23 de julho de 2012

Livre e espontanea vontade, yeah right


Protestos na Líbia, daqui.

23 comentários:

  1. O que é que isto prova Luna? Que há mulheres que usam as roupas tradicionais islâmicas por serem obrigadas a isso? Não vi aqui ninguém a dizer o contrário.
    O que aqui vi, e o que carece de demonstração, é que TODA a gente que as use só as use porque é obrigada e que se não fosse essa obrigação não as usava («Eu não sou capaz de acreditar que exista UMA única mulher neste mundo que use algo desse género por gosto»).

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo contigo. Se não fosse Obrigatório, tudo bem. Cada um deve fazer, vestir-se, escolher com quem dorme conforme lhe dita a vontade, coração e razão. Mas quando um país ou uma família ou uma tradição te OBRIGA a optar por algo que podes não queres, então isso não é, de TODO, liberdade!

    ResponderEliminar
  3. asmelhoresfrancesinhas:

    ganhaste, desisto. sim, elas usam burca e niqab por gosto, e a maioria é assim mesmo. e o facto de haver quem o faça por gosto compensa imenso haver quem nao o faça. assim podemos todos viver felizes e contentes, e descansados sem nos termos de preocupar com estes problemas e direitos das mulheres no mundo.

    aquelas mortas pela honra por familiares, olha, azarito, nao tivessem decidido "gostar" de outra coisa.

    ResponderEliminar
  4. Realmente para inventar dessa maneira tentando dar a entender que eu disse isso não vale a pena conversar.
    Nem me vou dar ao trabalho de pedir que apontes onde eu disse alguma dessas coisas abomináveis que dás a entender que eu disse (neste e no outro post). Tática mais reles de desconversar.

    ResponderEliminar
  5. nao disseste, mas insistes em dizer que o usam por gosto, em vez de admitir a realidade de que para grande parte destas mulheres liberdade individual e escolhas por gosto nao existem. e isso é tapar o sol com a peneira, e nao tenho pachorra para discussoes em que distorcem o cerne da questao com "viste-lhes o passaporte?", como se o ponto fosse esse ou nao fosse claro o que eu quis dizer. tenho mais que fazer do que me meter numa conversa de surdos.

    ResponderEliminar
  6. Bom, vou dar-me ao trabalho de ir a conta do Google que nunca uso so para comentar isto:


    Ao fim de 8 anos a viver em paises muçulmanos (com mais conhecimento de causa do que muita gente, que ja passou ferias em Marrocos e etc), nao acredito que alguma mulher use o veu por gosto. Ou sao claramente obrigadas, ou e-lhes delicadamente sugerido que usem, senao...

    ResponderEliminar
  7. Andreia

    obrigada! a minha grande questao é: ok, usam porque escolhem usar, mas o que acontece se escolherem não usar? a "liberdade" de escolha em não usar será igual à "liberdade" de escolha de usar? I think not.

    ResponderEliminar
  8. p.s. muitas vezes quando vejo videos de mulhers a explicar porque decidiram usar, há muita a noção de terem de se proteger do assédio dos homems, como se, lá está, nao devesse partir dos homens controlarem os seus impulsos animais, mas fosse responsabilidade das mulheres nao os "provocar". mas somos animais ou pessoas? se nao se taparem e forem molestadas é porque estavam mesmo a pedi-las?

    isto é um tema que me põe doente.

    ResponderEliminar
  9. Ninguém gosta de se sentir limitado, seja de que forma for. E eles limitam-nas em demasiado, sendo que a roupa é só mais um exemplo.

    ResponderEliminar
  10. Muitas delas até podem gostar, porque sabem que vão agradar, vão ser "boas meninas". Se calhar nem param para pensar se gostam ou não, nem vale a pena abrirem essa caixa de pandora que só lhes vai trazer chatices na vida. Mais vale serem ordenadinhas.

    ResponderEliminar
  11. já agora: uma das estagiárias turcas que usa véu, quando está mais calor adopta um barrete/gorro no lab. ou seja, nao é gosto usar o véu, deve estar doida para se livrar dele, e vai arranjando alternativas menos desconfortáveis de nao mostrar o cabelo... E maquilha-se 30 vezes mais do que eu... Nao fosse a pressão familiar e tenho a certeza que andaria de cabeça à mostra.

    ResponderEliminar
  12. Exacto, Luna! Quantas vezes me senti um naco de carne, nos olhos de certos homens? É repugnante. Concordo plenamente que cabe aos homens controlarem-se.

    Mais uma coisa: o facto de muitos homens exigirem que as mulheres se cubram para não atrair os olhares de homens alheios prende-se com outro facto: o de muitos casamentos não serem por amor, por isso os maridos 1) não têm confiança em si próprios porque não sabem se as mulheres os amam realmente, 2) têm medo que as mulheres se apaixonem por outro e os deixem (grande vergonha!).
    Solução: pôr a mulher num saco plástico preto, e acabou-se!

    ResponderEliminar
  13. Viste certamente as notícias de violações e abusos de jornalistas ocidentais aquando a revolução no egipto. no ouro dia li um relato de uma jornalista que lá esteve, e que foi atacada selvaticamente por dezenas de homens, e ia-me dando uma coisa. e provavelmente aqueles homens justificam-no com: ela que se tapasse toda para nao nos provocar. é nojento.

    ResponderEliminar
  14. Já agora, em que países viveste? Estarias interessada a escrever sobre o assunto como testemunho para eu publicar aqui no blog? ou tens blog próprio que eu possa divulgar?

    Gostaria muito de poder partilhar uma opinião de alguém que tem realmente conhecimento de causa e experiência própria nestes países.

    ResponderEliminar
  15. É como ir às lojas e vê-las a comprar todo o tipo de roupa, gastam balúrdios em roupa e andam sempre tapadas. Não entendo. E depois é tudo muito mais exagerado como o exemplo que deste da maquilhagem.

    ResponderEliminar
  16. Disto tudo que li só tenho pena é que as melhores?francesinhas não sejam obrigadas a usar véu, burka e a comerem pancada dos maridos 40 anos mais velhos.
    Vergonha, muita vergonha.

    ResponderEliminar
  17. Pipoca Mais Picante, esse teu comentário diz bem o género de pessoa que és. A mim preocupam-me as violações dos direitos humanos. A ti parece que a grande preocupação é que quem não pensa como tu deve sofrer por isso. Davas uma bela ditadora sem dúvida.
    É incrível como há gente tão tapadinha que acha que toda a gente tem que pensar como eles e se não pensarem é porque ainda não viram a luz. Aprender um bocadinho de História não vos ficava nada mal. Gente que em nome da liberdade queria suprimir liberdades não é coisa muito incomum (e não costuma resultar muito bem).

    ResponderEliminar
  18. Eu concordava inteiramente com a Luna até conhecer uma que o usa porque quer e contra a vontade do marido... nascida e criada em Sydney, já adulta resolveu ir a Meca e voltou de lá com véu. O marido, também ele muçulumano, odiou a ideia 'que aquilo era uma parvoíce, que ia morrer de calor por não estar habituada, etc. etc'. Ela fez ouvidos moucos e anda de véu até hoje (véu, não burca nem niqab... mas ainda assim!)
    De qualquer modo depois de a conhecer, e se bem que acredite que é parte de uma infima minoria, passei a ver a coisa com outros olhos e a perceber que pode ser de facto uma opção da mulher, coisa que até então nunca me tinha passado pela cabeça.
    Faço obviamente a ressalva que isto se passa na Austrália, e lá é livre de o usar ou não. Provavelmente na Arábia Saudita era usar ou... usar. Mas pronto, elas existem!

    ResponderEliminar
  19. Sim, também sou preconceituosa, além de ditadora.
    Dizer que as mulheres usam burkas porque querem é do mais estúpido que tenho ouvido. Se haverá algumas que querem? Sim haverá. Se haverá mulheres fanáticas e mais radicais que os próprios homens? Com certeza. Até porque toda a vida sofreram lavagens cerebrais e tiveram medo.
    A liberdade religiosa é bonita desde que não ignore a liberdade individual. E nos países islâmicos, o que há mais é repressão dos direitos humanos, mais especificamente das mulheres. Se não quer entender isto não entenda, menina. Efectivamente é uma pena não ir passar uns meses ao Iémen. Poderia ser que saísse de lá com as ideias mais arejadas.

    ResponderEliminar
  20. há tantas histórias revoltantes! e a Sra. que foi violada e porque não se queria casar com o violador foi condenada por ter um filho fora do casamento?

    ResponderEliminar
  21. Olá Luna,

    100% de acordo contigo. É por m*rdas destas que eu vou ser feminista até morrer. E não percebo como há mulheres (ocidentais) que ainda tentam explicar/desculpar esta barbárie.

    ResponderEliminar
  22. Basicamente, o(a) "asmelhoresfrancesinhas" defende que basta haver uma mulher que goste de ser muçulmana, ou seja, ser escrava dos homens e usar o véu, para que devamos aceitar e dar liberdade a uma religião que oprime e escraviza as mulheres e rejeita as descobertas científicas que contradigam o corão.

    Bem, a Mara já nos trouxe aqui o exemplo de uma mulher que gosta de andar sempre de véu!

    Por mim até podiam gostar todas! Quero lá saber de quem gosta de ser escrava! Também há mulheres ocidentais que gostam de apanhar do marido, outras gostam de serem masoquistas e até têm um "Dono" que as passeia nuas em público, como cadelas...
    Isso faz com que a lei permita bater nas mulheres, ou permita violência doméstica?
    Não! Mas o Islão permite!
    Devemos dar liberdade a uma religião opressora que quer conquistar o mundo?
    Não!

    A propósito, penso que o(a) "asmelhoresfrancesinhas" condena o nazismo, certo?
    Mas olhe que a maior parte das mulheres nazis gosta de o ser! Pela sua lógica então vamos deixar de condenar as mulheres nazis e o nazismo, porque há nazis por gosto!

    O(a) "asmelhoresfrancesinhas" quer afastar-nos do cerne da questão. Pergunto-lhe:

    - Aprova ou não a opressão e subalternização a que as mulheres muçulmanas são submetidas, SEGUNDO OS PRECEITOS DO CORÃO?

    - Se respondeu "NÃO" à primeira questão, pergunto se concorda ou não com a proibição de uma religião que oprime as mulheres e rejeita o conhecimento científico.

    Liberdade para tudo e para todos é anarquia!
    Quanto a mim só deve haver liberdade para o que eleve o Homem, a civilização humana.

    Se bem interpreto a ateia Luna, o que a põe fora de dela é o Islão, opressor das mulheres e do conhecimento científico, e fica furiosa com todos os que apoiam ou abraçam essa religião-de-idade-média e com todos os seus símbolos, tais como o niqab e a burca.
    O vestuário é a face visível!

    O cerne da questão, a causa, é o Islamismo, religião abraâmica monoteísta articulada pelo Corão, que devia ser proibida e combatida, a bem da evolução da humanidade.

    Temos de ter coragem para isso.

    Richard Dawkins: "I'm reasonably optimistic in America and Europe. I'm pessimistic about the Islamic world. I regard Islam as one of the great evils in the world, and I fear that we have a very difficult struggle there."

    http://freethoughtnation.com/contributing-writers/63-acharya-s/479-richard-dawkins-islam-is-one-of-the-great-evils-of-the-world.html

    P.S.: "asmelhoresfrancesinhas" chama gente tapadinha aos outros... mas por acaso está toda tapadinha com uma burca virtual, nem sabemos se é homem ou mulher! Ao menos a Luna dá a cara! (eu também tenho fotos minhas num "post" no meu blogue e tenho informação sobre mim)

    ResponderEliminar
  23. Informaram-nos aqui que havia uma senhora que foi a Meca, e veio de lá a querer usar Niqab, mesmo contra vontade do marido. Hmm, isso quer dizer que todas as milhoes de muçulmanas usam esse tipo de vestuário voluntariamente?
    Ora, não nos lixem.

    ResponderEliminar