28 de janeiro de 2013

Havia de acontecer: envenenar-me

Quatro anos e quatro meses menos 4 dias, haveria de acontecer. Envenenei-me. Por acidente derramei DMSO nas mãos. Lipofílico, meaning penetra na pele que é uma maravilha ao contrário de todos os cosméticos no mercado independentemente da tecnologia, deixem-me cá rir com os liposomas, mesmo lavando logo a seguir, o mal estava feito. E se a toxicidade não é factor de preocupação, pela primeira vez senti o que é ser intoxicada por um produto que se espalha na corrente sanguínea e por todo o lado: um sabor horrivel na boca minutos depois, durando quase uma hora. E bolas, DMSO sabe mesmo muito mal.

p.s. um colega tinha-me dito que bastavam uns minutos para se sentir o sabor horrível na boca, mas achei que estava a exagerar. Não estava.

p.s. 2. ainda assim melhor do que um colega meu que envenenou sem querer outro colega com um composto de cianeto enquanto o pesava. o tipo desmaiou, mas sobreviveu. a partir daí o meu colega recebeu uma câmara especial para pesar cenas, sem por em perigo gente que esta a passar por trás e o possa inalar.

22 comentários:

  1. Mas não é tóxico no sentido de vais ficar de cama ou baicar, pois não??

    ResponderEliminar
  2. A toxicidade tem sempre a ver com quantidades. Este nao é muito tóxico, ou seja, na quantidade a que fui exposta, nao é perigoso. Mas foi suficiente para ter um sabor horrível na boca durante umas duas horas.

    ResponderEliminar
  3. Espero que já estejas melhor e que não volte a acontecer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fiz uma adenda com um caso bem mais grave: um colega meu sem querer envenenou outro colega com cianeto. E o colega desmaiou. Ele estava a pesar o composto, e havia um exaustor em cima, mas o outro colega passou por trás, apanhou o que estava a ser aspirado pelo exaustor no caminho, e apesar de ter 1.90, desmaiou. tinha sido envenenado sem querer com um composto de cianeto.
    da mesma forma trabalho com alguem que trabalha com um composto chamado "piranha".pq aquilo destroi tudo em que tem contacto. quem trabalha com isso tem de ter mesmo muito cuidado.

    ResponderEliminar
  5. Coisas de "cientistas"...
    Eu já me "queimei" com fenol, mas nada grave :(

    ResponderEliminar
  6. opá, este é dos que dissolve a camada superficial da pele e unhas.

    ResponderEliminar
  7. Não querendo ser intrometida mas continua na parte experimental? é de louvar. Bjs e bom trabalho

    sofia

    ResponderEliminar
  8. E eu a pensar que trabalhar num escritório com seis mulheres era perigoso!! :D

    ResponderEliminar
  9. Sofia: quando se tem o azar de só se ter resultados no último ano, trabalha-se no lab literalmente até ao ultimo dia. a tese escreve-se em casa nos próximos meses.

    ResponderEliminar
  10. Rapariga, fiquei logo a imaginar mãos queimadas, olfactos perdidos e internamentos de urgência! Vá lá que foi só o o gosto mau e que só durou duas horas. Tu não a arranjes bonita na tua última semana!

    ResponderEliminar
  11. Espero que já estejas melhor!Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oh Luna, acontece-te cada uma!! Agora no fim do doutoramento é que isso vai acontecer??

    Espero que já estejas melhor!!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada. Na pequena dose a que fui exposta (cerca de 1 ml que me caiu nas maos), o unico efeito secundário foi mesmo o mau sabor na boca.

    Curiosamente, o meu PhD project assenta na ideia de arranjar delivery systems diferentes do actual: em que DMSO é envolvido, fazendo os pacientes (de cancro) queixarem-se de mau sabor e mau cheiro depois de serem injectados com a cena. E se para vacinas convenconais nao se aceitam certos efeitos secundários, em imunoterapia de cancro, certos efeitos sao aceitáveis quando comparados com a doença. Ou seja, acabei por ter vaga ideia dos efeitos secundários que ando a tentar suprimir.

    ResponderEliminar
  14. DMSO, esse malandro. Lembro-me no meu primeiro ano do PhD que a fazer uma recristalização com esse solvente, consegui não só partir o gobelé como apanhar com 70 mL de DMSO na mão com um isómero do clorobenzonitrilo dissolvido. Sim, é verdade esse sabor na boca e sim, fiquei com a mão às manchas, depois bolhinhas e depois hospital. Por isso, só desejo que o DMSO se afogue bem nele! :P

    ResponderEliminar
  15. Zoot: eu lavei logo, pelo que nao me chegou a dissolver o stratum corneum (s.c,) (a camada superficial da pele e que faz a barreira efectiva). Para isso bastou a vez em que o dichloromethane (parente próximo do clorofórmio) derramado num passo crítico, que subiu das luvas ao pulso, mas como nao queria estragar o passo da experiencia, aguentei para lavar até depois. ardeu e fiquei sem s.c. na zona.

    ResponderEliminar
  16. o sabor é quase indescritível, acho que só para quem experimentou é possível descrever. e a mim só me caiu 1 ml nas mãos.

    (por curiosidade: e cheiro corporal nos dias seguintes? o DMSO tende a ser eliminado por todos os lados... no meu caso foi pouco, pelo que nao notei cheirar mal, mas é normal)

    ResponderEliminar
  17. tenho a certeza que o esforço e o empenho se vão traduzir em bons resultados. coragem

    sofia

    ResponderEliminar
  18. O cheiro era assim a ressoado de pés (lol, é tão mal dizer isto...) mas não era bem. Não sei dizer por palavras. Fiquei com as bolhas na mão a céu aberto. Foi horrível. Felizmente não fiquei com marcas. Os meus cuidados no lab triplicaram. Metanol também já me pregou um susto.

    ResponderEliminar
  19. Metade do meu departamento estuda pele, e mais especificamente a camada superficial da pele, o stratum corneum.
    E falando de cor das milhentas apresentaçoes que vi sobre o assunto, a camada superficial da pele, isto é o stratum corneum, tem uma estrutura tipo tijolos e cimento que barra quase tudo o que ponhas na pele, tirando que o cimento sao lípidos, e como tal, solventes muito lipossuluveis entram facilmente. (ao contrário da maioria dos cosméticos no mercado)
    Mas quando se tem um reagente lipossolúvel (DMSO, Chloroform, etc), nao só pode penetrar como como dissolver a camada superficial da pele, deixando a epiderme exposta, como te aconteceu.

    ResponderEliminar
  20. Sem dúvida que andei "carimbada" com a medalha da idiota do mês. Trabalho com compostos com o grupo ciano e alguns deles também são agressivos não só na pele como nos olhos. É preciso ter cuidado... Se me nascer um sexto dedo, já sei porque foi. Sem stress. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  21. Zoot, lendo as adendas, podia ser pior:

    Um colaga meu envevenou outro com um composto de cianeto enquanto o pesava (apesar do exaustor, o outro passou por trás e apanhou a cena e desmaiou).

    O mesmo colega explodiu uma cena na sua "flow cabinet" há uns meses, onde trabalha com uma cena chamada piranha (ácido sulfurico com peróxido de hidrogénio http://en.wikipedia.org/wiki/Piranha_solution), onde as pessoas têm de trabalhar com 2 pares de luvas.

    A maioria de nós trabalha com cenas quase inofensivas (DMSO a comparar é fofinho). Eu pessoalmente (além do DMSO e do dicloromethane) trabalho só com coisas possivelmente injectaveis em ratinhos, e nao tóxicas.

    ResponderEliminar