11 de julho de 2012

Comer na Holanda

Toda a gente que vem para cá tem uma primeira queixa: a comida. Não se trata só do que se encontra em cantinas e restaurantes, mas do que não se encontra sequer nos supermercados. Aquilo que para nós é comum, aqui é uma raridade, e muitas vezes não se encontra de todo. Daí ter entrado em delírio quando há uns dias encontrei, pela primeira vez em 4 anos, uma dourada inteira no supermercado. Aqui peixe no supermercado só se encontra em filetes, e resume-se a salmão, bacalhau fresco, tilapia e panga. A dourada apareceu como "peixe do mês", e depois da primeira visão e compra  - fiz no forno e soube-me pela vida - sumiu-se outra vez.
Hoje, à conversa com a minha colega grega sobre o assunto, ela disse-me que recentemente tentou comprar cabrito, também prato comum na grécia. Conseguiu finalmente encontrar no site de um talho gourmet, que também vendia porco preto e outras iguarias comuns no sul da europa. Ficou toda contente, e logo foi investigar, e quase teve um ataque de coração: pois que 4 peças de cabrito (perna, costoletas, etc), para 4 pessoas (nem sequer era meio cabrito), custava 320€. Trezentos e vinte, caso tenham a sensação de ter visto mal. No talho. Por cozinhar. Desistiu logo, claro.
E lá está. sentimos falta. Porque coisas tão simples e comuns como uma dourada grelhada ou um prato de cabrito aqui simplesmente não se encontram. Ou se se encontram, são a preços absolutamente inacessíveis.
E pronto, agora estou a ressacar cabrito.



28 comentários:

  1. Ai viver sem peixinho deve ser tortura... Gosto tanto! E sem cabrito ou borrego...
    Cada país tem os seus próprios pratos, e quanto mais longe é do nosso, mais diferentes se tornam!

    ResponderEliminar
  2. Aqui praticamente não se encontra peixe grelhado, simplesmente. A primeira coisa que faço quando chego a portugal é ir comer uma dourada ou robalo grelhados.

    ResponderEliminar
  3. Também me lembro de há uns anos ter percorrido Bruxelas á procura de cabrito para fazer na Páscoa. Olharam para mim como se estivesse a pedir criancinha às postas e disseram para tentar nos talhos "árabes" porque eles é que tinham "dessas coisas". Mas nem precisamos de ir tão longe: tenta comprar uma perna de perú e depois diz-me como correu. ;)

    ResponderEliminar
  4. Pois, bem verdade. Até um simples bifinho de peru também :) É uma festa quando se tá em Portugal para comer ! :)

    ResponderEliminar
  5. Sim ... boa ... para encontrares essas coisas na Holanda é aos Turcos que eles tem quase sempre ... E cavalo etc ;)

    ResponderEliminar
  6. Perú só apanhei pela primeira vez aqui há uns meses quando o supermercado mudou de cadeia. Encontrei bifes de perú pela primeira vez em 3 anos. Perna de perú - que a minha mãe fazia tao bem - é para esquecer.

    p.s. também já me disseram para tentar talhos árabes.

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa tãão simples para nós cá mas aí é mesmo um achado ! :)
    E peixe há feiras que tem para se vender o peixe e já vi uma empresa que até é do Norte do País que se chama "Comifnish" e só aí é que os podes obter...

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente começo a pensar que só em Portugal é que existe o culto de comer peixe... De várias espécies e de várias maneiras. A comida que me faz sempre mais falta é o polvo, coisa impossível de encontrar aqui em supermercados e difícil em mercados de rua.

    ResponderEliminar
  9. até em Espanha que é aqui ao lado eu senti um bocadinho isso. bacalhau é coisa que eu não via à venda. essas pequenas coisas moem muito... e deixavam-me ainda com mais saudades de casa :c

    ResponderEliminar
  10. Luna, há uns tempos uma colega minha de trabalho (nigeriana) enviou um e-mail para quem estava interessado em comprar cabritos inteiros, e o preço por quilo era mais baixo do que €10 se bem me recordo...

    Tb noutro dia em conversa com um casal de luso-holandeses, eles falaram-me de um produtor para os lados de Zaandam que vende coelhos, galinhas, perus, cabritos ou cordeiros e porcos inteiros e a preços tb bem em conta. A mulher é que ficou com os dados e para comprar os maiores inteiros só para uma casa pode ser tramado, mas dividir entre algumas pessoas já é uma excelente forma de ter uma coisa mais "habitual"

    ResponderEliminar
  11. Bruno:

    let me know. :)

    Eu nao tenho congelador grande para guardar muita coisa, mas certamente a minha colega grega (com companheiro português) estará interessada.

    ResponderEliminar
  12. se fores a makro encontras douradas sempre e por um preço assecivel, e se fores aos talhos turcos encontras quase a mesma carne que nos, mas também a um talho em Roterdão que também tem.

    ResponderEliminar
  13. Bruna:
    eu vivo em Leiden, uma cidade pequena. Noutras cidades eu sei que eventualmente poderei encontrar certas coisas, mas não é prático no dia a dia viajar uma ou duas horas para ir comprar o jantar,

    ResponderEliminar
  14. Já sabes o que levar de Portugal na próxima vez ;) ( e não digas que não dá para levar cabrito, eu levei coisas idênticas para o Quénia eheheh)

    ResponderEliminar
  15. Eu vivi em Rotterdam e Amsterdam e comprava no mercado (feira) - perna de peru, peixes inteiros, cabrito nao sei que nao costumo cozinhar - mas sao cidades com muitos estrangeiros, fica mais facil encontrar.
    Ainda assim, com essa comida de porcaria, engordei 8kg em 2 anos (que ainda estou a tentar perder!) - um fenomeno que ainda estou para perceber ;)

    ResponderEliminar
  16. Bluebluesky:

    nao dá para levar mantimentos de portugal porque simplesmente nao tenho congelador para isso (ou mesmo frigorífico).
    O meu frigorífico é um mini-frigorífico, e o meu congelador uma única prateleira minúscula. :(

    ResponderEliminar
  17. Se um dia eu tiver de emigrar, tenho a certeza que, mais do que o clima, vou ter montes de saudades da nossa comida.

    ResponderEliminar
  18. Ai nem uma dourada de "aviário" podes comprar, coitada! eheh

    ResponderEliminar
  19. Nos meus poucos meses de emigração, do que mais senti a falta foi do pão. Em Espanha o pão é horrível e se não for comido na hora, fica tipo pão de plástico, que nenhuma faca lá entra...

    ResponderEliminar
  20. no Dubai é a mesma coisa. encontras todo um conjunto de supermercados ingleses mas peixe como há em Portugal ninguém lhe mete a vista em cima. os mesmos que há ai são os que se encontram aqui. o mesmo acontece com alface que é difícil encontrar uma normal. vem tudo embalado e em misturas. enfim. não nos digam que o bom do bacalhau seco, dos carapaus e da dourada não fazem falta porque nem imagino o que daria por eles agora!

    ResponderEliminar
  21. em qualquer mercado na holanda se encontra peixe que, por vezes, não é mau, é preciso chegar cedo e ter sorte. cedo implica chegar antes de chineses e muçulmanos que sabem o que é bom. já comprei bons carapaus, cabras (peixe), tamboril, bacalhau fresco, douradas (de viveiro), robalo (viveiro e selvagem), um peixe que parece selongo, linguados, pregados, anchovas, lulas (pequenas e grandes mas sempre congeladas). e isto em utrecht. o mercado perto de den haag HS é fantástico, a variedade é enorme e os preços são imbatíveis. pelo que ouvi dizer em IJmuiden compra-se bom peixe. mas nunca lá fui.

    quanto à carne: nos talhos turcos/marroquinos compra-se boa variedade de carne. que ainda tem a vantagem de ser(supostamente) halal :) já comprei borrego, coelho e codornizes.

    ResponderEliminar
  22. André

    eu sei que no mercado se arranja peixe, aqui em leiden também há mercado, e já lá comprei, mas é só ao sábado, e para além de eu por vezes gostar de fazer outras coisas ao sábado do que ir ao mercado, nao tenho frigorífico/congelador que me permitam comprar ao sábado o que vou comer a semana toda.

    da mesma forma, nao me é prático, sem carro, ir fazer nao sei quantos kms de comboio até outra cidade para me abastecer de mantimentos para o dia a dia.

    sim, procurando e esforçando-nos bastante encontramos as coisas, até há lojas portuguesas em haia e amsterdão, mas não é prático.

    não deveria ter de ser um feito extraordinário uma pessoa sair do trabalho cansada, passar no supermercado, e encontrar peixe ou carne decentes.

    (qual a vantagem de ser halal? a carne fica melhor por rezarem uma rezazinha antes de cortarem o pescoço ao animal virado para meca?)

    ResponderEliminar
  23. Escrevi exactamente sobre a mesma temática. Eu quase-vegetariana, mandei tanto peixe para a veia em Portugal que pensei que me crescessem barbatanas a seguir.

    O meu dó aqui é encontrar soja. Só têm os chamados bifes de soja, e em certos supermercados chineses (os maiores). Soja granulada não há. E por isso, sempre que os amigos que me visitam me perguntam o que é que quero que me tragam de Pt, adivinha a resposta. E batata-palha para os pratos "à bráz"? Tenho um prato destes prometido aos amigos desde que aqui cheguei. Estou frita se vou ter eu que cortar e fritar tanta batata em palitos!

    ResponderEliminar
  24. Dizem que o cabrito no restaurante azul aqui em Amsterdam é brutal. Eu nao gosto, ma vou contigo comer outra cena :D

    ResponderEliminar
  25. Sabes, Luna, já estive várias vezes na Holanda e em vários Países Nórdicos e fico sempre com a ideia de que a falta de vários alimentos e produtos do Sul da Europa dava uma bela oportunidade de negócio.

    Ps Também vi o Hotel Marigold e gostei imenso. Filme despretensioso sobre o que verdadeiramente interessa na vida e nas pessoas. Em qualquer ponto do mundo em que estejas.

    (já agora, não sei se já te disse, mas gosto muito do teu blog. Já houve alturas em que o seguia com frequência (I'm a sucker for San Francisco stories) e só não o faço mais por falta de tempo. My lost, obviously.)

    ResponderEliminar
  26. Pulha Garcia

    antes de mais, obrigada. eu vou seguindo o teu no reader, mas confesso que sou preguiçosa a comentar.

    De resto, concordo plenamente, fosse eu uma rapariga empreendedora e com jeito para o negócio, e pensava nisso. Infelizmente com o espírito comercial com que nasci, devia ir à falência no primeiro mês. :)

    ResponderEliminar
  27. p.s. ao mesmo tempo, acho que aqui nem sabem apreciar. no meu primeiro ano cá, no jantar de grupo de natal, em que cada um leva um prato, resolvi fazer bacalhau com natas (que nunca tinha feito). estive 4 horas na cozinha. à excepção de colegas do sul da europa que relmente apreciaram o manjar, juro que tive colegas holandeses a perguntar-me se aquilo era "pasta".
    no ano seguinte caguei, e fiz o "doce da avó", leite condensado com natas e bolacha maria, 15 min, e tive não sei quantas pessoas a pedir-me a receita.

    ResponderEliminar