faria melhor.

Pronto, já podem ir fazer queixinhas.

24 comentários:

  1. Bem-vinda de volta, senhora Luna. Também li no dito blogue alguns rumores que serias uma das co-autoras pela falta de críticas à tua pessoa. Enfim, acho que os próprios autores se cansaram de brincar contigo porque perceberam que não te conseguem atingir.

    ResponderEliminar
  2. PÔ, 'tá mal, não sei que belógue é esse.
    Mas no resto tens razão. O insulto é tão last season. Não tem piada, é fácil, e não tem piada. Mas o problema da fauna que se atrai, isso sim, é uma chatice.

    ResponderEliminar
  3. Oh, acabas de me dar a primeira grande desilusão do ano. E eu que estava tão convencida de que fazias parte da equipa!!
    Não se faz!

    ResponderEliminar
  4. (alguém se desbronque com o link ou vá, uma pista, por favor. Ass: a aluada do costume)

    ResponderEliminar
  5. Sinto-me sempre À nora. Qual é o blog?

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez, não sei do que falam.

    Que blogue é esse?

    Juro que não percebo os meus cabelos negros.

    ResponderEliminar
  7. Vai buscar!!!
    Adoro esta miúda, dá que pensar sobre a mer... que escrevo no meu blog, melhores dias virão!!
    Abraço Luna

    ResponderEliminar
  8. Sou como a I. manda aí o link fais favô, eu tb tou completamente fora :)

    ResponderEliminar
  9. hum... acho que sei de quem falas. se for o outro de antes. Luna, eles querem é isto.

    ResponderEliminar
  10. A intriga é um mal geral seja na vida real seja na blogosfera. Uma lástima... Eu, por mim, não entro nisso!

    ResponderEliminar
  11. não ponhas o blog aqui.
    eu gosto de te ler e não quero saber.

    ResponderEliminar
  12. Mal jogado Luna, não precisavas disto para nada!
    Desprezo para essa gentalha é mais que uma bofetada. Dá-lhes desprezo!

    ResponderEliminar
  13. não consigo entender, luna, porque se amofina tao facilmente, porque se deixa amofinar tao facilmente, porque é tão fácil provocá-la e faze-la gastar o seu tempo com pessoas que não o merecem.

    sempre senti isso em relaçao a si: seja em polémicas ou picardias estereis que alimentou aqui em caixas de comentarios com pessoas desse tipo, seja em relação a blogs que falam mal de si.

    é tao evidente, de si mesmo e por todo um conjunto de razoes - estilisticas, por um lado, e da sua boa formaçao moral, por outro - que vc nunca seria co-autora de uns caras de cu daqueles, que não se compreende porque sequer os lê e, muito menos, lhes dá honra (mesmo sem os identificar) de um post, quando tanta falta noz faz que a sua vontade de escrever, por todo o motivo que não este, regresse.

    borrife neles.

    abraço.

    ResponderEliminar
  14. oh caraças, estou lixada com isto.

    desde há semanas que não me apetece escrever aqui nem uma linha, nada de nada. desde há semanas que todos os dias tenho ponderado acabar com o blog de vez, porque deixou de me apetecer. mas lá vou adiando a decisão, ah, pode ser que me volte a apetecer, quem sabe, é melhor não acabar com ele já já, tenho leitores, vá, espera mais uns tempos.

    e no belo dia em que até me apetece dizer umas coisas, assim por piada, tenho que levar com os moralismos do costume, epá, mal jogado, devias era estar caladinha e e engolir os sapos todos, porque nós achamos que assim é que devia ser. era só o que me faltava.

    mas qual amofinar, qual quê?
    mas agora não posso dizer o que me apetece, sem ter de ser uma picardia? então e o gozo? onde fica o gozo no meio disto tudo, razão inicial para eu escrever o que quer que seja?

    as sugestões a que me refiro foram feitas há sei lá quanto tempo, fui chamada à atenção sobre o assunto na altura, caguei e andei. não andei lá na peixeirada a responder, nada disso.

    hoje apeteceu-me contar uma história bonita dos meus primórdios blogosféricos, e escrever um textinho sobre este tipo de blogues no geral, e o que no geral lhes acontece, fazendo uma pequeníssima menção a um em particular, só isso. não posso?

    mas pronto, ok, volta ao modo anterior, que ao menos assim ninguém me chateia a cabeça.

    P.S. ainda bem que eu não tinha mencionado o blog em questão propositadamente.

    ResponderEliminar
  15. Ei, não acabes com as Horas Perdidas. Dá-lhe um tempo, é isso, vocês precisam de um tempo.
    Pliiiize.

    ResponderEliminar
  16. Ai, ai, não quero saber nada disso! Só quero que saibas que estás proibida, leste bem, PROIBIDA, de acabar com o blogue!

    Percebo a falta de vontade. Há pouco tempo, não me apetecia escrever uma ervilha porque nem isso queria partilhar com o mundo, para não falar da falta de empenho, de assunto, de cuidado, etc. Antes, divertia-me com o blogue, agora não. Talvez por isso, já pouco se aproxima do que foi mas está cá à espera de melhores dias, mais que não seja porque é uma parte de mim.

    Ainda assim, gosto muito de te ler. Adoro espreitar os blogues mais antigos. São os únicos que são fiéis a si mesmos. Boa parte dos novos são segundas, terceiras tentativas e por aí adiante de bloggers já batidos, com aspirações às luzes da ribalta. Uns porque tentam formatos novos, outros porque fizeram porcaria ou queimaram a imagem no blogue anterior.

    Pelo menos, é a ideia que tenho. Boa parte deles. sou alérgica a isso.

    Juizinho!

    ResponderEliminar
  17. Havia críticas feitas em vilancete nos Pelintras. Grande blog.

    ResponderEliminar
  18. Não sei que blog é esse de que falas, mas também não me interessa muito perder tempo com blogs da má língua, acho-os demasiado ressabiados para o meu gosto.
    Agora, não acabes com este blog. Dá-lhe um tempinho.

    ResponderEliminar
  19. Não gostei da parte de acabar com o blog, não gostei "memo" nada (até escrevo em algarvio)
    Escreve o que quiseres e te dá na real gana o blog não é teu, as palavras levas o tempo e gosto do que escreves porque dão que pensar, gozam e ainda falas muito a sério quando assim é preciso.
    Abraço grande e não vás:)Com carinho

    ResponderEliminar
  20. ...está a ver?... leva tudo a mal, mesmo até os posts em sua defesa...


    enfim.


    abraço.

    ResponderEliminar
  21. não, não levo tudo a mal, mas é cansativo. muito cansativo.

    (um dia, se vir coisas escritas sobre si, sobre o seu pai e sua mãe, do mais baixo e ofensivo que há, constante e repetidamente, talvez entenda porque é que a certa altura já não dá para engolir. e também lhe faltará paciência para os constantes "ah, mas porque ligas, porque respondes, isso não te pode afectar, tens de ser superior, etc etc". cansa muito. mas espero que não lhe aconteça)

    ResponderEliminar
  22. Luna (minha querida Luna),
    Cálice, de Chico Buqrque. Sei que percebes. Nessa zona da Música estamos em casa.

    Sem-se-Ver (e olhe que gosto MUITO do seu blogue),
    A Luna anda na blogosfera há mais um ano do que eu, com a vantagem/enorme desvantagem de ser uma blogger infinitamente mais destacada. Eu sei do que ela fala, acompanhei umas coisas, outras foram-me contadas. E cansa.E desgasta muito. Percebo.
    Talvez tenhamos maneiras diferentes de reagir aos ataques, talvez ela tenha um rastilho mais curto. Honestamente... não sei. Todos nós temos a nossa medida. Há pouco menos de um mês, pela primeira vez, bani os comentários anónimos do meu blogue, insignificante, que quase ninguém conhece. Porque entrou um comentário abjecto de alguém que não me conhece quando eu falava da perda de um frande amigo. Não tenho de aturar distúrbios de personalidade desses, e a Luna ainda menos.

    Se quer saber, hoje li duas alfinetadas sobre mim na blogosfera. Ri, percebi que era comigo. Achei divertido, principalmente por partir de alguém com um português tão defeituoso. Mas não era ofensivo, e isto é muito importante. Era só uma alfinetada, e eu já vou tendo o couro duro. :)

    Alexandra,
    Ela não vai deixar de escrever. :))))
    Mas faço minhas as tuas palavras.

    ResponderEliminar
  23. p.s. e mesmo que em "minha defesa", não deixa de ser um comentário altamente condescendente.

    ResponderEliminar
  24. está a ver?... confunde condescendência com atenção por si - alguém que a pretende proteger sugerindo-lhe uma forma de não se aborrecer com quem nao merece.

    com certeza será muito desgastante e ofensivo, quem sabe na sua situação também teria o rastilho curto... ou talvez não. porque sinceramente considero que a ignorancia e a mais radical indiferença é a melhor maneira de lidar com gente mal formada.

    ResponderEliminar