18 de junho de 2014

Coisas que m'atormentam

Ver o último episódio de Game of Thrones à socapa será uma traição muito grave?

*atenuante: já li tudo mesmo.

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu não desgostei, achei é que foi um bocadinho à novela brasileira: enrolar enrolar, para acontecer tudo no último episódio.

      Eliminar
  2. A menos que consigas separar muito bem os livros da série televisiva, mais vale não veres. Só te vais irritar :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito da série, acho muito bem feita, embora nem sempre perceba as opções de afastamento dos livros.

      (como li tudo de seguida, também por vezes confundo o que aconteceu em que livro)

      Eliminar
    2. p.s. aquele encontro arya e brienne foi para quê?

      Eliminar
    3. Pois, não foi para nada senão para encaixar mas uma cena de combate entre o Hound e a Brienne - que, diga-se, apesar de não estar no livro, deve ter sido a melhor performance que ambos tiveram nesta temporada (e, já agora, precisavam de lhe arranjar uma ferida grande na perna para coincidir com o que se passa no livro...). Eu não quero dizer grande coisa aqui nos comentários sob pena de estar a estragar a série para os que não leram os livros, mas este encontro lixa um bocado uma certa cena que (espero!) aí vem (já que não aconteceu neste episódio)... como é a Brienne se vai justificar depois disto?

      Luna, eu também gosto da série mas há momentos em que não percebo as mudanças "só porque sim". As cenas do Tywin e da Arya na 2a temporada foram excelentes, a cena da Cat e do Littlefinger com as ossadas do Ned na mesma temporada fizeram-me chorar, este tipo de mudanças que contribuem para enriquecer o enredo são coisas que apoio e gosto. Mas o que o fizeram à cena final do Tyrion neste episódio, para mim, diverge tanto das motivações expostas na história original que acaba, na minha modesta opinião, por borrar a pintura...

      Eliminar
    4. Caraças, estão mas é a dar-me vontade de ler os livros. Ainda não tive coragem por medo de ser um enredo demasiado rico em personagens e nomes para o meu desfalcado cérebro conseguir acompanhar. E porque tenho livros para ler que nunca mais acabam. Mas sinto-me cada vez mais tentada, bolas.

      Eliminar
    5. aheadandbeyond: acho que a cena do tyrion teve de ser assim, porque na série não se deu nunca o ênfase à história do seu primeiro casamento que se agora de repente se citasse a rapariga o pessoal ficaria "quem?".
      também acho que o encontro entre arya e brienne vem estragar um bocado a motivação da arya em ir para braavos, pq nos livros ela está mesmo só e não sabe que andam à procura dela, assim parece um bocado estúpido.
      anyway, para o ano há mais... (e o winds of winter caraças, quando é que sai?)

      Eliminar
    6. Queen of Hearts: não te assustes que embora tennha muitas personagens e linhagens, não chega aos 100 anos de solidão. Agora prepara-te para se começares, não largares, até acabares as cerca de 6000 páginas.

      Eliminar
    7. Luna, tens razão nessa parte da Arya, desde que vi o episódio fiquei tão focada nos problemas que traz ao arco da Brienne que nem me lembrei disso. De facto, embora perceba a decisão deles por causa do que tinha que acontecer com o Hound, é algo que vem complicar o enredo tanto da Arya como da Brienne.

      Quanto ao Tyrion, eles falaram do primeiro casamento dela na 1a temporada e o Broon, volta e meia, aludia à coisa - mas, de facto, não tantas vezes que não pudesse passar despercebido até aos mais desatentos. No entanto, para mim, não custava nada perder mais um minuto ou dois (até na parte do "previously on Game of Thrones" se fosse preciso) a voltar a falar do casamento e depois ter um cena final como devia ser. É que, da maneira como fizeram, tanto "estraga" a história do Tyrion como a do Jaime daqui para a frente... mas, se tiver que ser honesta, não posso negar que todos os Lannisters foram extremamente maltratados neste último episódio (já para não falar do resto da temporada). Se fossemos dissecar isto tudo, tínhamos aqui conversa para o dia todo :) um dia, se passares por Leuven, terei todo o gosto em discutir os livros e a adaptção televisia :)

      Eliminar
    8. Ah esqueci-me: o Winds of Winter deve sair para o ano que vem, mas com o Martin nunca se sabe... entretanto já há rumores que são 8 livros em vez de 7! Não sei se costumas ler os chamados "chapter releases" mas já há uns três ou quatro do Winds of Winter, um deles lançado antes da 4a temporada porque a série incluiu um spoiler da Arya que o Martin queria que lêssemos antes de ver :)

      Eliminar
    9. Não tenho lido esses capítulos pq queria ler tudo junto. (spoiler da Arya? passou-me ao lado)

      btw, deves conhecer certamente:

      http://awoiaf.westeros.org/index.php/Main_Page

      (uso muito quando quero confirmar as divergências entre a série e livros)

      Eliminar
    10. Claro que conheço :D e até me meter num Mestrado e viver basicamente para a tese, até passava algum tempo no fórum do Westeros e tudo. Sou uma leitora ávida, até leio posters nos autocarros se não tiver um livro à mão, e estes livros são das melhores coisa que li no meu quarto de século verdinho :) estou agora a ler (às pinguinhas) o Cem Anos de Solidão, do qual falaste num comentário acima para a Queen of Hearts; de facto, tenho tido mais dificuldade em saber de qual Buendía e que o Marquez está a falar do que idenficar alguém no universo Westerosi... :P

      Eliminar
    11. Não estou é a conseguir encontrar o spoiler da Arya na série (uma pista?)

      Eliminar
    12. Foi no primeiro episódio da 4a temporada, quando ela mata o soldado Lannister que, por sua vez, matou o amigo dela Lommy Greenhands. Aquele diálogo todo do "you'll have to carry me", etc. Essa cena acontece no Winds of Winter e, sem querer estragar-te o capítulo, é um bocado chocante não pela morte em si mas pelos pensamentos da própria Arya (vais perceber assim que o leres). Claro que na série aquilo não tem nada de chocante pois transpuseram a cena para um contexto diferente e um bocado mais "audience-friendly"... :) mas o Martin mandou na mesma o capítulo cá para fora de propósito.

      Eliminar
    13. Ok ok. Acho que vou esperar pelo livro anyway. Ler apenas uns quantos capítulos é mesmo só para ficar a aguar.

      Eliminar
    14. Tenho amigos que fazem o mesmo, eu é que não consigo mesmo esperar :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Do rapaz com quem passo algum tempo de qualidade.

      Eliminar
  4. Luna ou alguém que já tenha lido os livros todos,

    Quantos livros são ao todo, sabem? O último livro traduzido em Português, já adianta alguma coisa? Estão a par do que se diz sobre a possível mãe do Jon Snow?

    Contem-me tudo! Mas sem muitos spoilers, ainda estou no início do segundo livro.

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de fazer check na box da notificação ;)

    ResponderEliminar
  6. Neste momento existem 5 livros (em inglês), e 10 em português. Já os li a todos e estou ansiosamente à espera do sexto e sétimo (supostamente o último). Infelizmente, não se revela muito sobre a mãe do joninho. :(

    ResponderEliminar
  7. Será traição? :) http://youtu.be/WLgzEBHO0So

    ResponderEliminar
  8. Será traição? :) http://youtu.be/WLgzEBHO0So

    ResponderEliminar