26 de julho de 2011

Comparar o incomparável

Acabei de ouvir na rádio compararem a Adele à Amy. E se fossem para o caralhinho sim? Falta de respeito.

(sem desmerecer a Adele, que é uma belíssima cantora, mas que não arranca o coração e o expõe enquato canta como a Amy, apenas fala dele. mas vá lá que ao menos não foi a Duffy)

30 comentários:

  1. Acho que a falta de respeito começa em comparar uma pessoa que acabou de morrer, porque é simplesmente desnecessário.
    A Adele é uma cantora bastante diferente da Amy, para mim, é até melhor e certamente tem uma coisa que a Amy não tinha: direcção.
    Não vale de nada ser-se talentoso quando se desperdiça tudo.

    ResponderEliminar
  2. Com todo o respeito, a Adele, na longa e bem sucedida carreira de 50 anos que há de ter, nunca deixará o que a Amy deixou em 3 anos.

    Direcção dá carreira, mas génio é uma coisa diferente.

    ResponderEliminar
  3. É uma comparação parvinha de todo. Não têm comparação, porque a Amy foi um génio da soul e o "Back to Black" não só é a prova disso como é o melhor cd da melhor voz do século XXI.

    ResponderEliminar
  4. Dizia há pouco a uma amiga que o Black to Black será talvez o CD que ouvi mais em repeat, talvez apenas em pé de igualdade com Nina Simone.

    ResponderEliminar
  5. Quando a Amy caiu na fase pior das drogas e a Duffy apareceu, ouvi muitas vezes, na rádio, dizerem que a Duffy era a nova Amy. Cretinos...
    A Amy será sempre recordada como uma grande cantora, a par de tantas outras grandes senhoras de vozes inesquecíveis, a Duffy, a Adele e muitas outras viverão para assistir ao definhar da sua carreira. Talvez isso também pudesse ter acontecido à Amy, caso ainda estivesse entre nós. Ninguém saberá.
    Só não consigo evitar o desejo egoísta de ter mais do que um punhado de músicas, para a ir recordando.

    ResponderEliminar
  6. Eu adorava a Amy. Mesmo. Mas se não vamos comparar o incomparável (e eu também acho incomparável, sem dúvida), também não acho justo dizer que a Adele nunca nos deixará o que a Amy nos deixou. São registos diferentes, nem o estilo musical é o mesmo. Concordo que a interpretação da Amy era muito mais "dilacerante". Mas isso só é verdade para as vezes em que essa interpretação não era abafada pelo consumo, como quando eu a vi ao vivo - ali não houve nem coração, nem nada, só uma pessoa a precisar de ajuda a passear-se pelo palco. Infelizmente nada nem ninguém a ajudaram, e isso é que é injusto e lamentável.

    ResponderEliminar
  7. Eu não acho que as deveam comparar, já que elas têm (ou tinham?) estilos de música completamente diferentes. Mas sem querer desrespeitar os gostos dos outros, eu prefiro à Adele à Amy, ams isso não quer dizer que eu gostava da música da Amy.

    ResponderEliminar
  8. Concordo que não são comparáveis. Não concordo que a Amy seja melhor que a Adele. E a Adele não precisa de 50 anos para "deixar o mesmo que a Amy deixou em 3 anos", porque já o fez.
    A Adele, a mim e a muitos outros, já consegui o que a Amy nunca consegui fazer: arrepiar ao ouvir uma musica.

    Estilos diferentes, gostos diferentes. E não estou a falar de estilos de vida.

    ResponderEliminar
  9. sao gostos, cada um tem a sua sensibilidade. para mim a Adele peca exactamente por não conseguir causar em mim a comoçao que a amy consegue. é tudo muito perfeitinho, muito polido...

    ResponderEliminar
  10. A Amy faz das tripas coração a cantar, as letras são muito boas, lembro-me de ter ficado chocada quando soube a idade dela (uma maturidade artística muito acima da média), enfim, é incomparável. A Adele está a anos luz.

    ResponderEliminar
  11. São géneros diferentes e ambos bons no meu ver...quanto à Adele talvez seja "mais centrada" e ainda só tem 23 anos ...mas sim a Amy deixa um bom legado :-)

    ResponderEliminar
  12. A Amy também tinha 22 ou 23 anos quando lançou o Back to Black... antes disso tinha lançado o Frank, também muito bom, com apenas 20 anos.

    A Adele é uma profissional, Amy nao o era... a carreira de Adele é um fim, um objectivo, que imagino será bem conseguido. na amy foi uma consequencia.

    ResponderEliminar
  13. acho que é incomparável. adoro adele, mas adoro também amy e acho que não tem nada a ver. as letras da amy, e os ritmos são mais intensos, talvez.

    ResponderEliminar
  14. São gostos e opiniões. Prefiro a Adele mil vezes, um vozeirão muito bem dominado.

    ResponderEliminar
  15. pois é, tao dominada, tão certa... e o melhor de tudo, nao incomoda ninguém...

    ResponderEliminar
  16. Se calhar a Adele também "toca" e "incomoda" alguém... :)
    Aqui http://youtu.be/Ew-9r_6MABg
    a partir dos 3:45, parece-me que estas pessoas estão "tocadas"... :)

    ResponderEliminar
  17. mas nao me toca a mim, ok, pode ser, posso gostar mais da amy, posso?

    ResponderEliminar
  18. (o incomodar nao era nesse sentido, mas tambem nao vale a pena explicar)

    ResponderEliminar
  19. Desde o inicio que falei que era uma questão de gosto... A mim, a Amy não me trouxe nada de novo. Nem me toca. Prefiro a Janis, na mesma linha "incomodativa".

    (e não vale a pena explicar qual era o sentido de incomodar, eu percebi. Acho. )

    ResponderEliminar
  20. Pronto, sao gostos. Eu acho que a Amy e a Janis tem o que se chama cantar das entranhas, expor-se completamente, coisa que a Adele nao tem nem terá. Canta muito bem, tem uma voz lindíssima (que tem, nao o nego) e técnica irrepreensível, tudo muito perfeitinho e asséptico como se quer, e terá certamente uma longa e frutuosa e merecida carreira.

    Eu gosto de Diana Krall ou Norah Jones, por exemplo, e no entanto nao as posso por na mesma categoria de Billie Holiday, Ella ou Nina Simone, porque simplesmente são categorias à parte.

    ResponderEliminar
  21. Podes gostar mais da Amy... mas dizer que é uma "falta de respeito" a comparação, é uma falta de respeito. :P

    ResponderEliminar
  22. Nao, nao é. Falta de respeito é uma pessoa acabar de morrer e lhe começarem a arranjar substitutas, isso sim. Principalmente quando nao tem nada a ver.

    ResponderEliminar
  23. Ai Luna, por vezes tornas-te um pouquinho chata. Desculpa que te diga. Tens noção disso? Por vezes pareces uma miúda de cinco anos a fazer birrinha quando é contrariada. Deixa as pessoas discordarem de ti, sem teres que vir logo a seguir defender-te, pode ser?
    Se abres os posts a comentários tens de deixar que as pessoas discordem de ti, não? Adiante.

    Eu adoro ambas. São registos completamente diferentes. E parece-me completamente absurdo dizeres que a Adele com 50 anos não deixará o que a Amy deixou em três anos. Como sabes? És futurologista?

    Eu por exemplo acho as duas muito boas. A Amy num estilo mais original e rebelde, com imensas reminiscências da sonoridade dos anos 60 e 70, a Adele num estilo mais clássico. Mas eu juro que não estou a ver nada assim a roçar o transcendente que a Amy tenha deixado como o queres deixar parecer. Deixou coisas boas, sim, sem dúvida, mas não exageres. Nã é uma Nina Simone, nem uma Ella, nem andou lá perto.

    Ah, esta é a MINHA opinião.

    ResponderEliminar
  24. Boa Marie Lelay, que fique com a sua opinião tao educada.

    Nem me vou dar ao trabalho de responder detalhadamente ao seu comentário porque, como constatei anteriormemente, não vale a pena, uma vez que apenas entra a comentar quando é para provocar e ser desagradável, nao se dando ao trabalho de responder quando lhe mostram que está errada e que fez afirmaçoes falsas.

    Sabe, a diferença que eu encontro entre ser chatinha e imatura é que uma coisa é postarmos no nosso blog PESSOAL os nossos sentimentos, opiniões, gostos PESSOAIS. Outra, bem diferente, é só entrar num blog para chatear, e a caminho, ofender "subtilmente" a pessoa que o escreve. Tem a ver com educação...

    ResponderEliminar
  25. P.S. e já reparou que nenhuma das pessoas que comentou anteriormente, mesmo discordando, entrou em ataques pessoais? Maturidade é assim. Já eu, assim que vejo o seu nome num comentário penso imediatamente: o que é que esta chata vem chatear agora? Porque a sua postura em casa alheia é mesmo muito desagradável e belicosa.

    ResponderEliminar
  26. A única coisa que a Amy abriu nos últimos tempos foi a garrafa de Vodka. Foi de facto uma belíssima cantora, mas lixou tudo por causa das drogas. Ponto. Até o talento perdeu como se veio a verificar. A Adele para mim tem uma voz e um perfil de cantora que já não se vê há muito. Para mim é a Amy que não se compara a ela. A imagem da Amy - rebelde bad "girl" -vendia. A Adele é ela sentada a cantar sem todo o aparato da Amy. É muito mais genuína. E agora vai-me cair tudo em cima por estar a dizer isto e porque eu não sou a hipócrita que tem pena dos mortos só porque morreram mas é assim que penso.

    ResponderEliminar
  27. Cair em cima, de quem? Creio que até agora foi cair em cima de mim (e da pobre Amy que nem depois de morrer a deixam em paz), por me atrever a achar uma falta de respeito comparar ambas, e achar a Amy mais brilhante.

    Vá lá que pelo menos a própia Adele reconhece o seu génio e a sua influencia na sua própria carreira:

    "not many people have it in them to do something they love, simply because they love it. with no fuss and no compromise. but she knew what she was capable of and didn’t even need to try. if she wanted to do something she would and if she didn’t she’d say fuck off. it came easy to her and that’s why we all loved her so much. we believed every word she wrote, and it would sink in deep when she sang them. Amy paved the way for artists like me and made people excited about british music again whilst being fearlessly hilarious and blase about the whole thing. i don’t think she ever realised just how brilliant she was and how important she is, but that just makes her even more charming. although im incredibly sad about Amy passing im also reminded of how immensely proud of her i am as well. and grateful to be inspired by her. Amy flies in paradise."

    (no blog official da Adele)

    ResponderEliminar
  28. Luna, concordo em tudo que me respondeste. Só queria acrescentar uma coisa: A Adele tambem canta com sentimento. Não é de revolta, não vem das entranhas (talvez do coração :) ), mas é sentimento que ela coloca nas musicas. Não se limita a ser "profissional" e interpretar uma musica. Sem duvida que é muito certinha, não foge uma linha, acho que é timida até na interpretação. Ou resguarda-se, talvez. Mas sente o que canta :)

    E eu gosto da Amy. Perdeu-se um grande talento, sem duvida.

    ResponderEliminar
  29. Já agora: eu gosto da Adele, mas lá está, é uma onda completamente diferente. O que não quer dizer que não seja bom - uma pessoa não consegue ouvir só gente amargurada... Mas ainda hoje li uma frase, sobre as suas semelhanças com as grandes do jazz, que achei genial:

    "Who stuffed all those black ladies into that tiny white girl?"

    ResponderEliminar
  30. É verdade, ela tinha o talento do verdadeiro soul... as tais "black ladies". :)

    ResponderEliminar