1 de fevereiro de 2012

Favorzinho

Eu sei que é difícil e é pedir muito, que não há país nenhum no mundo onde se passe mais frio do que em Portugal, mas de cada vez que eu referir que está um bocadinho frescote, podem não me dizer logo a seguir que aí também está? Isto, claro, a não ser que estejam -7 graus com wind chill de -16, que era o que estava esta manhã. Agradecida.

(as pessoas de Bragança e da Guarda podem)

78 comentários:

  1. Luna,

    fui eu que comentei o post abaixo, assinando Raquel.

    Não sei se te referias a esse comentário, mas a carapuça serviu.

    Certamente que aí faz um frio terrível, costumamos estar a par disso. Mas a verdade é que a vaga de frio que se tem sentido por toda a Europa está a chegar a Portugal e as temperaturas caíram, sobretudo no Interior (e não apenas no Norte).

    Talvez os comentários que te deixem, a mencionar as temperaturas por aqui sejam por simpatia, numa tentativa de consolo. Até porque não podemos comentar temperaturas de países onde não estamos.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que fizeste as referidas excepções, que isto está que não se aguenta! BRRRR

    ResponderEliminar
  3. Claro que o pessoal na suecia ou na polonia se ri de um post destes, né?

    ResponderEliminar
  4. Aqui ainda estamos nos graus positivos, portantus não me queixo.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa, mas o que se passa é que tu te explicas mal... Aqui está frescote Luna... Aí está um frio do c...oiso!!!!

    ResponderEliminar
  6. Só queria dizer que em Moscovo estão -20 graus. Pode não interessar nada (excepto aos moscovitas), mas sinto-me logo mais quente.

    ResponderEliminar
  7. Eu também me passo dos carretos pá!...O que se passa é que acho os portugueses se sentem traumatizados porque rapam mais frio em casa do que na rua, o que não cabe na cabeça de ninguém!

    ResponderEliminar
  8. Raquel

    estes comentários são recorrentes sempre sempre sempre que eu digo que está frio, mesmo quando em Lisboa estão 14 graus positivos como estão neste preciso momento segundo o weather.com.

    Pessoas em geral, sim, eu sei que na sibéria está está mais frio, a diferencinha é que se eu ler um post de uma pessoa que está na sibéria ou na polónia a queixar-se, eu não vou logo lá a correr deixar um comentário "ai, mas olha que aqui também está".
    Já em estocolmo, embora esteja mais frio em temperatura absoluta, o wind chill (que é o que a pessoa de facto sente) está ela por ela, senhor Ska.

    ResponderEliminar
  9. Portugal é sempre o pais mais.... Nem que seja mais frio! looool
    Deste lado do mundo estão -14º mas sem wind chill (graças a deus!) mas as previsoes são de -25º até ao final da semana :( Por isso um brinde a nos, pode ser que ajude a aquecer!

    ResponderEliminar
  10. Ui, -25 deve ser um mimo. Respect!

    ResponderEliminar
  11. P.S. Amanhã espera-se que seja o dia mais frio da semana, mas pelo menos acho que o vento vai abrandar, o que ajuda muito a parecer tão mau.

    ResponderEliminar
  12. O problema maior é que em Portugal passa-se frio porque os construtores não se dão ao trabalho de preparar as casas para o inverno. E quem habita nelas mais depressa gasta rios de $ em roupa, festivais, férias nos Algarves, e afins em vez de se acautelar para o próximo inverno. Por isso é que há a necessidade de dizer que também está muito frio.

    (Bruxelas amanheceu com uns belos -8º, mas um céu maravilhosamente azul)

    ResponderEliminar
  13. Luna,

    a questão não é essa. Para quem vive em Portugal frio é isto, daí nós andarmos cheios de casacos e golas altas e vermos turistas mais à fresca. Mas as nossas temperaturas baixas são estas, e lá por estar mais frio noutros países e cidades, julgo que não somos proibidos de sentir frio e de o comentar. E não estava a mencionar Lisboa, até porque falei no interior, onde vive uma das minhas irmãs.

    De qualquer forma, reitero o que escrevi há pouco. Se tu escreves sobre o frio que aí faz, queres que as pessoas comentem o quê? O valor da GALP na bolsa? O jogo de futebol de domingo passado? Vão referir o mesmo tema e muitas vezes fazem-no como forma simpática e amigável de te «reconfortar», identificando-se com o que estás a dizer.

    E ainda bem que aqui não temos temperaturas de -7 nem ventos gelados e que vou sair à rua sem luvas.

    De qualquer forma, estávamos mesmo à espera de quê? De não ter frio sendo Inverno no Hemisfério Norte? ;)

    ResponderEliminar
  14. sim, como aqui, um lindo dia de sol, que quase não deixa adivinhar a temperatura que faz olhando pela janela. Para dizer a verdade, acho que quase prefiro os -6/-8 com dias bonitos, que os -2 com chuva e neve (que parece que é o que nos espera no fim de semana).

    ResponderEliminar
  15. Raquel,

    eu se vir um post de uma pessoa a dizer que estão -25 graus, como a Bárbara ali em cima, provavelmente o meu primeiro comentário é "Foda-se! Respect" e não, "ai mas aqui também está frio", epá não, irrita, e irrita de todas as vezes que mo dizem, sem mínima noção do que é frio a sério, dando-se ao luxo de poder sair de casa sem luvas e gorro e cachecol, coisa que eu não faço de outubro a abril.
    Aproveitem o belíssimo tempo que têm - uma colega holandesa esteve este fim de semana em lisboa e vinha encantada com o tempo, porque estavam 14 graus -, poderem sair de casa sem ser de kispo penado até aos joelhos, ou poder andar de casaquinho de malha como eu andei em dezembro quando aí fui.

    Se não é como dar nozes a quem não tem dentes.

    ResponderEliminar
  16. Porque que o dia mais frio da semana é logo à quinta-feira, quando as lojinhas estão abertas até mais tarde?
    Why???!?!

    ResponderEliminar
  17. Sim, ou entao está a chover!

    ResponderEliminar
  18. Isso é a mesma coisa que ires para um país subnutrido e pedires às pessoas que te comentam (que não estão na mesma posição que tu) para não dizerem coisas como "tenho fome" ou outras queixas relacionadas com a comida, em jeito de julgamento "havias de vir pra cá para veres o que é fome..." a sério, quem é que relativiza constantemente deste modo?
    e sim também digo que está frescote por aqui (Portugal, de um modo geral), as minhas mãos geladas que doem -em casa- podem atestá-lo. Já estive na Guarda que até hoje foi o sítio mais frio onde estive (a par de Londres, talvez), mas não é por isso que cada vez que experienciar frio em Lisboa vou parar e pensar "espera, eu já estive num sítio mais frio que Lisboa onde quase gelei, não tenho qualquer direito de dizer que tenho frio!". Não faz sentido.

    ResponderEliminar
  19. Pronto, temos opiniões diferentes. Eu acho que não faz sentido que me comentem a dizer que está frio de um sítio onde neste momento estão mais 17 graus que aqui, pronto.

    E sim, se eu passasse fome e vivesse com dificuldades num país pobre, e falasse sobre isso no blog, também não acharia normal que me fossem comentar a dizer que o cheese burger do almoço os deixou ainda com um ratinho - embora já me pareça que o possam dizer espontaneamente no seu blog ou entre amigos, mas não como resposta a uma situação claramente pior.

    ResponderEliminar
  20. (se contarmos com widchill então a diferença vai aos 25 graus. sorry, não dá mesmo)

    ResponderEliminar
  21. Eu só queria dizer a toda a gente que aqui onde vivo estão, neste preciso momento, -29 graus Celsius. Agora parem lá com isso que eu é que sou a maior! :)

    ResponderEliminar
  22. Margarida: nem imaginas a quantidade de palavrões que disse na minha cabeça quando vi -29. Eu nem sequer consigo imaginar o que é -29.

    Já agora, curiosidade: as coisas funcionam normalmente quando estão essas temperaturas? Aqui já houve comboios cancelados e tal por causa de gelo nas linhas e assim, uma colega minha demorou 2 horas a chegar ao trabalho.

    ResponderEliminar
  23. O que eu quis dizer com o exemplo do país subnutrido foi que, se eu tivesse visitado um país onde houvesse muita fome, provavelmente não regressaria a Portugal a pensar em relativizar tudo e mais alguma coisa porque vi pior, porque estive num país com condições deploráveis e por isso vou começar a pensar duas vezes quando quiser comer um hambúrguer suculento, por exemplo, por consideração com as pessoas daquele país. Acho que seria uma maneira um bocado masoquista de viver, por muito respeito que tenha pelo próximo.

    Com a questão do frio passa-se a mesma coisa. Mas bom, se é só em resposta aos teus comentários sobre o frio que faz na Holanda que ficas irritada, tens todo o direito, desde que não desanques um português por dizer espontaneamente à tua frente que está frio em Portugal :p

    ResponderEliminar
  24. Sim, funciona tudo bem. Os comboios não são muito usados cá no norte, mas os carros vêm preparados com uma tomada do lado de fora (não sei nomes técnicos) e ficam ligados à corrente eléctrica a aquecer (a descongelar). Os aeroportos tanto no norte da Suécia como na Finlândia estão preparados com os anticongelantes e todas aquelas máquina que faltaram no resto da Europa no Natal de 2010. Com esta temperatura não se vê gente em grandes caminhadas, mas até aos -20 andam felizes da vida nos seus passeios depois do trabalho. Ainda ontem e hoje andei de autocarros e correu tudo com a pontualidade do costume.
    Agora que perguntas, já uma vez estive mesmo muito a Norte do círculo polar e os canos de água congelaram durante a noite, mas foi só. ;)

    ResponderEliminar
  25. Margarida:

    tenho um colega finlandês da lapónia, e lembro-me de no ano passado ele contar que estavam -40 graus e estavam a construir uma sauna de gelo (wtf?), mas que de repente as temperaturas subiram para -20, e que ele e a família até acharam que estava calorzinho. ;)

    (curiosamente, este meu colega da lapónia, queixa-se do tempo na holanda)

    ResponderEliminar
  26. Esther

    percebo perfeitamente o ponto de vista, e concordo com isso de não se conseguir relativizar tudo, mas vou dar um exemplo ilustrativo, embora exagerado:

    imagina que alguém escreve no blog que lhe morreu alguém da família ou muito chegado e está de rastos, e recebe um comentário de alguém a dizer que a compreende perfeitamente, porque também está muito triste porque lhe morreu o piriquito.
    essa pessoa tem todo o direito de se sentir triste, e falar disso espontaneamente e no seu blog, mas fica-lhe mal dizê-lo em tom de resposta e solidariedade.
    a pessoa a quem morreu o familiar, se ouvir a tal pessoa a contar que está triste pelo piriquito não se sentirá ofendida, mas já ficará um bocadinho irritada se esse comentário vier como resposta a dar consolo.

    ResponderEliminar
  27. Aposto que ele não anda tão vestido como na Finlândia. O segredo são muitas camadas e calças-edredão. É dizer adeus ao fashionismo, não há a mínima hipótese.

    Sim, nos comentários ninguém me diz "deixa lá que aqui também está muito frio", mas bolas, de -20 para baixo ninguém compete!

    ResponderEliminar
  28. Eu vinha aqui dizer que tudo é sempre relativo e deixar justamente este link da Margarida:
    http://omundodemargarida.blogspot.com/2012/02/beleza-do-inverno-e-isto-4.html

    Vejo que ela já se pronunciou. Também eu não consigo imaginar o que serão -29ºC. Acho que o máximo que experimentei foram uns -15 (sem wind chill). Tive mais frio em NY aí com uns -4 ou 5 e um vento de cortar.

    ResponderEliminar
  29. Teresa: aqui o pior é mesmo o vento cortante, hoje estavam ventos de 34 km/h, o que, com estas temperaturas, dói. E se te lembras da minha alergia ao frio, imagina o que sofre a minha cara nas viagens de casa para o trabalho e vice-versa de bicicleta. Acho que a partir de amanhã o vento irá amainar, e embora amanhã deva arrefecer ainda mais (acho que é suposto ser o dia mais frio), já não deverá custar tanto.

    ResponderEliminar
  30. Irra, que até em Vladivostok está menos frio!

    http://www.accuweather.com/en/ru/vladivostok/294927/weather-forecast/294927

    E em Winnipeg, que costuma ter temperaturas assassinas no Inverno, está uma caloraça de -4ºC.

    ResponderEliminar
  31. Oh Teresa, só não percebo é como é que tu, logo tu, não me comentaste o patinho no gelo.

    (que imagem absolutamente deliciosa)

    ResponderEliminar
  32. Só vinha dizer que até agora tinha uma gretinha da janela aberta, e depois de ver estas vossas temperaturas de menos muitos o meu cérebro congelou, e fui fechar a janela. Sou uma pessoa muito sugestionável. Não há aí ninguém nos trópicos a querer partilhar temperaturas, a ver se os meus pés aquecem?

    ResponderEliminar
  33. A Maria está com 28ºC em Timor. :)))

    ResponderEliminar
  34. E espreita a nossa querida Miami:

    http://www.accuweather.com/en/us/miami-fl/33130/weather-forecast/347936

    ResponderEliminar
  35. Não posso ver essas coisas, que o que me dá coragem para sair de casa de manhã é saber que a Margarida também o faz.

    ResponderEliminar
  36. Eu nem consigo imaginar.
    E depois dou comigo a pensar em coisas muito piores. Nos sem-abrigo, por exemplo.

    ResponderEliminar
  37. Esse exemplo faz sentido para ilustrar este caso. Acima de tudo é uma questão de educação e respeito pelas circunstâncias dos outros. Lancei aquele comentário porque à primeira vista pareceu-me que não admitias que alguém dissesse que está frio em Portugal porque tu estás na Holanda e aí está muito pior (o que foi um erro de interpretação). Mas nestas condições é natural que fiques irritada. Há coisas que se podem mas não se devem comparar.

    ResponderEliminar
  38. Exacto. Eu não tenho lata de ir responder à Margarida e os seus -29 gaus (credo!) com "aqui também está frio". A minha forma de me solidarizar é dizer que não faço nem sequer ideia do que seja estar com -29 graus, e que possivelmente não seria capaz de sair de casa sem estar vestida à astronauta.

    ResponderEliminar
  39. E já agora, numa de "há sempre quem esteja pior": uma colega minha grega, avariou-se-lhe o aquecimento central anteontem, exactamente quando as temperaturas caíram drasticamente. E embora o homem que chamaram tenha conseguido arranjar o esquentador (sim, também tinham ficado sem água quente), não conseguiu arranjar a bomba que faz circular a àgua para os radiadores que aquecem a casa. Teve de dormir toda encasacada, e a meio da noite acordou com frio na cabeça fria, e teve de por o capuz do casaco. BRRR

    ResponderEliminar
  40. Com -29 só saía de casa à estalada. Com -7 só saía de casa com ameaças.

    ResponderEliminar
  41. Aqui estão -16, mas parece que vai piorar no fim semana, vamos esperar :)

    ResponderEliminar
  42. Izzie, até calcei as (imitaçoes das) UGG pela primeira vez este ano. e estou a pensar amanha levar as luvas de neve em vez das minhas normais de pele.

    ResponderEliminar
  43. A questão é que para nós, que vivemos em Portugal (e eu sou de Lisboa) está muito mais frio do que o habitual e o corpo reclama. Não comparo sequer com o resto da europa, mas a verdade é que nem sempre temos infraestruturas preparadas para este frio- eu trabalho numa escola sem aquecedores, sem ar condicionado, onde trabalho até às 21h30 e só me falta ir de pijama polar por baixo da roupa e atenção, que até nem sou das mais friorentas...E não me refiro a quando estamos com 14º lá fora, mas quando estamos com 5/7º, já custa um bocadinho, porque os edifícios estão gelados.

    ResponderEliminar
  44. Bê:
    sem dúvida, e a falta de aquecimento nas casas e postos de trabalho é coisa de que também já falei aqui. Bem me lembro de assistir a aulas na faculdade com o kispo vestido porque estava a mesma temperatura que na rua, o que é inaceitável num país que se quer minimamente desenvolvido.
    Aqui tive uma experiência semelhante quando em Dezembro tive de dar aulas num edifício super antigo, sem aquecimento a funcionar decentemente, e onde rapei um frio do caraças nas 8 horas por dia que lá passava.

    ResponderEliminar
  45. e o frio que está na holanda?! bolas!!

    ResponderEliminar
  46. Em Portugal também está um gelo, alto lá! Neste momento estão 12ºC em Lisboa!!

    ResponderEliminar
  47. Eu acho o Inverno português (lisboeta no meu caso) maravilhoso. O Janeiro tem sido lindo, com dias de céu azul e aquele friozinho simpático, que não nos obriga a andar de gorros e protectores nos ouvidos e mais não sei o quê. Acho que este Inverno ainda nem calcei umas luvas. Está um pouco mais fresco à noite, mas de dia chegamos aos 15º, o que, convenhamos, é uma temperatura maravilhosa. Sinceramente não temos de que nos queixar em relação ao tempo. Já quanto a outras coisas, nem vale a pena falar!

    ResponderEliminar
  48. Isabel
    tão verdade. Quando fui a portugal no natal e tive temperaturas de 18 graus durante o dia, em que podia sair de camisa e casaco de malha, pensava: com tudo de mau que está a acontecer a este país uma coisa é certa, este sol não se paga. E faz-me confusão que no meio de tantas dificuldades se queixem exactamente do melhor e impagavel deste país: o clima.

    ResponderEliminar
  49. E agora, desculpem, lembrei-me de Eça de Queirós e do impagável Visconde Reinaldo (que vivia em Paris e adorava dizer mal de Portugal) no Primo Basílio:

    «Nada mais reles do que um país com um bom clima!»

    ResponderEliminar
  50. «E sorria, vagamente reconhecido a um país que lhe fornecia motivo para tantas pilhérias.»

    (estou a citar de memória, desculpem se as palavras não forem exactas.

    ResponderEliminar
  51. LOL
    nos states também menosprezam a florida.

    ResponderEliminar
  52. p.s. e o nosso extraordinário sol e 18 graus em dezembro é coisa que a markel nao nos pode tirar.

    ResponderEliminar
  53. Portugal tem no geral, um bom Inverno. Não há semelhança que se possa querer estabelecer entre as nossas temperaturas e as que se sentem, por exemplo, na Europa Central e mais a Norte, que não caia um pouco no ridículo.São factos, indiscutíveis. Só que Portugal também está cheio de micro-climas, e se em Lisboa estão 12ºC à noite, aqui onde moro (zona de Braga) as temperaturas estão perto dos 0ºC. E é muito comum, nesta época, já perto das 8h da manhã o termómetro que há aqui na rua marcar entre os -2ºC e os 0ºC. Continua a não ter comparação, obviamente, mas tal como referiste, e eu quero sublinhar, é que Portugal também não é só Lisboa e mais a Sul, e há imensa gente a viver no Norte que pode comprovar que mesmo dentro de um pequenino país, podem haver diferenças térmicas de 12ºC (sem se estar na Serra da Estrela) que justifiquem algum queixume.

    ResponderEliminar
  54. M.A. sem dúvida, eu geralmento critico quem me fala de lisboa. no norte, e principalmente no interior norte, o clima nao tem nada a ver com o de lisboa, e fica realmente frio (daí especificar excepções).

    ResponderEliminar
  55. Porreiro! Eu posso dizer que aqui também está! :-)

    ResponderEliminar
  56. Mas qual é exatamente o problema de várias pessoas, em países com temperaturas diferentes, terem frio?

    O seu frio, Luna, desaparece se nós em Portugal nos queixarmos e assim a Luna deixa de ter valor?

    Há uma escala que mede a qualidade das pessoas pelo frio e, se todos sentirmos frio, as "coitadas" das pessoas que estão nos países "mesmo" frios perdem qualidades?

    E, como a Raquel pergunta, espera o quê quando comenta que sente frio? Que nós cortemos os pulsos?

    É que "respect",Luna, merecem e precisam aqueles que vivem na rua, com temperaturas negativas e não têm dinheiro para se agasalharem.

    ResponderEliminar
  57. vinte e nove ...

    graus ...

    negativos...

    Grande vénia para a Margarida.

    Luna, acredita em mim, em Lisboa não está frio, está frescote. Ninguém pode dizer que está frio numa cidade em que paras no passeio ao sol a dar dois dedos de conversa e tens que tirar o sobretudo e desapertar o cachecol.

    ResponderEliminar
  58. Em São paulo estiveram 32º hoje, estava calorzinho...

    ResponderEliminar
  59. Filipa, como há de calcular, não lhe vou voltar a explicar nem fazer desenho depois de já o ter feito 48 vezes nesta caixa de comentários. Sim, em lisboa está muito frio com 14 graus, ui ui, a verdadeira sibéria, sim, todos os portugueses se deviam lamentar profundamente e todos os dias por viverem num país frio com um clima de merda.

    AnsD, eu andei de casaquinho de malha e camisa em dezembro. :)

    Isa, não quero falar contigo.

    ResponderEliminar
  60. Ah, e já agora, só mesmo para acabar a discussão que já vai longa:

    é muito diferente dizer que se tem frio ou que está frio, coisa que me parece que as pessoas confundem.

    uma pessoa pode ter frio com 30 graus, basta estar com gripe, o que não quer dizer que esteja frio.

    eu sou friorenta, sou muito friorenta, tanto que tenho frio se andar de t-shirt em casa, mesmo estando permanentemente a 20 graus. tal como geralmente também tenho frio no escritório, se andar com apenas com uma camisola de malha, e é por isso que tenho um hoodie polar no escritório e ando de hoodie também por casa. mas nem em minha casa nem no escritório faz frio ou está frio.

    e apesar de estar muito frio na rua, eu não posso dizer que passe ou tenha muito frio (tirando a cara começar a doer e deixar de sentir o nariz).
    isto porque comprei um casacão penado gigante que me faz parecer o boneco michelin, mas que apesar de estar um frio do caraças não me deixa arrefecer muito nos trajectos que faço de bicicleta, ao invés do que me acontece no escritório ou em casa quando estou muito tempos parada. e em casa ou no escritório não está mais frio que na rua, obviamente.

    se as pessoas também têm frio com 14 graus? claro que têm, especialmente se não se agasalharem convenientemente, como é costume. e não, de facto a camisa e casaquinho de malha por cima se calhar não chegam.

    agora, se está frio em Lisboa? não, lamento, mas não está.

    ResponderEliminar
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  62. Olá a todos em geral e à Luna em particular.

    Só para dizer que vivi 3 anos em Estocolmo, com várias visitas a Helsínquia (a minha cunhada era hospedeira na Viking Line, aqueles cruzeiros entre as duas cidades).

    O meu record é -30 e foi em Helsínquia.

    Antes de ter mudado para lá pensava, ingenuamente, que depois de chegar aos graus negativos tanto fazia -5, -10, seria igual! Pois, não era, não é!

    Posso dizer-vos que a partir dos -15 não é possível respirar sem protecção da boca. O ar que entra é demasiado frio e tem de passar antes por um cachecol grosso. Se vem um ventinho a temperatura desce imediata e drasticamente. Os líquidos que temos no nariz cristalizam daí não ser aconselhável apertá-lo, por ex.

    Para finalizar, com os tais -30 num passeio a Helsínquia e passado 10 minutos de caminhada à saída do Barco deixei de sentir as pernas e sofri queimaduras graves nos tornozelos. A minha roupa portuguesa, por mais camadas que tivesse não suportou...

    Já as casas ó céus, que saudades daquele quentinho bom!!!

    Pronto, disse.

    ResponderEliminar
  63. Luna,

    Tenho estado aqui a ler esta discussão e acho que tens razão mas que quem diz que TEM (e tem é muito diferente de está ou faz) frio em Lisboa também tem. E eu acho que nós, que moramos na zona de Lisboa, dizemos que temos frio primeiro porque não nos agasalhamos bem (estamos mal habituados) e sobretudo porque os nossos edifícios não estão bem construídos. Vou dar-te um exemplo: moro na zona de Cascais, uma casa grande (com dois pisos) virada para a Serra de Sintra. E a minha casa é fria, desagradável, tenho que estar de aquecedor ligado e com mantas. Quando saio da sala tenho frio para ir por exemplo à casa de banho. Muitas vezes saio de casa, especialmente à hora de calor, e penso: "bolas, que em casa está mais frio do que na rua". Por isso não me espanta que digamos "sim, temos frio". Não devemos é dizer em resposta "aqui também está frio". O também aqui é que estraga tudo porque, a comparar com o teu frio e com o da Margarida, não, não está frio. Nós é que não estamos preparados para temperaturas mais baixas. Continuando o exemplo, no meu trabalho, num prédio antigo em Lisboa, que, não sei porquê, é quente nunca tenho frio. Chego até a ter calor. Estou no mesmo país, quase na mesma cidade, e num sítio tenho frio, noutro já não.
    Mas não te apoquentes tanto com isso ;) é óbvio e claro para toda a gente que aí está muito mais frio. Mas aqui sentimos frio por não estarmos nem preparados nem habituados. :)
    E também é normal que pessoas que estão habituadas a temperaturas de 12º graus no Inverno tenham frio com temperaturas de 2º. É o hábito. Mas este ano até está bem melhor que o ano passado apesar de dizerem que a mínima vai ser de 2º.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  64. Miss G

    morei 27 anos em sintra, sei do que falas, e a minha casa em portugal seria insuportavelmente fria se não tivéssemos salamandra.
    Se me disserem que as pessoas têm frio dentro de casa, sim, têm sim senhora, porque como não tomam medidas para a aquecer (e isso são outros quinhentos), a casa está pouco mais quente do que a rua.

    Outra coisa é dizer que está frio com temperaturas de 12 a 14 graus durante o dia. Se estiverem 5 graus de máxima em lisboa, aí sim, está frio para lisboa.

    Anyway, o meu ponto não é se as pessoas têm ou não frio, mas que é irritante dizer "ai como te compreendo, também tenho uma unha do pé encravada" a uma pessoa que partiu duas pernas.

    ResponderEliminar
  65. Dinada: e eu que chego ao lab com as lágrimas congeladas ao longo da cara e rastos de sal (sim, que assim que se sai de casa os olhos começam imediatamente a lacrimejar por causa do frio e vento).

    ResponderEliminar
  66. Não queria dizer mais nada, mas esta discussão acaba numa cavaquice: o PR também tem todo o direito de dizer que as suas reforminhas não lhe chegam para as despesas, fica-lhe é (muito) mal dizê-lo.

    ResponderEliminar
  67. Izzie, não sei se já alguma vez disse, mas eu amo você.

    ResponderEliminar
  68. Luna,

    Percebo tão bem. Quando a minha mãe adoeceu as pessoas, e eu percebo que era por solidariedade, "percebo o que estás a sentir". E não percebiam. Ainda bem mas de facto não percebiam. E aí estou totalmente contigo. É deveras irritante. Quanto ao frio e tal e coiso são as casas que não estão preparadas (mas não digas que estão pouco mais quentes que a rua; a minha tem alturas que está mais fria que na rua). Não me parece que vamos chegar aos 5º. Houve uns anos que sim mas este ano não me cheira. E, desculpa a falta de solidariedade, mas ainda bem. Não estamos preparados para essas temperaturas (que, admito, devem ser apelativas para quem convive com -29º).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  69. Quatro graus aqui na terra, mantinha por cima das pernas, termoventilador aos pés, um regalo. Tenho um amigo que diz que lá onde está amanhã vão estar -30º. Dou graças ao Senhor por viver em Tugal.

    ResponderEliminar
  70. Mas eu sinto frio como se estivesse aí. lol O outro dia apercebi-me de uma coisa, estou a pensar andar de bicicleta, sim aqui por lisboa(pânico!). Bicicletas e saias/vestidos é coisa que não combina pois não?

    ResponderEliminar
  71. Breaking news! Estão 2ºC e o weather.com this que feels like -2º.
    O clube dos gemidos já pode gemer mais um bocadinho.

    ResponderEliminar
  72. Funkydisco:
    1. ver comentário sobre a diferença entre ter frio e estar frio.
    2. garanto que não, não sente. um dia experimente vir fazer 15 minutinhos de bicicleta com -8 graus feels like -12, ou com neve a bater-lhe na cara e depois conversamos.
    3. http://www.copenhagencyclechic.com/2009/06/cycling-in-skirts-and-dresses-cycle.html

    ResponderEliminar
  73. Teresa: 2 graus em lisboa já se pode dizer que está frio em lisboa. :)

    ResponderEliminar
  74. Neste momento estão 5 graus com real feel de -1 em Lisboa
    http://www.accuweather.com/en/pt/lisbon/274087/weather-forecast/274087

    ResponderEliminar
  75. Vou escrever um post, mas achei bem dar-te a informação em primeira mão. Parece que nem tudo resiste ao frio. Amanhã era para ir à feira Sami de Jokkmok de autocarro, mas como hoje as temperaturas chegaram aos -37 (!) cancelaram o autocarro. Para partir tudo bem, mas depois de ficar lá parado umas horas sem estar ligado à ficha não é certo que volte a andar.
    Enfim, a pé é que não posso ir! ;)

    ResponderEliminar
  76. Pois, -37 é dose, não há carrinhos que aguentem. :)

    ResponderEliminar
  77. É justo. Muito justo. Sou de Bragança e concordo. Tenho dito. :)

    ResponderEliminar