20 de setembro de 2011

Que os "deuses" me ajudem

A minha nova aluna mestranda nem sequer sabe pipetar. Vejo a minha vida a andar para trás.

17 comentários:

  1. O dr. Octávio Sérgio de Azevedo, grande mestre da guitarra portuguesa, compositor e acompanhante musical de algumas das maiores vozes da canção coimbrã, fui meu professor de química (muito bom professor) quando eu fiz os meus 6º e 7º anos liceais, na época os dois últimos anos, equivalentes hoje aos 11º e 12º, ensinou-me tantas coisa e entre elas a pipetar. Acho que hoje, ao fim de mais de 40 anos, já não poderia ser seu (teu?) aluno de mestrado :)

    ResponderEliminar
  2. quem sabe...
    a verdade é que a um aluno de mestrado se espera o domínio de certas técnicas laboratoriais básicas (e o meu aluno de bacharelato dominava-as bem melhor).

    ResponderEliminar
  3. pois, realmente pipetar é básico. e, suponho que trabalhes com as automáticas, ainda mais fácil é :b

    ResponderEliminar
  4. Medo. Pipetar é o bê-à-bá das técnicas laboratoriais. Espera até a introduzires num TLC ou, imagine-se, numa simples sementeira em caixa de Petri.

    ResponderEliminar
  5. Realmente isso não é muito normal... Eu aprendi a pipetar no secundário! E na faculdade, ensinaram logo no 1º ano ;)

    ResponderEliminar
  6. Ena pá! Vais mesmo precisar de muita ajuda divina =P
    Mas que raio de mestrado é esse que não ensina nada?

    ResponderEliminar
  7. Bolas...eu fazia isso no nono ano, nas aulas de CTV ou lá como se chamavam.

    ResponderEliminar
  8. Como prof. de Fisica e Química do 3º CEB e ensino secundário, posso dizer que os meus alunos saem do 9º ano a saber pipetar. Acrescento ainda, que como formadora do curso profissional de Técnico de Análise Laboratorial do IEFP, os meus formandos saem de lá a saber pipetar (das 1ªs coisas que aprendem) e muito mais... Essa tua mestranda, deve ser uma excepção (pelo menos assim espero), que sempre foi fazendo o curso "as costas" se alguém, só pode...

    Beijinhos Luna,

    Blue - Girl

    ResponderEliminar
  9. A minha mestranda é indonésia, e nao sei até que ponto teve grandes aulas práticas laboratoriais, além de ter estado a trabalhar noutra área e nao entrar num lab há 10 anos.
    Mas esperava que tivesse um nível superior a nível laboratorial, esperava...

    ResponderEliminar
  10. Pois, não sei, mas que a tarefa vai estar dificultada, vai... :) Mas tb pode ser das que aprende bem e rápido ;)

    Bom Trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Se quiseres, posso ir fazer tese de mestrado para o lab onde te encontras...deixa-me só acabar o primeiro ano do mestrado que vou já a correr para aí! E juro que até sei pipetar..

    ResponderEliminar
  12. Márcia

    para o ano devo estar eu a acabar, mas o meu lab recebe estagiários de mestrado, com estágios de 9 meses, tem é de ter bolsa propria (por exemplo erasmus, etc).

    ResponderEliminar
  13. been there. Passou a tarde a pipetar. esse sera o futuro dos nossos alunos em Portugal se o Passos Coelho for 'a avante com a sua liberalizacao privatizada do sistema educativo.

    ResponderEliminar
  14. Bem, se trabalhares num lab de bioinformática suponho que é mais importante ela saber bater no preto e entrar na base de dados da CIA do que saber pipetar, mas mesmo assim...

    ResponderEliminar
  15. Mais uma com um curso tirado ao fim de semana na Independente, hein?? ;)

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que tenho colegas de mestrado que mal sabem escrever. É uma questão de hábito...

    ResponderEliminar
  17. Eu cá tive de aprender isso e rapidamente, porque senão chumbava às práticas todas, tenho um Engº que nos obrigava a repetir a experiência tooooda!

    ResponderEliminar