18 de abril de 2013

Solidariedade e tal

Eu não gosto de campanhas de solidariedade personalizadas, não por não achar que aquela pessoa não merece, mas por geralmente fazerem esquecer os outros milhares de pessoas igualmente merecedoras exactamente na mesma situação, mas que simplesmente não têm uma rede social tão activa e prolífica que se mova por elas. E como tal o seu destino é independente da acção de solidariedade movida em favor de alguém em particular. O que não é o caso nesta acção, porque todos beneficiarão.

E isto porque falamos do Rodrigo, que precisa de um dador de medula compatível para poder viver, tal como outras crianças anónimas que precisam do mesmo. Mas a verdade é que para os pais do Rodrigo não é indiferente, e que nós enquanto pessoas nos sentimos mais impelidos a participar quando temos uma pessoa real com quem empatizar, e como tal participar, e os resultados de uma campanha a angariar dadores de medula não beneficiará apenas o Rodrigo, mas todas as outras pessoas - crianças ou não - que esperam por um dador para lhes salvar a vida, independentemente de terem uma boa rede social. 

E é por isso que é importante divulgar esta campanha nascida na blogosfera, pela Pólo Norte, Cocó na Fralda e Miss Glittering, que organizaram o evento “Todos Por Um” para ajudar o Rodrigo e todas as outras crianças ou adultos na mesma situação. Realiza-se este Sábado, das 10 às 18h, na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, onde haverá possibilidade das pessoas se inscreverem como dadores de medula óssea, e eventualmente poderem salvar vidas.

3 comentários:

  1. Se uma pessoa se inscrever como dadora, estará a ajudar TODOS os que precisam. Isso sim, muito nobre. :)

    ResponderEliminar
  2. Exacto, S*. Nestas campanhas não se está a ajudar apenas uma pessoa em particular, mas potencialmente todas as outras na mesma situação.

    ResponderEliminar