Não sei se Van Gogh fará parte do meu top ten. Na verdade, nunca pensei muito sobre o assunto. De qualquer forma, e ainda que não vá ao encontro dos quadros que escolheste (que de resto me lembram muito Munch), o que mais me impressionou nas suas obras (pelo menos aquelas que tive oportunidade de ver ao vivo e a cores) foi a escolha das cores. O laranja, o amarelo e o azul-céu atraem-te de tal forma o olhar que os restantes artistas da sala ficam esquecidos por momentos!
Já tive o prazer de ver ao vivo - pois as reproduções ficam muito aquém do originais - as duas maiores colecções existentes de Van Gogh, uma no museu Van Gogh e outra no Kroller-Muller. São indiscritíveis, ofuscam as outras pela exuberância das suas cores e principalmente pelo movimento.
Um dos quadros que escolhi, o que representa uma seara de trigo, parece mover-se realmente ao sabor do vento.
Maçãzinha, sinceramente não sei, sou uma fã inculta. Apesar de adorar os seus quadros não sei de trás para a frente a sua vida. Escolhi a seara pq foi dos quadros que mais me impressionou ao vivo. ;)
Eu também não o punha no MEU top-ten. Mas o gajo era bom. Eu não tenho é paciência para tipos histéricos. Contudo, deve dizer-se que foi um pintor, que é muito diferente de ser um gajo que pinta, coisa muito em voga, mesmo na segunda metade de Oitocentos.
Não sei se Van Gogh fará parte do meu top ten.
ResponderEliminarNa verdade, nunca pensei muito sobre o assunto. De qualquer forma, e ainda que não vá ao encontro dos quadros que escolheste (que de resto me lembram muito Munch), o que mais me impressionou nas suas obras (pelo menos aquelas que tive oportunidade de ver ao vivo e a cores) foi a escolha das cores. O laranja, o amarelo e o azul-céu atraem-te de tal forma o olhar que os restantes artistas da sala ficam esquecidos por momentos!
Já tive o prazer de ver ao vivo - pois as reproduções ficam muito aquém do originais - as duas maiores colecções existentes de Van Gogh, uma no museu Van Gogh e outra no Kroller-Muller. São indiscritíveis, ofuscam as outras pela exuberância das suas cores e principalmente pelo movimento.
ResponderEliminarUm dos quadros que escolhi, o que representa uma seara de trigo, parece mover-se realmente ao sabor do vento.
E viva Amesterdão! Esta seara de trigo não foi a escolhida para o suicídio? (pergunta de leitora inculta;))
ResponderEliminarMaçãzinha, sinceramente não sei, sou uma fã inculta. Apesar de adorar os seus quadros não sei de trás para a frente a sua vida. Escolhi a seara pq foi dos quadros que mais me impressionou ao vivo. ;)
ResponderEliminarEu também não o punha no MEU top-ten. Mas o gajo era bom. Eu não tenho é paciência para tipos histéricos.
ResponderEliminarContudo, deve dizer-se que foi um pintor, que é muito diferente de ser um gajo que pinta, coisa muito em voga, mesmo na segunda metade de Oitocentos.