14 de novembro de 2011

É grave, doutor?

Ando com um pequeno problema: viciei-me nos livros do senhor "Jorge Martins", que decidi começar a ler depois de ter visto a série A Game of Thrones, e agora ando obcecada, não faço mais nada nos tempos livres, fins de semana inteiros agarrada àquilo, até me chateia ter de parar para comer, e conviver com pessoas, e a coisa já vai ao ponto de sonhar com isso: sim, sonhar que estou a ler parágrafos inteiros imaginários em inglês, que são obra da minha cabeça. Por um lado até pode ser bom, um escape para as peocupações de trabalho que me andavam a ocupar a cabeça dia e noite, mas bolas, substituir um stress por outro não será lá grande coisa. Ainda assim, sempre será melhor que me dar para ter ataques de pânico, como a um amigo meu.

30 comentários:

  1. eu adoro a série, e tenho aqui o e-book para ler, mas como detesto ler livros no computador ainda estou a pensar se valerá a pena

    ResponderEliminar
  2. Revejo-me na obsessão :)
    Lembro-me quando andava a ler as Crónicas, pensar na história e nas personagens a toda a hora! Pena que os últimos livros seja um pedacinho menos interessantes, mas ainda assim um Martin mediano é boa literatura.
    Quanto à série, acho que está excelente, gostei mesmo muito e gosto de acompanhar as novidades ao ponto de ter criado um blogue :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. stantans: no computador, nunca. num kindle, sim (estou a ler no kindle e depois de nos habituarmos é óptimo, até porque graficamente é como um livro)

    ResponderEliminar
  4. Como te percebo. Estou na mesma, ate me irrita dormir.

    ResponderEliminar
  5. :) ler não deveria ser um stress, deveria ser exactamente o oposto... vê se consegues contrariar essa parte, porque o pormenor de ler em cada bocadinho livre que tens e de seguida, parece-me normal quando se gosta do que se está a ler, e até acho saudável :)
    Há muito que não tenho um, ou vários, livros viciantes e sinto a falta desse "sossego" da leitura.

    ResponderEliminar
  6. eu já li todos os que saíram até à presente data e o mais que me dá (e dá com umas grandes ganas) é rezar a todos os santinhos para que o senhor não vá antes de terminar o último livro.

    ResponderEliminar
  7. Sofro da mesma "doença"! Já vou no oitavo livro (que no original é o quarto) e aproveito cada bocadinho para ler.

    E também já sonhei com a história... :)

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que é um passatempo delicioso. :)

    ResponderEliminar
  9. E vais em que livro? Também estou com a febre, estou mesmo a terminar "A Clash of Kings". Os próximos também vão ser todos lidos no kindle (melhor gadget de sempre).

    ResponderEliminar
  10. Também vou no A Clash of Kings.

    ResponderEliminar
  11. Posso pedir que me expliquem tudo sobre o kindle? Depois de o terem onde compram os e-books? É mais vantajoso do que os livros em papel?

    ResponderEliminar
  12. Eu já comprei o primeiro livro pois tenho intensões de ler.. o problema é a falta de tempo e a saga do Senhor dos Aneis pela frente.

    ResponderEliminar
  13. Já vou a meio do Clash of Kings, pulize no spoilers, acabei um e enfiei-me no outro, já me prometi que terminado este intervalo com outra coisa qualquer, mas desconfio que é uma promessa tipo eleitoral.

    ResponderEliminar
  14. Miss G

    tudo depende do que consideras vantajoso. Obviamente, nada é realmente melhor que um livro, pelo que a mudança para digital se deve geralmente a razões concretas.

    Eu, que mudei duas vezes de país e várias vezes de casa nos últimos anos, tenho como grande vantagem não acumular livros que serão um grande problema para transportar em caso de nova mudança, além de poder viajar com vários livros no espaço de um só, e ainda poder ler artigos científicos.

    Os livros compram-se facilmente no site da amazon, ou outros, dependendo do reader que se comprou.

    Quanto aos preços, tirando muitas pechinchas e até livros grátis, geralmente clássicos, os livros mais recentes por vezes até são mais caros que em papel. Especialmente em versoes traduzidas para português.

    No entanto, é claro que, como acontece com filmes, séries e música, é bastante fácil encontrar livros que "são oferta da internet".

    ResponderEliminar
  15. Miss G. - Podes fazer download de livros. Clássicos são mais fáceis de arranjar em vários sites (incluindo o goodreads). A amazon também tem alguns títulos a custo 0 que permite descarregar sem mais encargos. Se queres ler livros em português penso que sites como wook.pt tem livros à venda (até ver ainda não encontrei nenhum sítio onde estivesses à borla). Quanto a e-readers, tens várias opções, mas optei pelo kindle 3/keyboard (já tinha saído um modelo mais barato mas tinha metade da capacidade). Não tem nada a ver com tablets, lê como um livro e permite sublinhar passagens/ tirar notas. Compensa para pessoas que tenham hábito de ler. Há vários vídeos de utilizadores. Espreita a ver se te parece vantajoso (este é o que eu tenho, mas há outros modelos e marcas).
    http://www.youtube.com/watch?v=CzrhSaY7beE

    ResponderEliminar
  16. É o que eu tenho também. Só me chateia que este novo que saiu tenha touch screen e o meu nao, mas se calhar por um lado até é melhor, para não ficar cheio de dedadas.

    ResponderEliminar
  17. Na altura em que o comprei o touch tinha acabado de sair e são o mesmo preço. Mas preferi o kindle 3 precisamente por isso.

    ResponderEliminar
  18. Que saudades de um livro me agarrar assim... ja la vai uns bons meses que isso nao acontece.

    ResponderEliminar
  19. Eu acabei de ler "A Storm of Swords Part 1" e só quero pôr as minhas mãozinhas no próximo livro. A história agarra-nos mesmo.

    ResponderEliminar
  20. El sueño del celta, Luna. Uma maravilha, não paro.
    Se recomendas esse do Tronos, vou ler. Vi o primeiro episódio da série e tive tédio.

    ResponderEliminar
  21. O primeiro episódio é chatinho é, mas daí para a frente mamei todos de seguida sem parar.

    ResponderEliminar
  22. Já estou no 4º livro! Super viciante! E uma amiga que já vai adiantadinha diz que o 6º é do melhor!

    ResponderEliminar
  23. O sexto? Ainda só há cinco...

    ResponderEliminar
  24. De Game of Thrones? Existem nove e ainda não acabou.. o problema é que o escritor está muito mal de saúde :|

    ResponderEliminar
  25. Ah não, espera. Tu tas a ler os ingleses não tas? Sim, a versão inglesa só tem 5, em Portugal, para ganharem mais dinheiro, fazem 2 livros de cada.

    ResponderEliminar
  26. Existem 9 em Portugal, porque cortam os livros em dois. Eu estou a ler os originais, e no original só há cinco, cada um deles com mais de 800 páginas.

    ResponderEliminar
  27. Sou muito burrinha nestas coisas...
    Tava a tentar descubrir o que é isso de Kindle e quanto custa mas nao consegui descubrir.. So me aparecem tablets carissimooooossss.
    Não é isso ou é? quanto custa o Kindle?

    ResponderEliminar
  28. Frutinha, a marca kindle é exclusivo da amazon, sendo este o mais barato http://www.amazon.com/Kindle-Wi-Fi-Ink-Display-international/dp/B0051QVF7A/ref=amb_link_357812442_2/183-7432491-1929649?pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=center-1&pf_rd_r=1CD3XX0Z168DZ18H5KKM&pf_rd_t=101&pf_rd_p=1328160362&pf_rd_i=507846 (há ainda o touch e o keyboard que fica em 140, mas para quem lê bastante compensa a médio prazo). Mas há outras marcas que se vendem inclusivamente em lojas como media market ou online pela pixmania por exemplo. O que gosto neste aparelhos é não ter a luz como num ecrã de computador, porque ler num iPad ou num portátil acaba por ser a mesma coisa. É cómodo para quem anda com livros atrás (por exemplo no metro) e para pistosgas como eu é uma maravilha porque dá para alterar o tamanho da letra. Mas para não fazeres uma compra em vão recomendo que procures marcas e vejas vídeos no youtube. Há vídeos onde mostram as utilidades e falam dos pros e contras e há também comparações de marcas diferentes lado a lado. Eu pessoalmente adoro, mas é algo que não compensa a toda a gente.

    ResponderEliminar
  29. ahh boa agora estou mais eclarecida!! :) Obrigado.. Vou analisar a coisa então.

    ResponderEliminar