6 de dezembro de 2013

It's all about me

É impressionante a capacidade de alguns de até na morte de outrém conseguirem pretexto para mais uma vez fazerem posts a falar de si.

56 comentários:

  1. E eu até acho que sei de quem falas.

    ResponderEliminar
  2. Adivinhei logo quem era! Impressionante

    ResponderEliminar
  3. Então, mas afinal quem é que importa?! É o chamado "real umbiguismo" elevado ao expoente máximo...

    ResponderEliminar
  4. Eu cá fiquei mortalmente desapontada por o sujeito não aproveitado o encontro em lego para nos anunciar que tinha privado com o falecido.

    ResponderEliminar
  5. Aaaah... raios! Ia jurar que estavam a falar do facto do Daniel Oliveira ter colocado no Facebook uma foto do Mandela com....

    algum palpite....

    joga futebol e é a "man-crush" do que dizem os seus olhos...

    CR7, claro.

    ResponderEliminar
  6. Ah ah ah ah ah ah
    Qual é a novidade?

    ResponderEliminar
  7. Umbiguismo impressionante.

    ResponderEliminar
  8. Eu, peracasus, não fiz. Serei boa? :)

    ResponderEliminar
  9. Como tenho mais de mil posts por ler no feedly, só pelos comentários percebi que havia uma pessoa a destacar-se nesse "eu, eu, eu!", e o mais engraçado é que acertei logo. Foi só seguir a minha intuição e ir direitinha ao blogue de quem pensei imediatamente que era referido pelos comentários.
    A favor só posso dizer uma coisa: parece finalmente ter corrigido o hábito odioso (e grave defeito, se se se trata de um jornalista) de referir as pessoas como "o" ou "a", como se tivesse andado com elas na costura a apanhar alfinetes. O Mandela. A Hillary Clinton. O Carlos do Carmo.

    ResponderEliminar
  10. Um blogue pessoal não serve para falar de si, da sua história e da forma como se apreende o mundo? Tinha de fazer reportagem nesse dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usar uma suposta homenagem para se mostrar e auto-promover é muito feio, para não dizer mais. Não é preciso fazer-se reportagens, mas respeito e recato caem bem.

      Eliminar
    2. Um post de pelo menos 350 palavras sobre memórias de uma viagem, cujo titulo é Africa do Sul e contendo três frases (curtas) mencionando Mandela, dificilmente pode ser considerado uma homenagem.

      Isto, por outro lado... http://quandoecomoeuquiser.blogspot.pt/2013/12/obama-knows-best.html

      Eliminar
    3. Pois, exacto. E se não vir qualquer problema em não fazer uma homenagem, mas aproveitar o pretexto para mostrar fotos da viagem à África do Sul e a apertar a mão ao boneco lego, também não sou que vou explicar. Tente talvez o Pipoco, acho que mais eloquente.

      Eliminar
    4. Tanto a Luna quanto o pipoco partem da premissa que há que seguir um determinado código de conduta pela partida de Mandela. Esquecem-se, ambos, que cada um faz a homenagem que o coração lhes impõe -- em público ou em privado -- e isso não é da vossa conta. Nem da de ninguém, senão do próprio. O que se escolhe partilhar em público pode ser a parte mais insignificante do que foi vivido em privado.

      Da mesma forma, "(...) dirigir o pensamento em silêncio respeitoso" para homenagear Mandela não entra na percepção do povo da África do Sul, que prefere dançar e cantar. Imagino que isso não vos cause choque. Por coerência, o comportamento/escolhas do blogger sobre o que mostrar em público deveria merecer-vos o mesmo desapaixonado benefício da dúvida. Até porque "Ilustrar a nossa proximidade ao homem bom" não passará por certo pela exibição de uma suposta supremacia moral decorada pelo ataque gratuito a outrem.

      Eliminar
    5. Claramente, não percebeu, e não concordamos. Desisto de explicar o que a mim, parece óbvio. Ou percebeu o post, ou não percebeu o post - ou percebeu e não concordou.

      Comparar o sentimento do povo sul africano à auto promoção de quem aproveita para mostrar fotos suas a pretexto, enfim...

      Declaro encerrada a discussão, porque não irá a lado nenhum. Se o arrumadinho tinha todo o direito de fazer o que fez: todo. Se lhe ficou bem: não.

      Eliminar

    6. Primeiro achou que o post do blogger era uma homenagem (1º comentário), depois concordamos que não era uma homenagem mas o problema era que a Luna achava que devia ser (2º comentário), e por último achou que afinal não era dever nenhum e por isso é que a escolha de não fazer um post-homenagem lhe ficou mal (3º comentário).

      E acha estranho a sua opinião não ser óbvia...

      Anyway... *shrug*

      Eliminar
    7. "É impressionante a capacidade de alguns de até na morte de outrém conseguirem pretexto para mais uma vez fazerem posts a falar de si."

      Por favor leia o post.

      Foi isto que eu disse, e ou entendeu o que está escrito, directo e sem rodeios, ou não entendeu, ou entendeu e não concorda, mas foi só isto fque eu disse. Se era para falar do homem, que fosse em jeito de homenagem, e não em "olhem para mim tão giro na africa do sul". Para isso mais valia ficar calado. OK?

      Eliminar
    8. p.s. e só mesmo para acabar, a menção do pipoco - ou da Helena, por exemplo (http://conversa2.blogspot.pt/2013/12/tao-diferentes-tao-iguais.html) serviu tão somente para ilustrar que não foi só a mim que a gabarolice incomodou.

      Não a incomodou a si? Óptimo. Temos valores diferentes, logo será impossível discutir.

      Eliminar
    9. Voltar ao post que originou a discussão não há-de trazer mais luz do que os comentários que se seguiram. Portanto, a resposta terá de ser 'not OK'.

      O facto de optar por comentários não-moderados fez-me deduzir que aprecia a interactividade e não se incomoda com a diferença de opiniões, e daí a minha "colherada". Como isso mudou entretanto (pelo tom dos comentários), deixou de ter interesse. Mas cá fica a derradeira tentativa de me fazer entender:

      "Se era para falar do homem (...)": e se não era? E se foi só a ponte que o levou à memória daquelas férias (sobre as quais falou)? E se não falou sobre Mandela porque 1) não sabia o que dizer, 2) não achou que pudesse fazer-lhe a homenagem que merecia, 3) não lhe apetecia?
      "Para isso mais valia ficar calado": pois claro, se o arrumadinho não fala do que interessa à Luna, no blogue pessoal do arrumadinho, mais vale ficar calado. Está certo.

      Não faz sentido que um blogger não possa falar das férias só porque o link que o lembrou delas foi um homem que merecia uma homenagem. (E só a merecia agora, porque morreu? Ou falar de África do Sul antes da morte da sua figura maior também ficava mal?) O blogger insultou Mandela, por não lhe dedicar todas as frases daquele post? Pela indignação que a Luna mostra (e o pipoco e pelo visto a Helena que não li ainda) parece que o mundo precisava das palavras daquele homem para que pudesse suspirar de alívio pela homenagem devida a Mandela. E isso é parvo. E por isso é que o seu post parece um ataque pessoal sem lógica nenhuma. O que é chato porque normalmente a Luna faz uso da lógica, e não a usar enerva-me. Também tenho direito :P

      Não é resultado dos meus valores mas da minha perspectiva o facto do post do arrumadinho não me ter incomodado. Viajar não tem nada de extraordinário para ser considerado um feito digno de gabarolice. Mas pronto; definitivamente não vemos o mundo da mesma forma.

      Eliminar
    10. ABT, na próxima data em que se comemore o fim da 2ª guerra mundial vou postar fotos minhas em frente à Hofbrauhaus, o primeiro sítio onde Hitler discursou em público. Na próxima data em que se recorde o holocausto, ponho umas fotos minhas em Dachau, com cara pesarosa a combinar. Que tal, a mim parece-me bem.

      (nota da editora: não tirámos selfies em Dachau, porque somos pessoas que além de padecermos de sensibilidade, também viemos programados com sentido de decência e assim. agora que falo, também não tirei selfies na cervejaria, mas adiante.)

      Eliminar
    11. ABT

      gosto de discussão, quando ela pode chegar a algum lado, que no nosso caso, claramente não pode. O arrumadinho decidiu fazer um post a mostrar-se giro na áfrica do sul e a apertar a mão a um boneco do mandela no dia em que este morreu, possivelmente uma das figuras mais amadas mundialmente.

      Se um blogger pode falar do que quiser e bem lhe apetecer? Claro que pode. Até pode fotografar-se a cagar na campa do mandela, for all that matters. Tal como quem lê pode achar inapropriado, de mau gosto, mau timing, e enfim, feio. E como tal pode criticá-lo. Tão simples quanto isso. E foi o que eu fiz.

      E é aqui que entramos no campo pessoal e da sensibilidade de cada um: eu achei o post do arrumadinho de mau gosto (tal como a Helena ou o Pipoco, sem falar de outras pessoas), encheu-me de vergonha alheia, e à ABT não, e quanto a isso, batatas.
      É uma questão meramente pessoal, de forma de estar na vida, de sensibilidade, e isso não se discute com a lógica que me parece querer impor, e nem me vai convencer de que foi de óptimo gosto o post do arrumadinho, nem eu a vou convencer do contrário.

      Ele não tinha de fazer homenagem nenhuma, não tinha de dizer palavras bonitas, não tinha de fazer nada, ou podia tê-lo feito. Na minha modestíssima opinião também não tinha de escolher a ocasião para se mostrar. Simple as that.

      Eliminar
    12. Izzie, e umas fotos sexies na casa de Anne Frank? Acho que é proibido tirar lá fotos, mas acho que uma duck face mesmo ao lado daquela foto do pai dela em tamanho real quando voltou a entrar na casa* eram um must.

      *infelizmente eu desato a chorar compulsivamente quando olho para a tal fotografia, mas se calhar ainda dava mais elán à cena.

      Eliminar
    13. p.s. eu tirei foto à litrosa que bebi na hofbrauhaus, confesso. é que aquilo era uma caneca que aijasuis.

      Eliminar
    14. E eu, a 5 de Dezembro (sim, o dia em que Mandela morreu) devia ter publicado a minha foto da placa da casa em que Mozart nasceu. Afinal, fazia 222 anos que o génio absoluto morreu.
      Mas a 27 de Janeiro, data da libertação do campo (e do nascimento de Mozart, é um dois em um), ponho as minhas fotos de Auschwitz e de Salburg. Boa?

      Eliminar
    15. @ Izzie:

      Está a confundir o arrumadinho e um diário na internet, com a atitude de Obama no próprio memorial de Mandela. O arrumadinho não estava no memorial. E se um blogue e o memorial in situ lhe parecem a mesma coisa, pois que... nem sei que lhe dizer.

      @ Luna

      O blogger em questão ganhou exactamente o quê por se "mostrar" numa página de um diário online, nesta data? Essa ideia em si é completamente "?!", para mim. O post deve ter um relevo qualquer que não estou a captar... Não sei que dividendos lhe possa trazer, para que eu considere o gesto oportunista. Eu só vi um post igual a tantos outros, em que fala de si, como um blogue pessoal já deixa deduzir.

      Ficamos assim.

      Eliminar
    16. @ Teresa,

      Partindo do raciocinio da Luna: tendo em conta a quantidade de exemplos que a Izzie e a própria Luna já forneceram para fazer passar a sua perspectiva, adicionar referências adicionais (à casa de Mozart, Auschwitz e de Salburg) não passa de uma tentativa de aproveitar o tópico para se gabar de já lá ter estado. Perdeu uma boa oportunidade de ser humilde. Uma pena... estava bem lançada.

      Eliminar
    17. ABT: de facto, não está a captar, e como tal não vale a pena continuar. Quanto ao exibicionismo crónico, bem, de facto não é preciso ganhar-se alguma coisa com ele, coisa que no caso do arrumadinho não é verdade, uma vez que ganha, e muito, através do blog.

      Eliminar
    18. E portanto, a Teresa ter aproveitado uma diatribe da Izzie e aproveitado para citar sítios onde esteve para a complementar, é gabar-se de ter estado e não ser humilde. Fazer o mesmo aproveitando-se da morte de uma figura mundialmente conhecida, já é na boa. Ok.

      (e não, o meu raciocínio não era bem esse)

      Eliminar
    19. @ Luna relativamente ao comentário digirido à Teresa:
      Parece que a ironia não resulta tão óbvia por escrito...

      Eliminar
    20. E só mesmo para terminar, que eu nem ia por aí, mas gosto de explicar as coisas: todo o fenónemo comercial pipoca&arrumadinho passam pelo desejo dos seus leitores de serem como eles: o sucesso, o estilo, o casal ideal, as compras, as roupas, as viagens, tudo o que quem lê também quer ser e ter, daí que sejam um produto comercial tão rentável, o maior produto comercial blogosférico português, e que qualquer post no blog a mostrar-se onde quer que for, a fazer o que quer que seja, no final sirva sempre para alimentar esse monstro de vendas que é o produto constituido pelo blog e o personagem.
      E se dois livros, programas de televisão, etc, não são ganhar alguma coisa com a exposição meticulosamente estudada no blog, então não sei não.

      (e fico-me por aqui que vou sair)

      Eliminar
    21. A ironia teria funcionado se a minha linha de pensamento tivesse sido essa, que não foi.

      Eliminar
    22. Com certeza, ABT, é por demais evidente que eu estava a gabar-me de já ter estado nesses sítios. Aliás Auschwitz, toda a gente sabe, é um dos mais glamourosos destinos de viagem que existem.

      Eliminar
    23. Percebo o que quer dizer.

      No entanto, o fenómeno comercial do casal é tão efectivo quanto qualquer publicidade na televisão: funciona em quem deixa que funcione, em quem é influenciável e em que precisa dos outros para sonhar. Por outro lado, se a pipoca é período de intervalo puro (não há paciência para tanto anúncio publicitário), o arrumadinho é um programa comum com pausas para intervalo: é um blogue comum, que fala de coisas comuns, numa perspectiva pessoal (para mim). Haverá alguma coisa de errado com as editoras quererem publicar alguém que é muito lido no país? Parece-me uma aposta lógica. Nem certa, nem errada, só sustentada. E é esperto da parte dele aproveitar essa vantagem que o blogue lhe concedeu, e até alimentar essa vantagem. Chocar-me-ia se estivesse a prejudicar alguém para tirar partido desses benefícios. Mas se não está, pouco me importa. Como disse disse no início, se há mensagens subliminares no blogue dele, não estão a passar eficientemente para este lado do ecrã.

      Eliminar
    24. Luna, se não estava a dizer que o homem estava a mencionar viagens para se armar aos cucos, então desisto: não entendi absolutamente nada das suas palavras.

      Teresa, deduzo que saiba o que é ironia. Não vou explicar. Como disse à Luna: viajar não tem nada de extraordinário para ser considerado um feito digno de gabarolice, daí a animada cavaqueira que por aqui anda.

      Eliminar
    25. Mas existem posts onde o arrumadinha não se esteja a armar aos cucos? :-o

      Eliminar
    26. Luna, ofereço-te um objecto de arte em gesso verdadeiro por cada um que conseguires encontrar. ;-)

      Eliminar
    27. Lol, há :P Ou se calhar depende da perspectiva. Eu levo com leveza os relatos, como se fossem de um colega próximo. Não passam de histórias leves, para um momento de pausa. Mas haverá com certeza quem leve aquilo a peito. Eu também podia fazer um exercício desse género neste blogue. É fácil ser-se maldoso (só não traz proveito nenhum, por isso não estou nessa onda). Repare:

      Swedish treats - "Tem a mania que é fina, esta. Come pão sueco, mustard and dill sauce, salmão fumado e arenque marinado em sour cream. Neste tempo de crise, a gastar dinheiro em merdices. Estava bem caladinha." [este argumento é o meu preferido por essa blogosfera fora]

      Uma cena com mirtilhos - "Tem a mania que é cozinheira, também. E continua a esbanjar dinheiro. Podia ter usado frutos da época mas não, comprou mirtilhos. Enfim!"

      Equilibrista - "A fotografar o gato, a ver se nos convence que é uma pessoa sensível que adopta animais. Provavelmente comprou-o, com tantos animais abandonados por aí a precisar de abrigo. Nem comento..."

      Já agora - "Maple syrup... Como se uma compota qualquer não servisse para usar nas panquecas. Continua com a mania que é fina..."

      Jantarinho improvisado - "Mais salmão e o raio, esta miúda não tem mesmo noção da quantidade de bens básicos que podia comprar para ajudar os outros com o dinheiro que investe nas postas de salmão. Há gente sem noção..."

      Like men don't have the power to change how men act - "A armar-se em moderna."

      Precious - "Fútil."

      Para a dieta - "A nojenta com a mania que é magra e pode comer aquela quantidade de queijo e farinha sem engordar."

      ...E por aí ia. Dizem que vemos o mundo como somos e não como ele é. É capaz de ser isso.

      Eliminar
    28. Tenho mesmo que ir para um sítio sem net, mas queria apenas acrescentar que tirando os produtos comprados no Ikea, o resto são do aldi aka supermercado dos pobres, ao pé do qual o Lidl é uma loja gourmet.

      Ambas sabemos que apesar do exercício - desta vez bem feito, ao contrário do daqui em baixo - é bastante diferente o tom, sendo que eu uso muito mais frequentemente o auto-depreciativo e o arrumadinho o auto-elogio.

      E agora me voy, antes que fique solteira de vez,

      Eliminar
    29. Mas se todos os produtos fossem gourmet ninguém tinha nada com isso, Luna. A menos que andasse a roubá-los, pois claro.

      Também seria fácil assumir que "usa o tom auto-depreciativo para ficar melhor na fotografia. Mas o facto é que anda a comer mirtilhos em vez de enfardar maças do quintal". E vai daí, ter quintal também seria fino; tem de viver em poucos m^2 num apartamento manhoso. :P

      Bom serão!

      Eliminar
  11. Parece que o boneco nem Lego é, é de missangas. So much for accuracy...

    ResponderEliminar
  12. E é impressionante a capacidade de algumas, de até nos post de outrém que conseguem pretexto para na morte de outrém falar de si, fazerem um post!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, temos arrumadettes in da house, yo!

      Boa tentativa, a sério, pena que falhada, e denotando graves problemas de compreensão, mas não faz mal, eu explico: há uma pequena e subtil diferença entre aproveitar a morte de alguém para fazer um post a falar sobre si, ou fazer um post a criticar essa acção.

      Se eu achasse que valia a pena, e tivesse a matéria presente, ainda entrava na gramática e mostrava que no meu post, o sujeito não sou eu.

      Vá, e agora vá lá ler a frase que escreveu 10 vezes e tente reescrevê-la de forma correcta e que faça sentido.

      Beijinho bom

      Eliminar
    2. (aproveito desde já para agradecer o comentário especialmente parvo pela oportunidade de fazer vir à tona o meu lado bitch arrogante. It's been a while, wasn't really sure I still had it in me.)

      Eliminar
  13. ABT disse "Eu levo com leveza os relatos, como se fossem de um colega próximo". Compreendo, também já tive colegas assim. E sou acometida de ataques de surdez, cada vez que abrem a boca.

    (não sei se no post em causa calhou o Deslumbradinho também contar como foi parar à África do Sul, mas não deixa de ser fofinho, foi uma viagem ganha pela Pipoca, num concurso de popularidade, em que ela mobilizou fortemente os seus leitores para votarem em si. quod erat demonstrandum.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Izzie, porque haveriam relatos de férias ser desagradáveis? Eu gosto sempre de sentir as pessoas entusiasmadas. E, se os colegas não são daqueles que repetem a mesma história 375 vezes, não me importo nada que partilhem os lugares que conheceram e o que andaram a aprontar na sua ausência. Até lhes acho piada ;P

      Em relação ao arrumadinho, não fazia a menor ideia que 'recolheu' o bilhete num concurso de popularidade. Mas se assim foi... havia que aproveitar, ou não? :P O facto é que muita gente gosta de ler a Pipoca.... e se os resultados da votação não foram adulterados a viagem era dela -- ou daquele a quem a quisesse passar.

      Se tivesse oportunidade de concorrer a um presente que seria entregue a alguém de qualquer forma [leia-se: o bilhete não seria transformado em bens alimentares e distribuído pelos carenciados por você não concorrer], não o faria? E não podendo usufruir, não gostaria de, como vencedora, decidir quem usufruiria no seu lugar? [Correndo o risco de lançar aqui outro 31...] não vejo problema nenhum nisso.

      Eles aventuraram-se no mundo dos blogues, e venceram. Muitos outros andam a tentar desde então, seja lá porque motivo for, sem grande sucesso. Algum mérito o casal tem. A mim, no entanto, interessa-me que sejam capazes de me entreter enquanto lancho. Seja quem for. Enquanto a competição for justa, interessa-me pouco quem ganha o quê por causa do blogue.

      Eliminar
    2. ABT, certamente conhece o conceito "e acompanhante" de muitos convites. Foi nessa qualidade que o Arrumadinho fez a tal viagem em que apertou a mão de um Nelson Mandela feito de missangas. Foi a reboque. Como foi a reboque que entrou na blogosfera. Não fora o beneplácito da então namorada, hoje mulher (ou esposa, como às vezes ainda lhes sai quando estão mais distraídos), ia apostar que o blogue já há muito teria morrido de morte natural. A arrumadinho é assim uma espécie de cogumelo da Pipoca. Se revir os seus conhecimentos superficiais de botânica do liceu perceberá melhor o que quero dizer. E ele só não tem mais publicidade no blogue por uma simples razão: porque não lha oferecem. A estrela é ela, ele vai a reboque e de vez em quando lá beneficia de algum osso caído da mesa principal.

      Eliminar
    3. Teresa, não concordo que o blogue do arrumadinho continue a existir apenas por causa da Pipoca. A Kitty Fane apresentou o blogue do marido e eu já nem sei qual é, apesar de o ter aberto quando ela o revelou. Uma percentagem de pessoas pode abrir o blogue deles por causa delas, mas continuam a ler apenas se o conteúdo as entretem. Eu sou exemplo disso.
      Além disso, apesar da pipoca ser mais divertida, ele dá-lhe 10-0 actualmente (na minha perspectiva). Simplesmente porque continua a ser um blogger enquanto ela se tornou publicitária e isso dá-me sono.

      (O facto dele ter sido acompanhante da vencedora na viagem ainda o torna mais sortudo. Não admira que estivesse tão entusiasmado ;P )

      Eliminar
    4. Exacto, é o que a Teresa disse ou, numa linguagem menos elegante, é um pendura. E, como bom pendura, atira-se e agarra-se a qualquer coisa, incluindo a morte de alguém, para se fazer sobressair.

      Eliminar
    5. Izzie... Acompanhar a namorada/mulher numa viagem é ser pendura?... Erm... Deixou-me sem palavras :P

      Quanto a agarrar-se à morte de alguém para se fazer sobressair, já debatemos amplamente e não concordamos, não vale a pena. Na minha perspectiva, ele não sobressaiu em nada com aquele post (por isso é que não lhe vi maldade). Não é que se tenha tornado uma pessoa mais interessante para quem o lê, só por ter ido a Africa do Sul....! A obter alguma coisa disto, foi só publicidade negativa sobre si mesmo, já que tanta gente viu com maus olhos este post.

      (Luna, desculpe a invasão :P Escrevo mais no seu blogue do que no meu, ultimamente.)

      Eliminar
  14. A autora do comentário especialmente parvo desde já aceita os agradecimentos. Disponha. Corrijo-a apenas num pequeno pormenor: eu sou lunete, não sou arrumadete, tinha mais que fazer!!! Se conheço essa familia, é através de si, que deve ser seguidora fiel! Gabo-lhe a paciência! A sua, e a de quem mais sabe a vida tim tim por tim tim do casal! Eu sigo blogs bem mais interessantes, e sim, apesar do seu lado bitch arrogante, sou seguidora diária, bastante pesarosa pelo intervalo ocorrido após o seu retorno da Holanda. Acredito que seja difícil de engolir: "maçada, então são estas pessoas capazes de comentários especialmente parvos e com graves desconhecimento da gramática logo no 1º que fazem, que me andam a ler há anos?" Tenha paciência, a vida é mesmo assim: são os leitores que escolhem os blogs que leem, não são os autores dos mesmos que escolhem os leitores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então esclareça-me lá, que eu não percebi: onde é que criticar uma atitude a meus olhos condenável, sinteticamente, é saber a história da família toda e ser seguidora fiel?

      De facto leio a Pipoca há uns 8 anos - gosto dela -, o arrumadinho passo os olhos de vez em quando, e o que sei é o mesmo que quem segue um blog vai sabendo.

      Eliminar