Se há coisa que sempre me irritou solenemente, é a burrice, ou pior que isso, a preguiça de pensar, que leva a que algumas pessoas façam perguntas perfeitamente idiotas apenas para poupar os seus neurónios ao esforço hercúleo de raciocinar durante dois segundos. Esta minha intolerância tem originado discussões infindáveis entre amigos, que, indignados, me acusam de arrogante. Talvez, mas se é um ponto a meu favor, sempre consegui manter a boa vontade, simpatia e um sorriso no rosto, mesmo enquanto interiormente passava atestados de estupidez.
Estação de metro, um estranho aproxima-se discretamente:
- Desculpe, como se vai para a estação tal?
Respiro fundo, tentando manter o ar simpático:
- Vamos lá com calma olhar para o mapa… Bem, nós estamos aqui e você quer ir para ali…
Na minha cabeça continuo o diálogo:
- Ora o metro só tem dois sentidos, ou vai para um lado ou para o outro! Se traçarmos mentalmente uma seta desde onde estamos, até ao destino desejado, é capaz de nos dar uma ténue pista sobre o sentido a escolher, NÃO?
Volto à realidade:
- Tem de apanhar o metro neste sentido. – Faço um sorrisinho amarelo.
E uma das cenas mais comuns no tempo que passei em Milão, e me passeava nos arredores do centro, mais uma vez envolvendo um estranho aproximando-se discretamente:
- Scusi, dov'è il Duomo?
O mesmo respirar fundo e sorriso paciente. Timidamente levanto o indicador e aponto a Madonnina
Madonnina - Duomo di Milano
- Tente seguir naquela direcção.
Mais discussões entre amigos sobre a minha injustiça: Coitadas das pessoas, não têm que adivinhar que a Madonnina, uma estátua de 4 metros de Nossa Senhora em ouro, que brilha ao sol – e ó se brilha! – no alto dum pináculo a 108 metros de altura, bem visível em toda a zona central, deve pertencer à catedral. Podia perfeitamente pertencer a um edifício ultra moderno com inspiração arquitectónica de estilo gótico.
Desisto, existem simplesmente coisas contra as quais não vale a pena lutar, e o melhor mesmo é respirar bem fundo e sorrir com condescendência.
Como eu te compreendo!! Não há coisa q me irrite + q a burrice das pessoas!!E as perguntas estúpidas?!!Não tenho mm paciência p elas :S Este teu último exp é mm caso para DAAAH!!E se abrisses oa olinhos?!!E q tal raciocinar 1pouco antes d falar?!!Enfim...haja paciência!!
ResponderEliminarDescobri hoje o teu blog através d outro blog (a pipoca) e tou a gostar,por isso vou continuar a minha leitura :) Bjs de outra aquariana ;)
P.S Parabéns!! Já é dia 9 :)
O que eu me ri com este post.
ResponderEliminar