13 de março de 2013

Uau, finalmente um momento de mudança

34 comentários:

  1. Mas isso são todos, não? Demos graças a Deus por não ser da Opus G.. Dei ;)

    ResponderEliminar
  2. Mas que coerente. Tenho de admitir que ainda não li nada sobre ele, mas tem um ar simpático.

    ResponderEliminar
  3. Mas acho muito coerente escolherem um Papa argentino que parece um desenho do Quino.

    (I'm gonna burn in hell, I know)

    ResponderEliminar
  4. Basicamente, fica tudo na mesma...este acho que não usa sapatos Prada!!

    ResponderEliminar
  5. Hehe e não é que parece mesmo? ;)

    ResponderEliminar
  6. Thank you por teres pesquisado por mim. Entristece-me o regredir de um mundo.

    ResponderEliminar
  7. Falta a parte de ser contra a contracepção... Há que procriar, nem que seja à força...

    (Agora vão andar 15 dias a contar a história da vida dele desde pequenino...)

    ResponderEliminar
  8. Parece que se preocupa a sério com a SIDA, que andava sempre de transportes públicos e na apresentação pareceu-me mais próximo das pessoas. Pode não ser muito, mas pode já ser alguma coisa.
    Não estavam à espera de milagres, estavam?

    ResponderEliminar
  9. Eu vinha só corrigir que parece que essa história da contracepção não é verdade, pelo menos de acordo com o que li na Visão (vale o que vale).

    Para além disso acho que ninguém estava realmente à espera que os mesmos cardeais que elegeram Bento XVI elegessem agora alguém que apoiasse o casamento gay, a eutanásia e já agora também a legalização das drogas leves. Só se fosse mesmo por inspiração divina.

    Assim, acho que um homem que pareça poder ser uma voz activa no combate à pobreza e que pareça intelectualmente aberto já é um grande passo para a igreja, e um passo bastante maior do que o que eu estava à espera.

    ResponderEliminar
  10. Uma pessoa até estremece de excitação com este admirável mundo novo.

    ResponderEliminar
  11. No mesmo artigo de onde tirou o post, também pode ler-se:

    “(…) Um Papa modesto, conservador e preocupado com os mais pobres.

    O Guardian escreveu que, em 2001, quando João Paulo II o nomeou cardeal, Bergoglio pediu aos fiéis que, ao invés de se deslocarem a Roma, distribuíssem o dinheiro da viagem entre os mais pobres. Durante a crise económica que atingiu a Argentina, surgiu como uma voz da consciência nacional e, por várias vezes, tem alertado para as consequências da globalização desregrada para os que já sobrevivem com muito pouco.

    Ainda assim, admite o recurso ao preservativo para impedir doenças infecciosas.

    É conhecido também pela timidez e modéstia – Allen recorda que recusou viver no palácio apostólico, que trocou por um apartamento na capital argentina, dispensou a limusina (prefere viajar de autocarro e metro).

    "O seu estilo de vida é sóbrio e austero. É a forma como vive. Viaja de metro, de autocarro e quando vai a Roma voa em classe económica", conta Francesca Ambrogetti.

    "Sempre foi uma pessoa simpática e acessível", contou à Reuters Roberto Crubellier, empregado de uma igreja na Baixa de Buenos Aires, onde Bergoglio costumava ir.
    O homem simples que cozinha as suas próprias refeições gosta de tango e literatura, principalmente os autores clássicos.

    E é também um apaixonado por futebol. É adepto do San Lorenzo de Almagro, de que é inclusivamente sócio. Gosta de ir ver os jogos da sua equipa, algo que agora terá mais dificuldades em fazer. (…)

    O Senhor tem com certeza opiniões contrárias às suas e às minhas.

    Mas acho que é uma visão muito redutora. Prefiro olhar para o todo e não só para uma parte.

    E esperar, vou esperar para ver, ainda não sei nada!

    Sei que gostei da simplicidade e da informalidade, que me fizeram recordar João Paulo II.

    ResponderEliminar
  12. O artigo para o qual lincava foi modificado, e essas passagens não constavam dele na altura. Faziam no entanto referências à sua ligação ao regime ditatorial, que preferi nao citar, porque nao era o objectivo do post.

    ResponderEliminar
  13. Bom, vamos lá a ver, ninguém está à espera de ver um Papa empunhando uma bandeira arco-íris, mas já agora gostava que um dia os Papas, cardeais e qualquer eunuco da igreja parasse falar daquilo para que não têm autoridade para opinar, por exemplo, a vida sexual alheia.
    A opção deles pelo celibato também é contra natura, se quisermos entrar por aí.

    (não, não vais falar de Abraão, não vais falar de Abraão)

    ResponderEliminar
  14. Exacto, Izzie. Gostava era de ver mais abertura relativamente a certos temas, mais em concordância com os tempos em que vivemos. A sociedade tem evoluído, e a Igreja deve evoluir com ela (mesmo que mais lentamente) se não quiser morrer.

    ResponderEliminar
  15. "Sei que gostei da simplicidade e da informalidade, que me fizeram recordar João Paulo II."

    Esperemos é que não cause tantas centenas de milhares de mortos como JPII.
    Ao mesmo o Bento XVI tinha o bom senso de, mesmo sem contra intelectualmente, quase não falar do preservativo e deixar de ameaçar com o fogo do Inferno os padres, freiras e leigos que em África lutam contra o flagelo da SIDA usando o método mais fiável que se conhece.

    ResponderEliminar
  16. Sobre o post, não concordo muito. O facto de ele falar em respeitar as escolhas individuais é um avanço qb.

    (e no início até pensei que o post não era sarcástico)

    ResponderEliminar
  17. Xii, tanto erro na minha msg anterior!

    "Ao MENOS o Bento XVI tinha o bom senso de, mesmo SENDO contra intelectualmente"

    ResponderEliminar
  18. Bem, ser contra o aborto, eutanásia e homossexualidade, mas depois falar de respeito pelas escolhas individuais parece-me bastante engraçado.

    ResponderEliminar
  19. Como não sei o contexto de cada afirmação não consigo comentar isso - não me parece que a frase do Público fosse uma citação de algo que ele tivesse dito.

    O que não me parece é que a última parte sobre escolhas individuais tenha alguma coisa a ver com o aborto ou a eutanásia. A mim parece-me que se está a referir à parte sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e respetiva discussão na Argentina, mas se calhar sou eu que já não percebo nada de Português.

    ResponderEliminar
  20. Numa coisa não relacionada, toda a versão original desse artigo (quando o colocaste ontem) era basicamente um resumo da página da Wikipédia em Inglês sobre o homem. É o estado a que o «jornalismo» chegou.

    ResponderEliminar
  21. Bem, se se opôs fortemente à legislaçao sobre casamento homossexual na argentina, e mantém a posição da igreja relativamente à homossexualidade, parece-me então contrasenso então associar o respeito relativo às escolhas individuais a essa temática.

    Se rejeita algumas das maiores e mais importantes liberdades individuais: a orientação sexual, direito a nao ter um filho, ou direito a morrer dignamente, enfim, que outras liberdades individuais respeitará? Podermos escolher a roupa?

    (sim, estou a ser exagerada e irónica. de resto, dado que o artigo para o qual lincava desapareceu e foi substituido por este, já nem posso ir ver o contexto da citaçao)

    ResponderEliminar
  22. "...ameaçar com o fogo do Inferno os padres, freiras e leigos que em África lutam contra o flagelo da SIDA usando o método mais fiável que se conhece."

    Perdoe-me a ignorância mas nunca ouvi tal coisa, vinda do Papa ou de qualquer Homem ou mulher da Igreja.

    Provavelmente tenho andado distraída, ou não.

    ResponderEliminar
  23. Eu continuo a dizer - Vou esperar, mas com certeza que não é este ou outro Papa, que vai mudar Mundo - antes fosse!

    ResponderEliminar
  24. Este papa não vai trazer nada de diferente, nada vai mudar. Aliás, seja ele ou outro padre qualquer. Nada vai mudar.

    ResponderEliminar
  25. Simplesmente eu, não se lembra dos cartoons?

    http://www.publico.pt/media/noticia/cartoonista-antonio-volta-a-desenhar-um-papa-e-um-preservativo-17-anos-depois-1370125

    ResponderEliminar
  26. Sãozinha, obrigada pela dica.

    No entanto, continuo a dizer que não ouvi ninguém da igreja...”ameaçar com o fogo do Inferno os padres, freiras e leigos que em África lutam contra o flagelo da SIDA usando o método mais fiável que se conhece."

    O que eu ouvi foi:

    "Não se resolve o problema da sida com a distribuição de preservativos. Pelo contrário, o seu uso agrava o problema." –palavras de Bento XVI

    “O Vaticano considera ser necessário antes de mais , para combater esta doença de maneira responsável, aumentar a prevenção, sobretudo através da educação e respeito dos valores sagrados da vida." – palavras de João Paulo II

    Nestas declarações o que vejo é o apelo à prevenção, à educação e ao respeito pelos outros e por nós próprios.

    ResponderEliminar
  27. Ver apelo à prevenção misturado com "proibição" do preservativo é ridículo, perigoso e hipócrita. Prevenção dessa forma só se for com celibato.

    ResponderEliminar
  28. Se ele fosse a favor do aborto, eutanásia e homossexualidade, a tua postura perante a Igreja Católica alteraria-se?

    ResponderEliminar
  29. Alterar-se-ia em que aspecto?

    Sou ateia, logo a nível pessoal é-me indiferente quem esteja à frente de que igreja for, dado que não rejo a minha vida sob a sua doutrina.

    Já para os milhões de fieis que o fazem não é indiferente, e nem para os crentes que se vão afastando da igreja católica por cada vez se reverem menos no seu conservadorismo e resistência a acompanhar a evolução dos tempos.

    Quanto a mim, sempre preferia uma visão mais moderna da sociedade e pragmatismo relativamente aos seus problemas e necessidades pela parte de quem rege um rebanho de mais de mil milhões de pessoas.

    ResponderEliminar
  30. Se te tornarias uma pessoa mais religiosa.

    Pergunto porque todos esperam sempre um sinal de mudança da igreja católica para a modernidade, como se isso viesse alterar alguma coisa na postura das pessoas perante a igreja ou afectasse qualquer coisa. Creio que se a Igreja aceita-se o aborto, eutanásia e o preservativo, no dia seguinte continuaria a manter os mesmos, ou perderia, fieis.

    Até hoje não conheci ninguém que tenha abandonado a sua fé por causa da posição da instituição sobre o preservativo ou aborto.
    Acho que há menos fieis porque pura e simplesmente se acredita menos em Deus ou numa qualquer espiritualidade. E esta é uma posição mais moderna que a igreja não pode ter.

    ResponderEliminar
  31. Bem, quanto à primeira pergunta, acho que foi respondida anteriormente.

    Quanto ao resto, discordo em absoluto. Há muitas pessoas e grupos que se têm afastado da igreja católica por não se reverem em muitas das suas posições, apesar de manterem a sua fé cristã - por exemplo homossexuais. A posição relativamente ao preservativo (e contracepção) tem urgentemente de ser mudada, porque é criminosa, e poderá levar ao afastamento por parte de crentes que acreditam no direito a uma vida sexual sem fins reprodutivos e na procriaçao planeada. E isso enfraquece a igreja enquanto instituição, pelo que uma modernização é essencial.


    ResponderEliminar
  32. Há as duas coisas, Luna. Pessoas que se afastam pelo conservadorismo, mas olha que também há um sector que não vê com bons olhos as alterações introduzidas pelo Vaticano II. E, infelizmente, são bem mais do que possamos pensar.

    ResponderEliminar