23 de março de 2013

Já não se aguenta o queixume

Pessoas de portugal: amanhã a máxima aqui é de 0 graus, sim, a máxima, e dado o vento que está, já nem me admirava que o feeling seja de -10 (hoje era de -4 e nem estava assim tão mau).
Posto isto, fuck you.

41 comentários:

  1. Sigo este blogue há anos, Luna, e aqui há umas semanas fui do Porto a Eindhoven no autocarro da Ryanair, e aluguei um carro para ir a uma cidadezinha - Harderwijk. Ia com luvas e anorak, até um carapuço, por causa desta conversa. Estava um tempo tão bom como no Porto. Não sei se posso fazer fé.

    ResponderEliminar
  2. Sim, te razão. O facto de neste momento a temperatura máxima no fim de março ser de zero graus é mesmo só para enganar. No fundo é igualzinha à do Porto (e quem se queixa é maricas).

    (até arriscaria a dizer que "há semanas" foi quando tivemos uma espécie de verão aqui, e as temperaturas chegaram aos 16 graus!, coisa rara, e que voltou ao normal em coisa de dias)

    ResponderEliminar
  3. Se as pessoas usassem ceroulas ou meias calças, já não se queixavam tanto. Mas ninguém me ouve...

    ResponderEliminar
  4. E eu que ainda ontem levei com -12???

    ResponderEliminar
  5. Aí está pior, mas cá não deixa de estar péssimo!! Estamos já na Primavera e nadinha de calor!! Estamos deprimidos!!

    ResponderEliminar
  6. Mas eu diria, pela minha curta experiência mas pelo feedback de colegas, que estas temperaturas tão baixas nesta altura não são assim tão normais.
    Ou então temos todos a memória curta.

    Já agora respondendo ao JMG, é verdade que aqui na Holanda tem dias que até faz mais calor que em Portugal. Mas o ano são 365 dias e mesmo que tenhamos 36 dias melhores (mais de 1 mês) continua a ser apenas 10% do tempo, como se costuma dizer, a excepção que confirma a regra!

    ResponderEliminar
  7. @JMG,
    Com sorte apanhou aqueles dias de Verão que a Fortuna providenciou nesta zona. Hoje o Porto tem máximas de 15 graus, Berlin deve chegar aos -5 na hora de calor. É um cachecol de diferença daqui ao Porto. :)

    ResponderEliminar
  8. É tudo relativo. Também há pessoas em Africa a morrer à fome e não é por isso que a falta de dinheiro e de comida não se faz sentir por cá...É um facto que este tempo não é normal para esta altura do ano cá, estamos fartos de chuva, o animo não aparece. Também há países com um calor imenso, em que as pessoas vão à praia ao fim de semana, se compararmos com esses então já nos podemos queixar. É tudo relativo... mas desculpa, o teu frio não faz com aqui a coisa pareça melhor :(

    ResponderEliminar
  9. Tem razão. Acho que os portugueses se deviam ainda queixar mais do enorme azar que têm com o tempo.
    Pérolas a porcos.

    ResponderEliminar
  10. Luna querida definitivamente tens de mudar para um país com um clima mais temperado, porque a Holanda nao te esta a fazer bem...mesmo!

    ResponderEliminar
  11. O que não me faz bem é ver um povo constantemente a queixar-se, e principalmente a queixar-se do que tem de melhor: o clima. Já nao há pachorra.

    (daqui a dois meses vai ser porque está calor e se tem de trabalhar, que chatice)

    ResponderEliminar
  12. Estou farto da chuva!
    Toma lá o queixume :P

    Agora está uma aberta com um belo solinho :)

    ResponderEliminar
  13. "Luna: há X anos a obcecar com o tempo."

    ResponderEliminar
  14. Ainda ontem fiz um post sobre isto. E, sim, enerva ver as pessoas tanto a queixarem-se do frio como do calor num clima maravilhoso como é o de Portugal. Precisam de animo por causa da crise, eu preciso de animo porque estou longe da minha família, amigos, da comida que gosto e vejo um raio de sol por mês, com sorte. Ah, a crise!

    ResponderEliminar
  15. Exacto, é isso sem tirar nem pôr.

    ResponderEliminar
  16. Eu não me queixo nadinha. Acho mesmo que ontem e hoje se esteve muito bem por aqui. A primavera está a chegar!

    ResponderEliminar
  17. Eu cá vou queixar-me! Estou aqui e queria era estar aí! O tempo, para mim, é indiferente! Eu até gosto mais do Inverno que do Verão! Podemos trocar, Luna? :)

    ResponderEliminar
  18. Ah, as Andorinhas e as folhas das árvores a brotar :)

    ResponderEliminar
  19. Ahh mas isso não me vais ver a fazer, queixar do calor. Nesse aspecto concordo contigo, não ha paciência para agora se queixarem do frio e depois do calor. Nisso sou bastante coerente ;)

    ResponderEliminar
  20. Mas... dizem que é "polar" e isso faz toda a diferença. No psicológico e tal. Tá bem que do Pólo até aqui ainda vai acaquecendo, mas... é "polar". Só isso arrefece logo em 30... quais 30! 50! 278! graus... ;p

    ResponderEliminar
  21. ahah, o pessoal aqui tem outro nível de exigência. Este ano está ser muito chuvoso. Queremos solzinho. De que vale ter os problemas do sul da europa (e os salários) se não somos compensados por muitos dias de sol?! ;)

    ResponderEliminar
  22. Cátia:
    acredita e mim, este fim de semana nao querias estar aqui, está mesmo agreste, especialmente por causa dos ventos de 40 km/h e humidade, que em conjunto fazem uma sensação térmica de -8ºC, e doer a cara e olhos e ouvidos quando se sai de casa. Aliás, até a minha amiga sueca com quem jantei hoje se estava a queixar. ;)

    ResponderEliminar
  23. ahahaahh a diferença é que aqui os nossos 9º parecem -10 visto que não queremos estes dias e nem este tempo. se bem que eu não queria ter as temperaturas que tu aguentas...
    Também não te podes esquecer que português tem sempre de se queixar de tudo e como da situação do país já enjoa viramos para o tempo. Devia de ser já verão era o que era :)

    ResponderEliminar
  24. "O que não me faz bem é ver um povo constantemente a queixar-se, e principalmente a queixar-se do que tem de melhor: o clima. Já nao há pachorra".

    Mas é isso mesmo. É que com tudo o que anda a acontecer por aqui - não sei se tens exactamente a noção - nem o clima está a ajudar. E não me lembro de haver uma altura em que em fim de Março ainda estivesse frio (relativo para nós) e chuva (relativa para nós) como agora.

    Quanto ao relativo, remeto para o comentário da Carol. Cada um se queixa daquilo que quer e do que sente em termos relativos.

    ResponderEliminar
  25. Ana,

    lamento mas então terá muito má memória, porque sempre foi normal haver semanas de chuva e tempo menos bom em Março/Abril. Aliás, aqui há dois anos ou assim, fui passar a semana da Páscoa a portugal e choveu continuamente todos os dias, mais ou menos como agora.

    Quanto ao que se passa em Portugal, dado que não sou autista, tenho noção. E de facto acho que não é estar um tempo horríiiiiiiiiivel e muuuuuuuuuuuito frio de que se deviam queixar, porque está uma semana a chover, quando comparativamente com o resto da Europa têm uma sorte do caraças com o tempo, e torna-se patético tanta pena de si próprios.

    ResponderEliminar
  26. E acho que um ano para referência dos muitos que tenho não é muito, mas tudo bem, assumo a má memória.
    E a questão, mais uma vez, não é essa: há semanas que praticamente não pára de chover! A semana que aí acontece agora é resultado de uma frente fria/polar (algo assim) que está a atingir a Europa do Norte.

    Já sabemos que aí há muita neve e muito frio e que se passa muito frio com aquecimento em casa. Mas, o significado de "relativo" é esse mesmo, só posso queixar-me daquilo que passo, com o mal dos outros passo eu bem.

    Qual é propriamente o problema?

    Ah, ok, ser patético (pois comove, pois, por isso é que falamos disso :-p)

    ResponderEliminar
  27. Ana

    eu vivi 27 anos em portugal, e lembro-me bem que em Março/Abril era normal por vezes chover uma ou duas semanas. Que depois se seguem de tempo de primavera e verão óptimos.

    Eu posso dizer que aqui em Julho apanhei pior tempo que em Portugal em dezembro, ou do que estão a ter agora. Aliás, Julho passado choveu o mês todo.

    Portugal tem um tempo óptimo comparativamente ao resto da Europa. E certamente o tempo melhorará daqui a uma semana ou duas, e não se poderá dizer o mesmo do resto dos países.

    É normal haver dias de chuva, dias de frio na primavera. Queixem-se do que realmente há razões para enormes queixas.

    Ao queixarem-se do que é bom e muito melhor que a média, justificando com relatividade, tira importância e valor às queixas não relativas em que há grande razão para reclamar por quem está de fora.

    ResponderEliminar
  28. p.s. e imagina o que um holandês ou um alemão sente se ouvir as queixas com o tempo? acham que estão a gozar. E como tal, não desconsiderará depois as queixas relativamente às condições de vida em comparação, com o mesmo argumento de que é relativo? se calhar até acham que também estão a exagerar, e que são uns mimados.

    ResponderEliminar
  29. Ah, e quanto às casas aquecidas, já falei sobre isso: o aquecimento paga-se, as pessoas têm aquecimento porque escolhem pagar por tê-lo. Cerca de 100€ por mês, 12 meses por ano. Sim, tenho aquecimento, mas não tenho carro. São escolhas.

    ResponderEliminar
  30. Esse último comentário é perfeitamente dispensável: sou doutorada, tenho 20 anos de experiência de trabalho, tenho carro e não tenho dinheiro para andar nele por causa da degradação das condições de vida e não tenho dinheiro para aquecimento. E sou das que nem se pode queixar muito.

    E nós não andamos a queixar-nos da chuva aos alemães. Falamos entre nós que estamos fartos e que precisamos do sol para aliviarmos de más notícias. Eu preciso, sob pena de deprimir (ainda mais). Fogo, não podemos, caramba?

    ResponderEliminar
  31. Ana

    vamos cá a ver: quando escrevi este post não me referia a ti em particular, nem sei se te queixaste ou nao, referia-me ao que oiço e leio todos os dias em blogs. Referia-me ao meu pai a dizer que está frio quando estão mais 15 graus que aqui.

    As condiçoes de vida em Portugal estão péssimas: sim. Tudo quase em portugal é razao de queixa neste momento: sim.

    O tempo: não.

    Lamento, mas o tempo é a última coisa que acho que se deveriam queixar.

    (e nao se queixam aos alemaes? como sabem? queixam-se nos blogs all the time. acham que tudo passa incógnito?)


    ResponderEliminar
  32. Eu que nem sou de me queixar, e até gosto mais de frio do que de calor, estou a começar a deprimir com falta de sol. A extensão dos dias de chuva está-nos a deixar todos doidos...

    ResponderEliminar
  33. Bem, eu vou tentar explicar isto com exemplo concreto, para ilustrar o que sente alguém que está em climas muito piores sobre o argumento da relatividade:

    sabem aquele senhor do movimento dos reformados, que resolveu reclamar dos cortes nas reformas, por ir passar a só ganhar 14 mil euros mensais, em vez dos 70 mil a que estava habituado, num país em que há gente a ganhar menos de 500 euros?

    Afinal o senhor tem todo o direito a queixar-se, lá porque há gente pior, ele sabe ao que está habituado, e 14 mil euros para ele é pouco, e como tal sofre tanto como os outros, porque é tudo relativo.

    Pronto, é mais ao menos o que eu sinto quando se queixam a mim do tempo.

    ResponderEliminar
  34. Luna, obrigada! Tal e qual! Estou em Brest a tirar o doutoramento, cidade esta em que o ano passado tivemos 35 dias sem chover! Repito... 35 dias sem chover... nos restantes dias houve pelo menos, em algum momento do dia, chuva! Ja nem falo do frio e do cinzento que me invade de manha à noite!

    E sim... ouvir alguém, que sabe que vive num pais que mais tarde ou mais cedo ira ter Primavera e imaginem... Verão(!!!), a queixar-se...

    FUCK YOU!!

    ResponderEliminar
  35. Não há expressão melhorzinha do que "Pérolas a Porcos"? Por não fazer muito sentido neste contexto, soa rude.
    Quanto ao aquecimento, fica com certeza a 100 euros por mês, para uma casa que foi construída para se adaptar a certos equipamentos. Quem herda uma casa tradicional portuguesa paga uma fortuna pra se manter quentinho.

    ResponderEliminar
  36. Barcelence: não é bem assim, pq só tem de pagar durante 3 ou 4 meses max, e não se gasta um décimo da energia porque lá fora raramente estão menos de 10/15 graus.

    ResponderEliminar
  37. Pronto, e posto isto encerro o debate, que também já não se aguenta. Quem acha que tem imensas razões para se queixar vai continuar a fazê-lo, e a vir aqui dizer-me que está muito mal, e eu vou continuar a achar que neste caso não dão graças ao que têm.

    ResponderEliminar
  38. FELIZ PASCOA - SIGO TODOS E PARTICIPO DO SITE.
    O seu blog é versatil sucesso amei, se você puder der uma passadinha no meu blog, por favor retribui a inscrição. Agradeço a todos os blog pelos recados, http://instagram.com/nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderEliminar
  39. bem por aqui tem estado mesmo entre 4 e 9 graus negativos.. e o pessoal veste camadas de roupa e vai fazer bonecos de neve, trabalhar e estudar (fora compras e afins)

    em portugal é so meninos

    ResponderEliminar