2 de fevereiro de 2013

Entretanto, dicas

Sou uma pessoa muito pouco auto-disciplinada e com grande tendência a procrastinar. Como fazer-me sentar e escrever a tempo inteiro sem arranjar quarenta mil desculpas para me distrair com outras coisas? Tenho dois capítulos e preciso de escrever mais cinco. Todos os truques são bem-vindos.

41 comentários:

  1. Entreguei a minha tese na semana passada :D
    Para mim o truque que resultou (tendo eu o mesmo problema do que tu: escrever = PC = net = propcrastinar) foi fazer um calendário e definir quanto tempo tinha para escrever cada capítulo. Meter na cabeça que tinha MESMO de cumprir o calendário. Mesmo assim, em alguns capítulos demorei mais um dia ou dois do que o previsto, mas tinha deixado alguns dias de margem para precaver essa possibilidade.







    O facto de saber que se deixasse ultrapassar o prazo de entrega (25 de janeiro) teria de pagar um ano de propinas do meu bolso (=3000€) também ajudou a não procrastinar tanto como o costume :S


    Boa sorte! ;)

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  2. Pois, essa combinação "escrever = PC = net = propcrastinar" tambem me preocupa. Estou-se mesmo a ver sentar pronta para trabalhar e a dizer "antes de começar, deixa cá ir ver as noticias ou blogs".

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  3. p.s. trabalho prático de laboratório é diferente: sabemos o que temos que fazer e quanto tempo demora, e como tal nao é tao flexível, mas a escrita é diferente, e como tal requer muito mais disciplina.

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  4. A Filipa já o referiu: o essencial é primeiro definir um calendário exequível. Na minha experiência, diria que resulta melhor se a calendário for semanal. Pode-se adoptar um sistema de recompensa/castigo: conheço quem só se permitisse comer chocolate quando o objectivo semanal fosse cumprido; pessoalmente, como o não respeito do prazo de entrega na minha instituição pode conduzir à não aceitação da tese para defesa se os orgãos académicos centrais assim o entenderem, já tenho recompensa/castigo suficiente para deixar a ingestão de chocolate fora desta história.

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  5. Eu também tenho a tese para escrever e sei que vai ser dificil, precisamente por isso. Facilmente me distraio e arranjo umas quantas desculpas válidas para mim própria acerca da premente necessidade de arejar as ideias em noticias e blogues(que acabam por se arrastar por horas) antes de começar a escrever a sério. Aliás, era isso que deveria estar a fazer agora. Mas vou antes seguir atentamente a tua caixa de comentários a ver se arranjo motivação :P

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  6. As tarefas mais penosas devem ser feitas de manhã. Se mesmo de manhã te custa muito, deixa de pagar a internet e a televisão. E já agora empresta todos os livros.

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  7. Ah, lembrei-me de outra dica que me foi dada mas que nunca experimentei: arranjar um "parceiro ou um grupo de escrita" (foi-me dito assim, mas eu acho que "fiscal de escrita" seria mais adequado) que passa por partilhar os objectivos diários ou semanais no inicio do dia ou semana com alguém que esteja na mesma situação e, ao fim do dia ou semana, reportar se foram cumpridos ou não e porquê.
    Dizem que motiva as pessoas e facilita a procura de soluções para os bloqueios encontrados...

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  8. se não sofresse do mesmo problema não estava agora aqui a escrever-te isto.

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  9. para ajudar a manter o horario da escrita, aconselho a tecnica do pomodoro. A ideia e' que muitas vezes so nos conseguimos concentrar em blocos de +- 30 min e dai, a tecnica do pomodoro e' usar um relogio, contar 30 min e estar focado so na tarefa. Normalmente cada pomodoro seria dedicado a 1 tarefa, mas e' obvio ha tarefas q se calhar precisam de muitos pomodoros.
    Ha quem altere o tempo para menos ou mais de 30 min. Ao fim de cada pomodoro faz-se um intervalo de 5 ou 10 min. O ideal e' ir esticar as pernas e distrair os olhos e nao ficar ao pc. Ao fim de 4 pomodoros feitos, deve haver uma recompensa :) de 20 min :)

    Tambem ha apps para o chrome (q e' o q eu uso, mas deve haver para outros browsers tb), em que se pode bloquear certos url para impedir que haja desculpas para procrastinar :)
    Ha uma app p Chrome (Strict Pomodoro) que conta o tempo e bloqueia os sites que quiseres...

    Aquilo q eu acho q o pomodoro ajuda mesmo e' um bocado a obrigar-nos a comecar a trabalhar. Muitas vezes essa e' a unica grande barreira a ultrapassar.

    Ter um calendario com datas fixas para cada capitulo e' muito importante. Eu ando a seguir o meu 'a risca...

    Boa sorte!

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  10. Cara Luna, não te dou conselhos porque é muito complicado não procrastinar. Tive meses em que não escrevi uma linha e outros em que escrevia cem páginas. Acabei a tese quando me fartei, ou seja, disse a mim mesma que até ao dia x estava acabada. E estava. Só te posso desejar muita sorte e afiançar-te que vais limpar a casa muitas vezes (até com uma escova limpava as juntas dos azulejos)...

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  11. A minha técnica anti-procrastinação é dizer "ok, vou fazer isto 10 minutos e depois posso visitar um site na net" (assim em jeito de compensação). Depois vou aumentando os intervalos e dou conta que consigo estar mais tempo concentrada. Worth trying ;)

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  12. A minha unica estratégia é descarregar os artigos todos que preciso com antecedencia, ter os resultados todos que preciso e depois sentar-me ao computador num local sem wi-fi disponível. Trabalhar torna-se a forma mais eficaz de fazer passar o tempo :)

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  13. Comigo, a única coisa que funciona verdadeiramente, é ir para um sítio fora de casa e sem internet - tipo o hospital. Nem a biblioteca da faculdade funciona, uma vez que lá tenho net. Marco horas de trabalho das x às y, com pausas quando o cérebro já não funcionar direito, para ir comer, beber ou arejar. Funciona. É uma seca, mas funciona.

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  14. A minha casa nunca esteve tão limpa como quando andava a escrever a tese! :)

    Um calendário é essencial e acho que semanal também funciona melhor porque é mais difícil ignorar o prazo, ou ter aquela sensação de que ainda temos imenso tempo para completar x ou y.

    Também recomendo a técnica dos blocos de 30 minutos. A capacidade humana de concentração (efectiva) não ultrapassa muito mais do que 30 minutos, por isso não só vais estar mais concentrada se tirares intervalos de 10/20 minutos a cada 30, como também vais reduzir a possibilidade de adquirires aquela sensação de cansaço cognitivo que se tem quando se está a olhar para algo que não se consegue compreender/ expressar rapidamente. Aliás, isto faz com que o círculo vicioso continue - as coisas tornam-se mais complicadas e começamos a evitar as ditas!

    Boa sorte!

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  15. Se arranjares alguém método milagroso, avisa-me, pelas alminhas. Já ontem esfreguei juntas de azulejos com escova de dentes... e já fiz uma lista de pessoas a quem dar presente no Natal de 2013... Também estou a render para coisas úteis, como a tese, que é uma coisa parva, como vês :)

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  16. Já se disse aqui,mas é uma mistura entre calendário com tarefas diárias, um amigo vigilante a quem reportar se cumprimos ou não,ir para sítios sem net ou desligá-la pelo menos de manhã e de tarde, e recompensares_te com as coisas de que gostas. a mim não me aconteceu andar a limpar a casa pq odeio, mas comia um doce por dia e não queria saber.
    enfim,é um tempo difícil e violento.

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  17. Só falta acrescentar o despertador para marcar violentamente o fim dos tais "só dez minutinhos a ver o que há nos blogues". De preferência noutro sítio da casa, para obrigar a levantar e ir lá desligar.

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  18. Também estou numa fase bruta de escrita da tese (e ainda nem é a final!) e ando a fazer tudo menos escrever. As redes sociais e as séries não podiam estar mais actualizadas. Raismapartam.

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  19. Estabelece um horário, quantas horas vais trabalhar de manhã e à tarde, e faz intervalos de 15 em 15min. Parece muito, mas é mais fácil concentrares-te no que estás a fazer se souberes que ao fim de 15 min páras.

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  20. Faz um calendário, cada dia com uma tarefa que tem de ser feita nesse dia.

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  21. Tem de ser mais focada.

    Antes de começar a escrever faça o esquema do que tem de escrever e depois vá completando bocadinho a bocadinho.

    Ser dar por isso, a engrenagem entra em funcionamento e nunca mais parará.

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  22. Manter o horário de quando se trabalha fora de casa. Mesmo que seja para trabalhar em pijama.

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  23. se descobrires, avisa, sff, que eu estou com o mesmo problema.

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  24. Eu nao tenho de escrever uma tese mas ando a estudar para o exame do final da especialidade, e apesar de ter uma data marcada acho q aos 30 a nossa disponibilidade para passar os dias a marrar nao é igual aos 20. O que decidi foi ir para a biblio da faculdade do meu hospital e estudar as mesmas horas q um dia de trabalho normal, como tb preciso de net para tirar uma duvida ou outra deixo o iPad na carteira para n me distrair (apesar q o melhor era mm nao levar). Acho q isto faz que ao final do dia nao se fique c a sensação que nao se fez nada e sp se pode procrastinar um pouco depois do jantar:) boa sorte

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  25. Mantém o mesmo horário.Sai cedo de casa e vai para uma biblioteca.

    Em casa existem demasiadas distracções...

    Comigo funcionou assim.

    :)))

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  26. Lê os mails, responde. Mais uns minutos de navegação na Net. Desliga a Net. Trabalha.
    Ou seja, define pequenos momentos para divagar e consultar o mail (de manhã, pelo almoço e à noite, por ex.). E de resto não há Net.
    Isto se não precisares da Net para o trabalho ...

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  27. Começa pelas partes que fluem melhor (e.g. Resultados) para ganhares ritmo. Deixa as que requerem interrupções constantes (procura de referências para a introdução é um killer...) para quando o ritmo já estiver alto. E grava o raio do ficheiro de dez em dez minutos, com nomes diferentes, para não haver perdas...

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  28. Eu não acho que existam umas dicas melhores do que outras. Tudo depende da pessoa e da sua capacidade de concentração. O que para mim resulta, muito possivelmente não resultará contigo. No entanto, eu tentei impor-me objectivos a curto prazo e horas de trabalho por dia (que não são rígidas). Eu, por exemplo, não funciono de manhã, por isso reservo sempre as manhãs para fazer tudo aquilo que é mais "hobby" (ler as notícias, ir fazer umas compras, ver a série preferida, navegar descontroladamente pela internet, lol,...etc). Por isso, só começo mesmo a trabalhar por volta das 2 da tarde e até às 7 (mais coisa menos coisa). Ao todo são "só" 5 horas de trabalho por dia, mas que me rendem muito mais do que se estivesse ao computador durante o dia inteiro (o que ainda fiz no inicio).

    Pronto, como já disse, isto funciona pra mim. Tens que encontrar o teu tempo de concentração óptimo (muitas pessoas trabalham melhor de noite, p.e) e espreme-lo ao máximo.

    Uma das decisões que tomei antes de começar o processo de escrita, é que iria tentar ser uma pessoa "normal" tanto quanto possível, manter a minha vida social, sair, estar com amigos, não trabalhar ao fim de semana (só em casos extremos) e não me deixar assoberbar pelo número de palavras a escrever. Até agora tem resultado. Tenho 70% da tese escrita e ainda estou a 4 meses da entrega.

    Isto ficou um testamento, sorry, mas espero que encontres as tuas estratégias e que tudo corra bem.

    Beijinhos

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  29. uma palavra: biblioeca. nao ha as desculpas que ha em casa. a de ciencias sociais em leiden e bem boa por ser calminha :)

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  30. Comigo tinha que por o meu "writing-up Album". Só consegui escrever a ouvi-lo e resulta sempre, mesmo quando os assuntos variam muito. Isso e escrever a partir das 23.00 ate as tantas com um copinho de vinho ou Baileys.

    So tens que encontrar a tua banda sonora, hora e bebida alcoolica ideal... Boa Sorte!

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  31. Devo acrescentar que ate descobrir isso (e chegar quase ao fim do prazo) passava 70% do tempo a procrastinar

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  32. Obrigada pelas dicas, a ideia é ver quais as que podem resultar comigo e que posso aplicar. Por exemplo, Onisa, eu tambem nao sou uma morning person, pelo que essa noçao de procrastinar um bocadito de manha, mas trabalhar a serio à tarde e noite foi das coisas que até hoje melhor resultou comigo quando escrevi a tese de mestrado.
    Vamos lá a ver como resulta. :)

    p.s. Nuno, sim, ando a pensar alternar entre bibioteca principal e a do hospital.

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  33. Uma coisa que me ajudou, mesmo bastante, a concentrar quando tive que escrever o "monstro" que me devorou a vida social durante dois meses e meio foi ruído branco de todas as espécies. Comecei pelas estações que ha online de ruído branco, e acabei por ouvir radio. E descobrir o programa Q da CBC ao mesmo tempo. Qualquer coisa que se ponha nos auscultadores e bloqueie o que vem de fora. E obviamente que nao distraia. Para mim era um programa de radio com entrevistas, pessoal amigo meu preferia musica de meditacao ou mesmo o white noise. Podes sempre experimentar e ver se ajuda a focar mais na tarefa em mao.

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  34. eu também limpei a casa arduamente, cozinhei que nem uma fada do lar, li blogs e fiquei uma expert em programas da manha da TV nacional. Tudo para procrastinar a escrita da tese. Quando o prazo e entrega se aproximou tive de recorrer à biblioteca, Mas cada m terá seu ritmo,
    O mais estranho para mim é que chego a ter saudades desse tempo.

    sofia

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  35. Acho que tens aqui imensas dicas e se calhar ao lançar mais uma acha para a fogueira só te vou distrair ainda mais, mas de qquer modo
    vê este link:
    http://www.k-state.edu/counseling/topics/career/concentr.html
    Boa Sorte e muito foco.

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  36. Todas as dicas são boas porque, quando nos conhecemos, sabemos filtrar quais as técnicas que poderão funcionar connosco e as que não. E de entre as que podem funcionar, há sempre umas desconhecidas que pensamos: como é que nunca me tinha lembrado disto?

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  37. Como compreendo... Só tenho dicas para a procrastinação: limpar o pó, jardinar, ir passear o cão, arrumar gavetas...

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  38. Uma que às vezes funciona comigo é deixar o computador ligado na página onde se estava a trabalhar comaas notas se todas as coisas penduradas por fazer. Assim ao sentar-me com o café à secretária, como sou um bocado ocd tenho k terminar aquelas merditas antes de ir ler os mails... e depois já estou concentrada e não tenho tempo para ir ler as notícias ou blogs.

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  39. Eheheh... tava a ler os comentários. .. a técnica pomodoro cmg não dava. Só desconcentrava. Eu sou daquelas k qdo foco às vezes não desfoco. Já aconteceu quase mijar nas calças várias vezes pq me esqueço de ir ao wc. Há dois dias atrás o ritmo foi tão louco k eram 6 da tarde e quase rebolei no chão com uma dor tão aguda no estômago. .. foi aí k me lembrei k não tinha comido nada desde as 8 da manhã...

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  40. Pensar muito intensamente numa coisa q se queira mesmo mesmo mesmo fazer depois de ter o trabalho completo. E o trabalho voará magicamente, num instante e com engenho!

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