26 de junho de 2005

O tradicional



Aproxima-se o 29 de Junho, dia de S. Pedro, padroeiro do concelho de Sintra, e com ele chegam as festas populares, que ocupam o recinto da feira, no largo de S. Pedro. O amontoado de barracas e tasquinhas de bancos corridos, sardinha assada e jarros de tinto, as farturas e os churros, os carrinhos de choque e o tiro à ginjinha são as grandes atracções e chamam gente de toda a região.

Nesta altura podemos contemplar os espécimes que pensamos já não existir, já que não se encontram facilmente durante o resto do ano, mas que aparecem nesta altura, saídos dos seus esconderijos recônditos das profundidades do concelho.

Saí de casa com destino ao bar do costume. No caminho dei conta que se me tinham acabado os cigarros e o melhor era parar ali na bomba para me abastecer de tão indispensável bem. Apenas me aproximei notei a proliferação de gente e carros, tão pouco comum àquelas horas, que logo associei à proximidade das festas.

“Bolas, já sei que vou levar com a bimbalhada toda” – pensei, enquanto estacionava o carro e me preparava para esperar na longa fila. Como sempre, tenho sorte, e a boçalidade em pessoa estava ali parada à minha frente, num burgesso enfiado numas calças e t-shirt demasiado justas, que olhava em volta em busca de protagonismo, cumplicidade ou sinais de incómodo, rindo com o seu feito heróico: das janelas abertas do seu carro, a música propositadamente aos altos berros, soava por toda a bomba.

Não consegui fixar toda a letra, que suscitava tanta alarvidade e risos infantis, mas retenho as frases mais marcantes:” …fugiste ao tradicional… estavas ilegal… agora tens herpes vaginal…” A cada repetição desta última, o atrasadito ria-se mais, tendo mesmo ido ao carro aumentar o volume, não sei se por ter medo que não ouvíssemos bem, se para atestar que percebíamos que era ele o “ganda maluco” responsável por aquele momento de lazer.

Eu, que deixei de me rir com a palavra vaginal pelos 12 anos, permaneci impávida e serena, enquanto imaginava a continuação da canção:

E tu, meu grande boçal
Não passas de um atrasado mental
Julgas-te muito especial
Por ouvir música banal

E quem se ri que nem animal
Por ouvir herpes vaginal
Devia era estar no hospital
Bem sedado com serenal

Já não consegui deixar de pensar nas rimas, pois de contagiada, já só me lembrava de hemorroidal e outras que tal, e comprei o cigarral, saí do curral, e fugi para outro local, sem conseguir esquecer o raio do herpes genital e o sorriso do anormal.


13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. porra... fui apanhado... bem me parecia que não devia de ter ido às festinhas de São Pedro... bah...

    ResponderEliminar
  3. devia de ser a unica forma de se safar numa festa...

    ResponderEliminar
  4. ó Lunazinha, tive a oportunidade de passar pelo recinto da supracitada festarola, uma vez que fui almoçar ao Indiano, e devo de dizer que, apesar de ainda não ter os flashlights e a música ensurdecedora, já me irritou bastante porque nem ali(usual parque de estacionamento) estava a conseguir por o puto do meu veiculo... por volta das 19.30 quando voltei já começava a encher... sim sra... se fosse a ti aproveitava todos os dias...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Ó Roque, tu foste aos nossos amigos monhés? Que bem, nós vamos lá sempre, ao italiano dos indianos, um must!

    ResponderEliminar
  7. E eu que não sou boçal
    e não tenho herpes genital
    espero que não me levem a mal
    de participar no bacanal

    E tenho a certeza, coisa e tal,
    que se semelhante animal
    não tivesse ouvido «herpes vaginal»
    a luna não faria quadras acabadas em «-al».

    ResponderEliminar
  8. Já foi a 2ª vez que lá fui... da primeira comi mesmo comida Indiana... muy buena, desta vez, dada a minha nova condição de pelintra-mor, tive que optar pelo prato do dia (Pizza Roma pela módica quantia de 3,5€)... uma vez pelintra sempre pelintra... mas sou obrigado a concordar que têm qualidade e um serviço simpático...

    ResponderEliminar
  9. E se fores simpático para eles, até te deixam ficar lá até às 4h da matina a fumar... e a beber... he he he ... Não é Luna?

    ResponderEliminar
  10. pff... isso posso fazer aqui no café da malta, com a diferença que para além de poder beber e fumar, ainda posso utilizar os computadores... muitas vezes dá em grandes combates... e não preciso de ser simpático...

    ResponderEliminar
  11. e ainda digo mais... 4h da matina não é hora para meninas decentes estarem a fumar e a beber num restaurante indiano... se ainda for um pelintra como eu...

    ResponderEliminar
  12. uma porra, jantei lá e tou com uma granda azia!!!

    ResponderEliminar