17 de maio de 2011

Venham os feios, tímidos, e inseguros

O meu primeiro estudante foi um bico de obra no início. Quando chegou, directamente do Egipto, estava no Ramadão, ou seja, não comia nem bebia nada durante o dia, o que o deixava meio apático, e logo na primeira semana "informou-me" que todas as sextas-feiras à tarde teria de ir à mesquita. A juntar-se a isto, uma dificuldade enorme em perceber-me como chefe, o que resultava em péssima comunicação comigo, desde "esquecer-se" de mostrar-me resultados a avisar quando teria de se ausentar, ou ter ido falar com um colega meu homem para tentar trocar de supervisor. Nada parecia fácil. Após vários momentos de irritação e ansiedade, em que já nem sabia o que fazer, após de uma conversa séria que me custou muito mais a mim do que a ele, as coisas lá mudaram. Hoje em dia, apesar de ainda tímido e pouco expansivo comigo, e de ainda me dar poucas satisfações, o trabalho aparece feito, e de vez em quando até manda uma piada e tudo. No meio disto tudo, uma coisa nunca foi problema: o seu trabalho. O gajo é bom: é esperto, trabalhador, e tornou-se independente e capaz de planear o seu trabalho em pouquíssimo tempo, não me dando trabalho quase nenhum, e o trabalho que desenvolveu valer-lhe-á o nome num paper.
Entretanto, novo estagiário chegou. Miúdo, mas todo bonitão. E super confiante, ao ponto de nos primeiros contactos me fazer crer ser muito mais inteligente e saber muito mais do que realmente sabe. Percebia tudo à primeira, ah, sim, percebo, e mesmo quando em detalhes mais complicados lhe perguntava se estava mesmo a acompanhar, oh sim, tudo sob controlo. Comecei depois a perceber que nem percebia tanto quanto dizia, como, deixado sozinho a trabalhar, seria a desgraça, porque confunde coisas básicas. Além disso, aparece-me todos os dias com ar blasè escritório adentro, ai sou tão bom, de red bull na mão, lá pelas dez e meia da manhã, na maior. Bem sei que lhe tinha dito que não era rigorosa com as nove, afinal nem eu entro mesmo às nove, mas aquilo era descontracção a mais. Mas fui deixando passar, é puto e tal, até que no outro dia, em que havia colóquio obrigatório às nove, o tipo me aparece às onze e meia como se nada fosse. Pronto, foi a gota de água. Ainda me começou a dar a desculpa do alarme de incêndio ter activado a meio da noite na residência, mas nem o deixei acabar. Se há coisa que odeio, é ter de fazer de chefe má, mas teve mesmo de ser. Entretanto, tem demonstrado que o entendimento profundo do trabalho é quase nulo, e que vou ter de andar atrás dele o tempo todo e fazer de babysitter durante o estágio inteiro. E só penso que, apesar de um louro espadaúdo e giraço, ai meu rico Ahmedzinho. 

9 comentários:

  1. Ahahahhhh! Normalmente é assim, altos espadaúdos só nos dão trabalho...

    ResponderEliminar
  2. uh....
    "ar blasè escritório adentro, ai sou tão bom, de red bull na mão, lá pelas dez e meia. "

    Podia ser uma descrição minha, se eu madrugasse e chegasse ao lab assim cedo.

    ResponderEliminar
  3. Ska

    eu também chego mais ou menos à hora que quero (saindo a horas tardias em conformidade), mas não somos estagiários e gerimos no nosso próprio trabalho, independentemente das horas a que entramos e saímos.

    Aqui o caso é diferente, é um estágio, onde supostamente há horário a cumprir, e posso apostar dinheiro em como nunca sairá depois das 6 da tarde. Até agora tem saído sempre pelas quatro...

    (ontem disse-lhe que tinha reunião até as quatro e meia, e que podíamos reunir-nos a essa hora, e ele disse logo para adiarmos para hoje de manhã, isto é, depois das 10h30, hora a que chegou. :S )

    ResponderEliminar
  4. Luna, o papel de má é sempre chato, mas creio que não tens outro remédio. Pelo andar desse miúdo também me parece que o projecto não vai para a frente...

    ResponderEliminar
  5. Vai, ah se vai, com o trabalhão que tenho tido a planejá-lo. tenho +e de supervisionar bem de perto.

    ResponderEliminar
  6. Gajos giros = dobrados sarilhos

    ResponderEliminar
  7. Ah. Pois, isso sim. Sair às seis, que sonho ;)

    Mas decidi ser um bocado troll. Porque como eu disse, esta frase podia facilmente descrever-me.

    Mas durante o estágio bem que eu andei ali na linha.

    ResponderEliminar
  8. e eu! no estágio nos states bem que entrava as 7h30 (!!!) muitas vezes.

    ResponderEliminar