11 de março de 2011

Um, dois, três

E como se eu já tivesse pouco que fazer, o meu chefe chamou-me há bocadinho para me informar que a partir de Abril terei mais dois (dois!) alunos estagiários para orientar, para além do meu Ahmedzinho. Isto para uma pessoa que nunca quis ser chefe, e que nem sequer tem jeito, de repente ver-se a ter de ensinar e supervisionar três pessoas é coisa para me pôr à beira do colapso, e começar a gritar que "this wasn't what I signed for!". Mas vejamos pelo lado positivo, sempre dá para pôr no currículo: experience in managing people. E se forem mesmo bons, quem sabe se consiga sacar um artigo dos projectos? 

9 comentários:

  1. Respira fundo. Como diz o Mourinho naquele péssimo anúncio "não são dificuldades, são desafios".

    ResponderEliminar
  2. Acho tanta piada quando falas do teu Ahmedzinho porque o meu namorado tem esse apelido.

    ResponderEliminar
  3. Então é assim que pensam os orientadores, sobrecarregados, em relação aos estagiários!! Assim sendo quero já passar a recem-licenciado!! lol

    ResponderEliminar
  4. E não arranjas maneiras de os pores a fazer o teu trabalho?! :D

    ResponderEliminar
  5. Cara Plim

    como PhD student na Holanda, além do meu trabalho de investigação, que não é pouco, e que deve levar a um mínimo de 5 artigos no fim de 4 anos, tenho deveres para com a universidade, como dar aulas práticas de laboratório, e supervisionar alunos estagiários, supostamente, um de cada vez.
    Acontece que por falta de pessoal, e por haver muitos doutorandos no último ano, que se têm de concentrar em acabar as suas coisas e escrever a tese, foi-me pedido que aceitasse orientar mais dois estudantes, já tendo um.
    Ao contrário do que se possa pensar, e embora uma vez devidamente treinados, os estagiários possam trabalhar independentemente, a verdade é que supervisionar/treinar um aluno requer muito trabalho.
    Começa por termos de pensar num projecto, defini-lo, fazer pesquisa sobre as vias de o realizar, todo um trabalho teórico antes sequer do estágio começar.
    Depois, há que ensinar a cada aluno as técnicas laboratoriais usadas, como mexer nos aparelhos, etc. Depois, há que estar a par dos progressos, e ajudar a resolver os problemas que vão aparecendo. E isto requer tempo, que consequentemente é retirado do tempo que teríamos para realizar as nossas experiências.
    Ora, se em vez de um, de repente temos três, é realmente uma sobrecarga suplementar.
    E embora seja a primeira a defender os estágios, e a ter esperança que estes alunos venham a desenvolver bom trabalho, que lhes permitirá não só um bom relatório de estágio e nota final, mas como resultados que me possam ser úteis no meu âmbito, é uma lotaria, porque nunca se sabe o que se vai ter pela frente. E se um aluno for mau, não só não produzirá nada, como dará muitíssimo trabalho, só isso.

    ResponderEliminar
  6. p.s. além de que todos os reagentes, materiais, etc, saem directamente do meu budget.

    ResponderEliminar
  7. Se te estão a dar esse tipo de responsabilidade, é porque realmente és boa naquilo que fazes :)

    ResponderEliminar
  8. Novo blogue, venham aquecer comigo...

    http://sexpoison.blogspot.com/

    ResponderEliminar