15 de julho de 2011

A sério, eu vou para o céu (ou como lidar com um maníaco controlador que não é meu chefe?)

Terça-feira

- Combinamos que lhe daria partículas sexta-feira de manhã

Quinta-feira

16h50 - manda-me um mail a confirmar a entrega das partículas na manhã seguinte, e a pedir o resultado da análise às mesmas ainda nesse dia.

18h05 - respondo a confirmar, informando que só teria o resultado da análise na manhã seguinte, logo após entregar-lhe as partículas.

18h07 - responde-me a perguntar porque é que ainda não tinha os resultados da análise.

18h08 - manda mais um mail a confirmar que teria as partículas antes das 10h00.

18h14 - respondo que sim, que teria as partículas antes das 10h00, e que ainda não tinha os resultados porque tinha a HPLC a correr durante mais de 24 horas e só acabaria tarde, e dado que estava um temporal, não quis ficar até à noite no lab, e não esperava que ele precisasse dos resultados antes de sequer ter as partículas.

18h57 - responde-me que tudo bem, reconfirmando a entrega para antes das 10h00.

Sexta-feira

09h30 - passo no hospital a entregar as partículas.

10h15 - envio os resultados.

10h36 - envia-me um mail a dizer que falou com uma expert em HPLC e não percebia porque é que eu tinha que correr as amostras durante mais de 24 horas, e se lhe podia mandar os detalhes da análise.

10h38 - (já a começar a bufar) respondo que cada amostra demora 35 minutos a correr, e que quando tenho mais de 40, é fazer as contas.

10h41 - responde-me a perguntar porque é que tenho tantas amostras.

10h42 - manda-me outro mail a perguntar a que corresponde cada amostra,

(inspira, expira, inspira, expira, decido ir fazer umas coisas antes de responder, enquanto me decido se hei-de responder de todo)

11h41 - respondo que além das partículas para ele, tenho as minhas próprias amostras para analisar, e que as tinha corrido em conjunto.

Resumindo: mais de 10 emails inquisidores sobre porque é que não tinha na quinta à noite os resultados de que só precisa para as experiências COM as partículas, quando de qualquer forma só as teria as na sexta-feira de manhã.

A quem conseguiu chegar ao fim do post mais seca do mundo sem cortar os pulsos de tédio (e desde já parabéns e desculpem): estão cansados? Pois, também eu.

15 comentários:

  1. é de uma pessoa dar em maluca e começar a ter tendências psicopatas.
    e o pior é que é contraproducente. pressão saudável é uma coisa, aumenta a produtividade, mas isto faz o contrário. já dou por mim a pedir aos meus colegas de escritório, quando o telefone toca, para se for ele dizerem que estou no laboratório e não posso atender.

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  2. Ando a ponderar várias técnicas de lidar com a inquisição:

    - não responder

    - demorar sempre 2 horas a responder

    (ambas com risco de que me comece a ligar insistentemente para todos os telefones)

    - explicar pela milésima vez que não é meu chefe e que a pressão agressiva não funciona bem

    - mandá-lo para algum sítio não digno de uma senhora e acabar com o resto de cordialidade que existe

    ...

    ...

    ...

    ...

    ...

    (ando a evitar a sugestão da maioria dos meus colegas, que é expor a situação aos nossos chefes e explicar que assim não consigo trabalhar, porque tenho aversão a bufos queixinhas)

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  3. Há muitas pessoas assim, eu fico furiosa. O melhor nestes casos é subtilmente dar uma resposta torta, sublinhando que não se tem obrigação nenhuma de fazer aquilo ou e fazer aquilo como o outro quer!

    Boa sorte a aturar!

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  4. Pois, tenho tentado essa táctica regularmente há 3 anos. Não tem resultado.

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  5. Luna, tens uma paciência muito grande. Acho que está na altura de meteres essa pessoa na linha. Se tiveres que expor a situação ao teu chefe, não estás a ser queixinhas, estás só a tentar ter paz para realizares o teu trabalho.

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  6. Queria evitar ao máximo essa opção, até porque sei que ele não lidará nada bem com ela.

    Há mais de um ano, um colega meu, depois de assistir a várias discussões e à forma como o tipo falava comigo, acabou por fazer queixa dele ao meu chefe, que por sua vez disse ao dele, sem passar por mim.

    Recebi um telefonema do gajo completamente passado, que eu tinha feito queixa e não sei o quê, sem eu saber sequer do que se tratava. Lá esclareci as coisas.

    É complicado, é suposto sermos uma equipa, e levar as coisas a esse ponto terá consequências negativas no nosso trabalho, pelo que ainda ando a tentar ir pela via diplomática. Mas é difícil...

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  7. Acho que a única coisa que percebi é que ele é um chato. De resto, apanhei do ar... xD
    Mas acho que o essencial percebi. E não cortei os pulsos de tédio xD

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  8. Dá-lhe uma boneca insuflável

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  9. Diz-lhe. Assertivamente (ou seja, com a sua dose de cinismo educado) que não aprecias esta forma de trabalhar e que é necessário desenhar outra.

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  10. wax in... wax out... wax in, wax out... :D
    eu escolheria a opção de reduzir a comunicação ao mínimo indispensável... e desviava o nº dele para o atendedor de chamadas!

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  11. És a minha heroína! Eu não aguentava nem uma semana sem explodir ou atentar contra a integridade do sr em causa!! Não há nada que lhe possas por na água para ver se acalma por uns tempos? que nervos!!!

    Boa sorte e continua assim (quem me dera conseguir esse auto-controlo)

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  12. tenta arranjar uma pistola. depois, é só fazeres pontaria ;)

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