23 de julho de 2012

Agora escolha

Rapariga, ou escolhes de livre e espontânea vontade usar a burca, o niqab ou o véu, e aceitar o marido que te escolherem, ou levas com um baldinho de ácido sulfúrico nas trombas, só naquela para avisar, e ficas cega e desfigurada para a vida (e vais livremente querer usar a cena para tapar a cara e as reacções de asco das pessoas na rua), ou cortam-te as orelhas e o nariz (e também te vais querer tapar pelas mesmas razões), ou um bocadinho de honor killing na família para abrir a pestana, e fica tudo esclarecido em termos de escolha em plena liberdade. Se escolheres a opção certa fica tudo bem e nem és mutilada nem nada. É perfeito, basta escolher certo. E uma escolha certa, feita perfeitamente em liberdade por uma questão de gosto pessoal, nunca te causará problemas.

8 comentários:

  1. É isso mesmo. Pior que obrigar as pessoas a fazer uma coisa é incutir-lhes a ideia que elas têm o poder de escolher desde que escolham a opção certa. É lavagem cerebral e é infinitamente mais assustador.

    ResponderEliminar
  2. Luna isto hoje está muito pesado.
    A tua "cruzada" é cheia de valor mas acho difícil levares juízo àqueles casmurros (fundamentalistas religiosos, sejam estes ou os africanos ou quaisquer outros).

    ResponderEliminar
  3. Gostei do post. Pena o que lhe subjaz, que isso dá-me asco.

    ResponderEliminar
  4. É lamentável que ainda haja quem não perceba o que é real falta de opção e o que representa socialmente e psicologicamente na identidade de tantas mulheres. Enquanto a burca e niqab forem autênticos cintos de castidade não lhes vejo qualquer opção. Não acredito que haja mulheres que os usem porque gostam e se há as que têm opção, acaba por ser como defesa. Se o têm de usar como defesa, também não lhe vejo opção. Tudo espremido, em ambas as situações, necessidade, ou imposição, não existe liberdade de escolha. Bom, depois de tudo o que foi dito, não acrescento mais nada.

    ResponderEliminar
  5. Tal e qual. Perfeito.
    Parabéns pela sequência de "posts".

    Luna, não são os seus "posts" que são pesados, é a realidade do obscurantismo islâmico que é pesada...

    Força! Um blogue com um sentido e uma luta fica sempre mais bonito.

    ResponderEliminar
  6. a liberdade de escolha está sempre condicionada pela sociedade, seja em aspecto for, no entanto as penalizações são incomparáveis.

    ResponderEliminar
  7. Luna, posso linkar este(s) post(s) acerca da intolerancia religiosa? Não posso estar mais de acordo contigo, chamem-lhe preconceito. Eu chamo consciencia.

    Nya

    ResponderEliminar