22 de junho de 2013

Facebook figured it out

Tanto psicólogo e psiquiatra, e afinal ficamos a saber que a depressão se cura com presentes, flores e palavras bonitas do machame.

28 comentários:

  1. Claro. Da mesma forma forma como se cura APENAS com força de vontade (se há quem conseguiu porque não hão-de outros conseguir? só se forem fraquinhos).

    ResponderEliminar
  2. Independentemente da declaração ser falsa (eu acabei de a retirar do meu blogue quando me apercebi) e de uma depressão não se curar por si só com essas coisas, a verdade é que palavras e atitudes bonitas da parte de quem nos ama podem ajudar e muito a curar uma depressão ou a que esta nem sequer se inicie, na medida em que fortalecem a auto-estima e por aí fora. Não é à toa que uma grande parte das depressões acabam por ter início com relações más (divórcios, violência física ou psicológica, infedilidade...).

    ResponderEliminar
  3. O que é que "do machame" quer dizer? Não conheço essa expressão...

    ResponderEliminar
  4. Lá está, cura-se assim porque as gajas são, basicamente, umas histéricas... Este é o pensamento por detrás deste tipo de coisa!

    ResponderEliminar
  5. Kitty: sim, muitas depressões podem começar devido a relações infelizes, etc, mas uma mulher que não come, não dorme, não se arranja, não tem forças para nada - descrição de alguém com uma depressão - não se cura porque o marido lhe passa a levar flores.

    ResponderEliminar
  6. Bruno: o mesmo que gagedo, mas ao contrário.

    ResponderEliminar
  7. Lol, q ruim, pá :p mas não deixas de ter razão!

    ResponderEliminar
  8. Vivemos todos no país da Abelha Maia, cheio de flores e afins!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho de há um ano para cá uma frase sobre depressões.
    «Tens uma depressão? Arranja um cancro, que isso passa-te.»

    E eu posso dizer isto, por isso estou-me a borrifar para quem possa escandalizar-se.

    ResponderEliminar
  10. Concordo consigo Teresa! A minha mãe estava há um ano com uma depressão (porque os pais de quase 90 anos faleceram) que deprimia toda a gente à volta dela. Este ano descobriu que tinha um grave problema físico (quase cancro). De repente, a depressão passou. Quis fazer o "desmame" das drogas e começou a arranjar-se e a sair, enfim, a viver a sua vida.

    ResponderEliminar
  11. Já agora, as pessoas com cancro também podem desenvolver uma depressão ou isso é um "luxo" das pessoas ditas fisicamente saudáveis? agora fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  12. A depressão é uma doença.

    Só para que se conste.

    ResponderEliminar
  13. A depressão é uma doença e pode ser muito grave - tão ou mais grave que um cancro, para que conste. Por vezes tão ou mais intratável que um cancro.

    ResponderEliminar
  14. (estava a ser irónica, para que conste) Exacto, é uma doença e não é exclusiva de mulheres sem maridos que ofereçam flores ou de pessoas que, como não têm cancro, não sabem dar valor à vida e por isso têm a "lata" de desenvolver uma depressão.

    ResponderEliminar
  15. Parece-me que o humor autodepreciativo não está a ter grande saída por estes lados. Limito-me a explicar que há um ano me foi diagnosticada (por uma psiquiatra conceituadíssima, a Ursosa certamente a conhece de nome) uma depressão profunda. Três semanas depois (acho que até foram só duas), tunga!, diagnosticam-me um cancro, just what I needed! Sem mais pormenores, conto apenas que a luta pela vida (aquilo não estava nada bonito) foi mais forte.

    ResponderEliminar
  16. P.S. Resposta ao ou à JJ:
    Na minha prolongada vivência no IPO nunca encontrei ninguém que pudesse considerar deprimido. Assisti a muito sofrimento, é certo, mas encontrei sempre uma força combativa contra esta FDP desta doença, mesmo nos momentos mais horríveis, e olhe que assisti a muitos, com três internamentos (no segundo morreu uma pessoa no meu quarto) e 37 sessões diárias de radioterapia. Acredite numa coisa: todas as pessoas que andam no IPO querem viver. É por isso que nunca desejei a ninguém "as melhoras", expressão que me parece mais adequada para uma gripe ou uma unha encravada. Não se deseja "as melhoras" a quem tem um cancro. Deseja-se a cura. Diz-se "Ponha-se boa!", "Ponha-se bom!".
    Mas isto é apenas aquilo que eu sinto e acho, e todos os dias acrescentava mais uma pessoa ou duas às minhas orações e à minha pedinchice a Deus. E sim, sim, acredito na força da oração.

    ResponderEliminar
  17. Dias de Telha,
    Como já vivi as duas coisas, deixe-me tentar atenuar algumas coisas que disse.
    Uma depressão é uma doença, sim. Insidiosa, que mata por dentro sem matar realmente. Um cancro pode matar MESMO. Há aqui pessoas que sabem disso. Ninguém acorda um prédio inteiro com gritos de dor mesmo durante o sono por causa de uma depressão (e fiquei a saber mais tarde que isso aconteceu comigo, tive vizinhos muito compreensivos). Os gritos de dor não eram dsa depressão, que entretanto passou a segundo plano, eram mesmo do cancro. E agora não digo mais uma palavra que seja, que acho que já disse demasiado.

    ResponderEliminar
  18. Uma melhoria no estado depressivo não significa a cura da depressão.

    ResponderEliminar
  19. A depressão é uma doença debilitante e incapacitante, e, em certos graus, pode levar à morte, sim. Não a comparo com o cancro porque são duas realidades incomparáveis, é como comparar uma perna partida e asma, e estar a discutir qual a pior. Há depressões piores e melhores, há cancros piores e melhores - a minha avó já tirou um peito e um carcinoma, e tem 97 anos. Por outro lado, já conheci pessoas que sofriam de depressão, e já não fazem parte do mundo dos vivos.
    Anyhoo, têm ambos de ser tratados, e encarados com seriedade. A depressão não é coisa de quem não tem problemas a sério, como já ouvi dizer, não é preguiça, não é indolência, não é melancolia. Dizer isto é o mesmo que dizer a um asmático que tem falta de ar porque não sabe respirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha... por acaso até se podem comparar. Temos desenvolvido muito trabalho nesse aspecto de forma a estimar o valor e a qualidade de vida de um paciente com todo o tipo de doenças. A muitas doenças mentais (como depressão profunda) a sociedade atribui qualidades de vida inferiores a cancros. Aliás inferiores até a heroinomanos com vários membros já amputados pela gangrena provocada pelo entupimento das veias. Há coisas que me deixam estupefactas, mas isto não é julgamento meu... é o que o colectivo, os membros da sociedade, define como qualidade de vida.

      Eliminar
  20. Eu, tal como a Pólo, também gosto muito de ti Izzie.

    ResponderEliminar
  21. Teresa, a depressão mata. Matou-me a minha mãe, há pouco mais de um ano.

    ResponderEliminar
  22. @Kitty Fane

    (venho atrasada, mas queria dizer isto)

    É verdade que há muitas mulheres que ficam com depressões em resultado de relações que não funcionam, em que são maltratadas ou que simplesmente não as preenchem. Mas a maioria, as que recuperam realmente, não aprende apenas a escolher melhor o parceiro seguinte – aprende a dissociar a percepção do seu valor da percepção que outras pessoas, inclusive aquelas com quem se relaciona intimamente, têm desse valor. Vê-se a si mesma como pessoa, não reflexo. E, em resultado disto, aprende que é dona, e portanto responsável máxima, pela sua felicidade. De contrário, quando o rapazola seguinte perder o interesse lá está ela no fundo outra vez.

    ResponderEliminar
  23. Ao que já imensas pessoas disseram mais do que correctamente, gostaria apenas de acrescentar que existe muito a crença, nomeadamente quando é uma mulher que está deprimida, que a depressão é uma reacção ao rompimento da relação, etc.
    A depressão poderá ser desencadeada por uma situação, depressão reactiva, mas o que origina a depressão é interno, sendo a separação, luto,etc, um catalizador.Afirmar que as mulheres se deprimem por causa de outrém é desvalorizar a mulher, esvaziá-la de conteúdos próprios,enquanto, comodamente, se ignora que os homens também deprimem.
    Um cancro não cura a depressão, a pessoa doente pode é,temporariamente, deixar de apresentar os sintomas.

    ResponderEliminar
  24. http://visao.sapo.pt/ha-quem-pense-que-depressao-e-preguica=f737563

    ResponderEliminar