2 de outubro de 2012

Leiden e o 3 de Outubro (e a véspera)

No 3 de Outubro festeja-se em Leiden a derrota dos espanhóis, e a cidade fica em festa, atulhada de gente, multidões de hominídeos loiros, que em vez de falar grunhem, e que uma vez por ano saem das caves, cavernas, ou eventualmente esgotos onde vivem escondidos durante o resto do ano, emergindo à superfície e mostrando-se em público, para se embebedarem valentemente nas ruas da cidade, um paralelo quase só visto no santo António em Lisboa, mas sem sardinhas assadas, e com a diferença que além das paredes, ainda têm todas as margens dos canais para urinar (e eventualemente vomitar), fazendo fila. Ou seja, uma noite muito boa para se ficar em casa.
Como sou especialmente sortuda, os meus vizinhos de cima, três rapazolas de 22 anos, ao contrário de todos os outros rapazolas da sua idade, em vez de gostarem de se ir embebedar e gritar para a rua, gostam muito de fazer a festa em casa, isto é, embebedarem-se e gritar e saltar no andar acima de mim, o que quer dizer provavelmente que terei a minha casa a abanar até aí às 3 da manhã.

(Felizmente amanhã tenho uma defesa de doutoramento em Nijmegen, pelo que poderei escapar ao dia.)

5 comentários:

  1. Vem cá para casa, temos um sofá-cama :P Suficientemente perto da festarola para se ouvir um bocado da música dos carroséis (se estiveres com atenção) mas afastada da confusão. Bastou-me atrevessar a cidade hoje ao regressar do trabalho para ficar com a sensação "pronto, já vi", e aqui estou sossegadinha. Do melhor!

    ResponderEliminar
  2. Agnes: ainda tenho esperança que eles resolvam ir para a festa. De resto, aqui o "bairro" - que tu sabes onde é :) - consegue permanecer bastante tranquilo a comparar com o resto da cidade.

    P.S. Só ir ao Jumbo antes de vir para casa foi um filme. Na última vez que saí na cidade neste dia, vi um tipo a ser algemado deitado no asfalto no meio da Breestraat - coisa completamente surreal em Leiden no resto do ano.

    ResponderEliminar
  3. Sim, aí parece-me bastante afastado da confusão, pode ser que eles se decidam a socializar com o resto do pessoal na feira popular improvisada.
    Wooow, um homem algemado na Breestraat! Nem acredito que isso tenha sido possível aqui! Eu só tinha sido avisada para não deixar a bicicleta na rua (eu moro junto a um canal) porque pelos vistos é "desporto" deitar as bicicletas para o canal, não sei se é verdade ou não.

    ResponderEliminar
  4. Agnes:

    o comum holandês podre de bêbedo acha giro atirar bicicletas ao canal - no nosso lab day out fomos a delft, e fizemos tour de barco nos canais, e de vez em quando ouviamos cenas a raspar no fundo do barco, e o skipper dizia: ah, são bicicletas empilhadas no fundo do canal...

    Só não enfiei a bina em casa porque aqui é bastante tranquilo, mas se vivesse mesmo no centro, punha a bina dento de casa.

    A sério, o 3 de outubro em leiden fica tão "crazy" como o queens day em amsterdam. A cidade mais pacata do mundo transforma-se, e veres a polícia a intervir violentamente é surreal, mas é a noite do ano em que acontece.

    ResponderEliminar