5 de fevereiro de 2006

Manias

Desde que fiz uma monumental birra há tanto tempo atrás que quase ninguém se lembra, que o Espumante me passa todas as correntes possíveis e imaginárias com medo de novos beicinhos e declarações "ai que sou o kalimero da blogosfera" da minha parte.
A verdade é que sou uma menina muito normal e não tenho muitas manias, pelo menos visíveis a olho nu aos demais, e as que tenho só eu e quem prive comigo bem de perto se pode aperceber. Mas puxando pela cabeça lá consegui encontrar algumas, que no entanto considero coisas perfeitamente normais.
1. Tenho a mania que sou engraçada.
Pois, acho sempre que tenho muita piada, e não fosse o petit problema de o meu sentido de humor ser apenas partilhado pelo meu pai, a Ritinha, a Mary e mais umas 5 pessoas no mundo a coisa não seria grave. O pior é que acho sempre que posso dizer as maiores barbaridades do mundo que as pessoas nunca vão levar a sério e vão perceber que se trata de um comentário irónico fruto do meu espirituosismo inato. E ainda vão achar imensa graça. Torna-se ainda mais grave quando gozo comigo própria e me saem coisas como "Acho que vou desistir e candidatar-me a caixa do Pingo-Doce" numa reunião do grupo com os meus professores, onde segundo os meus colegas que já me ameaçaram bater-me, não é aconselhável dizer este tipo de coisas se se quer ser levado a sério.
2. Tenho a mania da organização, mas só em certas coisas.
Quem entra no meu quarto e vê na minha secretária uma pilha de papéis desorganizada, livros, postais, e se pergunta como é que eu consigo trabalhar assim não imagina que nas minhas gavetas a roupa interior e meias são arrumadas por cores, as camisolas nas prateleiras são organizadas por tipos, etc. Mas a coisa agrava-se: arrumo os meus CDs por ordem alfabética, o que, como é óbvio, não é minimamente respeitado pelo meu pai ou quem neles mexa, de modo que volta e meia lá estou eu a pô-los no devido lugar dos porta CDs. And the last but not the least: Quando meto a louça na máquina tudo tem o seu devido lugar, especialmente os talheres, que arrumo consoante o tipo nas 8 divisórias do cesto. Isto é, garfos de carne numa, de sobremesa noutra, facas de carne e de sobremesa em mais duas, e por aí adiante. E quando o meu pai lá arruma louça não poucas vezes organizo tudo à minha maneira à posteriori. Aposto que ninguém imaginava isto hã?
3. Faço sempre os mesmos caminhos
Tanto na estrada como em tudo o resto. Desde as prateleiras do supermercado ao shopping e lojas do costume. Dou as voltas sempre pela mesma ordem, começando num ponto e acabando noutro, percorrendo sempre o mesmo caminho. E faço isso porque é a única forma de me organizar mentalmente e não me faltarem secções no fim.
4. Guardo tudo o que é merda
Tenho muita dificuldade em livrar-me de coisas velhas de que não preciso sempre com a sensação que um dia ainda me virá a dar muito jeito. De modos que tenho tralhas acumuladas em caixotes há anos de que já nem me lembro mas não sou capaz de mandar fora. A minha mãe aproveitava geralmente a minha ausência para despachar coisas sem que me apercebesse.
5. E agora a maior de todas: a mesa
Tenho a mania das mesas bem postas, com pratos e copos dos mesmos serviços e talheres do mesmo faqueiro. Com tudo no lugar certo e posição certa e começo a entrar lentamente em ataque de nervos quando vejo talheres trocados ou copos do lado esquerdo por exemplo. Tenho de me controlar para não ir por trás trocar tudo em casa de outras pessoas, não vão sentir-se ofendidas com este meu preciosismo. A coisa não melhorou mesmo após a estadia em Itália onde a louça era de plástico e nem uma toalha de mesa havia. Digamos que a tara esteve adormecida devido às condições adversas, mas retomou o seu lugar assim que voltei a uma casa de família.
E pronto, acho que já chega. Se algum amiguinho ou amiguinha se lembrar de mais pode sempre lembrar-me, que de repente já esgotei as ditas. Quanto a vítimas: MissM, Blackmarrow e Vampire, Nhua, e Manandre.

15 comentários:

  1. És uma gaja portanto... Fui uma vítima, sim. Mas daquelas que tem pena de não ter sido mais. No meio dessas manias, és uma das maiores porreiras que conheci. Aproveita o único elogio meu que vais ler na vida.

    ResponderEliminar
  2. Até estou comovida... Mas acho que mereço ou pelo menos faço por isso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Se são (mesmo) só essas, não está mal. Pela descrição dos talheres na máquina de lavar, acredito que não deves comer muito peixe.

    ResponderEliminar
  4. Dah! Se comer peixe é garfo e faca de peixe. Achei que não seria preciso enunciar todo o faqueiro mas pelos vistos estava enganada.

    ResponderEliminar
  5. Luna.. isso foi cá uma grande exposição de intimidade ao público leitor da blogosfera!!
    Quem é psi (como eu) faz daí uma análise completa da tua personalidade!! :p

    ResponderEliminar
  6. São manias de PH neutro, que é como quem diz que não incomodam ninguém (só mesmo ao próprio?). Cada maluco tem as suas...E todos temos direito a umas pequenas idiossincrasias.
    1) Quem a não tem? Não é grave se não acumulares com a mania de que és uma humorista de "stand-up comedy", como soi dizer-se...
    2) Nada a dizer. A secretária tem aquilo que se chama desorganização organizada e é igualzinha à minha: Sei sempre onde está cada papel. Quanto ao resto vê-se que lês os manuais dos electrodomésticos. Acho até muito bem.
    3)Esta só depende da origem e destino. Mas o caminho mais curto entre dois pontos é normalmente um e só um. Para quê desperdiçar energia e tempo?
    4)Sucateiro também eu sou e não tem nada de mal. Nunca se sabe quando vamos precisar de algo. Eu até guardo parafusos velhos na mesa de cabeceira. Até colecciono os jornais ...Para forrar o caixote do lixo dão muito jeito, sobretudo os semanários grande formato.
    5)Que diabo! Isso não é mania. É ser bem formado. Também gosto de uma mesa bem posta e também uso copos e talheres de acordo com o que bebo e como. Mas isso é como deveria ser sempre. E também não gosto de imperiais em copos de plástico.
    Sobretudo sou contra o comer em pé que só é bom para os ruminantes.

    Termino como comecei: Estas manias são todas de PH neutro. Tens de arranjar umas ou mais ácidas ou mais alcalinas. Agora, se quiseres contar algumas taras daquelas mesmo inconfessáveis....

    ResponderEliminar
  7. Pois é! Todos nós temos as nossas manias, taras, pancadas ... .
    Partilho algumas das tuas manias. Se há mania que gosto é sentar-me à mesa e esta estar bem posta! Ter boa companhia! Detesto ir a um restaurante e o guardanapo ser de papel. Detesto que me “atestem” o copo de vinho branco. Detesto jantar ou almoçar com muito barulho.
    Quando estudava não conseguia iniciar o estudo com a cama por fazer, a secretária desarrumada, tinha que ter sempre o quarto bem arranjado.
    Actualmente quando chego ao escritório a primeira coisa que faço é arrumar a secretária caso não o tenha feito no dia anterior.
    O admirador Shark!

    ResponderEliminar
  8. Ai Filipa, vê lá se ainda descobres que sou uma psico!

    Quanto aos restanes comentários eu avisei desde logo que não eram manias muito esquisitas, porque eu acho que não sou uma pessoa muito esquisita. ;)

    ResponderEliminar
  9. Também partilho essa das mesas...e pensando melhor, a da organização neurótica também!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. De repente este post deu origem a uma série de confissões muito interessantes! Tenho aqui muito material para análise!
    Continuem, continuem!! :p

    ResponderEliminar
  11. ai que horror, quanto mais leio as manias alheias mais me apercebo que tenho imensas porque encontro sempre alguma em comum. Serei manienta ou apenas uma pessoa solidária? Também já tive os cds por ordem alfabética mas fui vencida pelo caos; também consigo trabalhar num caos de papel mas já não tolero da mesma maneira o caos disseminado pela casa, também faço sempre os mesmos caminhos na estrada (mesmo qdo às vezes há atalhos mais curtos) porque o piloto automático tem a vantagem de me dar uma certa paz de espírito ao volante. Depois disto parece-me ajuízado marcar consulta com um especialista não?

    ResponderEliminar
  12. Não querida T, que isto de ter uma mania ou outra até é bom!

    ResponderEliminar
  13. Luna: ter uma mania ou outra não é mau! O pior é quando são muitas juntas!! :p
    T-shelf: só deves procurar um especialista se essas manias se tornarem problema na tua vida ou na dos outros!
    De repente isto virou consultório!! mudem de assunto senão ainda começo a dar consultas!! :p

    ResponderEliminar
  14. Eu cá tenho a mania que tenho a mania que tenho a mania...

    ResponderEliminar
  15. sabem... sou muito maniento...

    ResponderEliminar