15 de abril de 2013

Vender as cenas

Quem já mudou de país umas vezes sabe que se há coisas que vale a pena guardar e transportar para o novo destino, outras há que não, as mais volumosas e pesadas cujo custo de armazenamento e/ou transporte ficará quase ao preço das mesmas, pelo que mais vale vender. E aqui começa o calvário, especialmente em países onde as pessoas são especialmente forretas, e mesmo estando a vender coisas por metade do que custaram, não sentem vergonha de propôr um terço daquilo que pedimos, porque é ponto assente que nunca paguem aquilo que está lá escrito no anúncio, ao ponto de já ter tido um tipo que generosamente me daria vinte euros pelo sofá, e que só não mandei para um certo sítio porque não calhou. No meio disto há um paraíso na terra: a comunidade de expats, especialmente da agência espacial, que têm mais vergonha e como tal acham que poupar duzentos euros numa cama com quatro anos é bom negócio e não regateiam para baixar os preços ainda mais, benzós deus. Quando acabar esta mudança nem acredito.

16 comentários:

  1. Compro o sofá por 40€ e tu pagas os portes de envio. Que tal?

    ResponderEliminar
  2. Perfeito, óptimo negócio para mim. :)

    (a sério, também há quem pergunte se trato eu do transporte)

    ResponderEliminar
  3. Quando me mudei de Londres para Lisboa optei por dar algumas coisas a portugueses nossos amigos, o resto doei àquelas lojas que vendem coisas em segunda mão como Oxfam e a British Heart Foundation. Mas a verdade é que não tínhamos nenhuma mobília nossa (só a TV e essa enviámos para Portugal através de uma empresa portuguesa de mudanças), por isso era só tralha pequena basicamente. Se tivessemos mobília teria que ter vendido coisas de certo.

    Entretanto descobri os grupos de expats no Facebook e já comprei algumas coisas em 2a mão. Bruxelas tem uma comunidade de compras e vendas muito ativa no FB. Talvez a Holanda também tenha (se é que já não procuraste).

    Boa sorte com a mudança e com a tiragem, que nunca é fácil fazer.

    ResponderEliminar
  4. Eu quando estive nos states tive mesmo de vender tudinho, mas foi relativamente fácil porque vendemos a portugueses que iam ficar com a nossa casa e compraram também o recheio.

    Aqui umas coisas vou dar a amigos (coisas pequenas que iria vender por ninharias e que também não vale a pena guardar), outras vou emprestar "até ver", como a TV, e o resto vai para um storage space que aluguei aqui perto, até ter a minha vida definida - não vale a pena andar a passear a minha casa pela europa fora.

    Das coisas que quero vender pus anúncio num site tipo "craig's list" mas holandês, o "marktplaats", e é por aí que recebo a maioria das propostas do tipo "estão a gozar comigo".
    Como tenho amigos na agencia espacial e no instituto das patentes, puseram também lá anuncios internos, e como têm sempre expats a chegar, é daí que tenho tido ofertas decentes.
    Também há grupos no facebook, mas até agora parece que me consigo safar por estes meios.

    Aqui também há umas lojas em segunda mão, mas além de oferecerem muito menos pelas coisas, ainda teria de levar lá as coisas, o que é complicado sem carro.

    ResponderEliminar
  5. Qd vivi na Roménia foi um 31 para conseguir trazer o que era de facto imprescindível. Devo ter trazido perto de 30kg de excesso de peso (lembro-me que uma mala era só livros!).... De resto a única solução foi perder o "amor às coisas e ao dinheiro" que lá ia deixar. Na véspera de virmos embora, colocamos imensas coisas no passeio à frente do bloco de apartamentos, roupas, objectos... Em menos de 40min tudo desapareceu! - Era isso, vender as coisas a preços ridículos, ou passar dias no mercado na secçºao dos usados.. para meia duzia de trocos, que são forretas que só visto. E muito melhores que nos em regatear o que quer que seja. Enfim, fizemos algumas pessoas felizes... e não pensamos mais nisso! ;-)

    ResponderEliminar
  6. Eu para os meus livros e roupa arranjei um preço muito bom com um portugues que faz viagens mensais holanda-portugal.

    As roupas que decidir não levar, tenho aqui um contentor da cruz vermelha ao pé de casa, e vou lá deixar.

    ResponderEliminar
  7. " Bruxelas tem uma comunidade de compras e vendas muito ativa no FB."

    D.S., indicas o link sff?!
    Ir para Bruxelas é uma hipótese para o próximo ano, e assim ficava já com o link, «just in case».
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Com certeza, e caso a Luna não se importe de publicar:

    http://www.facebook.com/groups/brusselsexpats.be/

    http://www.facebook.com/groups/349071208479761/

    http://www.facebook.com/groups/226120027515742/

    Como não sei se consegues aceder porque dois são grupos fechados, o do meio chama-se "A Vendre, For Sale, Te Koop (BXL)" e o último chama-se "Vetements, Clothes, Kleidj (BXL)". Há também o "Portugueses em Bruxelas" que pode ser útil.

    ResponderEliminar
  9. D.S.

    claro que não me importo, isto é um espaço (quase) livre de "convívio". E só não é mais livre agora porque infelizmente tenho tido umas visitas indesejadas que insistem em chatear, mas espero voltar à liberdade total brevemente.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Luna. Estás no teu direito de não querer comentários com links que não digam diretamente respeito ao post, daí a minha reserva. Os blogs querem-se livres mas ainda assim pertencem a quem os escreve.

    ResponderEliminar
  11. D.S.

    até aqui há um mês não tinha moderação, e só pus mesmo por necessidade provisória.

    A única coisa que censuro aqui é spam ou comentários ofensivos (e ou de uma ou duas pessoas em particular, por motivos pessoais).

    De resto, estão à vontade.

    Os comentadores poderem-se ajudar uns aos outros é uma vantagem, tal como quando me dão dicas a mim.

    ResponderEliminar
  12. Não sei se já começaste a pensar nisso, mas conheço uma excelente transportadora (quando digo excelente é porque é estupidamente barata). Usei-a de Milão para Portimão e já passei os detalhes de contactos para outras pessoas que mudaram de Lisboa para Milão e Lisboa para Dublin.
    Se quiseres, apita. :)
    Beijos

    P.S.: Estupidamente barata.

    ResponderEliminar
  13. Rafa

    quero contactos quero, que mais cedo ou mais tarde hei-de ter de levar as coisas para algum lado.

    ResponderEliminar
  14. Boa, mando-te por e-mail mais logo! :)

    ResponderEliminar
  15. Quando viemos para França, tirando as pouquinhas coisas que trouxemos para além de roupa... Ficou tudo em casa dos meus pais, porque eles também estão aqui. Deixámos coisas mais funcionais em casa dos pais do gentleman - LCD, computador, etc.
    Só tivemos mesmo que vender o carro.

    Se algum dia tivermos que nos mudar para Portugal, aí será bem pior! Porque se em PT não tinhamos mobílias praticamente, aqui já tivemos que comprar muita coisa.

    ResponderEliminar