24 de janeiro de 2012

Segunda volta

Pois parece que afinal passei à segunda volta do concurso do Aventar. Pronto, eu sei que não sou nada boa a vender-me nem a pedinchar votos ou apelar à mobilização das massas, especialmente para um concurso onde não se ganha nada tirando reconhecimento, mas caramba, tanta visita, tanto comentário, tanto seguidor, tanto like, tanto pedido de ajuda para isto ou aquilo, tanto mail cutxi-cutxi, sete anos de entretenimento gratuito, e agora nem posso crer que me vão deixar ficar em último. 
Sad face :( .

74 comentários:

  1. (agitando o shaker, preparando um Daiquiri matinal, para dar vigor)

    Cara Luna, creio que a blogosfera se está a divertir com a ideia de levar ao colo a miúda da cereja em cima do bolo só para se deliciar com a reacção de quem já cá anda há anos e que certamente vai cair em cima da rapariguita que vai limpar aquilo, que não tem cérebro e assim. Eu já fiz a minha parte, logo eu que aprecio cerejas, principalmente na borda de um Dry Martini.

    (bebendo de um só trago, ajeitando o cabelo e fazendo-me ao dia)

    ResponderEliminar
  2. Isto parece um episódio do Charlie Brown.

    ResponderEliminar
  3. Espantoso, descobri agora que dá para votar várias vezes com o mesmo IP, desde que em dias diferentes. O que diz muito sobre a falibilidade dos resultados. Portanto, nada de sad face. Vale o que vale, e depois de se espreitar o blog que vai á frente, a medalha é de certeza de cortiça ;)

    ResponderEliminar
  4. Lendário Fábio (posso tratá-lo assim?)

    por acaso acho que se trata exactamente disso, porque o pessoal que é muito lido não tem só fãs, uma boa parte vem cá exactamente porque embirra e não gosta, e dá-lhes grande gozo votar na miuda que ninguém conhece e que tem 70 visitas por dia, só para fazer "toma toma".
    Acontece que, independentemente do resultado do concurso, quem é muito lido continuará a sê-lo, e a miúda voltará às suas visitas habituais, passados os dias de boom do sitemeter pós vitória do concurso.

    ResponderEliminar
  5. P.S. Mas é pena que assim seja, até porque todos os blogues que lá estão são melhores. Enfim, também o que esperar, quando o melhor português de sempre foi o salazar, antes de se ter retirado da votação?

    ResponderEliminar
  6. Já há muito tempo que te leio sem nunca comentar mas agora fiquei tão admirada que vai ter de ser:

    Oh luna mas que te importa a ti isto? És uma rapariga inteligente e culta, como é que dás valor a um "concurso" de blogs? Ainda por cima um em que está tudo mal divido, e como diz a izzie não tem ponta de fiabilidade? Se no fim ganhasses uma bicileta nova, um bilhete para um festival,ou seja lá o que fosse a que desses valor, ia lá votar. Mas isto, da maneira que está feito, nem reconhecimento traz. Por isso eu recuso-me a participar e votar. Embora goste muito do teu blog.

    ResponderEliminar
  7. Importar importar? Absolutamente nada.
    Já achar estranho que de um grupo de blogs antigos, muito conhecidos e de qualidade superior (e nem sequer falo do meu), o que esteja à frente seja aquele de quem nunca ninguém ouviu falar, isso acho.

    ResponderEliminar
  8. Done!

    (mas não dês muita importância aos resultados finais. Aquela votação vale o que vale. Ou seja, muito pouco!)

    ResponderEliminar
  9. Filipa, eu sei. E como já disse anteriormente, nem sequer participaria se de mim dependesse a inscrição. Não sou, nem nunca fui competitiva, sei que não vou ganhar. No entanto gostava de perder para alguém que considere merecer. E todos os que lá estão merecem mais.

    ResponderEliminar
  10. No 1.º round já tinha votado em ti e na Pólo Norte. Neste mantenho o meu voto. São os blogues que mais gosto. Nada a fazer. Mas estas votações são sempre subjectivas e em nada avaliam a qualidade de um blogue.

    ResponderEliminar
  11. Opá, juro, juro que acho graça que seja a cerejinha a ganhar. Sem ironia.

    É cómico! :)

    ResponderEliminar
  12. Já botei, ób. E quem é a miúda da cereja, man?!

    ResponderEliminar
  13. E se quiserem votar na categoria «Blogue Revelação» ponderem a hipótese «Ainda que os Amantes se Percam...»

    Obg.

    ResponderEliminar
  14. Pólo:

    "Foi uma surpresa para mim ficar em 1º lugar nesta primeira fase, acreditem. Nem sei como vos agradecer. Há três dias achava que me ia ficar pelo 3º lugar, mas não estava muito preocupada acerca disso. De repente parece que tudo mudou e que começou uma chuva de votos tal, que eu sempre que ia ver como andavam as votações, haviam sempre mais dois ou três. Foi uma grande surpresa para mim, mesmo."

    A miúda é tão fofinha, está mesmo admirada genuinamente, nem percebe porque é que está a ganhar, tadinha. LOL

    Acho que deviamos fazer campanha por ela, que achas?

    ResponderEliminar
  15. Pólo

    acho que no fundo nos devíamos sentir vencedoras se a cereja ganhar. Cada voto nela é um não voto propositado em nós, de gente que se dá ao trabalho de fazer esforço para que não ganhemos. E isso, minha cara, é ser mesmo importante. :)

    ResponderEliminar
  16. (escolhendo um Duas Quintas, é bom voltarmos aos básicos, nem que seja para estarmos alinhados com os sacrifícios)

    Cara Luna, se me dá a escolher preferiria que me tratasse por "Lendário Fábio Ivanildo", dá um pouco mais de trabalho a escrever mas não menosprezamos o lado Ivanildo. Coisas de família, sei que entende.

    O que a minha cara Luna (repare que não oblitero o seu nome, escrevo-o por completo) deixa transparecer no que escreve é que existe uma relação linear com o facto de se ter muitas visitas, andar cá há muito tempo e escrever coisas bem escritas. Pois não há, a minha cara ficaria surpreendida com o número de visitas que um blog recente e sem posts pode ter. Poderá dizer-se, e é correcto, que a qualidade dos comentários é de nível superior, o que leva as pessoas a acederem ao blog. Mas, minha cara, a verdade é que lhe vai custar horrores não ter estes dois dias de fama (efémera, é certo), tanto que a minha cara se prepara para enveredar pelo caminho de menosprezar o concurso, antevendo a mais que certa cerejal vitória. E, saiba a minha cara que o exercício mais fácil do universo é ter muitas visitas a entrar pelo blog dentro, nem é preciso escrever posts conforme já lhe transmiti, bastava, por exemplo, zurzir num determinado blog masculino, bastava plagiar-lhe a si meia dúzia de textos e mandar-lhe um mail a dizer "Já viu o que lhe andam a fazer?", bastava ainda fazer um blog de troça de outros blogs.

    (não está mau o Duas Quintas, para vinho em conta, talvez lhe retirasse o final a frutos silvestres)

    ResponderEliminar
  17. Lendário Fábio Ivanildo

    em parte alguma relaciono o ter-se blog há muito tempo e ter muitas visitas e escrever-se coisas bem escritas. Mais, nunca pensei que pudesse ganhar, muito menos tendo como concorrente directa a minha querida amiga Pólo Norte.

    Mas repare nos blogues que estão a concurso, além do supracitado: Ana de Amsterdam - possivelmente a melhor escrita de toda a blogosfera feminina, embora considere que se encontra na categoria errada, já que é um blog mais literário que pessoal, e a quem eu não chego sequer aos calcanhares -, ou o Dois Dedos de Conversa, outro blog muito bem escrito e com qualidade suficiente para ganhar. Ambos bastante conhecidos, lidos, e conceituados, com potencial para ganhar pela qualidade.

    E quais os blogs que estão à frente? Os dois blogs com menos visitas diárias de todos os seis a concurso, e completamente desconhecidos. Ou seja, cujos votos não são "votos", mas sim "não votos".

    Um deles irá ganhar, certamente, e cairá no esquecimento logo a seguir, porque quem votou neles não os lê (independentemente da qualidade que possam ter, e que eu não julgo, porque não conheço).

    ResponderEliminar
  18. Duas coisas: assumiu-se, e avisou-se que o IP se pode repetir de 24 em 24h, porque havia queixas, justificadas, de gente que partilha o mesmo IP e só podia votar um (sobretudo nos locais de trabalho, mas também vale para wifi's públicos). Não resolve o problema mas pareceu-nos mais justo.
    Quanto a esses 2 blogs que estão à tua frente e que eu também não conhecia, num dos casos cheguei a suspeitar de fraude e investiguei: há uma lógica, a das redes sociais, no caso ligando pessoas que tem o mesmo problema familiar em casa. Faz sentido. E claro que esta categoria deveria estar dividida numas 2 ou 3, é assim que se aprende.

    ResponderEliminar
  19. Caro João

    neste caso acho que mais do que redes sociais, o estranho sucesso fulminante da cereja se trata mais de não votos para chatear, do que gente que conhece sequer o blog.
    Felizmente, este tipo de patetice só acontece na categoria de blogs pessoais, menos mal, já que as outras categorias me parecem mais equilibradas e justas.

    ResponderEliminar
  20. (guardando os óculos de sol, que me acompanharam num vodka com limão de fim de tarde, mas que já não me fazem falta agora que o sol se deita aqui na foz do Douro)

    Cara Luna, trata-se de gostos blogosféricos e não podemos esperar que estes concursos elejam a coisa certa. Assumir que o voto na tal cereja é um voto do contra será confortável, mas ambos sabemos que a coisa não se passará exactamente assim, a minha cara não é suficientemente pouco querida para exercer esse poder de contra-corrente nas hostes. Por outro lado, um post citado fora do contexto como exemplo do estilo de escrita pode ser demolidor, tomemos como exemplo o seu post "Welcome to Holland", um exemplo de post que não ficaria mal colocado num qualquer blog de cerejas e de bolos.

    (pedindo afinal um Porto branco seco, a conversa deu-me sede)

    ResponderEliminar
  21. Oh meu caro, obviamente que o post Welcome to holland não pretende ser um portento literário (aliás como nenhum do meu blog), mas apenas uma constatação de diferenças culturais.

    Se procurar com atenção, encontrará muitos mais posts de qualidade ainda mais duvidosa. Mas não é de qualidade sequer que falamos, mas popularidade (ou ganharia a Ana de Amsterdam por uma margem de 90%). E lamento a não modéstia, mas este blog, merecidamente ou não, é popular. E a diferença para a tal cereja é que até posts como o welcome to holland, apesar da má qualidade, têm mais comentários que toda a sua página principal do blog.

    Quanto a não ser suficientemente pouco querida, não tenha tanta certeza, dada a quantidade de hate blogs que simpaticamente me têm dedicado especial atençao (e ao meu pai, minha mãe, etc, uma finesse), mais outras condicionantes que nem vou explicar por aqui. Especialmente se não me considerar sozinha, mas em conjunto com a pessoa que teria ganho isto com uma perna às costas caso não houvesse todos os não votos propositados.

    As pessoas não votam na miúda porque a lêem, votam para que nem eu nem a pólo ganhemos aquilo, pelo gozo de nos imaginarem a muito incomodadas "oh meu deus, porque é que ninguém gosta de mim????" e a espumar de raiva e frustração. Simple as that.

    ResponderEliminar
  22. (Excelente, este Quinta do Noval, um Extra Dry White em bom)

    Cara Luna, o que lhe sugeri, ainda estava a preparar-me para sair de casa, nem os óculos de ver ao perto trouxe, era que a blogosfera se parecia estar a divertir com isto de votar na cereja. Daqui a ser um voto de retaliação, parece-me um manifesto exagero da sua parte. Quanto à sua popularidade, ela deverá ser lida de forma relativa, a minha cara ficaria surpreendida com os blogs populares que não estão no blogómetro, existisse uma ferramenta que integrasse todos os blogs e este seu ficaria longe do TOP500. Quanto ao "Welcome to Holland", só o referi para ilustrar o quanto pode ser redutor dar um exemplo de post, desintegrando-o do todo. A minha cara tem um blog bem escrito, nota-se-lhe algum background cultural e alguma curiosidade pelas coisas boas da vida, isto para referir apenas aquilo que me agrada, seria deselegante referenciar numa caixa de comentários aberta as suas fraquezas.
    Finalmente, e porque me gelam as mãos, minha cara Luna, qualquer um coloca dois ou três blogs no TOP 100 do tal Blogómetro em menos de uma semana, se me apetecer escrever um dia destes logo ilustro o que lhe digo.

    ResponderEliminar
  23. (apertando o sobretudo e fazendo sinal ao rapaz que desejo pagar)

    ResponderEliminar
  24. Caríssimo Lendário Fábio Ivanildo

    concordo plenamente com a parte da blogosfera se parecer estar a divertir com isto de votar na cereja, é exactamente o que penso, embora me pareça que a diversão passe exactamente por excluir blogues mais populares, o que revela pouca simpatia pelos autores dos mesmos, mesmo sem ir ao ponto de chamar retaliação.
    De resto, e tal como refere, fraquezas não me faltam, graças a deus, ou não seria humana.

    Quanto à popularidade ser relativa, concordo, ainda assim quase que apostava o a minha perna direita em como qualquer dos outros blogues a concurso são mais populares do que o que está à frente, e é disso que se fala, não de hipotéticos blogs mais populares que não estão no blogómetro. Ou mesmo que estão e não vão a concurso, como a misteriosamente ausente Pipoca mais Doce.

    De resto, como se mede a popularidade? Número de visitas? Número de seguidores? Número de subscritores no reader? Número de citações? Fãs no facebook? Estes números podem não dizer tudo, mas serão indubitavelmente bons indicadores.

    ResponderEliminar
  25. (servindo-me de um resto de gin que guardo no automóvel)

    Cara Luna, não se trata de um concurso que premeie os blogs mais populares, antes se trata de um "concurso de blogs com o objectivo de promover e divulgar o que de mais interessante se faz na blogosfera portuguesa". Parece-me ser neste particular, o do objectivo do concurso, que divergimos, a minha cara ancorou na ideia de se estar a premiar o mais popular dos blogs e assim não é.

    E sim, estivessemos nós a criar uma ferramenta que medisse popularidade e teríamos um misto do que refere, leituras no reader, comentários, citações, número de seguidores. De resto, qualquer marca destinada a um target de leitores de determinado blog saberá o valor potencial respectivo, e isto não é mais que um indicador de "popularidade".

    Poderíamos ainda elaborar o conceito e medir popularidade "boa" e "má", existem blogs populares que são consensualmente considerados como "bons blogs" e haverá outros, igualmente populares, que a maioria considera como "maus blogs". Por exemplo, eu jamais investitia dez euros do meu dinheiro num blog masculino imbecil que, apesar disso, é considerado como popular.

    (lembrando-me que janto no Dom Tonho e fechando o cantil, enquanto me delicio com o passeio pela Foz)

    ResponderEliminar
  26. Levas sempre tão a peito isto dos blogs, caramba.
    Já quando não te ofereceram o Samsung Diva foi a choradeira que se sabe.
    Lighten up!
    (pode ser que a Shimano te ofereça um test drive)

    Ignora o que escrevi acima, era a brincar.
    Este sim é o meu verdadeiro comentário:

    Tomaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Não vais ganhar!
    Tomaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Dói, não dói?
    Ah, pois é bebé.
    No soup for you ;-)

    ResponderEliminar
  27. Pedro Almeida, tivesse isto likes e fazia like do teu comentário, embora esteja longe da realidade.
    Não, não levo a peito isto dos blogs, embora goste de discutir o assunto, e por vezes goste de gozar com certas coisas - lágrimas, lágrimas de sangue pelo samsung diva.
    De resto, não, não vou ganhar. Também nunca ganhei nada nesta vida, tirando 1.50€ no bilhete de loteria que me ofereceram como presente de natal do lab este ano.

    ResponderEliminar
  28. Caro lendário Fábio Ivanildo

    Seguindo a premissa de se tratar de um "concurso de blogs com o objectivo de promover e divulgar o que de mais interessante se faz na blogosfera portuguesa", presumo então que o que mais interessante que se faz na blogosfera portuguesa passe pela cereja? OK...

    Quanto à boa popularidade e a má, concordo, esperando no entanto que a maioria dos meus leitores não o sejam apenas por guilty pleasure - wishful thinking.

    Relativamente aos índices de popularidade, e sem entrar em comparaçoes directas, acabo apenas frisando que me parece estranho que o blog que vá ganhar tenha 20 subscrições no google reader.

    ResponderEliminar
  29. Já agora, neste momento, em que assumi com toda a certeza não irei sequer chegar ao bronze, continuo a discussão apenas por motivos académicos, porque me interessa a psicologia de massas e a compreensão de certos fenómenos.

    ResponderEliminar
  30. (tremendo-me a mão que segura o copo de gin quando verifico que escreveu Lendário com "L" minúsculo)

    Cara Luna, pelo menos eu e a minha cara não consideramos relevante a tal coisa da cereja e do bolo. No entanto, não coloco imediatamentede parte a possibilidade de haver quem , ao contrário de si e de mim, tenha uma opinião diversa.

    E, minha cara Luna, quanto ao seu wishful thinking, posso apenas falar pela minha pessoa, que, suponho, nada lhe interessará, pelo que que me dispenso de a partilhar consigo.

    (recuperando da afronta e respirando fundo à porta do Dom Tonho, enquanto aguardo que me indiquem mesa)

    ResponderEliminar
  31. (e, sem ironia, creio que saberá como funcionam as massas dos blogs, é facílima a indução e a manipulação)

    ResponderEliminar
  32. Repare o meu caro, que na sua apresentaçao, lendário se encontra escrito com l minúsculo.

    Quanto ao meu wishful thinking, depois deste intenso debate, posso dizer que tenho alguma curiosidade quanto às razões que cá o trazem.

    E sim, mesmo depreendendo que nem toda a gente partilhe da minha opinião, é coisa que facilmente se poderá confirmar após a vitória do concurso, com a manutenção ou aumento das visitas diárias e subscrição no reader, ou, pelo contrário, com a diminuição das mesmas, que eu pessoalmente prevejo.

    ResponderEliminar
  33. (fazendo sinal ao rapaz, o Lourenço, bom moço, indicando que não me desejo ainda acomodar, ele que me sirva um Cardhu)

    Minha cara Luna, as razões que cá me trazem são a publicidade gratuita que a sua atenção me concede, como é evidente.

    E agradeço-lhe o reparo, já alterei o "L" para maiúsculo, esteve soberba a minha cara em mo ter apontado, agradeço-lhe sinceramente.

    (evitando, in extremis, que me coloque gelo no copo)

    ResponderEliminar
  34. Gelo no whisky é sacrilégio.

    ResponderEliminar
  35. (não sou grande bebedoura de whisky, que me sobe à cabeça, mas considero que gelo num Talisker 18 anos é pecado)

    ResponderEliminar
  36. E já agora, meu caríssimo Lendário Fábio Ivanildo

    dos blogues que estão a concurso, (honestamente) de quais deles já tinha ouvido falar?

    ResponderEliminar
  37. Luna, essa questão dos blogues muito ou pouco conhecidos depende muito da blogosfera que se "frequenta". Por muito estranho que possa parecer aos seguidores de determinados blogues, há muitas pessoas que conhecem perfeitamente blogues pouco visitados e que desconhecem por completo os blogues que se julga serem conhecidos por todos. Um voto no tal blogue da cereja não tem de ser um voto contra este, aliás, nem percebo por que razão há-de ser! Além disso, a autora do tal blogue da cereja é, como dizes, uma miúda e, por isso, provavelmente está a conseguir mobilizar mais votantes. Geralmente os miúdos levam estas tretas de concurso muito mais a sério, faz parte da falta de maturidade. Para terminar, acrescento: há excelentes blogues dos quais se fala muito pouco e muitos que, supostamente, são famosos que não valem nada.
    Eu gosto de ler o teu blogue, mas não considero que seja assim tão conhecido. Se calhar sou eu que não me relaciono com as "pessoas certas".

    ResponderEliminar
  38. E outra questão, meu caro Lendário (com L maiúsculo) Fábio Ivanildo: já que cá vem pela publicidade gratuita que a minha atenção lhe concede, por que não comenta também na cereja, tão mais popular?
    Certamente que sendo merecedor da sua atenção, e resposta a comentários, mais facilmente atingiria o seu objectivo, dada a sua maior popularidade e prestígio na blogosfera, não?

    ResponderEliminar
  39. Rita, sem dúvida que há públicos diferentes, e que há blogues muito conhecidos em certas esferas que não o são noutrras. Mas há também indicadores numéricos que denotam a popularidade de um blog, além das suas visitas diárias, tais como os que referi anteriormente. Abstenho-me de postar os números, mas são todos demasiado claros para que se possa achar que os votos na miuda são dos seus leitores, porque não são, por mais voltas que se lhe queira dar.

    ResponderEliminar
  40. Ah, e falando em pessoas certas: 90% dos meus amigos e pessoas conhecidas não lêem blogs e é assunto que lhes passa completamente ao lado. A maioria nem sabe que tenho um, e ainda bem.

    ResponderEliminar
  41. Olha, Rita, eu não diria melhor. O meu, por exemplo :p

    ResponderEliminar
  42. A cereja tem 650 votos? Há muita gente com falta do que fazer ou como me disseram no outro dia: muita inveja. enfim, já "butei" em ti.

    ResponderEliminar
  43. olá, leão-comendador-visconde-pipoco-ivanildo, está bom?

    rita, nem mais: o meu é um espectáculo, tem 13 seguidores (ou serão 11?...), 2 comentadores e nunca foi nomeado para coisa nenhuma. não estou no facebook, é o que é... (calimera retira-se, cabisbaixa)

    beijo, luna, e deixa lá isso :)

    ResponderEliminar
  44. LOL, Sem se ver :D
    Só pra que conste, o Eça ali de cima sou eu...

    ResponderEliminar
  45. (a conversa no Dom Tonho prolongou-se, só agora me dou conta que já é tarde, preparo o matinal Bloody Mary e logo se vê)

    Minha cara Luna, dos blogs a concurso conheço todos os de política, individuais e colectivos. Conheço parte dos de arquitectura, cimema, fotografia e música e ciência e, não conheço nenhum dos de Direito, culinária, educação, jornais de escolas ou desporto. Creio que isto ilustra o que lhe digo, certamente haverá quem ache impossível eu não conhecer nenhum dos blogs de desporto, sendo que a maioria deles estão bastante melhor colocados do que o seu no blogómetro, acrescendo que adoro desporto. Dos "diários de bordo", conheço o seu, de passagem, um "buzz" qualquer acerca de plágio há uns tempos, o Quadripolaridades, também por um "buzz" do Projecto BILF e a Ana de Amsterdão, que estaria muito bem na secção "mulheres que fazem de conta que estão de mal com a vida". E, minha cara, a surpresa de a cereja em cima do bolo poder ganhar a categoria em que se insere só o é porque o concurso foi lançado pelo Avatar, um blog cujos leitores não serão especialmente apreciadores do género. Se o concurso fosse promovido, digamos, pelo "Saltos Altos Cor de Rosa", não espantaria que a cereja ganhasse a coisa. E, agora mais a sério, tive o gosto de ter esta conversa consigo porque pressenti que poderia ser uma boa conversa. E foi.

    (decindo se me apetece acabar este Beckett no Parque da cidade, optando por tomar um café forte no Arcádia)

    ResponderEliminar
  46. Ora bem, eu não sou um expert em matemática, mas às vezes gosto de fazer contas de somar, tal como costumo fazer contas de sumir e isto nota-se quando o dinheiro some-se da conta bancária e eu nem dou por ela...

    se vamos analisar números, vamos então analisar números e, sendo assim, analisando os números das Crónicas das Horas Perdidas, este blog ocupa a posição nº 75 do Blogómetro Nacional, com uma média de 1578 visitas diárias.

    Somando isto, sumindo aquilo, multiplicando e dividindo, segundo as minhas contas (e espero não baralhar-me como o Guterres), se apenas 10% dos seus visitantes votassem em si, isto daria uma média de 160 votos diários (vamos arredondar as contas para ser mais fácil)

    Como é possivel votar a cada 24H, se os mesmos 10% de visitantes votassem todos os dias e, como hoje já é quarta-feira, os seus votos deveriam ultrapassar os 400 votos neste momento, chegando quase aos 500 no final do dia... já estou a esquecer os mais de 4000 votos (quatro mil votos, leu bem) que poderia ter neste momento...


    ... mas isto não está a acontecer... segundo aquilo que eu vejo, actualmente pouco passa dos 300 votos...


    Fazendo uma análise SWAT da coisa, o blog até pode ser fixe, as pessoas até podem apreciar, mas mais de 90% dos fiéis leitores, readers, pessoas que fazem likes, comentam, enviam mails cutxi-cutxi, etc e tal, estão a falhar como as notas de 50 euros na minha carteira... há que rever a situação, saber porquê e delinear estratégias para dar a volta à situação... uma delas é pegar o touro pelos cornos, outra é assumir os tais não-votos como derrotas e, após tomar pastilhas Rennie para a azia, pensar no assunto novamente... se for necessário, tome mais algumas pastilhas Rennie para ajudar...


    ... agora vou ali suicidar-me um pouco, tá?

    ResponderEliminar
  47. O que me intriga não é, nem nunca foi, o facto de eu não ter mais votos (lá pelo facto de as pessoas me lerem não é obrigatório que me prefiram e achem que mereço a distinção de a melhor).

    Da mesma forma, sei que uma boa parte de quem me lê embirra comigo (o que se pode comprovar pelo tom do seu comentário), pelo que esperaria que votassem noutra pessoa, normal.

    Agora o que me intriga mesmo é que alguém com 70 visitas diárias pré concurso e 20 subscritores no reader - vá, vamos fazer um total de 90 pessoas que de facto lêem o blog, no meio de bloggers como Pólo Norte, Helena, e Ana de Amsterdam, tenha tantos em 3 dias de votação. Mesmo que 100% dos seus leitores votassem uma vez por dia (90 x 3 = 270), seria difícil chegar aos quase 700 através de leitores próprios...

    De resto, derrota teria sido se tivesse sido eu a inscrever-me por querer mesmo ganhar, o que não é o caso. Aliás como já disse e repeti 458 vezes, não esperava ganhar, e pensei mesmo que ganhasse o quadripolaridades (que durante um certo tempo ia mesmo a frente).

    Quanto às rennies, talvez precise mais do que eu. E cuidado não se suicide muito, que diz que é uma chatice depois para acordar.

    ResponderEliminar
  48. Cara amiga, eu por mim confesso que não a conhecia de lado nenhum e, se não andasse a percorrer as capelinhas que estão a concurso no Aventar, ainda hoje não conhecia o seu blog.

    Ao percorrer a sua capelinha, dei com a sua lamentação e que, passo a citar:

    "
    ... mas caramba, tanta visita, tanto comentário, tanto seguidor, tanto like, tanto pedido de ajuda para isto ou aquilo, tanto mail cutxi-cutxi, sete anos de entretenimento gratuito, e agora nem posso crer que me vão deixar ficar em último.
    Sad face :( .
    "

    Eu não lá muito bom a português, mas lendo este desabafo à primeira vista, pareceu-me existir uma ligeira dor de cotovelo, sentimento de frustação, ligeiro ressabiamento, enfim... daquele tipo de coisas que a Psicologia consegue explicar mais cientificamente e eu não... sendo assim, peço-lhe desde já desculpa pelo meu engano...

    Em relação às Rennies, agradeço o seu conselho, mas misturar químicos não é boa ideia... dá uma taulada brutal...

    ResponderEliminar
  49. Meu caro,

    se há coisa que me dá certo gozo, de vez em quando, é fazer fita, dar uma de drama queen, e no fundo gozar. Se reparar melhor, o título do post imediatamente a seguir a este começa com "pronto, agora que já fiz fita..."

    De resto, vamos a factos: existe um concurso sobre os melhores blogs de 2011, no qual não me increvi, mas que, ao ter percebido que estava a votos, referi aqui. E obviamente que fico contente por ter mais votos do que menos, mas disso não dependende a minha felicidade nem me faz perder noites. Além de que não posso considerar uma derrota ter ficado entre os seis mais votados, pelo contrário, sinto-me muitíssimo lisonjeada por tantas pessoas terem votado em mim.

    Leio dezenas de blogues de que gosto, mesmo que não ache todos os melhores, pelo que não me faz confusão nenhuma que a maioria das pessoas que me lê não me considere a melhor ou merecedora do título. Já me faz um bocadinho confusão que os dois blogues que estão à frente sejam exactamente aqueles com menos leitores de entre todos os seis a concurso.

    Se poderei estar enganada? Certamente. Mas, honestamente, não lhe parece curioso que blogues com 20 e 10 subscrições no google reader, menos de 100 visitas diárias, estejam à frente em termos de votos, quando todos os outros quatro têm muito (mas mesmo muito) mais?

    ResponderEliminar
  50. Compreendo a sua frustração (perdoe-me o português, mas agora não estou a encontrar uma palavra mais light sem ser com duplo sentido), mas por vezes é necessário ponderar vários factores, tais como:

    - grupo de amigos reais e virtuais
    - o passa palavra
    - o amigo do amigo
    - a rede de familiares
    - contactos pessoais
    - contactos e-mail
    - colegas de trabalho
    - contactos profissionais
    - contactos escolares,
    - contactos universitários,

    isto faz-me lembrar aqueles eventos que por vezes existem no Facebook onde 5000 pessoas dizem que vão e depois só aparecem meia dúzia ou então aqueles eventos onde quase ninguém diz que vai e depois aparecem às molhadas porque ficaram a saber do evento através de vários meios, menos através do Facebook.

    Por exemplo, ontem houve uma flash mob para angariação de fundos para o Cavaco Silva, organizada através do Facebook (vim a saber mais tarde) e eu soube dessa mesma flash mob através de blogs, jornais e amigos e não através do Facebook...

    Na vida há coisas que não se explicam, mas a menina é jovem, ainda há-de chegar o seu tempo de entender...

    ResponderEliminar
  51. Meu caro

    eu sei que há todo um conjunto de factores, mas o que o leva a pensar que o meu círculo de contactos/amigos é mais pequeno? ou que o do resto dos blogues a concurso o é também?

    porque será assim tão difícil acreditar num fenómeno de voto no underdog, ou mesmo num fenómeno de propositadamente não votar nos blogues mais populares por piada (e embirração), escolhendo votar exactamente naquele que foi referido em mais do que um blog como aquele que "não posso crer que vou perder para este"? será assim tão descabido?

    ResponderEliminar
  52. P.S. a cereja tem mais votos que o 31 da armada e o abrupto...
    aliás, mais votos que ela só "o cacifo do paulinho", "as minhas receitas" e o "pé de meia".

    ResponderEliminar
  53. Luna,

    Esclarecimento importante: o que é uma análise SWAT? (Só conheço o conceito de análise SWOT... )

    ResponderEliminar
  54. Querida Polo, tão engraçadinha com o seu comentário...

    A análise SWAT tem como base a análise SWOT, mas com algumas diferenças.

    Sendo assim, a análise SWAT identifica o "alvo a abater" (não, não mata ninguém!), identificam-se os pontos fortes, os pontos fracos e estudam-se estratégias para eliminar os pontos fortes e acentuar os pontos fracos, de forma a colocar o alvo KO (sem o abater, claro!)

    Como é querida Luna, hoje chegamos aos 800 votos? Será que conseguimos? ;-)

    ResponderEliminar
  55. Caro xupamisto mas fez algum bruxedo?

    ResponderEliminar
  56. (apreciando o efeito de pedir ao rapaz que serve à esplanada a terceira aguardente velha, ninguém percebe que aguardente velha acompanha Eça na perfeição)

    Cara Luna, um desejo seu é uma ordem. Saiba que, para além de tudo se encaminhar para a minha cara ganhar o tal concurso por um voto, está em estudo apresentar uma petição ao Aventar para disponibilizarem no próximo ano uma categoria "Blogs escritos por cidadãos portugueses com residência na Holanda, cujo nickname tenha quatro letras, sendo que as duas primeiras são éle e u". Já agora, tem algum pedido para vencedor das restantes categorias?

    (exasperando-me com o rapaz, serviu-me CR&F em vez de Adega Velha)

    ResponderEliminar
  57. Caro Lendário Fábio Ivanildo

    não lhe percebo o tom, não sei onde quer chegar, e muito menos percebo que ordens são essas.

    Fiz, como a maior parte das pessoas a concurso, referência ao mesmo no meu blog, pedindo que não me deixassem ficar em último, não me parece ter dado ordens a ninguém. De resto, a discussão na caixa de comentários, que a maior parte das pessoas não seguirá, reflecte apenas a minha opinião sobre o fenómeno cereja, mais nada.

    E como a discussão já deixou de ter graça, já que dificilmente se dirá algo que não seja já repetição e mais do mesmo, parece-me bem ficar por aqui.

    (e sim, fiquei surpreendida com o aumento de votos em mim, mas garanto que não tenho nenhuma forma de contornar ips e votar várias vezes, pelo que a única culpa que posso ter no súbito aumento se prende com a publicação do concurso no facebook, coisa que não me parece nenhum crime, nem coisa que os outros blogs a votos também não tenham feito)

    ResponderEliminar
  58. Bruxedo? Cara Luna, por favor não me insulte! Eu sou um homem das Ciências e não acredito em milagres!

    Depois da análise SWAT, fazendo agora uma análise SWOT, confirma-se o seu pior receio... a cereja consegue ser mais famosa e leva 4 pontos de vantagem neste momento...

    Chame-lhe 4 não votos, chame-lhe 4 derrotas, chame-lhe 4 marias, manéis, o que quiser... hoje, a miúda da cereja conseguiu arrancar mais votos do que o crónicas das horas perdidas em apenas 7 horas... o blog das 100 visitas tem leitores/as mais fiéis do que o blog das 1500... as estatísticas já não são o que eram!

    Em vez das Rennies, agora recomendo-lhe uns Danoninhos porque falta-lhe um bocadinho assim |----| para liderar o mais famoso concurso de blogues, que dita qual o melhor em cada categoria.

    Se conseguir mobilizar/fidelizar os seus 1500 leitores diários, poderá dar saltos de alegria depois de domingo e deixar de chorar pelos cantos como uma Maria arrependida... fico comovido quando vejo uma mulher linda a chorar pelos cantos... é triste!!... :-( snif, snif...

    Vá lá e agora agarre o final do concurso pelos cornos...

    ResponderEliminar
  59. Cara Luna

    A diferença elevou-se para 8 pontos de vantagem... deve fazer uma análise SWOT...

    ResponderEliminar
  60. Eu diria mais, meu caro. A miuda das 100 visitas por dia consegue mobilizar mais leitores do que o blogue da minissaia, com as suas 13 000.
    Não é só o blog com mais leitores fieis na categoria de blogues pessoais, mas entra mesmo no mais lido de toda a blogosfera, em todas as suas categorias várias, derrotando até o Pacheco Pereira e os rapazes do 31 da Armada. Isso sim, é um feito verdadeiramente notável.

    ResponderEliminar
  61. Cara Luna, não me fale em 13000 porque começo a lembrar-me do Cavaco e dá-me vontade de chorar!

    Agarre mas é o concurso pelos cornos e tente ganhá-lo... sei lá... ofereça chocolates, rebuçados, gomas, pastilhas elásticas, beijos repenicados, autógrafos... faça alguma coisa, mas não chore mais como uma Maria arrependida...

    ResponderEliminar
  62. oh que caraças, mas acha mesmo que I give a flying fuck para quem ganha o concurso? (pergunta retórica, sim, acha)

    nao tenciono divulgar mais, fiz este post, está feito, fora isso não vou maçar mais os meus leitores com o assunto.

    de resto, domingo é realmente um dia muito importante para mim, pois terei finalmente os resultados que confirmarão, ou não, que não desperdicei 3 anos da minha vida, e que tenho finalmente hipótese de conseguir acabar o doutoramento com publicaçoes. enfim, prioridades.

    ResponderEliminar
  63. EM RELAÇÃO AO CONCURSO...

    Desabafo da Luna:

    "
    ... mas caramba, tanta visita, tanto comentário, tanto seguidor, tanto like, tanto pedido de ajuda para isto ou aquilo, tanto mail cutxi-cutxi, sete anos de entretenimento gratuito, e agora nem posso crer que me vão deixar ficar em último.
    Sad face :( .
    ...
    "

    O que eu li:

    "
    Buáaáááááá... buááááááá... ohhhhhhh ohhhh ohhhh... snif, snif... buaáááá, snif, snif,...
    "

    ... mais parecia uma mãe solteira sem saber quem era o pai da criança... adiante...


    EM RELAÇÃO AO DOUTORAMENTO...

    Espero que o resultado seja o que deseja e pelo qual trabalhou para isso.


    ------

    Votos de boa continuação

    ResponderEliminar
  64. Ter-lhe-á falhado então o título do post imediatamente a seguir, onde digo "pronto, agora que já fiz fita".

    ResponderEliminar
  65. Sim, vi o titulo a seguir, que refere a fita e aborda o seu gosto pelas séries.

    Já partilhei mais de 3.5 TB de séries até ao dia em que o Megaupload foi abaixo, por isso, neste momento, diga-me o que gosta de ver, que eu posso recomendar-lhe alguns títulos apenas...

    Se chegasse aos 850 não faria birra ou fita para dormir? :-D

    ResponderEliminar
  66. como lhe disse anteriormente, há mais coisas que me tiram o sono do que isto.

    ResponderEliminar
  67. ... pois, mas isso já pormenores que a mim não me dizem respeito...

    votos de boa continuação

    :-D

    ResponderEliminar
  68. vai uma fatiazinha de bolo?

    ResponderEliminar
  69. Agradeço, mas não obrigado.

    Acabei de jantar e não me apetece mais nada

    :-D

    ResponderEliminar
  70. Não se encontra ao alcance da minha compreensão como procuram fazer comparações com um blog que nem 1 ano ainda tem, com outro que já perfez 7 anos de existência! Comparações a nível de popularidade, comentários, visitas, seguidores, blá, blá, blá. Haja paciência!!!
    Se ganhou, então, parabéns!

    ResponderEliminar