16 de novembro de 2005

Aquilo que nunca consegui explicar tão bem e em tão poucas palavras

Pois, daí que nunca tenha tido jeito nem paciência para a fina arte de engatar. Porque é um jogo em que ganha quem conseguir enganar melhor.
Para além de que dá um trabalhão fingirmo-nos mais interessantes, cultos e inteligentes do que realmente somos, e esconder o nosso eu por trás de um melhor.

10 comentários:

  1. Percebo-te, mas fizeste bem em trocar a palavra "sedução" por "engatar" !

    Seduzir, todos seduzimos... de formas diferentes, claro !

    Bjs
    Rui

    PS - Só voltei porque respondeste ao meu comentário :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Rui. E depois não estamos a mentir, só a fazer um bouquet das nossas melhores coisas...E tonto é quem acha que as flores não precisam de adubo (estrume, tais a ver!)
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Etimologicamente também é 'tomar, chamar de parte, dividir, separar, distinguir, desviar, subtrair a'.
    Eu quero tomá-la!
    Chamá-la de parte (só para mim).
    Eu quero dividir a sua consciência e separá-la da sua distinção do real e, então, subtraí-la do mundo...ficar com ela só para mim.
    Perdoa-me a liberdade literária.

    ResponderEliminar
  4. Seduzir é enganar! Agora diz lá que não gostas de ser enganada de vez em quando.
    Vá, diz lá, se tens coragem : )

    ResponderEliminar
  5. Não concordo nada. Podes adorar alguém e tentar seduzi-la. Ou mesmo engatá-la. Podes gostar tanto que és capaz de recorrer seja a que mentira for para teres essa pessoa ao teu lado. Espero que já tenhas passado por isto.

    ResponderEliminar
  6. Ah, mas faz tão bem ao ego... engatar e ser engatado...
    nham nham

    ResponderEliminar
  7. Mas, no sentido figurado - e não deixando por isso de ser significado - "seduzir" é também "encantar, fascinar, atrair". E eu não sei até que ponto o seduzir, pelo menos no sentido que prefiro atribuir ao acto, possa ser um exercício de vontade. É um pouco como o charme: uns têm, outros nem por isso. É que, muitas vezes, ficamos encantados com pequenos pormenores, somos seduzidos por eles: uma voz, um sorriso, uma cor de olhos, um par de mãos com as medidas certas, a forma como duas covinhas nascem no canto das bochechas, a gargalhado gulosa, o sinal estrategicamente situado, a inteligência e sentido de humor que outro alguém transpira... Esse jogo de espelhos a que alguns chamam seduzir e outros tantos engatar pode ser de facto um logro. Mas há seduções que são profundamente verdadeiras e, por isso mesmo, inimitáveis, palpáveis e profundamente invejáveis.

    ResponderEliminar
  8. e se realmente mostrarmos o nosso verdadeiro eu... sem fingir... mostrarmo-nos tal qual somos... não será isso tb seduzir?
    beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  9. Mohamed Olafsson era um rapaz razoavelmente apessoado, filho de mãe iraquana e pai norueguês. Sempre pensou que "seduzir" era conversa de bíblia e "engatar" vocabulário automobilístico...
    Ninguém arranja uma lamela de Halcyon e meia grama de heroína?

    ResponderEliminar
  10. Sim, meninas, é muito giro, muito bom, mas não é o meu meio natural. Não tenho jeito para a coisa e pronto. ;)

    ResponderEliminar