8 de dezembro de 2012

Vou ser uma velha tão chata

Uma das coisas que se tem vindo a aguçar com a idade é a minha incapacidade de ficar calada e deixar passar más educações, o que é coisa para me causar muitos nervos num país em que as pessoas são tão pouco dadas a delicadezas. E hoje lá tive de dar um sermão sobre boas maneiras ao puto que, sem ai nem ui, se sentou na pequena mesa onde eu estava sentada a almoçar, como se eu fosse invisível, depois de começar com um "Yes, it's fine, you can sit here", e ele olhar para mim como se eu fosse um alien e responder que pensou que estivesse sozinha, o que, obviamente, explica que nem se tivesse dado ao trabalho de me perguntar se eu me importava que se sentasse. Luna Maria, educando jovens holandeses, um de cada vez.

13 comentários:

  1. Sinto-me tão solidária contigo. Embora noutra cidade, noutro país.. Haja paciência.

    ResponderEliminar
  2. Gosto da filosofia de base, tenho uma avó que vive exactamente assim:sem muitos filtros sociais e sem medos :)
    Eu tb era assim,mas como expat em angola aprendi a engolir sapos do tamanho de elefantes. A sobrevivência é uma coisa exigente.

    ResponderEliminar
  3. Angela:

    eu já engulo muitos, todos os dias, quando me abstenho de refilar com os empregados de supermercado que resolvem ir arrumar as prateleiras em que estamos a escolher - hello, clientes, são os empregados que se devem desviar e esperar -, com as pessoas que me dão encontrões constantemente, e com as que nao esperam que uma pessoa saia do elevador/comboio/autocarro para entrar - este deve ser o único país do mundo onde a regra básica do deixar sair antes de entrar não se aplica. Mas há limites.
    Ninguém normal em portugal se sentaria a uma mesa ocupada sem pelo menos perguntar se nos importamos. São regras de convivência social e delicadeza, que estes brutos muito rudes acham superficiais e desnecessárias.

    ResponderEliminar
  4. uuuuuuui, boa sorte a tentares educar o pessoal por aqui. Acho que depois disso, tens o Nobel da Paz garantido.

    ResponderEliminar
  5. É engraçado, estive na Holanda de férias uma semana (all by myself) há cerca de um ano e achei as pessoas tão simpáticas e adoráveis que fiquei mesmo encantada! lol

    ResponderEliminar
  6. Velha chata mas ORIGINAL! ;P

    :) Para que possas colorir os dias em grande estilo:

    <3 www.facebook.com/perucadetule
    <3 www.perucadetuleshop.blogspot.pt

    Obrigada. BeijOoooOO

    ResponderEliminar
  7. Parti-me a rir com o remate da ultima frase!

    Posso dar uma sugestão? Educa à estalada, fica mais retido na memória e tem mais piada. :P
    Parece-me que Portugal começa a importar essa má educação.

    ResponderEliminar
  8. Outro dia tive vontade de explicar a uma xóvem que o facto de ter furado a fila para o elevador não fazia com que ele arrancasse mais depressa, mas contive-me.

    ResponderEliminar
  9. E ontem mate assistiu à seguinte cena, no hiper: filho de uns 13 anos, com a mãe, diz ao telemóvel : "vai p'ró caralho". E a mãe repreende-o porque não é coisa que se diga, ali no meio de tanta gente (!), e o filho responde-lhe "o qué que queres que eu lhe diga, o gajo é um totó, tinha do mandar p'ró caralho". E a mãe ficou-se.
    Não sei porquê, mas estremeci, que me veio logo à ideia o que mamãe me faria se eu fizesse algo semelhante. Não ia ser bonito.

    ResponderEliminar
  10. Eu lembro-me de ficar super enfiada quando a minha mãe tinha destes ataques, e agora estou igual.

    ResponderEliminar
  11. Como te entendo, confesso que tenho alguma inveja das pessoas que conseguem ficar totalmente indiferentes a situações deste género, sem se enervarem.

    ResponderEliminar
  12. Bem, encontrei um post que me faz recordar o que se passou nas últimas férias e suspirei de alívio. Não estou completamente louca e «eles» afinal são assim por essa Europa fora!! Cena:em Maiorca, dois jovenzitos alemães deitam-se na praia aproveitando parte da minha sombra e pondo a cabeça ao lado dos meus pés... Claro que protestes e expliquei que era falta de sensibilidade ao que me responderam que até tinha razão mas que não tinham feito de propósito, não tinha meram dado pelo que fizeram... Mais do mesmo? Os meus alunos são tão educados, vou dizer-lhes amanhã!! MJ

    ResponderEliminar