8 de março de 2005

Dia da Gaja


Nunca percebi bem esta coisa dos dias mundiais, datas que celebram feitos especiais ou alertam a problemas mundiais, e muito menos o Dia da Mulher, assim como se fosse uma espécie desprotegida à beira da extinção e precisasse de ajuda, tal como existe o Dia da Árvore, do Trabalhador ou do Lince Ibérico - este não sei se existe mas inventei. O que tem de tão especial pertencer à maioria absoluta - sim, que passamos os 50% - da população da terra?

O Dia da Mulher é uma farsa, pois ao existir coloca-nos em pé de desigualdade, e realça a diferença entre sexos. Como se um dia no ano fizesse alguma diferença... Mas ficamos muito contentes quando nos dão os parabéns. Eu por mim respondo: a culpa foi do espermatozóide do cromossoma X. Boa ideia... que tal um Dia Mundial do Espermatozóide Cromossoma X?


* Quero no entanto felicitar uma menina, mas pelos seus 26 aninhos: Parabéns Cláudia!

10 comentários:

  1. Como é que se institucionaliza um dia da Mulher qd elas, como referiste, representam mais de 50% da população mundial??? Que sociedade feminista... eu cá por mim sou machista, e as mulheres são aqueles seres delicados que necessitam da nossa protecção... qd mudar de ideias sou o primeiro a dar a ideia de um Cenfic pás mulheres...

    ResponderEliminar
  2. Lógico que hoje em dia, não faz sentido a celebração deste dia da mesma forma que os restantes "dias mundial da rolha" por ex. mas não nos devemos esquecer que as mulheres nem sempre tiveram os mesmo direitos que os homens e isso sim era "vergonhoso" para uma sociedade desenvolvida.
    (como responderia o meu rótulo machista previamente imposto neste blog: Isso é q eram tempos!)

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo, minha cara.
    Estava a ficar desesperado com o facto de tantas mulheres apreciarem este dia. Um completo absurdo e a mais pura manifestação machista. Paraxoxalmente promovido por mulheres. Ou talvez não tão paradoxalmente, uma vez que são as mulheres as mais fiéis depositárias e «reprodutoras» das expressões e comportamento machistas. Quantas mães não conhecemos que encarregam as filhas a fazer a cama e ajudar noutras «lides domésticas» mas não fazem o mesmo com os filhos?
    Assim não vão lá.
    Eu só sei que se por acaso cometesse a loucura de oferecer flores ou dar os parabéns à minha cara-metade no âmbito deste dia levava imediatamente com elas no alto da mona, o que não deixava de ser bem feito. É que ela está atenta.
    Felizmente que a minha cara está também atenta.

    ResponderEliminar
  4. Tás perdoado Machadix. ;)

    Pois é Vampire, mas um problema inerente à condição de fêmea é gostarmos de atenção e mimo, e como tal, por vezes tornamo-nos receptivas a agrados, sem olhar bem de onde vêm e porquê. Como este dia.

    Quanto ao exemplo que deste, totalmente de acordo, ainda hoje esse assunto foi discutido quando se falou em machismo. Felizmente acho que as mentalidades estão a mudar.

    ResponderEliminar
  5. Bem se por se celebrar este dia, pelo menos uma mulher, daquelas que só podem sair com o namorado, ou daquelas que se calam quando o namorado ou o marido lhes frazem o sobrolho, se lembrarem que são iguais que têm opinião e decidirem fazer valer os seus direitos já valeu a pena!
    É um dia em que a uma escala considerável, se juntam pessoas para debater um problema, contribuindo assim de alguma forma para uma mudança de mentalidade que teima em chegar...
    Não fará sentido, se calhar, para aquelas que tiveram a sorte de crescer e viver sem serem submetidas a coacções psicologicas, ou a serem constantemente remetidas "á sua insignificância"
    Concordo q nao e quase nada... tal como os dias internacionais das minorias étnicas, mas é uma data em que se juntam esforços e em que se lançam temas de reflexão... É pouco mas é o que há!!!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns!!!SEXO FRACO!!!

    ResponderEliminar
  7. Bom ponto de vista Mikas, mas infelizmente duvido que resulte em quaisquer resultados práticos. Espero que tenhas razão. ;)

    ResponderEliminar
  8. no fundo o dia da mulher é quando um homem quiser ;) ... ora então um grande bem haja

    ResponderEliminar
  9. Está bem visto sim sinhora, parabéns pelo blog já agora visitem o meu blog http://souburro.blogspot.com

    ResponderEliminar