4 de agosto de 2012

Realejo

Uma das coisas que surpreende na holanda é a ainda existência e popularidade dos realejos de rua gigantes, que se passeiam nas ruas mais comerciais e movimentadas das cidades aos fins de semana ou dias de mercado, poluindo sonoramente toda a vizinhança. Nem sei como cheguei ao nome realejo, talvez me tenha ficado de algum livro antigo, mas lá intuí que aquelas sanfonas insuportáveis deveriam chamar-se assim, e uma pesquisa no google lá o confirmou. 
Ainda cheguei a pensar que fosse só aqui em Leiden, mas não, a coisa existe por toda a parte, embora eu não consiga perceber porquê. 

7 comentários:

  1. ahahhahaha!
    Acho que vi uma coisa dessas no campo de bolbos de Keukenhoffen ou lá como se chama.
    O ponto alto foi quando tocou o Bohemian Rapsody… Priceless!

    ResponderEliminar
  2. Oh gosto tanto de realejos! Mas não quando dão uma de índios de pan pipes a tocar êxitos conhecidos, só quando tocam música de realejo.

    ResponderEliminar
  3. Imaginando a ideia até acho fofa, mas se calhar não achava tanta piada se estivessem na minha rua...

    ResponderEliminar
  4. Também tive essa experiência em Praga - de repente está ali aquela coisa que nunca viste à frente mas tu sabes o nome dela.

    Não sei se existiriam em Portugal dantes ou se também é herança cultural da Europa Central, assim uma coisa Grimm+Disney, como os lagos de montanha, os esquilos, os veados bebé ou os cumes das montanhas verdes com um bocadinho de neve em cima, tudo coisas que as crianças portuguesas em regra nunca viram mas desenham na perfeição.

    ResponderEliminar
  5. Esquilinho: também há na entrada do keukenhoff sim.

    Mariana: eles cá tocam versões pop em realejo. é assustador (especialmente para pessoas extremamente sensiveis a poluição sonora como eu).

    Estupidez (em) Crónica: felizmente não passa na minha rua ou dava em maluca.

    Rita: é isso mesmo. nunca tinha visto ou ouvido um, mas sei lá como sabia o que era.

    ResponderEliminar
  6. Pelo nome não reconheço imediatamente e ainda não investiguei aquilo de que falas mas acho que quando vir a imagem vou reconhecer: na feira de Barcelos aparece de tudo, desde sempre, incluindo tocadores de sanfona e homens dos sete instrumentos, circos com cabras, etc. Ora vamos lá ver; se não encontrar chateio-te para que me dês um link.

    ResponderEliminar
  7. Em Amesterdão o pior é quando o dono do realejo ainda acompanha a cacofonia com o sacudir ritmado de uma lata onde juntam as moedas das gorjetas.

    ResponderEliminar