16 de novembro de 2011

Outras coisas que m'atormentam

Quis o destino que depois de uma longa e extenuante busca, eu arranjasse uma casa no rés-do-chão. Quis o destino também que o meu pequeníssimo quarto no rés-do-chão desse para a rua, com uma janela aí de dois por dois metros, o que faz com que quem passe na rua junto a minha casa passe na verdade a cerca de dois ou três metros de onde o meu corpo se encontra deitado a dormir. Felizmente, o destino até foi simpático ao abençoar-me com um bairro tranquilo, onde raramente há barulho que perturbe o meu sono descansado. Tirando, claro, o cabrão do tolinho da casa ao lado, que nem com - 2 graus deixa de ir para a rua todo o santo dia, fins de semana e feriados, aí às sete da manhã, que é a hora a que as irmãs o soltam, gritar bom dia a todas as pessoas que passam na rua, independentemente da distância a que passam, e com consequente variação de volume vocal.

(sim, 'já sei, sou uma insensível, mas antes que me venham dizer coitadinho é tolinho, e não sei o quê, sim, eu também achava muito fofinho a coisa dos bons dias, até começar a fazê-lo às sete da manhã e a dois metros da minha janela, e não, a culpa não é dele, mas das irmãs que o deixam ir para a rua àquelas horas indecentes)

12 comentários:

  1. E um baldito de água fria pelo tolinho abaixo, não?...

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho vizinhos (sem) talento musical, também é muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Não seria capaz de fazer uma coisa dessas, até porque a culpa é de quem o deixa ir para a rua tão cedo (tipo, se o deixarem ir as 3 da manhã fará o mesmo, nao tem noçao). Mas é chato, e já várias vezes ao fim de semana tive de passar da cama para o sofá para conseguir dormir mais um bocadinho.
    Agora adoptei a estratégia de boicote: quando saio de casa de manha e ele me diz bom dia, faço sinal de schiu e de dormir apontando para as casas em volta.

    ResponderEliminar
  4. Boa! Parece-me boa estratégia.

    ResponderEliminar
  5. Isto é relativamente recente, já que me dá ideia que dantes ele só estava na rua mais tarde, mas de há uns meses para cá é entre as 7h e 7h30, roubando-me uma hora de sono. E acordar todos os dias com alguém a gritar bons dias a quem passa à nossa janela torna-se um bocadinho enervante.

    ResponderEliminar
  6. :)))))))))) gostei da tua estratégia :)
    Eu também não conseguiria fazer aquilo, mas já teria ido falar com as irmãs.

    ResponderEliminar
  7. Tu estás a dois ou três metros da rua, eu estou a uma parede dos meus vizinhos marroquinos que têm canalha rabugenta chorona, pássaros de gaiola e cimeiras femininas matutinas aos fds! Grunf!

    ResponderEliminar
  8. Só uma pergunta: "tolinho" é a designação científica correcta para o vizinho? Parece-me que há aí um breakthrough para a psiquiatria moderna.

    ResponderEliminar
  9. Bem, tolinho, vejamos, não, nao é, de facto, uma designação cientifica.

    O problema é que eu, de facto, não sei qual a deficiência de que o meu vizinho é portador.

    Não é de certeza trissomia 21, que é facilmente distinguível fisicamente. Pelo que será outra.

    Tendo em conta que o meu vizinho sofre de um atraso, que eu não sei qual é e também não pretendo perguntar-lhe, não sabendo qual o síndrome de que sofre, pareceu-me que dizer que é "tolinho" sempre soa menos ofensivo do que me referir a ele como o atrasado mental.

    Mas pronto: o meu vizinho portador de doença incapacitante mental continua a gritar todos os dias à minha janela, a partir das 7 da manhã.

    quando acordares todos os dias uma hora mais cedo e tiveres de sair da tua cama todos os fins de semana e ir dormir para a sala, porque o vizinho portador de doença mental está aos gritos ao lado da tua janela a dizer bom dia a todas as pessoas que passam às 7 da manhã, talvez não te preocupes tanto com a nomenclatura.

    ResponderEliminar
  10. Ah, mas eu não estava a menosprezar o teu sofrimento, de maneira nenhuma! E admito que não é propriamente mais bonito (nem corrente) chamar-lhe "o paralítico cerebral", já que muito provavelmente é a paralisia cerebral que o aflige. Não invalida que "tolinho" seja feio.

    ResponderEliminar
  11. Mas eu nao sei se é paralisia cerebral, nao sei mesmo. geralmente quem sofre de paralisia cerebral tem problemas motores, que ele nao tem.
    A verdade é que nao faço ideia de qual seja o problema, e sabendo como o pessoal se ofende facilmente, pensei em varios termos possíveis: deficiente?, atrasado?, tolinho pareceu-me quase carinhoso, em comparaçao.

    ResponderEliminar