3 de agosto de 2011

As férias dos emigras

Não sei se sou a única que o sente, ou se é um sentimento partilhado por todos os que estão fora, de que as vindas de férias à pátria nem sempre têm bem sabor a férias. Isto porque, de cada vez que se vem, e independentemente do número de dias, há sempre uma série de obrigações sociais a cumprir que por vezes nos deixam muito poucos dias para fazer o que nos dá na real gana. Ele são as visitas protocolares a familiares e amigos, jantares e almoços obrigatórios, mais uns dias a tratar de burocracias ou o que quer que esteja pendente, e puf, uma pessoa até queria mesmo era chegar e pirar-se para a praia, ou passar tardes em esplanadas, e nada, qual quê. E mesmo assim é-se sempre criticada quando não se consegue ver toda a gente, porque não se ligou, ingrata que nem apareceu, egoísta de merda que decidiu ir os dois dias que sobravam para a praia em vez de visitar, esquecendo-se as pessoas de que somos apenas uma a tentar dividir-se por trinta num curto espaço de tempo, e que o telefonema pode também partir do outro lado. Por isso, e desde umas férias chatas como tudo e que pouco souberam a férias há uns anos, até porque findas as obrigações tinha todos os amigos espalhados pelo país de férias, e os que estavam por cá era porque trabalhavam, arranjando pouca companhia para a praia durante o dia, tento sempre tirar uma semana para ir para outro lado onde não haja absolutamente nenhuma obrigação que não seja ir à praia todos os dias, e eventualmente sair à noite, para que consiga ter a sensação de ter tido férias. No ano passado fui à Croácia, e amanhã felizmente vou para Ibiza, que desde que cheguei no sábado ainda não tive um dia para mim, ainda não fui à praia, ou passei a tarde numa esplanada agradável. Mesmo assim vão havendo umas críticas veladas, que nem fico cá muito tempo, grande lata, que tiro dias de férias e nem os passo todinhos cá, e uma pessoa quase fica a sentir-se culpada por querer ter umas feriazinhas descansadas a apanhar sol de papo para o ar.

31 comentários:

  1. São aquelas pessoas que não se lembram de ti o ano inteiro e depois te cobram em agosto em jeito de pedido de desculpas atabalhoado e orgulhoso? já sabes a minha resposta...
    As férias sáo tuas, enjoy.

    ResponderEliminar
  2. thanks :)

    gosto mais de quando dizem que nunca apareço. mas aparecer como? chegar lá a casa um dia, bater à porta e dizer: "vim jantar"? Ou me convidam, ou não, não apareço. (tirando com algumas pessoas com quem tenho mesmo muita confiança)

    ResponderEliminar
  3. Lindo!! adorei e revia-me completamente nessa situacäo. Agora já estou fora há 8 anos, cada vez säo menos as obrigacoes e as cobrancas e faco mesmo o que quero quando estou em PT. Mas a verdade é que poucos amigos restam porque é dificil que muitas amizades sobrevivam tantos anos à distancia. Boas férias!!

    ResponderEliminar
  4. Penso muitas vezes que os emigrantes, por muito dinheiro que ganhem no estrangeiro acabam sempre por estar limitados a vir passar férias ao país de origem. Já isso deve chatear, por muitas saudades que se queira matar, também se gosta de dar uso ao que é nosso e conhecer sítios novos, quanto mais quando ainda nos cobram por não estarmos com todos. A vida é nossa caramba, quase que deve dar vontade de nem cá vir assim...

    ResponderEliminar
  5. Como eu te percebo! Só agora, passada já pelo menos uma semana e meia, comelo a ter descanso. Estava a chegar todos os dias à cama completamente cansada e uma pilha de nervos porque no dia a seguir tinha que ir jantar com a tia X e depois com o tio Y, que fica ofendido se não o vir também... oh caramba!

    ResponderEliminar
  6. Eu não vivo fora de Portugal e percebo-te perfeitamente. Como sempre estudei fora de casa as férias sempre foram sinónimo de família. Acho que às vezes as pessoas se esquecem de que as férias servem para descansar, não porque nos apeteça mas porque efectivamente precisamos. E que os fins de semana são necessários. E que a nossa casa também precisa ser limpa. E de que se nós temos a "obrigação" de os visitar também eles têm essa mesma obrigação.
    Por isso, mesmo ferindo susceptibilidades, tiro férias a 2 e chego mesmo a não dizer a ninguém que estou perto para que não haja cobranças.
    Boas férias e aproveita bem.

    ResponderEliminar
  7. Sim, em parte é isso. Compreendo quando realmente a vontade de estar connosco é genuína e pura e simplesmente a razao de nao haver encontro é nao nos podermos dividir em 30. Por outro lado há os que estao sempre com sono, cansados e ocupados e mesmo que façamos um esforço tremendo dormindo 3 ou 4 horas para estar com toda a gente, ainda assim nao aparecem. Para esses, bardamerda.

    PS - O pior mesmo é que eu sou um coraçao mole :S

    ResponderEliminar
  8. Assino e subscrevo Luna, Patricia e Jiboia.
    Ja agora, FYI, so cobra quem tem um umbigo muito grande e/ou nao sabe o que e' ser-se imigrante ou emigrante.

    ResponderEliminar
  9. Reserve-se uns dias paras as "visitas protocolares" e o restante para descansar.

    ResponderEliminar
  10. Ai Luna, a quem o dizes. Esotu há 1 semana em Lx só com a minha filha bebé e ainda não jantei em casa uma vez. Passo o dia de um lado para outro e há momentos em que só o som do tlm me deixa nervosa. Eu sei que é pouco tempo e os meus amigos não querem mais que estar comigo mas fico tãoooo cansada...

    ResponderEliminar
  11. Como eu te percebo... acontece o mesmo comigo. Acabas as férias a precisar de férias.

    Este ano, quando fui em Junho, só me mobilizei pelas minhas pessoinhas. As restantes... se vinham ter comigo, ótimo! se não... fica para o ano :)

    ResponderEliminar
  12. quais visitas protocolares?
    se se cruzarem comigo, deu, se nao, fica para a próxima.

    fazem birra?
    azar.

    e geralmente as pessoas que me são importantes, não me parece obrigação ir vê-las.

    chatas são as que aspiram a.

    ResponderEliminar
  13. Ui, também me revi bastante neste post. Quando vivi na Holanda tb vinha cá de férias e ia embora mais stressada! Era almoçar com um a olhar para o relógio p ir tomar café com o outro... horrível! No fim, não estava com ninguém decentemente. E o que mais que irritava era que no fim eu ia embora para trabalhar (num país sem feriados, como bem sabes), ficava sem folga nenhuma para tirar, e as pessoas que me stressavam a vida iam descansadas de férias, todas contentes! Q nervos!
    Acabei por nunca ir para outros sítios de férias, porque tb não estive fora muito tempo, mas é coisa que aconselho vivamente. Isso e vir cá sem avisar ninguém - só mesmo as pessoas mais chegadas. Mai nada.

    ResponderEliminar
  14. Ah, true! Não deixes que te minem o espírito de férias. Trabalhaste para elas, não as deves a ninguém e foste (és) altruísta o suficiente para partilhar parte delas com todos os que te são importantes. O resto...enjoy!

    ResponderEliminar
  15. A Isa disse exatamente o que penso sobre esse tema. Também ocorre-me com frequência, mas tal como tu dou-lhes pouca importância. É por isso que também costumo ir para longe. Roménia espera-me muito em breve...

    ResponderEliminar
  16. Fazes muito bem. Tenho alguns amigos, "emigras" como tu e que adoptam o mesmo sistema. Até preferem tirar os dias (de férias) fora antes de vir a Portugal - assim, como assim já não se podem queixar, os outros, os totós, que depois os abandonam para ir de férias.
    Aproveita bem!

    ResponderEliminar
  17. Acontece-me o mesmo!
    Como aqui já foi dito: Só avisar as pessoas que realmente interessam:)
    Boas férias!

    ResponderEliminar
  18. também fico sempre com o sentimento de ter pouco tempo para deslizar pelas ruas, pelo tempo... cada vez que me venho embora fico sempre com peso na consciência por não ter conseguido ver toda a gente. tenho tentado aperfeiçoar-me na tecnica de combinar coisas com toda a gente logo nos primeiros dias: almoço com um, lanche com outro, esplanada com outro, jantar com outro para depois ficar com todos os dias livres para fazer o que me der na gana (é a minha estratégia todos os anos, mas acabo por nunca conseguir cumpri-la)... e depois, quando regresso tenho a sensação de ter passado as férias à mesa ;) ... mas é bom o sentimento de aconchego de estar com a familia e com os amigos, 6 anos depois, gosto de sentir que este tempo longe não criou distâncias afectivas ou silencios incomodativos...

    ResponderEliminar
  19. Olá Luna!
    Estou fora de Portugal há 5 anos e sorri quando li este post.
    Como agora estou em Madrid, vou a casa frequentemente, mas acho bem engraçados (e irónicos) aqueles comentários de amigos (que já o foram mais) a dizer que não telefonamos ou não aparecemos. Mas o telefone e o email são one-way? Felizmente já me deixei de sentir culpada...

    Diverte.te muito em Ibiza!
    Beijinho Rita

    ResponderEliminar
  20. Como te entendo mulher. Fora que estive 4 anos, as férias passavam quase sempre por PT. Ficava mais cansada no fim do que no início e as pessoas realmente cobram. Cheguei a um ponto que a alguns que diziam: "Então desde que foste para Inglaterra não dizes nada?" Eu respondia: "Pois, a distancia é a mesma e tu tb nunca me visitas".

    ResponderEliminar
  21. Eu não gosto de cobrar, porque não gosto que me cobrem. Mas recentemente passei pela situação inversa, uma amiga que está fora, já veio a Portugal umas 4 vezes desde o inicio do ano, na ultima esteve o mês todo e parece só arranjar tempo para estar com os amigos do namorado. Não cobro, mas é impossível não sentir que a amizade vai ficando cada vez mais distante.

    ResponderEliminar
  22. Dude, tao mas tao verdade isto.

    Passo as ferias cornometrado, a correr de um lado para o outro e a tentar picar o ponto em todas as situaCoes.

    ResponderEliminar
  23. Eu fico particularmente encantada com aqueles a quem ja mal falamos e que quando vêm que temos 15 dias de ferias ficam amuados porque nao os vamos ver....
    Eu já desisti e faço orelhas moucas - sou por prioridades e quem já não me diz muito não me vale o esforço... claro está que isso não invalida "é-se sempre criticada quando não se consegue ver toda a gente, porque não se ligou, ingrata que nem apareceu, egoísta de merda que decidiu ir os dois dias que sobravam para a praia em vez de visitar (foi o que fiz), esquecendo-se as pessoas de que somos apenas uma a tentar dividir-se por trinta num curto espaço de tempo, e que o telefonema pode também partir do outro lado"

    ResponderEliminar
  24. aproveita! adorei ibiza! e se fores de barco até formentera vais adorar AINDA MAIS as praias são magnificas...
    ps: o pachá, disco...deixa muito a desejar.... não aconselho. have fun e cuidado com as alforrecas

    ResponderEliminar
  25. Grandiosa verdade. Com burocracias, passaportes, extractos bancários (e como ainda sou capaz de perder a carteira com todos os meus documentos) passo a vida em Portugal num virote.

    Vá lá que desta é quase um mês!

    ResponderEliminar
  26. Ena tanto emigra! Se o post arrancou-me vários sorrisos, o que direi destes comentários?

    Já comentei no FB, pelo que não vale a pena reproduzir aqui.

    Boas férias, aproveita muito!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. O último regresso a Portugal apenas tive com as pessoas que queria, claro que houve outras que não gostaram muito e ficaram chateadas ao ponto de quase não me falarem...

    Acho que nas férias ou os tempos que se passam em Portugal é para estares com as pessoas que gostas e não é fazer check list das pessoas com quem deves estar...

    Eu já adoptei isso quando vou a casa que é apenas 1 vez por ano, há tios e primos que já não vejo desde o último acontecimento familiar que foi há 4 anos...

    boas férias!

    ResponderEliminar
  28. Como te entendo!

    Já evito ir a Portugal quando nao tenho muitos dias de férias para poder descansar a sério!

    Férias sao férias! E se querem estar comigo podem sempre apanhar o aviao que cá estarei para os receber.

    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
  29. Concordo e assino por baixo. E ainda acrescento a malta amiga dos familiares que ouvem falar da outra que está lá fora e que têm, porque têm de nos conhecer... Haja paciência, às vezes...

    ResponderEliminar
  30. à Rita, à Andorinha e ao Pintas: subscrevo e enriqueço.
    (Muito felizmente) não tenho uma família chata e os meus (assumidos como verdadeiros)amigos nada me exigem e com eles nunca perco a intimidade. Já assisti a experiências engraçadas, no entanto, e por vários prismas. Aqui vai:
    1- uma amiga que se mudou para longe, mas em Portugal, por se candidatar a um lugar que exigia um período longo de formação intensiva. Comentário de outra amiga com cara no modo "ofendida" :"fulana nem manda msgs, nem dá notícias!" Tive que interceder pela minha amiga e responder: é ela que está longe e tem o tempo ocupado! Não podes esperar resposta a qualquer hora e por qualquer motivo.
    2-Nota: este é um caso inverso. Uma amiga minha tem bastantes parentes em França e Bélgica e assim ;). E o que fazem esses parentes velhotes? Esperam que ela os visite, em suas casas de férias para mostrar como a filhota dela está a crescer e etc., ficando ofendidíssimos se ela não aparece (como já fizeram questão de lhe dizer!). São eles quem vem de férias, logo querem vassalagem por parte do parente pobre...penso.
    3- Este foi comigo. Uma amiga que foi para fora durante um ano e meio. Para vocês não sei mas isso pra mim passa a correr. Fiquei em terra mas também não tinha tempo para mim nem para os outros. Parece-me que a perdi porque ela dá muito valor a essa treta de msgs, twits, respectivas respostas e datas de aniversário do cão e da tia e enfim...
    Moral da História: não cobro, não gosto que me cobrem, e os amigos que seguem essa filosofia são os verdadeiros e com os quais nunca perdemos a intimidade sem termos medo de pedir-lhes ajuda quando precisamos e eles a nós.
    Um beijo a todos, da barcelence

    ResponderEliminar
  31. Tal e qual, eu não teria descrito melhor! Todos os anos é a mesma coisa. "Roubei" parte do text à descarada e pus no meu blog :)

    ResponderEliminar