23 de julho de 2012

Sim, já sei que sou muito preconceituosa

Eu já me habituei mais ou menos a ver o pessoal de véu por aqui, e enfim, são adultas, ok, até pode ser escolha própria, mas ontem no supermercado, quando vi uma miúda que não podia ter mais de cinco anos de véu, e a seguir a irmã que não passaria dos sete, e por fim a mãe de niqab, a par do choque só me veio à cabeça um "filhos da puta".

p.s. mando para um certo sítio quem me venha dizer que é escolha própria, que uma criança de 5 anos escolhe tanto usar o véu para não tentar os homens com o seu corpo pecaminoso carregado de luxúria, como escolhe a mutilaçãozinha genital.

41 comentários:

  1. Eu tinha a ideia de que era a partir do momento em que têm a menstruação que tinham de usar o véu, mas pelos vistos não...

    ResponderEliminar
  2. Susto mesmo, quase saltei. Miudas mesmo pequeninas nunca tinha visto.

    ResponderEliminar
  3. Da cultura árabe herdámos castelos lindíssimos, percentagem alta de cabelos negros e olhos escuros, língua e ciência (da numeração árabe partilha mundo inteiro, aliás). Era lindo na Idade Média e ainda hoje uma herança valiosa. O que não é tão lindo, é ver nas pequeninas Barcelos e de Ponte Lima, senhoras como acabaste de descrever. Nesse caso, se era natural na Idade Média, hoje não deve ser.

    ResponderEliminar
  4. Também pode ser que a miudinha esteja habituada a ver as mäes e tias de véu e para ela seja um sinal de ser crescida e de ser mulher e queira levar para o supermercado como brincadeira, e insistido com a mäe para o fazer.
    Tipo quando se vê uma miuda de 5 anos toda maquiada (ás vezes vê-se), cada cultura tem os seus simbolos de emancipacäo que as miudinhas adoram experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Exacto Maffa, é mesmo isso. aliás, ninguém acalenta maior sonho do que andar de burca - o niqab é parecido, só que tem abertura pequenina na zona dos olhos, em vez de uma rede. vá lá que às miudas ainda deixam ver a cara...

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Andreia, nunca tinha visto. Mas também estou de acordo com a Maffa. Muitas crescem a achar os véus bonitos...
    A questão é demasiado complexa e desde que não os usem em locais onde chapéus não sejam permitidos(por exemplo, uniformes de colégio) e que não adoptem um niqab que cubra a cara toda - porque isso já põe em causa questões de segurança e ninguém devia andar feito Mancha Negra por aí - é uma questão pessoal, gostemos ou não, achemos estranho ou não, já que a UE não tem leis universais quanto a trajes "permitidos". E acreditem que não estou nem um bocadinho de acordo quanto a certos abusos complacentemente permitidos a algumas minorias em território europeu, mas a roupa é o menor dos males. Também não acho graça a calções de ganga minúsculos com litas douradas, mas que podemos fazer?

    ResponderEliminar
  7. ah sim, que o niqab é lindo:

    http://www.faithofmuslims.com/blog/wp-content/uploads/2011/04/779px-niqab1.jpg

    (sim, a mulher estava de niqab, nao um veuzinho bonito e colorido)

    ResponderEliminar
  8. Pior que o niqab só a burka, que acho ainda mais, digamos, assustadora. Eu não sou capaz de acreditar que exista UMA única mulher neste mundo que use algo desse género por gosto e não por medo do que lhe façam no caso de não usar. Deveria existir, a par, uma lei que proibisse o uso e uma lei que protegesse quem decidisse deixar de usar, porque eu creio que não deixam de usar por medo, e não por crenças religiosas, não me f...lixem.

    ResponderEliminar
  9. Não sei se será mais assustador ver crianças obrigadas a usar essa trampa se ver ocidentais a dizer que elas o usam por gostarem de imitar as mães.

    ResponderEliminar
  10. Filhos da puta é forte! Hum... subscrevo! :)

    http://www.dailymotion.com/video/xei9qq_richard-dawkins-visits-a-muslim-sch_news

    E, para equilibrar, filhos da puta mafiosos!

    http://willtoimprove.blogspot.pt/2012/07/a-igreja-catolica-burloes-e-mafiosos.html

    ResponderEliminar
  11. Ou seja, as mulheres podem querer fazer tudo exceto andar com os trajes destas regiões, i.e., desde que se vistam à ocidental podem fazer o que quiserem, mas se quiserem usar um lenço já têm que estar sujeitos aos ditames do comité.
    Se forem à missa a uma qualquer aldeia de Portugal vês montes de mulheres (a maioria idosas, possivelmente uma ou outra de meia-idade) de lenço na cabeça (e não consta que o façam por «medo do que lhe façam no caso de não usar») - e homens de fato e gravata, exatamente pelo mesmo motivo que a mulheres levam os lenços na cabeça.
    Eu também não gostava dos suspensórios ridículos que a minha mãe me obrigava a usar e por mim andava de boné para todo o lado (olhem, uma pessoa que queria cobrir a cabeça! Que estranho que eu era! Devia ser por medo, mas não os usava e nunca me fizeram nada), mas paciência.

    ResponderEliminar
  12. asmelhoresfrancesinhas: nao sejamos demagogos nem vamos comparar suspensórios com niqabs ou burcas. nem sequer uma mulher adulta escolher usá-los - também é isso ou levar nas trombas na maior parte das vezes, pelo que escolhem de livre vontade usar a cena - e crianças de 5 anos!
    esse discurso aplica-se a que percentagem destas mulheres? achas mesmo que a bibi aisha é um caso único e completamente anormal? think again.

    ResponderEliminar
  13. ah, e já agora:

    "Ou seja, as mulheres podem querer fazer tudo exceto andar com os trajes destas regiões"

    pois, o problema é que nao podem fazer tudo, nao podem por exemplo conduzir, sair de casa sozinhas, etc.

    https://www.facebook.com/pages/Saudi-Women-To-Drive/227817097234537

    ResponderEliminar
  14. As mulheres na Holanda não podem conduzir e andar na rua sozinhas?!

    " asmelhoresfrancesinhas: nao sejamos demagogos nem vamos comparar suspensórios com niqabs ou burcas. nem sequer uma mulher adulta escolher usá-los - também é isso ou levar nas trombas na maior parte das vezes, pelo que escolhem de livre vontade usar a cena - e crianças de 5 anos! "

    Mas as crianças não estavam de véu? Agora já é niqab ou burca? Não percebo onde está a demagogia, as crianças usam o que os pais lhes mandam. É assim no Ocidente, é assim em qualquer lugar do mundo. Deve haver por aí muita criança que preferiria andar nua todo o santo dia e os pais obrigam-nos a andar vestidos.

    Não percebo como é que a algumas pessoas lhe custa tanto a aceitar que nem toda a gente tem os mesmos gostos que elas e que se não gostam das mesmas coisas é porque são obrigadas a isso.

    ResponderEliminar
  15. "As mulheres na Holanda não podem conduzir e andar na rua sozinhas?!"

    As mulheres holandesas podem, estas mulheres de niqab, less likely.

    Era niqab, cuja diferença para burca é que nao tem rede à frente dos olhos, mas apenas uma fendazinha mínima. ou seja, uma diferença enorme!

    também nao percebo pq é que algumas pessoas se recusam a ver e acham tão difícil aceitar que há repressão e repercussões físicas e psicológicas se a maioria destas mulheres decidirem de livre e espontanea vontade não usar o niqab, ou nao andar a 3 metros atrás do marido na rua, como já vi aqui.

    mas sim, é só uma questão de "gostar de coisas diferenças". aposto que algumas até gostam de um bocadinho de wife beating de vez em quando, são gostos.

    ResponderEliminar
  16. "As mulheres holandesas podem, estas mulheres de niqab, less likely."

    Viste o passaporte delas para saber se elas eram holandesas ou não? Ou só loiros de olhos azuis é que são holandeses?


    "também nao percebo pq é que algumas pessoas se recusam a ver e acham tão difícil aceitar que há repressão e repercussões físicas e psicológicas se a maioria destas mulheres decidirem de livre e espontanea vontade não usar o niqab, ou nao andar a 3 metros atrás do marido na rua, como já vi aqui."

    Mas alguém disse que não havia repressão?
    Eu não tenho dúvida nenhuma que há.
    Do que tenho dúvidas é que toda a mulher que use lenço (e eu sei que para lisboetas esse é um conceito muito estranho, mas há muita senhora em Portugal que usa lenço por motivos religiosos) neste mundo não o queira usar.

    ResponderEliminar
  17. "Viste o passaporte delas para saber se elas eram holandesas ou não? Ou só loiros de olhos azuis é que são holandeses?"

    melhor argumento ever, ganhaste, eu desisto, podes levar a bicicleta.

    ResponderEliminar
  18. Acho que não podemos generalizar. Há diferenças culturais no mundo por vezes maiores do que podemos imaginar, e o facto de para uma determinada sociedade ser muito difícil aceitar determinados costumes, para outras é o que lhes é mais natural. Se todas gostam? Claro que não. Se todas odeiam? Também não. Acho que obviamente deveriam poder optar não usar (da mesma forma que não concordo com a proibição), mas acho realmente um bocadinho narrow minded da tua parte esta observação, simplesmente porque pões demasiadas pessoas no mesmo saco e aproveitar para julgá-las todas.

    ResponderEliminar
  19. Sim, sou preconceituosa, já está no título.

    No dia em que eu souber que a "liberdade" de usar estas vestes é igualzinha à "liberdade" de não os usar, e comparável à minha liberdade de usar ou nao um mohawk ou vestir-me à lady gaga, tudo na boa.

    infelizmente, sabemos bem que não é a mesma liberdade.

    e lamento, mas nenhuma criança gosta de andar toda enfaixada, com vestes que as impedem de subir a coisas e brincar à vontade.

    ResponderEliminar
  20. Ok, mas não fui eu que disse isso. E acho que mesmo sendo sarcasmo o preconceito não é propriamente uma qualidade para ser anunciado. O pior é que a «liberdade» que o ocidente quer impôr e estas pessoas as limita no outro sentido. Infelizmente quase não há diálogo entre as comunidades e como alguém disse em cima, este assunto é demasiado complexo. Estava só a dar a minha opinião, e não a tentar ofender ou a chamar-te preconceituosa.

    ResponderEliminar
  21. Mas eu sou preconceituosa nisto, sou. Porque nao acredito nessa liberdade.

    E esta crença cresce quando tenho miudas muçulmanas de veu a desabafar comigo a dizer que gostavam de fazer doutoramento aqui na holanda onde cresceram, mas que isso nao será possível se nao arranjar um marido, pq a familia quer voltar à turquia e ela nao pode ficar cá sozinha sem um marido a tomar conta dela. Tem 21 anos.

    ResponderEliminar
  22. O(a) gajo(a) do asmelhoresfrancesinhas deve ter algum problema de percebas, dizes uma coisa e ele(a) interpreta outra! lol
    gosto da parte em que essa pessoa diz que as velhotas andam com lenços por questões religiosas: oh Senhor! Na igreja usam por questão de respeito e actualmente já nem se usa (mas lá está, são mais velhos, mantêm os seus hábitos. Hábitos, não obrigações), no exterior serve para se aquecerem ou para se protegerem do sol, ou simplesmente porque não têm assim tanta roupa para alternar.

    Acho que ninguém (principalmente do sexo feminino), em plena consciência, escolhe ir para o islamismo porque é uma religião altamente.
    Alguns homens doentios até são capazes de gostar: muitas mulheres (se forem ricos), superioridade em relação a elas... "ai do homem que olhe para a minha mulher, portanto é melhor ela andar tapada até aos pés para não haver tentações". Para não falar que a mulher foi feita para dar prazer ao homem e não deve ter prazer no acto, portanto o melhor é mutilá-las... Poupem-me! Esta religião ficou estagnada no séc XIV e de lá não sai...

    ResponderEliminar
  23. Em relacäo à crianca, näo acredito que seja obrigada a usar MESMO. A miuda sabe lá... ela imita o que vê. Näo deves mesmo conhecer a psicologia dos putos.

    A discussäo de se o véu é usado por gosto ou por opressäo social (nos adultos) já é outra história...
    Por acaso até acho que a maioria das regras da religiäo muculmana é completamente idade média.
    Mas da maneira como vi discutires as coisas aqui neste post, até me apetece discoradar de tudo o que pensas.

    ResponderEliminar
  24. Ya, perfeitamente legítimo discordar só para embirrar.

    aquela miuda de 4 ou 5 anos adora estar vestida de tinica preta e lenço. aquela miuda adora nao poder subir a cenas e assim por , aquela criança de menos de 5 anos adora andar toda enfaixada e nao poder subir a cenas e brincar como criança normal porque as suas roupas nao permitem, e mais ainda, aquela criança vestida de preto aos cinco anos adora os comentadores deste blog, que só para chatearem a sua escriba preferem ignorar as atrocidades que sao cometidas contra estas meninas, que muitas vezes nem vao para a escolam e nem sabem ler nem escrever, para chatearem a autora do blog.
    good for you, Maffa, por te apetecer discordar. estás no lado certo.

    ResponderEliminar
  25. miudas de 5 anos com túnicas pretas até aos pés e lenço: good.
    eu a denunciar isso: bad.
    adoro.

    ResponderEliminar
  26. http://en.wikipedia.org/wiki/Zakia_Zaki

    http://en.wikipedia.org/wiki/Shakaiba_Sanga_Amaj

    http://en.wikipedia.org/wiki/Shaima_Rezayee

    http://en.wikipedia.org/wiki/Meena_Keshwar_Kamal

    http://en.wikipedia.org/wiki/Malalai_Kakar

    http://en.wikipedia.org/wiki/Gulnaz

    http://en.wikipedia.org/wiki/Nadia_Anjuman

    http://en.wikipedia.org/wiki/Safia_Ahmed-jan

    algumas histórias acerca da liberdade das mulheres muçulmanas. são todas afegãs e só aqui estão os casos mais mediáticos/mulheres mais famosas. podemos ter uma ideia se alargarmos isto à restante população feminina do país e depois a todos os países muçulmanos mais conservadores e ainda dizem que é uma escolha delas ou que é uma questão de cultura? não me venham com merdas.

    ResponderEliminar
  27. dumb I sound:

    Dá-me ideia que tens seguido estes casos ainda mais do que eu. é chocante.

    ResponderEliminar
  28. e temos a mesma percepção: ou escolhes livremente a opçao certa, ou pagas com o corpo ou a vida.

    ResponderEliminar
  29. Sob o risco de me caírem todos em cima, concordo contigo. Ninguém é reprimido porque gosta e a falta de liberdade que estas mulheres têm é um atentado contra os Direitos Humanos, que são - ou deviam ser - os mesmos independentemente de estarmos na Holanda ou na Líbia ou na China.

    ResponderEliminar
  30. "gosto da parte em que essa pessoa diz que as velhotas andam com lenços por questões religiosas: oh Senhor! Na igreja usam por questão de respeito e actualmente já nem se usa (mas lá está, são mais velhos, mantêm os seus hábitos. Hábitos, não obrigações), no exterior serve para se aquecerem ou para se protegerem do sol, ou simplesmente porque não têm assim tanta roupa para alternar."

    Sim claro, as mulheres portuguesas fazerem o que bem entenderem é natural, as mulheres holandesas fazerem o mesmo é inadmissível (as malvadas! A não fazerem o que nós achamos que é melhor para elas!). É incrível que para resolverem um problema de opressão sugerem fazer exatamente o mesmo. Dar liberdade às mulheres qual quê! Elas que façam o que nós dizemos, que elas lá sabem o que querem.
    E, como parece que não percebeste, eu só falei no caso das mulheres portugueses a usar lenços na cabeça (vejam lá vocês que algumas até saem da igreja quando este cai para o comporem) porque houve alguém ali em cima que disse que era impossível haver uma (ou melhor UMA) mulher neste mundo que usasse algo desse género por gosto.

    ResponderEliminar
  31. Luna, acho que não vale a pena dissertares mais sobre este assunto. Parece-me que há pessoas que comparam o incomparável. Abomino qq gesto que nos tire a liberdade. Acredito piamente que a maioria destas mulheres e crianças usam burkas e afins por uma questão de segurança. Pq são oprimidas, pq na sociedade onde estão inseridas (quer dentro, quer fora do seu pais de origem) sofrem pressões psicológicas e físicas para obedecer a preceitos da religião, religião essa comandada por homens, na sua maioria incultos. Os que não o são, usam a inteligencia para fazer destas mulheres como que invisíveis e sem vontade própria.
    Enoja-me que haja alguém que viva estas vidas e não preciso de ler muito, nem preciso de muitos argumentos para cimentar o que digo.
    Mentalidades pequenas assustam-me e tens aqui uns bons exemplos!

    ResponderEliminar
  32. - Kashcheii

    Não me venha com o argumento do relativismo cultural, poupe-me... também relativiza os nazis?
    Pelo seu raciocínio, eles lá tinham (têm) os seus usos e costumes, coitados, é deixá-los em paz...


    - asmelhoresfrancesinhas

    Escreveu:

    "Se forem à missa a uma qualquer aldeia de Portugal vês montes de mulheres (a maioria idosas, possivelmente uma ou outra de meia-idade) de lenço na cabeça (e não consta que o façam por «medo do que lhe façam no caso de não usar») - e homens de fato e gravata, exatamente pelo mesmo motivo que a mulheres levam os lenços na cabeça."

    "Não percebo como é que a algumas pessoas lhe custa tanto a aceitar que nem toda a gente tem os mesmos gostos que elas e que se não gostam das mesmas coisas é porque são obrigadas a isso."

    A Luna já disse mas eu repito: não seja demagógico(a).

    Você sabe perfeitamente que não é o uso de um bocado de pano na cabeça que está em causa, é o sistema de Valores sanguinário e opressivo dessa religião que ESTE bocado de pano chamado niqab, representa. Quer seja niqab, hijab, khimar, jilbab, tchador, al-amira, shayla, burka ou o raio que os parta.

    E já agora diga-me, se começassem a aparecer mulheres com um pano com a suástica nazi a cobrir a cabeça, por exemplo, para podermos repudiar seria importante sabermos se o faziam por gosto ou não?


    - Maffa:

    Acho que não compreendeu e interiorizou a opressão a que as mulheres muçulmanas são sujeitas nessa estrutura social, mesmo as crianças, submetidas à sharia (lei islâmica).
    O Islão não tem fronteiras, é um "Estado fluido"...

    Olhe, imagine que eram os bispos católicos que ditavam as leis em Portugal e não a Assembleia da República!
    E com a sharia não se brinca... a quem tiver "nariz empinado" e é rebelde pode acontecer isto: http://tinyurl.com/lei-islamica

    Veja também este pai que matou seis filhas porque achava que tinham tido relações com rapazes:
    http://www.asianage.com/international/father-kills-six-daughters-faisalabad-having-relations-boys-985

    Quanto à liberdade de escolha, o link da escola muçulmana que coloquei no meu comentário anterior é elucidativo:

    a professora diz que ensinam a evolução na aula de ciências e que as crianças são livres de escolher entre a explicação do corão para o aparecimento do Homem e a teoria da evolução... e, vá lá saber-se porquê, todas escolhem a do corão!

    Podem começar a ver no minuto 1:18 e depois reparem na menina de óculos com niqab dentro da escola!

    http://www.dailymotion.com/video/xei9qq_richard-dawkins-visits-a-muslim-sch_news


    - Anaa

    Na China as mulheres não só podem conduzir como lhes dão naves espaciais para as mãos.

    ResponderEliminar
  33. http://www.knowledgeorb.com/2012/06/chinese-woman-astronaut-returns-today/

    ResponderEliminar
  34. As mulheres holandesas podem fazer o que bem entenderem, tal como nós. Mas aqui não falamos de nacionalidades mas sim de religiões e as mulheres holandesas islâmicas, não as católicas, judias, budistas, whatever, não podem vestir o que bem lhes apetece porque a sua religião não permite. Era a isso que nos estávamos a referir. O véu, para elas, não é uma coisa que podem prescindir, têm de usar porque a religião assim o obriga, e isso é totalmente o oposto da liberdade de usar porque se quer. Se houvesse essa liberdade no islamismo certamente havia muita mulher que continuaria a usar o véu, a burqa e o niqab, mas com mais certeza ainda haveria as que não usariam.

    ResponderEliminar
  35. Andreia, não podemos generalizar. Essa liberdade existe: uma boa parte dos países com maioria muçulmana não obriga ao uso do véu, (há mesmo países como a síria que proíbe o uso de burcas em ambientes públicos) e as mulheres podem ter empregos como em qualquer país ocidental, e seguir carreiras ligadas à música, política, direito, etc. podem não ter a totalidade dos direitos que no ocidente consideramos fundamentais mas não estão muito longe. No entanto existem outros países mais conservadores (Irão, Arábia Saudita, Afeganistão...) em que o regime é tão opressivo e as mentalidades tão fechadas pelas falsas interpretações do alcorão que situações como a da bibi aisha são o pão nosso de cada dia.

    O mais chocante é que as mulheres (e a população em geral) desses países gozavam de uma grande liberdade nos anos 60/70 e vieram a perdê-la com a revolução islâmica e com a subida ao poder dos ayatollahs...enfim, mais uma vez a igreja tem sido usada por pessoas malucas que oprimem em nome de deus.

    ResponderEliminar
  36. Vivendo com muçulmanos, tendo sido "adoptada" por uma familia muçulmana. Tenho a dizer que nem crianças, nem adultos têm que usar veu, ou algo que tape a cara. O que fazem é ensinarem isso, para acharem que são mais respeitados. O Alcorão não diz que têm que andar tapadas. Interessa a muitos, interpretar erroneamente as escrituras. Assim como diz que a mulher se não quiser trabalhar em casa, o marido tem que providenciar um empregado. Mas a verdade, é que a grande maioria das mulheres não tem os estudos do Alcorão necessários, tem sim as interpretações.

    ResponderEliminar
  37. "As minhas africanisses", Com certeza que há muçulmanos mais liberais, que não cumprem todos os preceitos da sua religião, assim como há os chamados "católicos não praticantes", que é um conceito fantástico e me faz sempre sorrir...

    Mas quando vemos o que a Luna viu, estamos a ver pessoas que levam muito a sério a sua religião. Nesse aspeto, acho-os muito coerentes!

    O corão não diz que têm de andar tapadas?! Então interprete isto:
    “Dize também às crentes que recatem seus olhares, conservem seus pudores e não mostrem seus encantos naturais, além do imprescindível (…)”
    (Alcorão, 24:31 e 33:59)

    "dumb i sound", relembro-lhe que a Síria está a ferro e fogo, e Bashar al-Assad será mais um ditador militar laico que irá sucumbir à onda islâmica.

    A sua teoria é de que o corão e a "igreja islâmica" é racional e boazinha e há uns conservadores "malucos" (que levam a sua religião a sério) que estragam tudo e são maus...

    O pior cego é o que não quer ver, dumb.
    Deixo-lhe esta notícia do que está a acontecer no Egito, já sob o efeito do partido Islâmico Irmandade Muçulmana.

    Sexo com mulheres mortas e casar aos 14 anos?! WTF?!
    Pelos vistos eles não interpretam o corão como o "dumb i sound"...
    http://www.ionline.pt/mundo/egipto-quer-legalizar-sexo-mulheres-mortas

    ResponderEliminar
  38. já se sabe que os egípcios têm uma relação muito liberal com os seus mortos, afinal existem cidades inteiras dentro de cemitérios, mas irra, nunca pensei que chegasse a esse ponto.

    o alcorão não é racional lol não há nenhuma igreja racional, é da falta da falta da razão que elas sobrevivem. mas não nos podemos esquecer da época em que os livros como a bíblia e o alcorão foram escritos. as mulheres no mundo ocidental só têm os seus direitos assegurados desde o século passado por isso não podemos esperar muito de um livro que começou a ser escrito há sei lá quantos séculos. o problema aqui são as mentalidades, em alguns sítios evoluíram e percebem que aqueles livros não são para seguir à risca, para outros mais conservadores aquilo é lei.

    "Mas quando vemos o que a Luna viu, estamos a ver pessoas que levam muito a sério a sua religião. Nesse aspeto, acho-os muito coerentes!"

    ou então estamos a ver pessoas que têm muito medo de represálias. porque os crimes de honra não estão localizados só no médio oriente:

    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/casal-e-acusado-de-matar-filha-ha-sete-anos-no-reino-unido-20110907.html

    http://olhonajihad.blogspot.pt/2011/12/e-alarmante-o-numero-de-vitimas-de.html

    http://expresso.sapo.pt/tribunal-manda-adoptar-bebe-para-evitar-que-o-avo-o-mate=f696016

    eu sou liberal, desde que o pessoal não se meta a estragar a vida dos outros (familiares ou não), tou-me pouco marimbando para aquilo que eles fazem dentro ou fora de casa; mas a verdade é que tenho medo da religião em geral e daquilo que as pessoas fazem em nome da fé.

    ResponderEliminar
  39. Li agora o comentário. Ler alcorão traduzido não é alcorão! alcorão não é traduzido! como não sei ler, as traduções são interpretações do que está escrito na realidade. No alcorão, não diz para andar tapadas, não diz para sermos obedientes.
    já na biblia, há partes que diz que a mulher deve obediencia ao homem.

    ResponderEliminar
  40. "As minhas africanisses", deixe-me ver se entendi:

    Como não sabe ler o corão na língua original e segundo a sua opinião as traduções não transmitem nada da "realidade" do que está escrito por inspiração do ser imaginário, assume que pura e simplesmente não sabe nada do corão. No entanto, logo a seguir contradiz-se e defende o corão, afirmando que "não diz para andar tapadas, não diz para sermos obedientes".

    Então como sabe que não diz se não leu?!
    Cuidado, que o que alguém lhe transmitiu em português ou inglês, verbalmente ou por escrito, pode não ser a "realidade" da palavra do "ser imaginário"...

    A sua reação é típica de um religioso: negar os factos (a citação do corão que apresentei) e resguardar-se no dogma.

    Diga-me: então se o corão não diz para as mulheres serem obedientes nem para andarem tapadas, como explica que milhões de mulheres muçulmanas o façam e que os clérigos muçulmanos assim o queiram e determinem, eles que leram o corão na língua original?!

    Será que a sua leitura do que está escrito no corão (e até nem sabe ler, recordo) é mais verdadeira do que a que é ensinada pelos clérigos?!

    As minhas africanisses, é claro que podemos traduzir o corão como podemos traduzir os lusíadas e há traduções que não são contestadas por muçulmanos, e algumas feitas mesmo por clérigos muçulmanos!

    Leia e medite, como mulher, nestas 10 citações do corão, com traduções que são identificadas e aceites como fiéis ao original:

    http://infidelsarecool.com/2008/01/top-10-quran-quotes-every-woman-must-see/

    ResponderEliminar