17 de novembro de 2011

Químicos e afins

Enquanto a polémica sobre a ignorância atroz dos nossos jóves universitários demonstrada no vídeo da Sábado se instala, e o assunto é discutido exaustivamente em todo o lado, "como é possível, com perguntas tão básicas?" e tal, eu queria apenas dizer que, de facto, também não sei qual o símbolo químico da água. Vocês sabem?

adenda: gostava de saber se o senhor jornalista sabe qual o símbolo químico do azoto, do ouro, da prata, do sódio e já agora, do potássio e do mercúrio, só naquela.

39 comentários:

  1. Não percebo nadinhaaaa de quimica, mas, não é H2O ?

    ResponderEliminar
  2. O símbolo químico da água não existe. A fórmula química da água é H2O.

    ResponderEliminar
  3. Esta até eu sei: a água não é um elemento químico, pelo que não tem símbolo. Há é a fórmula química da água, H2O, i.e., dois elementos (Hidrogénio e oxigénio) sendo que para cada molécula de água são necessários dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. Acertei?

    Para a sábado: FAIL!

    ResponderEliminar
  4. sim, é isso mesmo. tão afoitos a mostrar a ignorância dos entrevistados (entrevistas que devem ter sido escolhidas a dedo entre várias menos más), e depois uma das perguntas está mal formulada, já que água não é elemento para ter símbolo químico. É um preciosismo, mas quando a ideia é mostrar ignorância, há que ter cuidado com a nossa própria.

    ResponderEliminar
  5. Ya ya, essa deixou-me também atravessado.

    Até porque repetiram algumas pessoas (estou a lembrar-me da gorda) em todas as perguntas, ou seja, as mais parvas de todas.

    ResponderEliminar
  6. Sim, a pergunta não foi formulada da melhor maneira, mas que os putos são ignorantes são. Ao menos resta a última miuda a dizer que cultura geral não era com ela.
    E não tenho dúvidas nenhumas que o ensino dos últimos anos, cujo facilitismo era rei, contribuiu para isso.
    E acrescento que os pais também são culpados da ignorância dos filhos e da sua falta de interesse pelo mundo que os rodeia.

    ResponderEliminar
  7. Sim, a reportagem está muito tendenciosa, mas acho que não é por perguntarem o símbolo químico em vez de fórmula química da água que eles não sabiam... Eu não sei quase nada de química porque só tive até ao 9º ano, mas sei que a fórmula é H2O e sei explicar mais ou menos porquê (como já foi referido) e pensei logo na resposta quando estava a ver o vídeo e nem me ocorreu essa falha na pergunta.
    A mim só me "choca" que haja pessoas sem o mínimo de conhecimentos gerais nas universidades, embora o que se pede nessas é um saber específico, não generalizado. Não digo que sejam pessoas pouco inteligentes, apenas acho que conhecimentos gerais não fazem mal a ninguém e acho que as pessoas deveriam manter-se mais informadas... Esta reportagem faz-me lembrar aquelas de ortografia e gramática, é cada calinada xD

    ResponderEliminar
  8. Apesar de achar estranho errarem algumas, temos que ter atenção a outra coisa:

    Mesmo perguntas fáceis, podem não estar na nossa memória a curto prazo e nem ser facilmente activadas se estiverem armazenadas.....

    por exemplo eu demorei um bom bocado a lembrar me do nome do fundador da Microsoft, e estava a ver a cara dele e tudo mas o nome não surgia... surgia-me o Bill, o Bill... (porque ao pedirem o nome não são activadas associações semânticas nem de contexto que ajudam à recuperação bla bla bla coisinhas de psicologia chatas e difíceis e que não interessam nada agora....)

    por isso tenham calma aí com o choque. A nossa mente é um mundo....

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente eu a mim preocupa-me mais os erros gramaticais que a cultura geral que falam no video!
    Olha eu não sabia quem tinha pintado a Capela Sistina.
    Também há nomes que não sabia visto a politica me passar mesmo ao lado.
    Mas sei coisas mais interessantes que isso!
    Pormenores.
    Claro que hoje em dia com as facilidades que há no ensino não admira a ignorancia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Com essa apanhaste-me. Mas juraria que aprendi (eu que deixei ciências aos 14 anos) como símbolo químico. H2O, essa é daquelas que não se esquecem.

    ResponderEliminar
  11. A mim preocupa-me que a justificação para alguém das "ciências" não conhecer um escritor como José Saramago seja "ahhh, eu não dei isso..." ou "literatura não é comigo". Preocupa-me que o facto de "não ligar muito a política" justifique que não se conheçam os políticos que mexem com o nosso futuro (cf Casa dos Segredos). Preocupa-me que tudo se resolva com "...esse tema não é comigo!".
    Eu sei que o estudo é tendencioso, e tem um toque de Jornalismo à la TVI, a pergunta da água é uma falha que não tem justificação... mas... tenho convivido com este tipo de falta de conhecimento por parte dos colegas mais novos, e ela é real... lá porque não "demos" o que quer que seja no Secundário, isso não justifica que não conheçamos ou não tenhamos interesse em conhecer.
    Lá porque somos das Ciências, ou de Economia, isso não desculpa que se escreva tãaaaao mal (e isso envergonha-me particularmente). Como me envergonharia não saber quem é Saramago. Mas tudo bem... Tenho é medo dos futuros professores, veterinários, engenheiros, "artistas"...

    ResponderEliminar
  12. se eu for ao google pesquisar também te posso responder de forma bonita e certa. mas como não fui podia limitar-me a copiar as respostas das outras pessoas.

    ResponderEliminar
  13. A maioria das pessoas choca-se muito com esta reportagem, enquanto eu me choquei bastante com o artigo (que li antes de ver o video), extremamente preconceituoso e tendencioso, que diz coisas como

    "Cátia Palhinhas, do reality show Casa dos Segredos2, autora destas e de outras respostas, que põem o público a rir, não frequenta o ensino superior – é auxiliar de acção médica e está a tirar o 12.º ano à noite no programa Novas Oportunidades. "

    O que me faz pensar que era logo aqui que queriam chegar. A burra da Cátia coitadinha que está a tirar o 12º ano à noite nas Novas Oportunidades até pode não saber onde fica a América, mas os meninos universitários já têm que saber quem pintou a Capela Sistina? Se é cultura geral, é cultura geral, até a Xica da mercearia pode e deve saber quem é a Merkel.

    (e btw, não me parece extremamente importante saber quem pintou a capela Sistina, nem de perto com a mesma gravidade de não saber como se chama o presidente dos EUA)

    ResponderEliminar
  14. São capazes de querer dizer fórmula química :)

    ResponderEliminar
  15. R.L., fyi, não tenho química desde o 9º ano, mas não precisei de ir ao google. Como acho este tipo de reportagens imbecilizantes e profundamente parciais, nem me dei ao trabalho de a ver. Não há pachora para este tipo de "jornalismo", e é por causa dele que deixei de comprar a Sábado. Provavelmente não saberia todas as respostas, e não tenho problemas em o admitir. Mas quem se arroga o direito de qualificar os outros como burros não deveria deixar pontas soltas por onde lhes possam pegar.

    ResponderEliminar
  16. h2o... a não ser que se tenha perdido algo... já que crise toca a todos ;)


    * beijocas

    ResponderEliminar
  17. Pronto... Já responderam por mim... Água não tem símbolo químico mas sim fórmula química!

    ResponderEliminar
  18. tenho cá minhas dúvidas se perguntas almanaquicas são capazes de revelar algum gênio. Porém, elas dão bem a dimensão da importância que os alunos dão aos conhecimentos e saberes que constituem o acervo cultural de uma nação, no caso,a portuguesa. Os alunos estão se lixando pra quem foi Eça de Queiroz, José Saramago ou quem é Manoel de Oliveira... issso é grave. Seguramente eles conhecem os enlatados americanos...

    ResponderEliminar
  19. A pergunta do Padrinho pareceu-me descabida. Lá por ser um clássico, é um filme de 72 e a malta da entrevista nasceu nos anos 90.
    Além disso, o jornalista nem deve saber que o Padrinho antes de ser filme, foi uma personagem real.

    ResponderEliminar
  20. Ora, eu sou uma ignorante mas fiquei incomodada por não saberem quem pintou uma das coisas mais lindas do mundo. Quanto ao símbolo químico, fiquei desconcertada a pensar "mas aquilo não tem um símbolo, bolas". É que eu estava mesmo muito atenta às aulas de CTV e biologia :))))

    ResponderEliminar
  21. Pseudo trabalhos jornalísticos feitos por gente ressabiada.

    ResponderEliminar
  22. Juanna, por acaso sei quem pintou. Mas não faço ideia do que pintou. Nem como pintou. Nem o que tem assim tão de extraordinário. Aliás, nem sei mais nada sobre a vida do Michaelangelo.

    Nunca fui a Itália e não sou nenhum entendido e apaixonado por arte.

    Se também não soubesse a resposta, seria assim tão grave?

    Meh..

    ResponderEliminar
  23. A questão não é "mesmo que fizessem a pergunta bem eles não sabiam". É mais grave do que isso.

    É como se eu perguntasse "quem inventou a gravidade" e achasse mal não me responderem o Newton. Mostra apenas que quem está a perguntar acha apenas que é inteligente.

    ResponderEliminar
  24. Dos 100 entrevistados, apareceram no máximo 20 e, desses 20, 5 ou 6 foram recorrentes. Isso significará que 80 entrevistados sabiam todas as respostas, e 20 sabiam algumas e outras não. Não me parece um resultado negativo.
    Agora comparar as perguntas feitas aos estudantes universitários às perguntas colocadas à tal Cátia da Casa dos Segredos... De certeza que se perguntarem a um desses 20 que falharam perguntas em que continente fica Portugal, não responderão Terra, e até saberão nomear um país da América do Sul...

    ResponderEliminar
  25. Não seria nada grave. Só disse que me incomodava. Como me incomoda um espanhol não fazer ni puta idea de como se chama a capital do país vizinho, ou seja, o nosso.

    O que me chateia verdadeiramente é a ignorância divertida, ou seja, não sei ah ah ah, isso não interessa ah ah ah.

    Pergunta-me coisas e a muitas eu não saberei responder, mas nunca me ouvirás dizer "não sei porque não interessa a ninguém".

    Espera, menti. Quando o meu marido me tenta ensinar as maravilhas do iPhone eu digo-lhe "isso não me interessa para nada!".

    ResponderEliminar
  26. Fiquei aqui com a questão fórmula/símbolo a atormentar-me a memória.
    Mas é claro que foi fórmula que aprendi.

    ResponderEliminar
  27. Ahahah ;)

    Pois não interessa não. Quando ele vier outra vez com essa conversa pergunta-lhe se já experimentou Android.
    Pfff.

    ResponderEliminar
  28. Teresa, sem qualquer dúvida, símbolo químico é usado apenas para elementos, neste caso H para hidrogénio, O para oxigénio. Já as moléculas têm fórmulas químicas onde cada elemento é representado pelo respectivo símbolo.
    Faria tanto sentido como eu perguntar qual o símbolo químico do álcool.

    ResponderEliminar
  29. Claro. Mas se me fizessem a pergunta acredito que, sem pensar, responderia automaticamente H2O, de tal forma a fórmula se me gravou na cabeça-

    ResponderEliminar
  30. Ok ok tens alguma razão mas em 100 pessoas apenas 5 responderam bem a tudo, e eu que conheço esta realidade até me doi o coração quando dizem que Ricardo Reis é de Saramago, ou que o mamute é da antartida e é o maior mamifero do planeta ou que a Merkel se chama Mars ou Mértola..enfim tb falam de quem acertou em toas e ainda gozou com a jornalista.....

    ResponderEliminar
  31. Já agora, há moléculas que são representadas por símbolos, isto é, letras. Por exemplo os nucleótidos que constituem as moléculas de DNA ou RNA, que constituem o código genético, e cada um é representado por uma letra na sequência. Tal como cada um dos 21 aminoácidos, na sequência de proteínas.

    ResponderEliminar
  32. (e mesmo assim ninguém perguntará qual o símbolo químico da citosina, ou do triptofano)

    ResponderEliminar
  33. é natural, luna, pq seria questão demasiado especializada. não é o caso da fórmula quimica da água, a que uma responde ph.

    (seja ou nao essa resposta representativa, é aluna universitária. eu sou de filosofia - a área, pt, neste caso, nao colhe - e ainda hoje, passados 40 anos de o ter aprendido, o saberia responder. faz-me faz feliz? não: é cultura geral. fas-me mais feliz ter cultura geral? sim. a estes, não. riem-se alarvamente da sua propria ignorancia. e isso, que é o mais importante deste video, tal como as justificaçoes '... nao é comigo', '.... não é comigo', é que, na minha opiniao, deveria motivar os vossos posts e comentários.

    mas, pelos vistos, só me movem a mim.)

    ResponderEliminar
  34. Luna, em curtas palavras, já ganhaste! Aposto que têm entrevistas boas, mas que colocaram de parte para enfatizar que todos os universitários são ignorantes.

    ResponderEliminar
  35. *faz-me faz feliz? não: é cultura geral. fas-me mais feliz ter cultura geral? sim.

    =

    faz-me mais feliz? não: é cultura geral. faz-me mais feliz ter cultura geral? sim.

    (desc tanta gralhas)

    ResponderEliminar
  36. Os "ahahah" depois de uma resposta errada têm sempre tendência para acontecer quando se está a ser filmado! E os "... não é comigo" também, é apenas uma tentativa de justificação perante o resto da sociedade, muitos deles provavelmente lembraram-se da resposta mais tarde. Pelo menos, se eu não tivesse conseguido responder teria ficado a pensar naquilo. Eu também não saberia dizer o nome da chanceler alemã se me perguntassem de repente, mas eu sei quem ela é, conheço a cara dela. Pelo menos estiveram lá perto, o que revela que tinham uma ideia de quem era.

    ResponderEliminar
  37. Izzy,

    não me estava a referir a ti em particular. Mas basicamente o modelo que referi é truque muito usado em muitas circunstâncias desta vida! :)

    ResponderEliminar
  38. A mim o que me surpreende é a tendência para acusar a juventude de hoje de todos os males, com se antes fosse tudo diferente. Tenho 35 anos, frequentei o ensino superior nos anos 90, e já na altura grande parte dos meus colegas (curso de Direito) não tinha cultura geral nenhuma! Continua a ser muito triste a falta de cultura, mas não é novidade!

    ResponderEliminar
  39. sf, e isso é tao triste, nao acha?

    ResponderEliminar