2 de fevereiro de 2013

A hipocrisia

Hoje, ao ver um programa muito intelectual (NOT), a certa altura aparecia um bebé recém nascido, e cuidadosamente a imagem tinha sido manipulada com uma zona embaciada nos genitais. Podemos ver todos os dias filmes com gente a ser desmembrada, cabeças cortadas, violência gratuita, sexo, tudo, mas é a nudez de um bebé acabado de nascer que é vista como inapropriada...

13 comentários:

  1. Uma vez apanhei um programa da Oprah a entrevistar a Eva Longoria. A certa altura a Oprah pergunta: «os seus papéis como atriz normalmente envolvem muito sexo» ao que a Eva Longoria responde: «eu da minha parte prefiro ver amor e sexo na tv do que a violência sem fim que nos é mostrada todos os dias».
    Da audiência ouvem-se 2 ou 3 palmas e um monte de gente muito espantada e indignada.
    É o mundo que temos.

    ResponderEliminar
  2. Isto é uma cultura muito norte-americana, o falso moralismo e afins. O programa era americano, obviamente.

    Lembro-me dos meus pais me contarem uma história de quando viveram nos states: estavam com um casal amigo na piscina do condomínio onde viviam, e eles tinham uma criança de aí dois anos, e depois da piscina despiram-na do fato de banho, e deixaram-na andar por ali uns tempos, até o administrador vir dizer que a deviam vestir, que tinha tido queixas dos outros condóminos pela criança de 2 anos andar nua...

    ResponderEliminar
  3. Estou contigo nisto: veja-se a escolha por norma da industria cinematografica norte-americana, violencia sem problema a dar com um pau, nudez so por oups "acidente" no tapete vermelho... No caso dos bebes e criancas em geral acho que escondem os genitais (e muitas vezes o rosto tb) para evitar 1)que tarados se excitem com inocentes e 2)que os mesmo inocentes ao crescer possam se sentir incomodados com a exposicao da nudez numa idade em que nao tinham voto na materia. Tenho um bebe e de facto antes de o ter nao me dava conta destas nuances, achava (tal como ainda acho esta claro) que a nudez de um pequenito e a coisa mais pura e linda, mas tambem ja me vieram suores de medo a pensar nos pervertidos que podem usar imagens do meu pequenote.

    ResponderEliminar
  4. Luna, também houve um caso aqui há uns anos de uns pais que mandaram revelar fotografias do bebé e entre elas tinham umas fotos em que o bebé estava nu e o pai estava a fazer aquela coisa de soprar no umbigo para fazer barulho (não consigo explicar melhor.lol) e quem revelou as fotos denunciou-os à polícia e foram presos. (depois não sei o que aconteceu com o caso)
    Entretanto, hoje em dia na Florida se matares alguém e não houver testemunhas, basta dizeres que te sentiste ameaçado e vais solto...

    ResponderEliminar
  5. Embora nao tenha problema em deixar o meu filhote nuo na praia, comigo ao lado claro esta, e ai de quem se atreva a tirar fotos sem o meu consentimento. Mas em Portugal ate o deixar as criancinhas nuas na praia esta muito mal visto, ainda o verao passado, o meu pequeno com ano e meio so, tive de ouvir incessantes comentarios e pedidos encarecidos da minha mae, tias, primas etc... para vestir o menino.... e a minha irma que tb nao "veste" parte de cima de bikini a filha de 5 anos tb tem de lutar para que o restante da familia nao lha vista quando ela vira as costas. Parece que nao e decente em Portugal em 2013 deixar criancas aproveitar o facto de serem crancas e andarem como vieram ao mundo.

    ResponderEliminar
  6. p.s. e para mim, tal como para os meus pais na altura, razão porque se lembram e reproduziram a história, o mais ofensivo é que a cultura ache ofensivo uma criança de 2 anos nua,

    ResponderEliminar
  7. Andarilha: esta história tem no minimo a minha idade, mais de 30 anos, em que a pedofilia nao fazia páginas de jornais.
    E no entanto, aquela gente sentiu-se moralmente ofendida por um bebé andar nu, fazendo queixa à administraçao do condomínio.
    Não é normal.

    ResponderEliminar
  8. asmelhoresfrancesinhas: falas daquele caso do vigilante que matou um puto sem razão nenhuma tirando ele ser preto, e ter fugido quando se sentiu seguido, e puto só tinha ido ao supemercado comprar umas cenas para a mae?

    ResponderEliminar
  9. Sim, foi um dos casos, e o mais mediático. Mas a lei existe, e já foi aplicada várias vezes. Estando um dos envolvidos na situação por definição morto, é difícil arranjar quem desminta que nos sentimos ameaçados. Esse em particular lixou-se porque tinha ligado para a polícia que lhe dita dito para não fazer nada que eles ia mandar uma patrulha, mas como a seguir disso seguiu o puto, somada à indignação por todo o país, lá acabou por ser preso.
    Claro que desde que a lei entrou em vigor, o número de mortes por auto-defesa aumentou bastante: http://miami.cbslocal.com/2012/03/20/deaths-nearly-triple-since-stand-your-ground-enacted/
    (pudera, qualquer pessoa que queira matar alguém é só questão de o apanhar sozinho e posteriormente dizer que se sentiu ameaçado).

    O que é ainda mais «giro» na Florida é que se deres um tiro para o ar para afugentar alguém que te esteja a ameaçar podes apanhar pena de prisão até 20 anos. Se o matares provavelmente vais solto.

    ResponderEliminar
  10. pois, é a hipocrisia generalizada, o meu pai costumava dizer a gozar - e reforço a gozar - que lá, se por azar uma pessoa atropelasse um cao, o melhor era logo a seguir atropelar uma pessoa, para ter mais atenuantes.

    ResponderEliminar
  11. Só nos EUA é que se pode ver uma criança de 5 anos algemada por causar distúrbios numa creche. Acho uma pena a policia não ir até Cancum no Spring Break para ver a espécie de distúrbios que meninos de família posem causar. Enfim... Não há povo mais hipócrita.

    ResponderEliminar
  12. Imagina os milhares de telefonemas, e cartas, que iriam receber de pessoas chocadas com a cena! Era o fim do mundo.
    Parece-me que a sociedade Americana vai passar dos "8 aos 80". Começou muito puritana devido à religião e vai para um caminho em que não há valores nenhuns e tudo vale.

    ResponderEliminar
  13. Mas que os americanos são doidos já se sabe. Bom, diz-me quem lá viveu que são muito simpáticos mas altamente ignorantes e fechados sobre si mesmos. Começa-me a parecer que sim, que é verdade.

    ResponderEliminar