18 de agosto de 2011

Prevenção

Olá minha gente, hoje vamos falar de coisas sérias. Pois é, que isto prevenir é sempre melhor que remediar. E do que falamos? Sinais. Pois bem, eu sou daquelas pessoas que tem pelo corpo uns quatrocentos sinais, sardas, e essas coisas todas que peles sensíveis ao sol e com tendência a pigmentação têm, sendo que a maioria não tem problema nenhum, mas convém ir controlando. 
Ora, há uns tempos reparei num sinal novo numa perna, e embora pequenino, era ligeiramente irregular na forma (isto é, não perfeitamente redondinho), pelo que sempre que olhava para ele pensava que assim que viesse cá de férias devia ir mostrá-lo ao meu dermatologista. Como gaja das ciências não deveria dizer que foi intuição, mas a verdade é que, de entre todos os outros quatrocentos, só aquele me parecia diferente. Depois de consulta marcada, quase me senti ridícula por ir ao dermatologista só para mostrar aquela coisinha tão pequena, tendo até sinais maiores, com medo que ele me achasse paranóica ou simplesmente estúpida. Mas hoje lá fui, e assim que o meu médico o viu disse logo que é para tirar. Não é maligno, mas é do tipo que se pode tornar, e como tal, o melhor é jogar pelo seguro.
E é por isso que aqui estou a falar disto aqui: mesmo que vos pareça excesso de zelo, parvo ou mesmo paranóico, se tiverem um sinal novo, de contorno irregular, que vos pareça esquisito, mesmo que pequenino, mesmo que pensem que se calhar é da vossa cabeça, que estão a imaginar coisas, vão ver. Não custa nada e podem prevenir um grande problema no futuro. A sério.

13 comentários:

  1. boa dica! tenho centenas de sinais também e já tirei quatro. e estou sempre atenta a novos sinais que apareçam. é difícil é de controlar os das costas :(

    ResponderEliminar
  2. Há 3 anos atrás aconteceu-me o mesmo, o meu era na mama, apareceu de repente, pequenino, pequenino, parecia um pontinho, redondinho mas muito preto, e em 2 semanas dobrou o seu tamanho, corri para o dermatologista e ele não me tirou o sinal logo no dia da consulta porque não tinha vagas na cirurgia.... tirei-o 2 dias depois, felizmente a biopsia não revelou nada demais, mas se eu não tenho ido a correr à consulta, não sei não.... como se diz por cá "o seguro morreu de velho", não devemos facilitar.

    ResponderEliminar
  3. Sou como tu, tenho 400 e todos os anos me aparecem novos. Pelo sim pelo não, o ano passado fui ao dermatologista para me ver os sinais todos. Este ano, no fim do Verão vou fazer o mesmo. Pode ser excesso de zelo sim, mas prefiro. Pessoas brancas têm tendência, mais vale estar alerta.

    ResponderEliminar
  4. Depois de ler isto, e porque também tenho um sem fim de sinais pelo corpo, parece-me que vou marcar já uma consulta no dermatologista. Mal não faz e é como escreveste: mais vale prevenirmos atempadamente do que termos um problema bicudo (ou neste caso redondo, vá) no futuro.

    ResponderEliminar
  5. Eu juro que enquanto estava na sala de espera até pensei: que parvoice, quando lá chegar e lhe mostrar o sinalzinho vai pensar que sou parva, mas a verdade é nao. Eu só vou tirar quando voltar no natal, porque não é assim tao urgente, mas acho importante avisar as pessoas que mesmo que seja uma coisa pequenina, vale a pena ir ver.

    ResponderEliminar
  6. La vou eu marcar consulta no dermatologista....logo eu q pareço um mapa...

    ResponderEliminar
  7. Eu faço uma Dermatoscopia anualmente. J+a tirei uns 3 ou 4 e um deles estava mesmo na fronteira... nas costas, eu não o via.

    ResponderEliminar
  8. Eu ando paranóico com manchas castanhas que me apareceram nas mãos depois de 3 semanas de praia. A minha mãe diz que é falta de protecção solar nas mãos e eu começo a achar que sim. Estou a pensar ir primeiro à farmácia e depois, consoante a opinião, ir à minha dermatologista. Que achas Luna?

    ResponderEliminar
  9. Bem, nem eu sou médica e nem estou a ver as tuas maos. Eu sei o que sao manchas de sol em mim, e o que é que parece estranho, mas nao nos outros.
    No meu caso, achei por bem ir ao médico, mas cada um sabe de si.

    ResponderEliminar
  10. Já me aconteceu isso. Assustei-me um bocado quando o médico me traçou um quadro apocalíptico de "mais uns meses e você já não se safava".

    ResponderEliminar
  11. excelente post ... eu tive a mesma 'sensação' e depois deuma consulta tenho de tirar dois :S
    (quite creepy)

    ResponderEliminar
  12. A única vez que para já tirei sinais foram logo quatro, e fui parar ao médico por um unicamente e pelo facto de ao me pentear, visto que era na cabeça às vezes aleijava-me... não só tirei esse e mais três entre os quatrocentos que também em mim abundam, mas ainda há outros que tenho que tirar e agora ando a baldar-me que nunca mais lá fui...

    http://so_risoincognito.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  13. Eu também tenho milhares, milhões de sinais, mas prefiro ouvir o médico chamar-me paranóica e dizer que sou uma pessoa com sinais do que ficar na duvida e sim como pessoa de sinais atenta também já tirei 1 e estou prestes a tirar outro...

    zelo muito em excesso...
    Abraços imperfeitos

    ResponderEliminar