12 de fevereiro de 2013

Toda a gente quer ser chefe, except for me

Hoje em dia, pelo que tenho vindo a saber, quase toda a gente quando interrogada sobre como se vê em cinco anos, é a ser chefe. Toda a gente quer ser chefe. Toda a gente se acha capaz de ser chefe. E talvez isto seja um dos nossos problemas enquanto sociedade, que toda a gente se ache capaz e que merece ser chefe. Sem ser capaz de se auto-avaliar antes disso. Chefe é chefe, capacidade e responsabilidade logo se vê. Ser bom nisso, não importa, o que importa é ser chefe.
E isto é um problema nos nossos altos cargos, pessoas tão sedentas de poder que querem ser chefes mesmo que sem qualificações para isso, com egos inflamados, que não são capazes de se conter. Gente inqualificada que aceita posições além das qualificações por vaidade pessoal, achando que ninguém irá notar.
E qual o problema de não se ser líder, qual o problema de não se ser chefe, se se fizer bom trabalho?
Ser líder não é um direito, é ganho com a experiência, e uma pessoa tem de ter noção de quando está pronta ou não para a liderança, de quando tem conhecimentos para essa responsabilidade. Eu ainda não a tenho.
E por isso hoje, quando recebi um email de uma recruiter da Roche, a querer que me candidatasse a uma posição de group leader, a minha resposta foi que não estou preparada para ser group leader ainda, e que estarei disponível para outras posições intermédias.
Pena que a maioria dos nossos gestores não tenham feito o mesmo.

32 comentários:

  1. Eu não quero ser chefe, gosto de trabalhar muito e mandar pouco. Não estou a dizer que os chefes não trabalhem, nada disso, eu é que não tenho jeito para mandar.

    ResponderEliminar
  2. You're not power driven honey, that's the difference.

    kiss, kiss

    ResponderEliminar
  3. Desculpa a banalidade, mas em todo o caso é prudente distinguir uns de outros, porque sempre há líderes que o são por méritos.

    De qualquer forma, no teu lugar eu estava atento, porque em muitos setores os perfis das funções são definidos com critério e sabe-se bem porque se contacta alguém.

    ResponderEliminar
  4. A excelência banalizou-se ( condição quanto a mim necessária para a( boa) liderança). Até porque se teoricamente formos todos excelentes, muito provavelmente nos tornamos a norma numa escala medíocre.

    ResponderEliminar
  5. Sei que não tenho a mínima vocação, aptidão (chamem-lhe o que quiseres) para ser chefe.
    Em muita entrevista que fui, quando respondia isto, chamaram "falta de ambição". Não percebo o que uma coisa tem a ver com a outra e por que é que só podemos ambicionar mandar em alguém...

    ResponderEliminar
  6. porque para mim ser chefe significa mais responsabilidade, e a que tenho já chega para me tirar o sono demasiadas vezes, não quero mesmo ser chefe.

    ResponderEliminar
  7. Eu não quero ser chefe, a não ser de mim própria e isso já seria um luxo.

    ResponderEliminar
  8. Eu não quero ser chefe, só quero ganhar muito bem :)

    ResponderEliminar
  9. Pois, pessoas que de um dia para o outro passam a chefes dos colegas, sem qualquer formação / preparação para tal, terrível.

    Mas também há os casos do "ou aceitas, ou aceitas".

    ResponderEliminar
  10. Grande nau, grande tormenta. Se tiver de liderar lidero, mas na maioria das vezes digo como a minha avozinha "eu aqui não mando nada!".
    Grande poder, grande responsabilidade...porém a maioria só quer os louros, por isso está tudo como se vê...

    ResponderEliminar
  11. Das minhas experiencias como chefe tenho 4: as duas primeiras desastrosas, não sabia ser chefe e isso refectiu-se, a terceira foi melhor e a quarta, apesar de curta, óptima, conseguindo que uma estagiária de bachelor tenha conseguido produzir trabalho de qualidade suficiente para entrar num paper.
    Ainda assim, preciso de mais experiencia antes de ter a supervisao do trabalho de uma equipa na minha responsabilidade.

    ResponderEliminar
  12. Eu também não quero ser chefe, dispenso a burocracia e as chatices.
    E sim, há muita gente que quer ser chefe porque sim, porque dá status, fica bem. Mas também há muita gente empurrada para as chefias só porque são excelentes profissionais e os outros acham que isso fará deles bons líderes, sem pensar que as competências de um e de outro posto podem ser muito distintas.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pela visão, concordo em absoluto.
    Existem MUITOS chefes sem qualquer apetência para tal. Mas é tão ou mais ridículo ver gente achar que tem características para tal.

    Ser chefe é muito difícil. Muito. Isto para se ser BOM chefe...

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que tenho muito a oferecer e para ser uma excelente cientista, mas não acho que esteja minimamente preparada para ser chefe e nem quero.
    Talvez um dia com muito mais experiencia.

    ResponderEliminar
  15. E tenho amigos fenomenais, que com a minha idade sao group leaders e ganham prémios todas as semanas quase, mas eu não sou assim, nao tenho as suas capacidades nem energia para isso. estss amigos são génios e pronto.

    ResponderEliminar
  16. Lembraste-me do princípio de Peter, segundo o qual as pessoas são promovidas as seu nível de incompetência. E há ainda os incompetentes que são promovidos.
    É tramado ter amigos génios, anda uma gaja armada em overachiever e depois há um caramelo que nos põe no lugar. Uma tristeza...
    Um sorriso!

    ResponderEliminar
  17. (as minhas desculpas pela falta de acentos, escrevo dum teclado ingles)
    Por vezes (e mais do que se possa imaginar) nao e' que as pessoas queiram ser chefes, por vezes e' socialmente exigido que toda a gente tenha ambicao e queria chegar ate ao topo e ser manager e partner e CEO e isso assim. Se eu disser que gosto muito de programar perguntam-me logo, ah, mas nao vais querer programar para o resto da vida, pois nao?
    Eu tambem nao quero ser chefe, mas ja senti a pressao social de dizer que sim senhora, gostaria muito de ser team leader e project manager, claro!... mas nao, agora ja me deixei disso. Gostava de um dia ter as capacidades para o fazer mas se nao acontecer, nao me vou chatear com isso!
    (bom blog. primeira vez que comento mas leio ha muito)

    ResponderEliminar
  18. Por essas e por outras, é que os incapazes dão origem aos pequenos poderes, que empatam mais do que beneficiam qualquer mecanismo que se quer a funcionar sem peneiras e manias ;)

    ResponderEliminar
  19. Ufff, tens toda a razão. Eu, por exemplo, não sei ser líder. Sei dar ordens, sei berrar as ordens mas custa-me muito que entendam as ordens. Sou óptima a realizar, no entanto. Parece óptimo que tenhas respondido assim.

    ResponderEliminar
  20. Muita gente tem a sede de poder que tu, pelos vistos, não tens e fazem vista grossa ao facto de ainda não terem preparação para serem chefes.

    ResponderEliminar
  21. No meu caso, coordenei vários anos uma equipa. surgiu tudo naturalmente e nunca houve a sensação de - olha, agora sou chefe - nada disso.
    Fazia parte da mesma equipa que passei a gerir e mantive as mesmas funções ue já tinha diminuindo apenas o volume de trabalho pelo acrescento da organização das tarefas vs objectivos dos colegas que esbelecia e que era responsável pelo cumprimento.
    Descobri que tenho vocação para a coisa, nunca houve atritos, sempre incuti o espírito "estamos todos neste barco e ele vai chegar a bom porto, bora lá", vestimos as camisolas, havia tempo para convívio e task-forces em que se fosse preciso ninguém dormia e nem por isso se sentia contrariado.
    Orgulho-me disso.
    Criei uma verdadeira EQUIPA, para o bem e para o mal e dava acara por todos, na Glória enaltecia-NOS, nos momentos piores assumia a derrota perante a chefia e depois descascava em todos à grande (eu obviamente incluída).
    Gostei.

    ResponderEliminar
  22. Penso que os bons chefes são os que nunca o quiseram ser. Chegam à liderança naturalmente e apenas quando isso se torna inevitável. Como tal, têm presente a responsabilidade que isso acarreta e procuram, pelas atitudes mais do que pelas palavras, justificar esse privilégio que lhes foi dado.
    It takes balls para fazer o que fizeste. A maioria dos cientistas com quem trabalho/trabalhei não teria a mesma dignidade.

    ResponderEliminar
  23. O teu post não podia vir mais a propósito. Sinto exactamente o mesmo, e também nunca fez parte das minhas ambições ser chefe do que quer que seja (só da minha vida). Para para "o português médio" ser chefe é um objectivo em si mesmo. Tudo o mais não importa. Capacidade de liderança, conhecimento, experiência, who cares, quando o objectivo é o topo da hierarquia e status social?

    ResponderEliminar
  24. Acho que teres essa consciência fará de ti uma excelente group leader... um dia!
    Evitava-se tanta desgraça se outros te seguissem o exemplo!
    Kudos!

    ResponderEliminar
  25. Olá, estou começando um blog de crônicas e gostaria muito que você desse uma visitinha.
    minhascronicaseeu.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  26. Ser chefe e ser líder são duas coisas bem diferentes, especialmente, entre países do sul da europa.

    O chefe é o "gajo que manda" os outros fazer, frequentemente, sem ele mesmo mexer palheta.

    Depois temos o líder e aqui a coisa pia mais fino. Existem muitos tipos de liderança diferentes, mas têm alguns pontos em comum - põem as mãos na massa. E mesmo os inimigos admitem que esse tal até sabe o que faz.

    Entre nós, ser chefe e ser líder, é o dia da noite. Como é por essas bandas?

    ResponderEliminar
  27. verdade! há muita gente neste país que quer ter sem ser. Gostei da sua apreciação.

    http://apparemmentideal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Eu sou assim uma espécie de chefe... de homens principalmente... não é fácil...mesmo NADA fácil...

    ResponderEliminar
  29. O meu objectivo de carreira é não ter chefe. Tb não tenho interesse em chefiar ninguém (fora os inevitáveis casos de supervisão) mas embora no papel ainda tenha uma chefe, a verdade é que já a consegui mandar pastar e deixar-me a fazer o que eu quero, como eu quero, sem dar palpites... senão sai merda.

    ResponderEliminar
  30. Same here. Não podia concordar mais com o que dizes. Trabalho numa empresa onde pessoas já foram promovidas porque "tinha de ser", "era o passo lógico", ou mesmo porque eram um pouco mais ambiciosos e deram os passos necessários para tal, ou porque simplesmente dão-se com as pessoas certas. O que não faz deles bons chefes, bons líderes, enfim...
    Uma tristeza. Para isso prefiro continuar a ser mais invisível e manter a minha integridade e a certeza de que faço um trabalho adequado às minhas capacidades e não dou passos maiores que as pernas, porque isto de ser chefe também traz responsabilidades e esquecemo-nos disto com frequência.
    Agora se for para ser chefe de mim própria o caso é diferente. :)

    ResponderEliminar