22 de março de 2011

Uma mão lava a outra

Funciono bem sob pressão, sempre funcionei. Sem pressão, tenho tendência a procrastinar, e por consequência ser menos produtiva. Mas uma vez sobre pressão, é como se de repente comece a dedicar-me a uma coisa a 100%, sem quase conseguir desligar. O que faz que comece a pensar no que quer que seja a questão muito mais profundamente. A "wake up call" que tive pouco antes de começar a ter bons resultados, pôs-me a pensar "outside of the box", menos no que estava planeado e na estratégia geral, mas no que poderia ser feito mais além. Trabalhar em parceria é complicado, porque tudo a que nos propomos tem de ser aceite pela outra parte, que fará metade do trabalho, e quando queremos fazer algo que a outra parte não quer especialmente, há que pensar em respostas que possivelmente lhe interessarão. Eu quero fazer isto, por mim, mas o que é que lucras tu?  E de repente começo a ter tantas ideias, algumas até para o meu colega imunologista, que o deixo meio tonto, ao ponto de me dizer que andava a ficar demasiado nervoso com tanta coisa ao mesmo tempo. E que precisa de desligar um bocadinho, o pobre. E eu aqui, a ter de esperar por amanhã para que ele me diga o que acha da minha última ideia genial (é mesmo, sem ironia, e com noção de que seria mesmo um breakthrough), que resultaria num paper dele, e não necessariamente meu, mas que também me interessa secundariamente, porque responderia a outras perguntas que quero responder. E cada vez mais vejo que até na ciência há muito de política e relações públicas. E que para convencer alguém a contribuir num sentido, temos de ter algo para a troca.

5 comentários:

  1. Umas das coisas que tenho vindo a aprender e' que as os colaboradores gostam de se sentir importante e como geradores de ideais.

    Uma das estrategias que o meu mentor e amigo sempre ensinou foi: tu sabes onde queres ir, agora faz com que os teus colaboradores achem que foram eles a achar o caminho e destino final - guia-os e deixa que eles fiquem com o prazer de pensar que a ideia foi deles. Assim, serao muito mais produtivos e motivados... e tem funcionado.

    ResponderEliminar
  2. If I could only say how I understand... Go for it! (ok, you'll have to wait up a bit but go all the way!)

    ResponderEliminar
  3. Fico contente por te ver tão animada! Acho que na maioria dos casos será assim. Sobre pressão temos um rendimento espantoso e a juntar a essa festa, temos a consciência de que as ideias fluem muito melhor e, não raramente, funcionam bem.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom o seu texto, gostei...Tem uma fluidez. visite também o meu blogg www.rabiscosaquatromaos.blogspot.com

    ResponderEliminar