6 de fevereiro de 2012

Agradecimentos

Às vezes ponho-me a pensar no que, acabando a tese, escreveria nos agradecimentos. Por norma é mais ou menos obrigatório agradecer extensivamente ao orientador e ao seu apoio incansável. No meu caso, a única coisa que me vem à cabeça é "not thanks to you".

27 comentários:

  1. Seria original, mas pelo menos fiel à realidade!

    ResponderEliminar
  2. As vezes dá vontade e sei bem como é isso... = /
    Ótima semana

    flordelis02.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Ui, tu és directa! mas olha que já não é a primeira pessoa que oiço com queixas semelhantes relativas ao orientador de doutoramento...

    ResponderEliminar
  4. a.i.

    estou a ser extremamente moderada no que concerne ao que sinto relativamente ao meu orientador e apoio que me dá. é daqueles casos "com amigos destes não se precisa de inimigos".

    ResponderEliminar
  5. Eu não fiz agradecimentos. E além disso, por causa do meu querido orientador, acabei o doutoramento e corro o sério risco de ir para a rua (por nove dias apenas). Não dava para os fazer, portanto.

    ResponderEliminar
  6. Sãozinha: graças ao meu querido orientador também, corro o risco de nem sequer conseguir acabar...

    ResponderEliminar
  7. Gente a dizer isso do orientador nunca vi, mas gente a agradecer a um monte de professore exceto o orientador já vi.

    ResponderEliminar
  8. pois, my feeling exactly. mas por exemplo, tenho a agradecer ao meu co-orientadore não oficial no hospital - que não está minimamente dentro da minha área - por ter tido sempre palavras encorajadoras mesmo com os piores resultados.

    ResponderEliminar
  9. Pois...como eu compreendo! Também tive uma co-orientadora impecável e se não fosse ela acho que tinha ficado maluca. Por isso não agradeci a ninguém...fiz os agradecimentos em privado!

    ResponderEliminar
  10. Eu agradeci ao meu orientador a oportunidade de trabalhar no projecto e com a equipa. Nem mais uma palavra.

    ResponderEliminar
  11. Pois, eu tambem sinto muito mais feed back quando tenho reuniões com o pessoal do hospital, que nao percebem nada de formulação, do que com o meu orientador, que supostamente é o expert (embora me tenha dito para não fazer a experiência que finalmente me deu bons resultados, e que eu fiz na mesma por teimosia).

    ResponderEliminar
  12. a mim apetecia-me dizer q tinha conseguido fazer a tese apesar de ter um orientador banana e colegas do inferno...mas acabei por dizer as coisas do costume LOL...um dia farei uma errata!! ahhah

    ResponderEliminar
  13. fico aliviada por não estar sozinha.

    ResponderEliminar
  14. Se isso não lixar a tua nota, não refiras o nome dele. Assim nem és mal-educada :)

    ResponderEliminar
  15. Juanna, obviamente nunca poderia escrever isto, embora o sinta. Ainda me falta um bom bocado, e acabando terei de ser convencionalmente educada.

    ResponderEliminar
  16. Olá: se ele é assim animado e colaboarante o melhor é escrever já um texto genérico para colocar nos agradecimentos da tese. Caso contrário, após o processo de escrita/correcção é que não vai ter mesmo vontade de o fazer. sofia

    ResponderEliminar
  17. A minha vontade e' de, nos agradecimentos, explicar tim-tim-por-tim-tim porque e' que cada um dos meus orientadores nao contribuiu para o meu projecto. Thanks for nothing! :) Mas manda a etiqueta ser politicamente correcta (ou eu nao estivesse no pais da politiquice correcta!...).

    ResponderEliminar
  18. A minha orientadora foi (e é) 5 estrelas para mim (ela é muito maternal). Apesar disso, na altura disseram-me que não devia agradecer na tese ao meu orientador (questões de ética, já que poderia parecer que estava a dar "graxa").
    No teu caso aconselho-te a fazeres-te de distraída e não escreveres nada. Lá está, se não tens nada de bom a dizer, não digas mal.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Já li teses de várias áreas, de várias academias, de vários países. Ainda assim, é dos agradecimentos brasileiros que sempre gosto mais. A forma simples, directa, sentida como agradecem a Deus, aos pais, aos filhos e ao amor da vida deles. A forma quase descarada como usam e “profanam” um trabalho académico, desprovido de sentimentos, com um sem número de «amo você».

    Nos ultimos meses tenho pensado algumas vezes sobre isto (agradecimentos na tese). E quando penso nos orientadores, há dias em que dá vontade de escrever isso mesmo: "not thanks to you" ou "apesar de... my dearest advisors" ;-)

    Mas como nada disto é possivel, acho que me vou ficar por um ""May the force be with you" - Star Wars. " na pagina de dedicatoria/citação LOLOL

    ResponderEliminar
  20. Em tempos fui muito maternal, agora já me passou mais. E há uns bons anos comovi-me com um agradecimento numa tese que terminava com a frase "Pronto, (fulano de tal filho da que escrevia a tese), agora a mamã já pode ir brincar contigo". Nunca mais me esqueci disto, acho que resume muito do que estas coisas significam na vida de uma pessoa, neste caso uma mãe.
    Não gosto de formalidades do tipo dos agradecimentos nas teses (nem das becas do júri nas defesas), embora não me considere mal educada, e vai ser o que mais me vai custar escrever, do ponto de vista do cinismo, dentro de dias. Nas anteriores nunca pus, mas doutoramento oblige (será? agora lembrei-me de ir perguntar se é meeeeeeeeesmo necessário).

    ResponderEliminar
  21. Ahah
    Eu já escrevi a minha página, apesar de ainda não ter acabado a tese. E a minha orientadora está no topo merecidamente.

    ResponderEliminar
  22. Hahaha! Agradece a ti própria! After all, não és tu que estás a ter as canseiras?!?!

    ResponderEliminar
  23. é melhor não ires por aí...
    Reserva um parágrafo imaginário o chefe ideal que mora numa dimensão paralela. Escreves pra esse.
    O resto da página, enches com agradecimentos sinceros a quem queres efectivamente agradecer.

    :)

    ResponderEliminar
  24. Como diz uma amiga e colega numa saga id~entica as universidades deviam servir os alunios mas a realidadeé bem diferente. No meu caso foi só para o "politicamente correcto".
    Foi um sapo mas como o mundo é redondo e o país um T0 "just in case"...
    A vida tem destas coisas!

    ResponderEliminar
  25. Oh! A Cacau comeu a página dos agradecimentos!

    ResponderEliminar
  26. "com amigos destes não se precisa de inimigos":

    é que nem discuto! até porque o caso que conheço de orientador que só "desajudava" também a pessoa devia ter pensado exactamente assim...

    ResponderEliminar
  27. geez... eu considerei plenamente escrever isso mesmo! No fim, deu-me la um rebate de "ja tens idade para ser maior que isso" e de hipocrisia acima de tudo e la escrevi a frase da praxe a agradecer ao comite. Mas garanto-te que agradeci mais ao gato que a ele, e para quem le, e' bem notorio a quem eu estou de facto grata!

    ResponderEliminar