21 de julho de 2013

Surpresa!

E de repente o mundo dá-se conta que a América é ainda profundamente racista. A América, esse país onde no mesmo dia fui por duas pessoas distintas considerada não-branca*.


*perguntaram-me se iriam ser os únicos brancos na festa para a qual os estava a convidar e onde estariam mais portugueses.

16 comentários:

  1. Logo tu, que és branca como uma açucena! Nunca me aconteceu (sou igualmente pálida, como sabes), mas se calhar apenas por acaso. E sabemos bem quanto o adjectivo "latina" pode ser pejorativo para designar um tipo físico.

    Mas olha, estou a rir para aqui sozinha, a lembrar-me de uma cena do meu adorado Friends, a resposta hilariante do funcionário está logo nos primeiros segundos. Graças a Deus alguém voltou a pôr isto no YouTube:

    http://www.youtube.com/watch?v=fvVT3N5dZq4

    ResponderEliminar
  2. Eles, se calhar, acham que o mundo nasceu na América...

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente sabe que tu és uma mulatona sexy, pá! :D

    ResponderEliminar
  4. Esses americanos devem ser daqueles que pensam que Portugal fica em àfrica, não?

    http://en.wikipedia.org/wiki/White_American


    Lol ... lá nem interessa muito a cor de pele. DEsde que tenhas um ar exótico-não interessa o nível de palidez- já não és branca.

    Não é à toa que os americanos são considerados um dos povos mais burros do mundo.
    Julgo que é por terem um país tão grande. Vivem muito voltados para dentro e não têm os horizontes abertos como outros, cujo país é mais pequeno, como o nosso.

    ResponderEliminar
  5. Os americanos são muito preconceituosos, para além disso são um tanto ou quanto limitados... enfim, a América é tão grande, mas existem por lá umas mentes muito pequeninas ;(

    ResponderEliminar
  6. God bless America que Deus era americano (ou então não).

    ResponderEliminar
  7. Teresa,
    Este episódio não tinha visto. Muito bom! :-)

    ResponderEliminar
  8. Deixa lá, o meu pai foi convidado para um painel num congresso nos EUA, na área dele, e topou logo que era para preencher a quota "exótica" e minoria da mesa. O meu pai, que é branco todos os dias. Enfim.

    ResponderEliminar
  9. Sim, não esquecer que em toda a papelada a preencher para o estágio, etc., vinha lá sempre os quadradinhos com a "Raça".

    ResponderEliminar
  10. A obsessão com a «raça» das pessoas foi uma das duas coisas que me surpreendeu quando vim para aqui. Ele só faz isso porque é branco, ela só faz isso porque é preta, etc., etc.
    Outro dia estava a ver a Modern Family e estava a comentar que a Sofia Vergara era loira mas que pintava o cabelo para parecer mais latina. Ficou tudo a olhar para mim como se eu lhes tivesse dito que a senhora era de Marte. «A blonde latina? Are you sure? Is that even possible?»

    Já agora, a outra foi a obsessão com sexo e casamento (ainda me ultrapassa como alguém ache normal que se vá para a universidade com o simples objetivo de arranjar casamento, mas aparentemente o esquisito sou eu por achar isso estranho), e que toda a gente faz tudo na vida em função disso e ninguém pode ter uma simples conversa com ninguém ou rir-se de uma piada de terceiros se não tiver com intenções de lhe saltar para cima. E depois quando lhes digo que com os meus amigos em Portugal o sexo não é um tema de conversa assim tão comum (para além da brejeirice habitual entre homens) também acham sempre que estou a inventar.

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma amiga que passou lá uns tempos e quando olhavam para ela diziam que ela não era branca, sendo ela mais branca que a roupa lavada com tide, só porque tinha o cabelo escuro, diziam que era russa e isso já não era ser branca... Uma amiga dela já tinha o cabelo pintado de loiro já diziam ser branca. Quando sabiam que eram portuguesas mudavam logo o comportamento e tratavam-nas como se fossem latinas da américa do sul o que para eles é igual a escória. Enfim, o Hitler iria ficar felicíssimo lá.

    ResponderEliminar
  12. A América nao é um país... jajaja

    ResponderEliminar
  13. Comentário produtivo do ano.

    Peço perdão, Estados Unidos da América, caso não tivesse percebido.

    ResponderEliminar
  14. há-de chegar o dia em que os americanos são exemplo para alguém...ou então não.

    ResponderEliminar
  15. Aqui há dias num programa (americano) falavam nas portuguesas como sendo mulheres da américa do sul...mas mesmo sabendo que somos deste lado do mundo, somos latinos e logo, não brancos para eles. Mas não precisas de ir para os EUA - na Alemanha onde viveu 5 meses, o meu marido foi parado no aeroporto porque achavam que ele era turco e não foi lá muito bem tratado...os alemães diziam-lhe mesmo que era muito escuro (é moreno) e tinha a alcunha de Mogli.

    ResponderEliminar
  16. mas o mesmo aconteceu-me em Londres e acontece na Dinamarca. Não creio que em todos os exemplos seja racismo, é simplesmente pq olhando para muitos deles, eu nao posso ser considerada branca, não sou transparente tipo veias à mostra, tenho cabelo castanho bastante claro mas pra eles é profundamento escuro. em portugal dizem-me q ostento um bonito tom verde lula no inverno ,as dá pra perceber ao fim de algum tempo que realmente nao somos brancos, a maioria de nós em Portugal não é branco, é considerado hispânico. Foi um choque para mim mas é mesmo uma forma de percepçao e de estar habituada a ser considerada branca. no fundo isso é em si mesmo uma forma de racismo. a raça branca não é de todo sinónimo de superioridade, certo? no entanto muitos de nós acham que é racismo dizerem-nos que logicamente nao somos brancos (a grande maioria de nos) pq de facto, entre nós, os britanicos e os nordicos, não ha semelhanças. e eu prefiro mil vezes o meu tom ao deles.

    ResponderEliminar