29 de novembro de 2011

Pintando Paredes

E porque os blogs não servem só para pedinchar Samsungs Diva, aqui deixo um apelo de uma mãe que quer arranjar novos amigos para a sua filha.

"Chamo-me Teresa, sou mãe da Clara e aprendi, quando ela nasceu, que "se não podes mudar os móveis, pinta as paredes" mas estou a precisar de ajuda para dar mais uns retoques de tinta. 

A Clara tem 16 anos, Síndrome de Down, muitos amigos mas poucos que a entendam. Não é difícil de entender, ela é só diferente e já tem perfeita consciência disso o que a tem levado, nos últimos tempos, a isolar-se num mundo só dela. É uma teenager com todas as qualidades dos outros teenagers, os milhões de defeitos e uma lógica ainda mais retorcida, mesmo que isso pareça uma impossibilidade. A Clara frequenta uma escola secundária que a maior parte dos amigos dela também frequenta mas se, até aqui, os temas de conversa eram simples e simples era também conseguirem dialogar, as especificidades foram-se tornando mais notórias e a conversa, muita, não passa da rama. A Clara sempre frequentou o ensino integrado e nas escolas por onde passou foi, durante muito tempo, a única menina Down razão pela qual só recentemente teve contactos com mais outros dois miúdos como ela. 

Apesar de não haver graus nesta coisa da trissomia, ou está lá o estupor do cromossoma a mais ou não está, estas pessoas, tal como as outras todas, não são iguais e atingem patamares muito diferentes. A Clara tem algumas capacidades que se são muito gratificantes para ela a deixaram ainda mais isolada, pois se ela não se entende com a maior parte dos miúdos da escola também não se entende com os novos amigos que com ela frequentam o ensino especial. A Clara gosta de ler, de escrever histórias, de palrar no Facebook, de cantar, de passar horas no youtube, de partilhar as tristezas e as alegrias que lhe vão na alma e a Clara tem também um raio de um sentido de humor que baralha quem é apanhado desprevenido ou quem não lhe topa a malandrice. 

A Clara vive comigo e com a irmã mais nova e amigos não lhe faltam mas são poucos, muito poucos, os que falam a mesma linguagem e é para os encontrar que preciso da vossa ajuda. A Clara tem um perfil no facebook e seria muito bom poder comunicar com outros miúdos Down ou com défices cognitivos. Abram os ouvidos, os olhos e o coração e ajudem-nos a descobrir novos amigos para a Clara. Sugestões, opiniões, desabafos, pedidos de contacto, podem ser enviados para o email pintarparedes@gmail.com

E como, nestas coisas, nada melhor que dar a palavra aos próprios, fica o apelo há muito feito pela Clara no perfil dela do Facebook. 

bem vindo ao facebook venham a ver o facebook da clara boa sorte entra do facebook dela eu adoro muito obrigado"

11 comentários:

  1. Que mãe...que mãe. Grande mãe.

    ResponderEliminar
  2. um apelo comovente. vou divulgar luna. que mãe coragem.

    ResponderEliminar
  3. Já EU digo: que grande CLARA, que enorme CLARA, que teve muita sorte na mãe que tem :)

    ResponderEliminar
  4. Mais que comovente ou bonito, é uma mensagem muito positiva. Partilhei e tenho a certeza que a Clara vai encontrar amigos que possam partilhar ainda mais coisas com ela!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, a ideia é essa, partilhar. :)

    ResponderEliminar
  6. Vou partilhar no meu facebook, talvez possa conhecer duas pessoas (mas não falo com elas nem seus familiares que podiam ajudar a Clara).

    ResponderEliminar
  7. Ola Luna, vim aqui parar por acaso e nao pude deixar de ficar emocionada e também feliz por ver que esta mae e uma grande mãe!
    Vou partilhar.

    Baci*

    ResponderEliminar
  8. Um apelo que deixa qualquer um emocionado!

    Obrigada Teresa por contares a história e obrigada Clara por teres tanta força.

    Obrigada, também, à Luna por ter partilhado isto...

    Vou partilhar :D

    ResponderEliminar