26 de fevereiro de 2013

Faux pas

Nunca, nunca, nunca, sob circunstância alguma, perguntem a um phd como vai a escrita da tese. Vai sempre mal, e se o próprio não está a falar disso, apesar de lhe ocupar o pensamento 24/7, é porque não quer.


Excepção: se forem também phds a tentar escrever a tese, nesse caso é pergunta retórica, só a reforçar a solidariedade.

23 comentários:

  1. Ai... obrigada por este post!

    ResponderEliminar
  2. yupppp! Aos mais próximos expliquei logo, que é o mesmo que perguntar a quem está solteiro quando arranja namorado, a quem já tem namorado quando casa. A quem já casou, quando tem filhos. A quem já tem filhos, quando tem outro....
    ou nos dias de hoje a quem está desempregado, quando arranja emprego!

    and so on :-(

    ResponderEliminar
  3. Sim, é cutucar a maior frustração do momento, e já basta o orientador a pressionar, para sentirmos que ainda temos de nos justificar aos amigos e família.

    ResponderEliminar
  4. E então, como é que vai a escrita da tese?

    ResponderEliminar
  5. ahah

    acho que o post é self-explanatory, nao?

    ResponderEliminar
  6. E já entregaste? e a defesa? E já acabaste? E ainda te falta muito?

    Como te entendo....

    ResponderEliminar
  7. e ainda:

    naqueles 5minutos em que nos esquecemos que temos artigos uner review, alguém vem e pgta: "então já tens novidade do artigo, dos revisores". Porra! Como se a malta não fizesse refresh ao email e na plataforma de submissão um nível insano! e se não fosse a primeira coisa a dizer! para o bem e para o mal!

    ResponderEliminar
  8. ahahah so true!

    eu soube que o meu primeiro artigo tinha sido aceite antes do email oficial, porque andava sempre a fazer refresh no site (pelo menos nas horas em que estava acordada),e a decisão apareceu lá umas horas antes de recebermos o mail. imediatamente enviei um mail ao chefe histérica.

    ninguém está mais ansioso que nós pela resposta, e se ainda não anunciámos o sucesso ao mundo em geral, é porque nao sabemos. :P

    ResponderEliminar
  9. p.s. isso e sabermos quando está finalmente online com DOI, e depois quando é mesmo publicado.

    ResponderEliminar
  10. e quando começam com o "então e depois, que vais fazer?"
    é que já chega a preocupação da tese, quanto mais pensar no que vem a seguir...

    ResponderEliminar
  11. Regina: nem me fales. ;)

    Caí no erro de contar que tinha ido a uma entrevista (aparentemente) promissora, e a partir daí toda a gente começou constantemente a perguntar se já me tinham dito alguma coisa. I DON'T KNOW YET, OK?

    ResponderEliminar
  12. " e quando começam com o "então e depois, que vais fazer?""

    Uiiii, essa então.
    «E já tens emprego», «ao menos numa universidade sempre arranjas», ao que eu respondo que não tenho muito interesse em seguir carreira académica, «mas se não queres trabalhar numa universidade, para que é que queres o doutoramento?!».
    «E quando voltas para Portugal? Já era altura!» ao que digo que se calhar até são capazes de existir algumas boas oportunidades na minha área e por isso se calhar é uma hipótese (se não fosse o estado querer ficar com mais de metade do salário) aí vem logo «tu és doido, fica aí fora que estás bem!».
    Enfim.

    ResponderEliminar
  13. Eu também nao quero carreira académica, e portugal poderá ser uma hipótese se me oferecer condições para isso. Mas para já é escrever a tese, mandar curriculos, e ver no que dá.

    (e sim, até já mandei um CV para PT)

    ResponderEliminar
  14. Já a fiz e nunca percebi o stress com isso, apesar de ter demorado imenso tempo a fazer porque tive muitos contratempos (saúde incluída) pelo caminho. O que eu respondia?
    "estou a fazer".
    Se me perguntavam: "e quanto é que te falta?" ou "demoras muito?" eu insistia na resposta "estou a fazer. Quando acabar, saberás".

    ResponderEliminar
  15. é pá, o DOI tb! confirmo! E agora vou ali fazer mais dois refresh's!

    ResponderEliminar
  16. Pois... como é que isso vai?

    ResponderEliminar
  17. Como te entendo...
    Por aqui piora um pouco, porque nem é a tese, é mesmo um mísero artigo que não vê modos de ser acabado (devia estar a tratar disso neste preciso momento, obviamente). Há coisas que parecem sempre tão mais interessantes para ocupar o tempo. Sei lá, limpar a casa, escovar o gato...

    ResponderEliminar
  18. Como ex-escritora de tese, a minha solidariedade sem perguntar nada...

    ResponderEliminar
  19. No meu caso é Master's, mas compreendo perfeitamente. O sentimento é o mesmo.

    ResponderEliminar
  20. O problema é as pessoas não compreenderem porque é que demora tanto tempo nem tão pouco a angústia que causa. Força com isso

    ResponderEliminar
  21. o meu orientador só me diza que se tinha divorciado e um amigo dele virado gay.
    no pressure, right? :p

    ResponderEliminar
  22. Pessoal, não escrevi nem pretendo escrever nenhuma tese em breve. Vivo com uma pessoa que já escreveu 2, mestrado e doutoramento e percebo o que escreveram. Neste momento tenho também uma pessoa amiga que está em fase de escrita de tese de doutoramento, há já algum tempo. Ninguém o pressionou mas já lá vai mais de 1 ano. Concorreu a bolsa pós-doc e conseguiu mas como não terminou a tese creio q fica sem ela. Quando tento perguntar como está a andar é sempre evasivo. Neste momento não sei se está desmotivado ou pior, deprimido...sinceramente não sei q fazer...

    ResponderEliminar
  23. Tenho uma amiga que está a passar a mesma fase do que tu e, por isso, já sei quais são as perguntas proibidas.
    Vai correr tudo bem, mas como ela diz estar no lab é bem mais simpático do que a escrita...

    Beijinhos e força...

    ResponderEliminar