Quantos e-mails é preciso trocar com o técnico responsável pela síntese e análise dos péptidos com que é suposto trabalharmos para conseguir descobrir quanto está em cada um dos vials que nos foram entregues, e o que significam as notas manuscritas em cada cromatograma "M=2981.6 ok" sem unidades nem nada mais?
So far, quatro and counting...
Update: após cinco e-mails lá me respondeu que não, não tinham medido o conteúdo de cada vial, que o tal M é a massa molecular (assumo que em daltons, já nem vou perguntar mais), e que para fazer as rectas de calibração em HPLC devo pesar o pozinho na balança à escala miligrama, o que é uma coisa super mega hiper rigorosa, assumir que mais ou menos (mais ou menos é lindo e também super hiper mega rigoroso) dois terços do peso correspondem ao péptido, e usar isso como standard. Tive vontade de responder "are you kidding me?" mas controlei-me. Afinal o senhor tem idade para ser meu pai.
make a picture ;)
ResponderEliminarAssumo aqui,muito envergonhadamente,diga-se...que não percebi rigorosamente nada!
ResponderEliminarLuna, sigo o teu blog e em geral gosto bastante do que escreves. Porém, fiquei sem perceber "nadica de nada" deste teu post, acho que a linguagem técnica utilizada é apenas perceptível para quem trabalha/estuda na tua área. Seria necessário tanto detalhe técnico para ir ao cerne da questão? Ou então sou mesmo eu que sou ignorante...Claro que o blog é teu e escreverás o que bem entendes, mas achei o post algo despropositado, mesmo tratando-se de um desabafo geek... Peço que não leves a mal a minha consideração e que continues com a qualidade dos posts com que nos tens habituado (de preferência com linguagem menos críptica).Fica bem !
ResponderEliminarSara
ResponderEliminartal como está explícito no título, foi um desabafo, e muito técnico. Sim, eu sei que 98% dos meus leitores não estarão dentro do assunto, e passarão à frente. Nem tudo tem de ser perceptível para toda a gente, e isto é específico do meu trabalho, mas precisei de desabafar depois de horas perdidas a trocar emails e à espera de respostas.
Espero então que já tenhas contornado essa questão e desejo-te a continuação de bom trabalho.Um beijinho,Sara
ResponderEliminarFalta aqui um desenho do paint.
ResponderEliminarBy the way...os únicos "Daltons" que conheço são os irmãos...
ResponderEliminarBoa noite,
ResponderEliminarM (massa molecular relativa) nunca tem unidades porque é calculada em relação à massa do carbono.
Beijinhos
PS - Adoro o blog
Toda a razão. Mas como se trata de proteínas, ou melhor, péptidos, e geralmente fala-se de massa molar, em daltons ou kilodaltons, dai a força do hábito.
ResponderEliminar