15 de novembro de 2011

Coisas que m'atormentam

Volta e meia dou de caras com uma charada a que geralmente chamam de Teste de Einstein, ou Teste de QI de Einstein, e que supostamente foi escrito por ele, afirmando que apenas 2% da populaçao mundial seria capaz de o resolver - para quem não sabe é aquele das casas e nacionalidades e animais e tal, que se resolve como o sudoku. Ora, isto leva-me a uma série de dúvidas, que já tentei esclarecer sem sucesso, sendo que as mais importantes são:

1 - foi mesmo Einstein quem escreveu a charada, ou é uma treta como aquela das pedras no caminho construirem um castelo ser de Pessoa?

2 - é mesmo suposto só 2% das população mundial serem capazes de o resolver, ou isso é só para o pessoal ficar contentinho e convencido de que afinal é um génio quando é apenas normal?

E pronto, é isto. Será que por obséquio as pessoas psicólogas e conhecedoras de testes psicotécnicos e cognitivos do género me poderiam informar se isto é mesmo verdade ou apenas outro mito urbano?


32 comentários:

  1. Eu uma vez resolvi essa charada, que vinha no Expresso, numa aula de Direito das Sociedade II. Fiquei a achar que não era preciso ser lá grande coisa para resolver aquilo.

    ResponderEliminar
  2. O tempo que eu também perco a pensar nestas coisas!

    ResponderEliminar
  3. Mitos urbanos.

    Os testes psicotecnicos à séria e os testes de QI (wais e wisc respectivamente) ou de factor G não andam assim à solta...

    E mesmo que andassem as escalas de cotações e de avaliações são chatas; demoram a fazer =P

    Resumo: é pro pessoal ficar contentinho.

    ResponderEliminar
  4. Sem saber, aposto que o snopes.com tem a resposta.

    ResponderEliminar
  5. Mas só um esclarecimento:

    Não significa que não sejam interessantes de fazer e estimulantes cognitivamente. Alimento para o cérebro é bom. Pessoalmente adoro sudokus =P

    ResponderEliminar
  6. Espiral, um esclarecimento, que talvez me tenha expressado mal: aquilo nao é um teste de QI. É apenas uma charada, mas que diz que apenas 2% das pessoas consegue resolver, o que me parece exagerado.

    ResponderEliminar
  7. (pronto, tambem imagino que seja mais complicado para pessoas que nao tenham hábito de resolver charadas e os truques de eliminaçao de hipóteses)

    ResponderEliminar
  8. Eu já resolvi bastante depressa quando tinha para aí 12 anos. Acho que dizem aquilo dos 2% da população mesmo só para o pessoal se achar inteligente :P

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Também não fui explícita.

    O que quis dizer foi que qualquer teste que remeta para uma conclusão desse género (só 2% da população) estará relacionado essencialmente com o factor G ou testes de QI.

    Os testes de QI dependem de várias escalas que não estão aferidas naquele teste especifico.

    Os testes de factor g pressupõem uma linha de raciocínio que se vai complexificando à medida que o teste avança (o que também não é o aso).

    Como referi, são exercícios óptimos para aumentar a nossa velocidade de raciocínio e também resistência à frustração =)

    Portanto, não, é suposto qualquer pessoa com um bocadinho de paciência e um raciocínio medianamente aceitável conseguir (mas se não conseguir também não é grave....)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Einstein deve ser a figura mais citada da história para demonstrar inteligência e sobrevivência às agruras da vida. Já vi escrito que era disléxico (não era), que tinha sindroma de Asperger (que não tinha), que inventava enigmas (como o que citas), enfim... O homem era inegavelmente um génio, mas a mitologia faz dele um milagre, eheheh!

    ResponderEliminar
  12. Espiral: foi o que pensei.

    e acrescento à paciência, o hábito de resolver charadas e capacidade de organização de raciocínio por exclusão de partes.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Desculpe discordar: http://static.publico.clix.pt/homepage/provedor/04.ruiAraujo/textos/2007.05.13.fernandoPessoa.asp

    ResponderEliminar
  15. o texto nao é de pessoa, como foi esclarecido pela casa fernando pessoa:

    "“O poema em questão não é de Fernando Pessoa, coisa que poderia ser garantida à primeira leitura (pelo tema, pela escrita, pela ortografia). No Brasil, tanto na web como em papel impresso, circulam vários «poemas apócrifos» assinados por Fernando Pessoa; muitas vezes, os seus autores pretendem garantir algum reconhecimento anónimo através da utilização do nome do poeta – são, geralmente, textos de má qualidade e que, infelizmente, se multiplicam todos os dias. Qualquer «leitor mediano» da obra de Pessoa ou dos seus heterónimos se dá conta da mistificação e da falsificação. Fernando Pessoa não diz semelhantes patetices”, esclareceu Francisco José Viegas, escritor e director da Casa Fernando Pessoa."

    ResponderEliminar
  16. A Saozinha foi mais rápida que eu (acompanhou certamente a polémica na altura, como eu)

    ResponderEliminar
  17. apaguei para não a induzir em erro, mas afinal conseguiu o documento ao mesmo tempo do que eu. Ainda bem que esse poema não é de Pessoa porque sempre o detestei. Era de uma facilidade e banalidade tremenda. Obrigada pela dita.

    ResponderEliminar
  18. era dificil pensar que uma frase tao pirosa fosse dele.por isso mesmo, quando se tornou popular, andei à procura de informaçao, e cheguei a várias declaraçoes de estudiosos de pessoa que negavam ser dele. infelizmente, hoje em dia, com a multiplicaçao da internet, as coisas tornam-se virais e é difícil esclarecer.

    tenho 99% de certeza que o tal quiz nao é de einstein, e foi mais por piada que perguntei, mas a verdade é que mesmo pesquisando urban miths e einstein quiz nao cheguei a nenhuma página esclarecedora.

    ResponderEliminar
  19. estava eu no primeiro ou segundo ano de faculdade quando alguém leu esse poema, não me lembro a que propósito e eu pensei: como é que eu não conheço isto sendo de pessoa? E ao ouvir a última frase pensei que coisa pirosa. Pegar na tabacaria e depois isto, é uma diferença bastante significativa. Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  20. eu nao sou conhecedora de pessoa, at all. mas quando este poema circulou cheirou-me a fraude e pesquisei.

    ResponderEliminar
  21. (soa demasiado a auto-ajuda e nada em pessoa era auto-ajuda)

    ResponderEliminar
  22. algumas coisas até eram no livro do desassossego ainda encontro algumas, mas nunca banais como estas. Farei questão de elucidar quem no futuro atribuir este poema ao Pessoa, não vá ele dar voltas no caixão.

    ResponderEliminar
  23. Quando comecei a ver esta frase por todo o lado, também estranhei nunca a ter lido em lado nenhum. E isto do Einstein é realmente intrigante, mas soa a patranha das grandes.

    ResponderEliminar
  24. Saozinha, esta do einstein é grande tanga também, mas ainda nao consegui encontrar contraditório.

    ResponderEliminar
  25. Essa história do Pessoa também me atormentou. Como sou absoluta fã do senhor, fiquei um bocado surpreendida por não conhecer a citação em questão mas pensei cá para mim "sou uma moça nova e inexperiente, se calhar sou mesmo eu que deixei escapar a coisa". A verdade é que na minha juventude pirosa (cof cof) até achei piada à frase, mais pelas circunstâncias e tal (uma pessoa tem de ter sempre qualquer coisa de que se envergonhar!). NO entanto, sempre desconfiei que não era dele, agora tenho a confirmação, obrigada!
    Quanto ao enigma do Einstein, sou uma info excluída, não faço ideia do que falam :(

    ResponderEliminar
  26. Já que é para exibir inteleto, que se façam antes os testes da Mensa. A minha fonte, como referi, foi o Expresso. Nunca tinha visto tal coisa antes. Foi para aí em 2005. Eles próprios andam mal-informados, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  27. Somos amigas ou não? Precisas de perguntar isto aqui???

    És a minha vergonha...

    (Btw, não se diz PSICOTÉCNICOS mas sim PSICOMÉTRICOS, tá?)

    ResponderEliminar
  28. Pessoa, Pessoa... nunca ele construiria um castelo. Naquela mente genial ele construiu um mundo!

    ResponderEliminar
  29. Deixa-me só deixar aqui um parêntesis... Só 2% da população mundial o consegue resolver... em menos de 10 minutos! :)

    Tive que o resolver na sexta-feira, numa dinâmica de grupo aqui da empresa!

    ResponderEliminar
  30. Mesmo não sendo do Einstein, quase aposto que eu podia integrar o movimento "We are the 98%". 'xa cá pensar oq ue vamos ocupar, hummm.

    ResponderEliminar
  31. eu apago imediatamente. tenho muito medo de um dia descobrir que sou burra, afinal já são muitos anos a pensar o contrário.

    ResponderEliminar
  32. Olá,

    essa charada que falas, segundo o meu manual de filosofia foi mesmo inventada pelo einstein, mas também dizia lá que o senhor afirmou que 6 e não 2% da população conseguiria resolver. No entanto o meu prof explicou que temos de ter em conta que o senhor chegou a esse número numa outra altura histórica. Onde as pessoas não tinham o acesso à educação formal, como hoje em dia, e a maioria eram alfabetas.
    E sim a maioria dos alunos conseguiu fazer e não somos nenhuns génios.

    Espero estar correcta e ter ajudado!

    ResponderEliminar