14 de setembro de 2005

Os idiotas

Os idiotas não têm cara. Não têm blogue. Ou se o têm, não o tornam público quando comentam. Os idiotas não têm nada de original a dizer, nada de seu, não criam, e por isso limitam-se a bajular ou criticar quem tem e diz, para receberem a atenção que de outra forma não teriam, por não passarem da mediocridade.
Os idiotas julgam-se superiores moralmente, julgam-se do povo e dizem-se do povo, batendo com a mão no peito, sem perceberem que o verdadeiro povo não tem acesso à internet e muito menos lê blogues.
Os idiotas acham que ser de esquerda é viver despojado de bens sem saber usufruir do que se tem, sem perceberem que ser de esquerda é lutar para que todos possam viver igualmente bem, e não igualmente mal. Os idiotas acham que acreditar em direitos iguais passa por retirá-los aos privilegiados, em vez de os dar a quem ainda não os tem.
Os idiotas acham-se puros. Pensam ser os únicos que pensam nos desgraçados, nos famintos, nos doentes e julgam-se no dever de defender os pobres e oprimidos, na sua própria forma de arrogância.
Os idiotas não sabem ler. Não entendem críticas sociais. Falam sempre de oportunidades desiguais, dos coitadinhos que não podem, que não sabem, mesmo quando não é nada disso que está em causa.
Falam dos pobres que dormem na rua quando o assunto é a noite e o ambiente de uma das casas nocturnas mais caras de Lisboa, que não conhecem, sem perceber que não se trata do povo trabalhador ou dos subsidiados pelo rendimento mínimo. Falam sempre de marcas, de roupas caras, porque acham que é isso que distingue uns dos outros e que é dessa superioridade que se fala.
Os idiotas nem sabem que isso não vale nada, e que a pobreza criticada é a de educação e cultura, a falta de elevação mental e capacidade de raciocínio, a boçalidade, que transparece sempre por mais que se esconda, e que se reflecte na cara, postura, atitudes.
E são tão idiotas que dão por eles a defender gente feia, sem gosto, mas cheia de massa, que é capaz de comprar uma garrafa de champagne por 250 € para impressionar a menina do bar que tem olhos bonitos e um decote generoso como viu fazer nos filmes de gente rica.
Enfim, os idiotas dizem mal porque não têm mais nada a dizer, porque por dentro invejam quem tem, e usam espaços de outros para ganhar visibilidade que nunca terão.