6 de março de 2005

Os homens preferem as mães


Nunca percebi bem porquê, mas as miúdas com todas as qualidades reconhecidas como ideais entre os congéneres masculinos, divertidas e inteligentes, amigas de festas e de uns bons copos, algumas até fãs de bola, parecem ficar sempre de lado quando na escolha de uma namorada, essa sim, princesinha detentora de todas as características que à priori considerariam detestáveis se discutidas nas tertúlias descontraídas entre amigos com cervejas nas mãos.

Estas princesinhas conseguem, com um grande poder de sedução - ou direi persuasão? – convencer até os mais durões de que são um mar de virtudes, poços de sensibilidade e doçura, com grande necessidade de protecção e mais que tudo, orientação masculina para cada passo das suas vidas, enquanto disfarçadamente aguçam as garras e tomam as rédeas e o comando das suas vidas.

Resumindo, são aquelas trombudinhas que no auge da festa se sentam com ar de enfado e dores nos pés pois fizeram questão de levar o saltinho agulha, reclamando e olhando os namorados com reprovação: “Já tá bêbedo! Não tenho paciência!”, batendo o pé impacientemente enquanto lhes concedem generosamente mais uns minutinhos de divertimento. E lá vão eles feito cachorrinhos implorar um pouquinho de paciência, como em miúdos pediam à mãe mais uma voltinha no carrossel: “vá lá, só mais 5 minutos”, e elas, com ar magnânimo, lá ditam o veredicto: “NÃO!”. E vão embora, afinal ele ainda tem de a ir levar a casa, que uma cinderela não anda sozinha de carro à noite!

Isto porque no fundo, apesar de negarem a pés juntos, eles procuram uma imagem à escala da própria mãe, com as recomendações, os avisos, as reprovações de alguém que toma conta deles e lhes dá colo. Porque boa companhia para beber uns copos e conversar, têm lá os gajos do bairro que conhecem desde putos e jogam à bola ao domingo.

13 comentários:

  1. nunca subestimar e nem levar por garantida a imagem da suposta santinha, quando acharem apropriado mostram um lado ainda pior que as mais "pecadoras" [que termos horriveis que usei mas pronto].
    boa caracterização ;) é que é mesmo assim!

    beijinhos & take care

    ResponderEliminar
  2. São muitas noites, muitos copos e olho crítico. Na noite, olhando em redor, encontram-se sempre estas meninas. ;)

    ResponderEliminar
  3. como "gaijo-tolo-enresaivado-que-cai-no-conto-do-vigário",
    tenho (nós gaijos temos) um problema, (e vou dar o meu desinteresante exemplo e tenho aprendido muito) quando uma rapariga é "divertida e inteligente, amiga de festas e de uns bons copos, até fã de bola" pode-se tornar uma GRANDE AMIGA e o meu "receio" de perder uma amiga pela mera "tesão do mijo" é mais forte, condicionando-me... Enquanto que com a "princezinha" pode levar uns patins na boa... "que se lixe era parva!"
    Sim é uma análise imatura, machista e fútil! Ou então apenas "excesso de zelo" nas relações.
    Curiosamente tema do meu último texto em http://machadix.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Pois é, mas ainda porque a GRANDE AMIGA porreira, até gosta de beber uns canecos, e isso para um tuga é inadmissível numa namorada, que quanto muito pode beber um tango ou panachê. E nunca se ri nem fala com nenhum macho além do próprio.

    ResponderEliminar
  5. olhe que não, olhe que não camarada!
    vendo pelo lado positivo é mais uma a nos pagar!
    tou no gozo pois tb é mais uma para lhes pagar a rodada...
    não tem problema nenhum a "gaija" emborcar umas jecas, pior é depois acordar no balneário da selecção do senegal!

    ResponderEliminar
  6. Machadix, sem surpresa constato que a última afirmação, machista e alusiva a selecções africanas de grandes "dotes", vem apenas confirmar a minha ideia anterior... ironicamente pretendia contraria-la, mas por mais que se esconda o verdadeiro macho vem sempre ao de cima...

    ResponderEliminar
  7. Ai miga, como eu te compreendo!
    efectivamente ninguém consegue alcançar o nosso olho clinico e principalmente ninguém alcança as nossas percepções e sensações...

    ResponderEliminar
  8. eu acho que, dentro desta problemática toda que, não só, está inserida inversamente num assunto denominado de "amor" e, muitas das vezes, "sexo", esquecemos que a atracção física é muito importante para as nossas cabeças(...)no fundo temos é que continuar a beber uns copos... isso sim... bah...

    ResponderEliminar
  9. Angela, felizmente também eu (nem teria paciência para sair com o tipo que descrevi), mas de vez em quando olho à volta e não me escapam os vários "tipos" de pessoas que circulam na noite. Há as que gostam, efectivamente, e as que vão por obrigação, só para controlarem os seus ou suas respectivos/as.

    El Pibo,eu só ainda não consegui entender é a atracção sexual que se pode sentir por uma gaja irritante que está sempre de trombas, é antipática e arrogante, que no fundo não passa de uma simplória presa a preconceitos e "parece mal". Mas isto é só a minha modesta opinião.

    ResponderEliminar
  10. se eu entendesse mais sobre esse assunto abria um consultório... mas acho que hoje em dia, namora-se muito por conformismo, e aí entra o aspecto da pessoa em acção... temos que mostrar algo bonito ao nosso lado e que dê pa ver imediatamente...

    ResponderEliminar
  11. e existe muita gente que tem medo de estar sozinha/o...

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais peço desculpa se o meu desajeitado sentido de humor fez transparecer ideias erradas. Sem dúvida que certas pessoas acompanham os respectivos/as apenas para os "supervisionar" o que faz com que não se divirtam nem apreciem o momento e qual puto de 8 anos amuam e fazem birritas. Posso confidenciar que por muitos maus exemplos deste tipo no meu grupo de amigos de adolescencia, criei um certo esteriótipo negativo relativamente a relacionamentos ou namoros: "se namorar é assim então não quero!" afirmava o petiz machado. Logicamente que a vida não é apenas o que se encontra à frente dos nossos olhitos bezugados...

    ResponderEliminar
  13. Olha que estás enganada, ou andam a enganar-te, nada como uma namorada que é a melhor companhia para tudo !

    no entanto todos somos susceptiveis ao erro, há quem nos engane pelo olho, mas mais tarde ou mais cedo a mascara cai ...

    ResponderEliminar