31 de janeiro de 2012

A sério?

Acabei de saber, no espaço de 30 segundos, através de duas notícias diferentes do Público, que me apareceram nos destaques que subscrevo no reader, que primeiro um idoso e depois uma idosa foram encontrados mortos em casa. E de repente quase fico a pensar se me terei enganado e subscrito o correio da manhã.

16 comentários:

  1. Não, não leste o CM.
    A questão do envelhecimento da população portuguesa e a falta de solidariedade social para com a população idosa, é de facto, um grande problema no nosso país!

    Os idosos estão ao abandono, com uma ajuda social parca, inerte e que não dá o retorno de toda uma vida de trabalho para o País!

    É um problema real, premente e sobre o qual o estado precisa de repensar e agir em tempo útil!

    Lola

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa, mas embora esse problema me pareça importante no conjunto, quando subscrevo notícias principais não espero receber uma por cada idoso encontrado morto em casa. Espero notícias importantes sobre o estado da naçao e tal.

    (por exemplo, durante um fim de semana em que não vá a net, e não elimine notícias irrelevantes, sou capaz de receber 560 notícias principais do público,muitas repetidas várias vezes, e 20 da Time)

    ResponderEliminar
  3. Assim do nada parece de facto notícia populucha digna de pasquim - mas faz sentido se existir uma contextualização. É que o número de idosos mortos encontrados em casa só este mês foi algo assombroso (lembro-me de ler há uns dias e acho que já deviam ser uns dez).

    ResponderEliminar
  4. sim, mas se eu quiser saber isso vou ao site do público geral, não às notícias principais, que a cada 3 horas são mais umas 50.

    ResponderEliminar
  5. se me vier UMA notícia sobre 10 idosos encontrados mortos em casa chateia-me menos. também não espero receber destaque sobre cada acidente de viação.

    ResponderEliminar
  6. Primeiro a irritação com o teu vizinho deficiente que gosta de saudar as pessoas no caminho para os seus empregos, agora o desdém com os pobres dos velhinhos que morrem de velhice sozinhos em sua casa onde vivem sozinhos.

    Ai Ana Luísa, o prémio do Aventar mudou-te muito!

    ResponderEliminar
  7. Ai... não se trata disso e sabes bem. Mas ok.

    ResponderEliminar
  8. Deverei começar a receber notícias de cada óbito em portugal para ser boa pessoa?

    ResponderEliminar
  9. "o número de idosos mortos encontrados em casa só este mês foi algo assombroso (lembro-me de ler há uns dias e acho que já deviam ser uns dez). "

    E 10 são muitos comparados com o quê? Morrerem 10 pessoas que vivem sozinhas em casa num espaço de um mês (morrem cerca de 9000 pessoas por mês em Portugal) parece-me um número absolutamente irrisório dada a quantidade de gente (novos e velhos) que atualmente vive sozinha (e pasmem-se, há muitos idosos que vivem sozinhos e não se importam nada com isso! Alguma gente nova é que tem a mania que os idosos são todos uns incapazes que não podem ter vida própria).
    Uma pessoa morrer sozinha em casa e só ser descoberta passados não sei quantos meses é notícia (ainda para mais como aconteceu àquele senhor que foi descoberto porque a casa tinha sido vendida pelas Finanças, isso sim é surreal e merecedor de atenção). Uma pessoa morrer sozinha em casa deve acontecer várias vezes por dia e só é «notícia» para tabloides.

    Esta história faz lembrar quando morreu o Féher que durante semanas dava notícias sobre gente que morreu a jogar futebol/fazer desporto, até que houve alguém que teve o bom senso de perguntar ao prof. Pinto da Costa (o médico legista) o porquê daquela «epidemia» e ele respondeu que era absolutamente normal, pois morrem anualmente várias centenas de pessoas em Portugal enquanto praticam desporto (os avisos que vem nas máquinas do ginásio a dizer para ir consultar um médico antes de ter uma atividade física não estão lá por acaso).

    ResponderEliminar
  10. Não só deves receber a notícia de braços abertos como a seguir exclamar "ai coitadinho!" És portuguesa, ou quê?

    ResponderEliminar
  11. Os feeds do Público são muito maus, e o Twitter ainda era pior (não sei se ainda é, deixei de segui-los) porque linkava todos os títulos, mesmo os que não tinham substância informativa, tipo "O que aconteceu hoje" ou "Chave do totoloto desta semana") mas as aplicações são bastante razoáveis - eu tenho a do Android, 20 notícias por dia, razoavelmente bem escolhidas.

    ResponderEliminar
  12. Hei-de experimentar as aplicações. Estou mesmo a pensar deixar de subscrever, porque apanho com tudo e acabo por não ler nada.

    ResponderEliminar
  13. Eu larguei o Público por causa disso. Twitter da TSF, mais calmo.

    O pessoal não distingue notícia, divulgação e a realidade do dia-a-dia. De repente descobriram que isto acontece todos os dias e agora o filão é este.

    ResponderEliminar
  14. O twitter da TSF também é muito bom porque acha que acrescentar "Vida" como hashtag para metade das notícias acrescenta alguma espécie de informação :)

    (mas é melhor que o do Público, é verdade)

    ResponderEliminar
  15. Tens de subscrever outro jornal. Assim de repente lembro-me de um que até é bem bonito. :)

    ResponderEliminar
  16. Também encontraram um velho de Neanderthal morto em casa há 70.000 anos! :|

    ResponderEliminar