12 de setembro de 2012

Coisas que fazem o meu coração exultar de alegria

Depois de um ano de experiências feitas exactamente da mesma forma que se encontra em TODA a literatura, e tendo dado aquela parte como acabada, um comentário de outo professor sobre uma pequena falha no método fez o meu chefe obcecar com isso, mesmo sem sabermos se em concreto fará qualquer diferença no resultado final. Resultado: terei de repetir toda uma experiência que só demora 40 dias, fora preparação e análise das amostras, o que dará cerca de dois meses de trabalho. Os argumentos "toda a gente faz assim" e "falta de tempo" não o demoveram, respondendo que os erros anteriores não devem servir de desculpa e que devo arranjar forma de conciliar tudo - ya, se deixar de dormir é na boa. Ah... a felicidade!

(a sério, se acabar esta merda vou para o céu)

16 comentários:

  1. Não desanime. Vai acabar o trabalho e ficar tranquila, acredite. Pelo menos não acarreta o peso de ter o seu orientador "do contra".

    ResponderEliminar
  2. hehehehe, é isso e a merda dos drafts. Em que depois de ter sido visto e revisto com comentários excelentes... um deles se lembra: O que é isto?! Isto não pode ser assim! Vai ler tudo outra vez. Escreve tudo outra vez... -.-"

    Venham as pizzas e tudo o que é ultracongelado. Que não há tempo para cozinhar.

    ResponderEliminar
  3. Shadow,

    e isto ainda nem estava em draft, porque falta ainda uma parte, mas metade estava feito. E de repente: o buffer não é suficientemente forte, o que no fim do estudo se faz sentir, e há variação de pH. E vá de repetir tudinho com um buffer mais potente. O que não dá garantias nenhumas de um resultado minimamente diferente, e nem é o principal resultado do estudo, que inevitavelmente será diferente do que vemos (falamos de in vitro vs in vivo).

    Tudo estaria bem se eu nao estivesse numa corrida contra-relógio.

    O meu querido orientador ainda começou a dizer que estava muito desapontado comigo, até eu lembrar-lhe que antes de mim o seu golden boy tinha feito exactamente a mesma coisa, e ele nunca tinha levantado objecções, sendo que o erro ja estava a ser perpetuado há anos antes de eu sequer começar. Lá lhe deve ter caído a ficha e admitiu que o erro nao era só meu.

    Mas uma pessoa fica fodida, ó se fica - especialmente porque espero resultados iguaizinhos aos anteriores.

    ResponderEliminar
  4. Pois...assim realmente é difícil não ficar chateada! Olha, boa sorte e muita paciência é que é preciso... Para quando prevês a defesa da tua tese? (sorry, não é pressão, é mesmo curiosidade) Já sabes se vais ficar pela Holanda?

    ResponderEliminar
  5. Agnes: o meu contrato termina a 31 de janeiro, ate lá é conseguir acabar os resultados experimentais. depois há que acabar de escrever, o que pode levar mais uns meses. depois, entre entregar a tese e defender, sao 6 meses. ou seja, no mínimo, mais um ano até ter tudo acabado.

    mas já ando a ver empregos e pos docs a partir de fevereiro/março.

    ResponderEliminar
  6. Shadow:

    btw, obrigada pelos teus comments que me fazem sempre sentir como nao sendo a única. :)

    Como vai isso?

    ResponderEliminar
  7. Pois, também já ando com olho no mercardo. E pos doc's. Até porque (qd não somos o golden boy, mesmo podendo ser melhor que ele, os advisors não querem saber de nós para nada qd deixamos de ser "pretos") já só me falta 1 artigo e o 2º está em minor revisions e o 3º está no forno, que é como quem diz submetido. É a minha parte favorita. Quando submeto as coisas e.... come what may (que é como quem diz INDEPENDENTEMENTE DAQUILO QUE DER NA CABECINHA DOS ORIENTADORES e até na minha, já está, já está! Não dá para alterar, e agora e´torcer a favor!)

    Leva-se o bolo qd se tem um artigo aceite, mas os copos são para qd se submete! ;-)

    ResponderEliminar
  8. É incrível, há sempre os golden boys, de quem andamos à sombra. mas lemos os artigos e tal, e vemos que o nível de exigência foi muito menor, e têm 300 falhas nos artigos, que passaram alegremente, e nós somos os estúpidos que nao reparámos neste erro ou naquele.
    todo o meu projecto foi escrito sob um pressuposto completamente errado, e tenho vindo a pagar isso eu mesma, tendo os primeiros bons resultados 3 anos depois, em vez dos 6 meses que previam.

    (a certa altura puseram um postdoc muito "expert" a tentar fazer o que eu faço, depois de me dizerem que me deveria aconselhar com ele, que ele era muito bom, para minha grande sorte. o homem obviamente falhou, o que finalmente lhes deve ter dado a confirmaçao de que a culpa nao era minha e nada era assim tao fácil. agora que resolvi o problema, puseram os outros 40 phds a trabalhar na mesma coisa (com pequenas modificaçoes para ser legal) a contactar-me...

    ResponderEliminar
  9. Ahhh as criancinhas de ouro dos professorezinhos. I love them, tão espertas, tão prestáveis... ummm, pois.

    Boa sorte, Luna.

    ResponderEliminar
  10. EXATO, há sempre um golden boy! Foi isso mesmo que pensei qd li o teu comentário.... e das primeiras vezes que li os comics do Piled Higher and Deeper LOL. Enfim... uma coisa ninguém nos tira: OUR (phd, eventualy).

    ResponderEliminar
  11. Shadow:

    SIM! e pior, o golden boy publicou uns 10 artigos, que agora até outros professores põem em causa os resultados, e fizeram muito menos controlos e análises que nós, e que quando reproduzimos os protocolos nao resultam, e temos de desenvolver novos, mas sim, sao os maiores mesmo que os seus resultados nao sejam minimamente reprodutíveis (e isto foi confirmado por mim e outro colega).

    enfim...

    ResponderEliminar
  12. coragem. é claro que não está sozinha. em todos os grupos há golden boys e depois há os outros. que têm de trabalhar. um beijinho,

    sofiq

    ResponderEliminar
  13. Golden boy: https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/253062_480234288667031_821653875_n.jpg

    muahahahhahahahahhaha

    ResponderEliminar
  14. aumentar a força do tampão, não te vai afectar a força iónica (o que em agregações é tramado)?

    ResponderEliminar
  15. Helena: pois, mas aumentamos o tampao e tiramos o sal... anyway, o efeito pode ser pior...

    ResponderEliminar