1 de março de 2013

Bem, e só mesmo para terminar

Façam o favor de ir ler a Rita e a Helena, que, como sempre, dizem umas coisas muito espertas e acertadas sobre o assunto.

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Vamos organizar-nos, está bem? É que se não vale a pena dar muita porrada, alguém que se põe a dar opiniões sobre os outros, merece também ser opinada. Ou não?

    ResponderEliminar
  3. RCA, ainda estamos na fase do "olho por olho, dente por dente"?

    ResponderEliminar
  4. Luna,
    para bem da verdade, convém confessar que quase metade do meu post é reciclagem do que já tinhas escrito com muita graça.

    O que acrescentei, e para mim era importante, é a triste ironia deste cerco a uma mulher grávida. No meu tempo dizia-se que era preciso tratar as grávidas com mais delicadeza, para elas não se enervarem, que isso não é bom para a criaturinha que se está a formar. Mas se calhar isso já está ultrapassado.

    ResponderEliminar
  5. Helena, nem é tanto por aí. Aliás, no meu blog não escrevi uma linha, mas considero que é legítimo pegarem com ela, que é de facto o que ela fez com uma anónima (já para não falar na homónima).

    Julgo que no seu blog, que não conhecia e apreciei, já apontaram o mesmo. A dada altura deixou de ser uma blogger anónima, um passatempo. O que escreve tem impacto. Na verdade por esse impacto, vive do que escreve e em teoria responde por isso. Julgo que lhe é exigível mais responsabilidade e não tenho dúvidas que a primeira a tirar lições deste incidente foi ela.

    Em todo o caso, exceto para a miúda visada, isto é só mais um episódio. Do meu ponto de vista, a senhora já tinha mostrado o carácter quando eliminou todas as remissões para outros blogs.

    ResponderEliminar
  6. Helena:

    ainda assim, eu tenho tendência a ser sempre mais irónica e sarcástica, tentando mostrar as incoerencias desta forma, mas sem ter realmente escrito um post sério e ponderado sobre o assunto, como tanto tu e a Rita o fizeram. E que são importantes, porque piadas nem toda a gente as atinge.

    ResponderEliminar
  7. RCA

    uma coisa é estar sujeito a críticas por causa de um post a falar mal de uma roupa, outra é ser sujeita a linchamento público por uma manada acéfala, muita nem frequentadora da blogosfera, mas que se viu com uma oprtunidade de destilar o seu ódio e dizer coisas como "espero que o teu filho morra/tenha cancro" só porque se sentiu com as costas quentes sob aplausos - btw, e nao digo isto por ter visto o texto da pipoca, mas porque eu vi centenas de comentários deste nível pelo facebook.

    É aquela cena: imagina que eu estou num bar e dou uma chapada a alguém. essa pessoa terá o direito de me dar uma chapada de volta. ok, é justo. já que as centenas de pessoas também presentes nesse bar então se sintam também no direito de me espancar em conjunto, hmmm... é bastante questionável, não? tipo, desproporcionalidade e tal?

    (medo, muito medo de manadas acéfalas enfurecidas)

    ResponderEliminar
  8. Se calhar é melhor então precisar que eu não faço a mínima ideia da dimensão do fenómeno. Estou centrado nos suspeitos do costume. Manadas acéfalas também não merecem tempo a comentar.

    O teu exemplo não me parece ajustado, porque ela usa um foco de atenção para chegar às tais centenas de presentes, esses sim os destinatários, que suponho que estão no direito de responder. Nem que seja para dizer que tem de ter mais cuidado com o que comunica. Dai tentar explicitar antes que ela é uma empresa, aquilo não é um passatempo, como o meu e suponho o teu.

    ResponderEliminar
  9. Quando vi aquilo tudo, pensei exactamente o que a Helena escreveu, que se trata de perseguição a uma mulher grávida. Já não se olha a nada, isto é assustador.

    (o comentário anterior era meu, entrei com o login do meu filho)

    ResponderEliminar
  10. RCA,
    ela fez uma asneira, e por consideração para com a miúda apagou imediatamente e pediu desculpa, mal percebeu o que tinha feito.
    Estão a persegui-la como se ela tivesse feito aquilo propositadamente e com a mais deliberada crueldade, quando o facto é que o post dela esteve uns minutos no ar, e ela não deixou a menor dúvida de que tinha sido um erro que a deixou muito enrascada.

    Afinal, porque é que lhe estão a bater? A que propósito vêm com histórias sobre ela ou alguém da família dela apanhar cancro para ver como é?

    Mais: mesmo que o comportamento dela fosse nojento, isso não me permitiria retaliar na mesma medida. Os erros dos outros não justificam os meus, e andar na net a espalhar ódio é um erro.

    ResponderEliminar
  11. Luna,
    Obviamente não concordo com qualquer tipo de "linchamento", mas também não concordo com a tese de "coitada, foi um erro, acontece". Ao contrário de ti, a senhora vive do blog. O mínimo que se exige é que tenha alguma atenção. A notícia da miúda portuguesa que foi aos Oscares veio em todos os jornais! Lê a Karenina, mas não pega num jornal?

    ResponderEliminar
  12. RCA

    sobre a dimensão do fenómeno, entao eu esclareço:

    começo por dizer que leio a Pipoca desde o começo do seu blog, e que gosto dela, e que vi o post quando foi publicado, e não fazendo ideia de quem era a rapariga, o comentário não me aqueceu nem arrefeceu, está na linha dos comentários normais aos vestidos dos oscars a que nos habituou, e razão por quem lê a rubrica o faz: ninguém vai lá ler os comentários aos trapos para ver só dizer bem.

    comecei a aperceber-me do problema quando comecei a receber comentários no meu blog a fazer queixinhas, que de início nem percebi, provavelmente com o intuito de me incitar a bater nela. ora, eu não papo grupos, e muito menos me deixo assim manipular, e pus o pessoal na ordem.

    depois começo a ver as partilhas do post apagado e recuperado no facebook, e ao clicar nas partilhas, constatei que esses posts contavam com milhares de likes, centenas de partilhas, e centenas de comentários fofinhos a desejar-lhe todos os males do mundo, mesmo de gente que dizia que nem sabia quem era a pipoca, mas ainda assim não hesitava nem um segundo em fazer coro. fiquei atónita.

    no meio disso ainda notei um enorme regozijo por parte de muita gente, que orgulhosa dizia: ah, sempre embirrei com ela, bem feita, e tal - enfim, aqueles sinais bonitos de bondade humana, e legitimação do ódio porque "se embirra" com a figura.

    ao mesmo tempo, reparei nos milhares de comentários deixados directamente nas postagens da página de facebook da pipoca, feitos por pessoas de bem, que nunca disseram mal ou gozaram com alguém, mas já nao têm qualquer problema em desejar cancro a uma criança por nascer. bonito.

    e por fim, a coisa chegou aos jornais online, com títulos sérios e nada sensacionalistas como "pipoca arrasa sonho de adolescente com cancro". wtf?

    e para finalizar com estilo, ainda aparece a atrasada - sim, estou mesmo a ofender propositadamente, espero que também me processe - da sofia alves actriz a vitimizar-se e fazer-se protagonista da história, porque, coitadinha, foi chamada de bimbalhona e sofre muito, e como tal vai pôr um processo em tribunal contra a pipoca. mais um wtf?

    E resumidamente é esta a dimensão que atingiu um post num blog que esteve 5 minutos visível.

    ResponderEliminar
  13. Bels: eu leio notícias online dos principais jornais e não fazia ideia de quem era a miuda, e também leio muitos livros. Uma pessoa não é obrigada a saber.

    Quanto ao viver do blog, é simples: nao leiam o blog, não comprem os seus produtos, não vão à sua loja. Se é para tratar como marca, então é simples: boicotem a marca, nao a consumam.

    ResponderEliminar
  14. RCA

    ah, e só mais uma coisa sobre a dimensão do fenómeno:

    mesmo quando a pipoca escreveu um post a dizer que apagaria todos os comentários sobre o assunto, a pedido dos pais da miúda - ou seja, a família que o pessoal imbuído de bons sentimentos quer proteger à força - continuei a ver comentários com insultos a aparecer no post no facebook. incrível, nao?

    ResponderEliminar
  15. "A notícia da miúda portuguesa que foi aos Oscares veio em todos os jornais!"

    Veio? Antes dos Óscares? Com fotos da miúda?
    Eu só vi no Público na 2ª feira. Quando vi a foto no blogue da Pipoca estou como a Luna, não conhecia a moça de nenhum lado, li, andei e passei para a seguinte.

    ResponderEliminar
  16. Eu além dessa gente que nem a vontade dos pais da miúda respeita, acho inacreditável é a quantidade de anormais que acham isto do IP verdadeiro e vão mostrar para o facebook dela a sua indignação pelo anti-semitismo da Pipoca: http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1586136

    É o grau zero da estupidez. E ainda pior, com gente que dá a cara ao dizer isso!

    ResponderEliminar
  17. Nem me digas nada, que eu às vezes até começo a ter sentimentos fascistas e a pensar que deveria ser necessário ter mais de um certo QI para poder aceder à internet. ;)

    ResponderEliminar
  18. Caríssima Luna, a verdade é que essa dita senhora não esteve bem. Aliás, desde que leio o seu blog que em menos de nada ela está envolvida em polémicas e ai de alguém que lhe faça/diga alguma coisa.

    Mas ela quer o quê? Viver às custas do blog e poder dizer tudo o que lhe apetece? Não pode. Com grandes privilégios vêm grandes responsabilidades. Ela neste momento é uma figura pública, é uma marca, vive do blog, chega a milhares de pessoas e tem de saber gerir isso, tem de ter, sobretudo, muito cuidado com a língua, caso contrário acontece-lhe isto. É o mundo que temos. E da mesma maneira que tem cem mil pessoas a defendê-la também tem cem mil pessoas a atacá-la se for preciso. Hoje em dia passa-se de bestial a besta em minutos.

    Ela acabou com a auto-estima de uma adolescente (não, não foram as outras pessoas que tu atacas que acabaram, as palavras são dela, e olha que não são nada meigas, até o irmão chama de agarrado). Ainda que o tenha tirado logo a seguir (o que tendo em conta que o fez para mais de cem mil pessoas, as probabilidades de isso não sair cá para fora eram nulas). E depois desculpa-se com o facto de não saber que ela estava doente. E se não estivesse, já podia dizê-lo? Era apenas uma adolescente. Por menos já se suicidaram muitas outras.


    Claro que ninguém concorda com as ameaças que lhe têm feito, mas todos sabemos que as pessoas possuídas de raiva são capazes disso e de muito mais. E é com isso que ela tem de contar nos próximos tempos. Não é só com a poneizada a dizer ámen a tudo o que sua alteza real diz. Isso queria ela. ;)

    ResponderEliminar
  19. "Ela acabou com a auto-estima de uma adolescente (não, não foram as outras pessoas que tu atacas que acabaram, as palavras são dela, e olha que não são nada meigas, até o irmão chama de agarrado)."

    Primeiro que tudo: acabou? acabou mesmo? quem disse? a adolescente pronunciou-se sobre o assunto? ah, pois, nao. foram as pessoas que decidiram.

    E não, as pessoas que na ansia de a proteger à força, é que garantiram que o comentário lhe viesse a chegar e à família, quando nunca lhe chegaria se tivessem deixado morrer o assunto quando foi apagado passados 5 minutos. E nunca lhe chegando, não a poderia magoar - como certamente não magoam os vários comentários dizendo que o seu outfit era inapropriado em vários sites estrangeiros, porque nao os vê. Assim, muito mais que a pipoca, as pessoas muito preocupadas com a auto-estima da rapariga são as maiores responsáveis pelos possíveis danos à mesma.

    De resto, só gente muito burra é que acha que "ela chamou o irmão de agarrado" e não percebe que não se estava a referir a uma pessoa concreta. Mas enfim, é por isso que eu defendo que deveria ser necessário um QI mínimo para aceder à internet, e capacidade de abstracção.

    E por fim, eu já fui adolescente, e mal seria se uma adolescente ficasse com a auto-estima arrasada porque alguém disse que estava mal vestida. Qualquer dia de escola é mais duro, e todo o adolescente durante terá de sobreviver ao julgamento dos pares e comentários muito piores, geralmente dirigidos ao mesma, e nao somente à sua roupa. E eu pelo menos sobrevivi.

    ResponderEliminar
  20. Além disso a pipoca não disse que ela estava mal vestida. Disse que estava mal vestida para estar na passadeira vermelha para os óscares, são coisas MUITO diferentes.

    Acho que a rapariga não é tão estúpida ao ponto de achar que estava vestida de gala e que tenha sido o comentário da pipoca a fazer-lhe ver isso. Ou acham que a miúda tinha chegado ao hotel a pensar «o meu outfit tem possibilidade de ser eleito o melhor da noite juntamente com o da Jennifer Lawrence» e depois abriu o facebook, viu o comentário da pipoca e só aí conclui que não? A seguir deve ter pensado: «o meu irmão rouba casas? Ó não!»

    (essa do irmão é outras daquelas coisas que é tão absurda que não percebo como pessoas que sabem escrever - o que assumo que exige um mínimo de capacidade mental - conseguem deduzir que o comentário era um sobre um irmão concreto [porque a pipoca não fazia ideia quem era a rapariga, mas sabia quem era o irmão, claro está!], é estúpido demais)

    ResponderEliminar
  21. Em primeiro lugar, obrigada por me teres chamado de burra.:) Todos nós percebemos que não era ao irmão que estava a chamar de agarrado, nem sei se a rapariga tem irmãos, mas não fica bem.

    Imagina agora fazerem-te este comentário:

    "E pronto, não é preciso procurar mais, está escolhido o terror da noite. Esta pequena, de seu nome Ana Luisa Silva (podia perfeitamente ser a nossa Sofia Alves, que também é uma bimbalhona do pior), teve um surto de febre e, em delírio, decidiu apresentar-se assim na passadeira vermelha. Collant opaco, saia da Pimkie, uma camisoa básica da H&M e o gorro do pai que assalta carros à noite. Estou de boca aberta”.

    Imagine ainda que se encontrava doente, com um cancro, realizava o sonho de ir aos óscares, e uma fulana de trinta e tal anos fazia um comentário destes para cento e tal mil pessoas, com várias dezenas delas a dizerem ámen. Bom, ainda bem que acham tudo isto normal.

    E, caríssima Luna, dê graças a Deus por ter tido uma auto-estima que não se deixava abater por nada. Devia saber que oitenta por cento dos adolescentes ou mais não são assim.

    Até um dia destes. ;)

    ResponderEliminar
  22. Cara Catarina

    já me deixaram comentários absolutamente abjectos (com alusões a incesto, violência doméstica e cenas do género relativas à minha família, e com intenção de ofender pessoas concretas), pelo que honestamente, alguém dizer que eu sou bimba e mal vestida não é propriamente o pior que pode acontecer a uma pessoa.

    E como já disse várias vezes, ficaria muito mais incomodada pela exposiçao causada por quem me quisesse proteger à força sem me deixar esquecer o assunto, do que um post de que nunca viesse a saber.

    E sim, fui muito gozada na escola, como quase todos os adolescentes, e certamente dizerem mal da minha roupa não foi o mais grave.

    Da mesma forma, certamente muita gente disse e diz mal de mim, e fico contente que não me contem de cada vez que alguém fala mal de mim nas minhas costas.

    Esta atitude faz lembrar aquelas amigas muito amigas, que gostam tanto da outra amiga e querem tanto proteger os seus sentimentos, que lhe vão contar que o nao sei quantos por quem tem um crush disse que ela era feia e gorda e que preferia beijar um porco com herpes do que a ela. Tudo porque gostam muito dela e se preocupam muito com os seus sentimentos.

    ResponderEliminar
  23. Na miúda não se pode "tocar" só porque tem cancro?
    Na pipoca não se pode "tocar" porque está grávida?
    WTF!

    Comentários a desejar cancro é uma demonstração de como o ser humano por ser desprezível. Mas acho que isso nem atinge de tão absurdo que é.

    A pipoca falou mal da indumentária de alguém publicamente, agora assume as reacções.
    As reacções são exacerbadas pelo facto desse alguém ter cancro, e as "manadas acéfalas enfurecidas" (como a Luna diz) aproveitam para libertar a sua irra. Nada de espantar. É tão fácil fazer "share" e criticar, que facilmente a coisa escala para algo desproporcionado.

    ResponderEliminar
  24. Acho a reacção aos comentários da Pipoca, os que desejam cancro à pobre da criança e familiares e tretas do género, completamente assustadores. Realmente, manadas de acéfalas são terríveis :(

    Contudo, este facto não deve servir de distracção para uma discussão, na minha opinião necessária, acerca da facilidade com que se critica publicamente uma pessoa hoje em dia.

    Não me fazem confusão comentários de foro impessoal relativamente às vestimentas alheias ou minhas. Ninguém é santo, criticar faz parte de quem somos e serve para que andemos, mais vezes do que não, para a frente a vários níveis. Moralismos absurdos não favorecem nem ficam bem a ninguém.

    No entanto, a crítica gratuita e pessoal é cada vez mais comum, possibilitada por esta fachada de anonimato ou, no caso da Pipoca, de um 'detachment' (desculpa, está-me a falhar a tradução portuguesa) físico.

    Há alguns anos, não lembraria a ninguém com o mínimo de capacidade de interação social dizer tudo o que se passa pela cabeça. Hoje em dia, diz-se tudo. Se uma blogger, cuja profissão é comentar o estilo dos outros, me dissesse que seria capaz de dizer na cara aquilo que escreve, passaria a ser mais verdadeira mas, ainda assim, completamente inadequada socialmente.

    Contudo, diria que a maioria do que se escreve por aí não seria considerado aceitável para ser dito na cara de alguém. Se este é o caso, porque é que se tem de ser, muitas vezes, horrível na escrita? Nós nem sempre somos as roupas que vestimos mas se se critica a roupa, porque é que não se critica somente a roupa?!

    Parece-me óbvio que a Pipoca não teve como intenção abusar de uma adolescente com cancro. Contudo poderia ter escrito algo mais imparcial. Poderia ter feito o mesmo relativamente a todas as outras mulheres. O facto de que existem pessoas que usam este estilo de escrita por aí, não faz com que seja mais aceitável.

    Este assunto é, acho, muito mais complexo do que a Pipoca. Neste caso em particular, acho que a Pipoca pecou não por ter falado de uma miúda com cancro e não por ter retirado o post. Não há pachorra para tratarmos as pessoas como coitadinhas (a não ser que nos seja dito que é assim que querem ser tratadas, não há razão para assumirmos uma postura diferente), e o post tinha de ser retirado (tens toda a razão acerca do exagero que se gerou por se ter alastrado. No entanto, acho ingénuo assumir que não teria o mesmo impacto se tivesse sido contido somente na página do FB. O fenómeno de internet é mesmo assim).

    Pecou, sim, por ter feito um comentário cruel a uma adolescente, uma criança, portanto. Eu entendo quando dizes que os jovens ouvem de tudo um pouco e que podem ouvir bem pior. No entanto, não acho isto de forma alguma uma desculpa para se dizerem as coisas. Nós, enquanto jovens, não temos a mesma capacidade de lidar com criticismo.

    Compreender os nossos limites enquanto crianças faz parte integral do nosso crescimento e todos devemos saber o quão mauzinhos podemos ser nesta fase. Ouvir/ler adultos a comportarem-se da mesma forma relativamente a adolescentes é, francamente, desolador. Qual é a mensagem que que se está a passar?

    Quando a Pipoca retirou o post, desculpando-se que não sabia que ela tinha cancro, o que a Pipoca fez foi abstrair-se da culpa - afinal, a culpa é do cancro. O que a Pipoca deveria ter feito, por muito que não se tenha apercebido de quem era a menina, era ter pedido desculpa de falar de uma adolescente naquele tom. Porque disto, sim, tem e muita culpa.

    ResponderEliminar